Com 226 pontos – segunda maior nota de todo evento -, Spook Lil Whiz (Spooks Gotta Whiz x Lil Dreamer) foi co-reservado campeão do Nível 4, co-campeão do Nível 3 e campeão do Nível 2 do SWRHA Open Futurity de Rédeas. O cavalo é da criadora brasileira Renata Lemann.
Ao todo, somou US$ 24.419,72 em ganhos, apresentado pelo uruguaio Rodrigo Nieves, no evento realizado de 25 a 30 de outubro no Hardy Murphy Coliseum, em Ardmore, Oklahoma.
A Southwest Reining Horse Association, que existe há 38 anos, promove eventos de Rédeas ao longo da temporada. Rodrigo Nieves, que já morou e trabalhou no Brasil, hoje é treinador assistente do brasileiro Fernando Salgado, no FS Reining.
“Comecei a montar o Spook Lil Whiz no final do ano passado, depois que o Eduardo Salgado (In Memorian) iniciou o treinamento. Estou muito feliz com o ‘Benny’, mesmo sendo nossa primeira prova juntos. Ele me impressionou, fez o seu melhor. Só tenho a agradecer a todos, especialmente ao Fernando, família e amigos”, afirma Nieves.
Daniel Martins Cruz, também assistente de Fernando Salgado, foi quinto colocado do Nível 3, terceiro do Nível 2 e reservado campeão do Nível 1 ao marcar 221,5 pontos com Spook First Gotta (Spooks Gotta Whiz x Mahoganys First Step), de Pedro Pastor Hernandez.
Fernando Salgado, o treinador número um do ranking da NRHA no momento, também participou, com Stepin Out Gunnin, Fortunefavorsthebold e Swooon.
Outros brasileiros no Open Futurity: Franco Bertolani com Shining 66, As Smooth As Ice e Magoworthy; Lorinaldo S. Gomes com MMB Pale Princess e Chicster; Luis Eduardo Maranho Giannasi com Platinum Coutures, SS Walkingonthinice e In A Mega Pickle; Carlos Deleu com Ruf N Whizkey.
Confira os demais resultado clicando aqui.
Criadora brasileira conta história de Spook Lil Whiz
Sobre o seu sentimento após saber os resultados do SWRHA Open Futurity, Renata de Sanson Lemann, criadora brasileira do Spook Lil Whiz, falou à nossa reportagem.
“Muita felicidade, pois foi inesperado. Ele era um cavalo considerado ‘atrasado’ em relação aos outros e a proposta de Ardmore era ver se ele estava firme com uma mão na rédea. E nos surpreendeu. Minha alegria também se deve ao fato da comprovação da Lil Dreamer como produtora”.
Renata é competidora amadora de Rédeas, hoje mora na Flórida, e sempre que pode participa das provas nos Estados Unidos. Inclusive, montou com sucesso a Lil Dreamer, que era treinada pelo Eduardo Salgado.
“Aposto na minha égua, tirei vários embriões dela. A primeira produção da Lil Dreamer a ter sucesso foi a Toca Lil Vintage. E também tenho uma irmã própria do ‘Benny’ comigo na Florida, a Sofia Lil Whiz, que já vem obtendo resultados”.
A criadora brasileira lembra, ainda, que o cruzamento da Lil Dreamer com o Spook Gotta Whiz foi ideia do Eduardo Salgado e do Clemerson Barbalho. “Eles me pediram a Lil Dreamer para fazer esse embrião e eu emprestei. Quando o Spook Lil Whiz tinha um ano, eu o comprei”.
Contudo, Renata deixou ‘Benny’ no Texas para doma e treinamento. Sua parceria com o Eduardo Salgado era forte e já tinha produzido ótimos resultados. No final de 2021, o treinador mudou-se para o Arizona, deixando alguns animais no Texas. Spook Lil Whiz foi um deles, sob a tutela do irmão, Fernando Salgado.
E foi nesse momento, que Rodrigo Nieves deu sequência ao treinamento do potro. De acordo com o treinador, “o Benny é uma outra parte do Eduardo que estará sempre entre nós”.
Por Redação Cavalus
Colaboração: Luciana Omena
Crédito das fotos: Traci Davenport/SWRHA
Mais notícias de Internacional no portal Cavalus