Mundo da Rédeas se despede de Eduardo Salgado, o ‘Banga’

Atleta faleceu na manhã desta terça-feira (30), depois de 15 dias em coma em decorrência de uma cirurgia para retirada de um tumor

Na manhã desta terça-feira (30), o Instagram oficial do atleta Eduardo Salgado, confirmou a notícia que nenhum companheiro da modalidade de Rédeas gostaria de ouvir. Depois de 15 dias em coma, Banga, como era conhecido, não resistiu a segunda cirurgia e faleceu.

O atleta descobriu um segundo câncer atrás da língua este ano, e seus médicos resolveram adotar como tratamento uma cirurgia para a remoção do tumor. Era uma cirurgia complicada, mas Banga tinha muita esperança que venceria mais essa batalha.

Em seu perfil no Instagram, ele escreveu antes da cirurgia: “Acredito muito em Deus e que estarei enfrentando a ‘prova’ mais difícil da minha vida, e confio muito em energia positiva. Amanhã estarei fazendo minha cirurgia para remover um tumor que está localizado atrás da língua. Desde já, obrigado e se Deus quiser, em pouco tempo, estarei em vida normal, fazendo as coisas que mais gosto, montar meus cavalos e curtir a minha família”.

Há uma semana, seus familiares escreveram em seu perfil que o atleta precisava de muita oração, visto que na segunda noite após cirurgia, ele havia sofrido uma hemorragia e uma parada cardiorrespiratória. Os médicos o colocaram em coma induzido, tentaram retirar a sedação depois de alguns dias, mas ele se agitou. No domingo, uma semana após a cirurgia, um exame detectou que Eduardo não tinha mais atividade cerebral.

Segundo câncer de Eduardo Salgado

Durante a pandemia, o atleta estava focado em trabalhar com as redes sociais, gravando muitos vídeos e interagindo com os seguidores. A rotina agitada e o uso recorrente da voz fizeram ele acreditar que a dor de garganta que o acometia, seria causada por isso, mas exames detectaram um câncer na garganta.

Em 2021, o atleta realizou o tratamento, passou por quimioterapia e se recuperou. Em uma entrevista cedida ao portal Cavalus no começo deste ano, o atleta comemorou sua conquista. “Só tenho que agradecer pelo ano que tive em 2021. Primeiro por ter conseguido superar um câncer na garganta, e depois em pista, quando fui Campeão NRBC nível 2 e Reservado Campeão Futurity nível 2, além de ter feito bons pré Futuritys”.

Na ocasião, Eduardo havia acabado de conquistar o título de Reservado Campeão no NRHA Futurity, realizado de 25 de novembro a 4 de dezembro (2021), em State Fair Park, Oklaroma City, Oklahoma.

Trajetória do atleta

Banga estava morando nos Estados Unidos há 8 anos, era casado e pai de dois filhos. Entre os principais títulos da carreira estão o tri campeonato do Potro do Futuro da Associação Nacional dos Cavalos de Rédeas (ANCR) e Recordista nNcional de nota 232,0, desde 2000.

Leia mais:

Para este ano, o atleta imaginava que seria um período de renovação, pois ele havia fechado seu Centro de Treinamentos em Gainesville, Texas, e havia se mudado para o Arizona, para trabalhar no Gordon Quarter Horse.

Nós, da equipe Portal Cavalus, lamentamos a morte deste grande nome do esporte e desejamos muito força aos familiares e os amigos.

Por Camila Pedroso. Redação Cavalus

Colaboração: Luciana Omena

Fotos: Arquivo

Leia mais sobre Rédeas aqui.