O portal Cavalus vem desenvolvendo uma série de reportagens sobre as raças de cavalos. Estudos indicam que existam aproximadamente 100 raças no mundo.
Essa semana, chegamos na Espanha e vamos apresentar três raças de cavalos espanholas: Puro Sangue Espanhol, Astucón e Losino. Confira!
Cavalo Puro Sangue Espanhol
Uma das raças mais antigas do mundo o Puro Sangue Espanhol, também conhecido como Andaluz deu origem a outras raças de cavalos na Europa e América.
A raça teria surgido durante o Califado Omíada, por volta do ano de 700. A preservação das características dos cavalos era uma preocupação e com isso foi criada a Cavalaria da Corte de Córdoba, visando a criação de cavalos de qualidade na região, dando vida a raça.
Durante o Califado Omíada, por volta do ano 700, a preservação das características equinas era uma preocupação recorrente. Por isso, nesse período, foi criada a Cavalaria da Corte de Córdoba, levando à criação de cavalos de qualidade na região.
Como característica da raça, destaque para a agilidade, resistência e a força que fazem com que o Puro Sangue Espanhol seja extremamente utilizado no adestramento e também em diversas modalidades esportivas.
Cavalo Asturcón
Considerado uma espécie muito fácil de montar, o Asturcón ou pônei asturiano possui um tamanho pequeno, com altura média de 120 centímetros.
Desde a antiguidade, este exemplar habita as regiões montanhosas entre os Montes Cantábricos até os Pirineus Ocidentais.
O uso histórico desta raça foi bastante amplo, com destaque para o trabalho no campo, como alimento, tração, além de servir para o transporte de pessoas.
Os Asturcón atuavam nas minas de Valência e atualmente encontram-se protegidos pelo baixo número de exemplares.
Leia mais:
- Quantas raças de cavalo existem?
- Quantas raças de cavalos existem? – parte 2
- Quantas raças de cavalos existem? – parte 3
- Quantas raças de cavalos existem? – parte 4
- Quantas raças de cavalos existem? – parte 5
Cavalo Losino
Nativa da região de Burgos, no Valle de Losa, na Espanha, o Losino é muito utilizado como animal de sela infantil e juvenil, e para cavalgadas em áreas rurais e montanhosas.
Uma das raças mais antigas da Europa, o animal é considerado como um dos três tipos de cavalos indígenas da Península Ibérica. Por serem animais que tradicionalmente vivem soltos em estado natural, o losino é por vezes classificado como um cavalo selvagem. Infelizmente, hoje se encontra em perigo de extinção.
Fonte: My Animals
Fotos: My Animals
Leia mais curiosidades aqui.