Geral

AQHA finalizou Campeonato Mundial para atletas acima dos 50 anos

Publicado

⠀em

Com apoio da empresa Adequan, o AQHA Select World é a maior prova do mundo, de uma única raça, exclusivo para competidores amadores mais experientes

Realizado desde 2003 pela American Quarte Horse Association, o Select World Championships 2018 aconteceu no final de agosto no Tri-State Fairgrounds, em Amarillo, Texas. Este é o evento mais importante para competidores amadores em todo o mundo. E para competir, eles devem se qualificar ganhando um número predeterminado de pontos no período escolhido pela AQHA.

AQHA

Jim Bound (com o troféu)

Participaram esse ano atletas de Estados Unidos, Bélgica, Canadá, Costa Rica e Suíça. Eles buscaram 44 títulos mundiais em provas de Conformação, Western e English. Foram mais de 650 cavalos e 500 competidores amadores com idade de 50 anos ou mais, totalizando mais de mil inscrições.

Entre todas as 33 disciplinas, os títulos foram divididos em Level 3, Level 3 Super-Select e Level 2. A escolha de Amarillo tem a ver com o comprometimento da Associação em atender as necessidades de seus membros. Pete Kyle, diretor de Provas da AQHA, afirmou que “a parceria entre a AQHA e a cidade de Amarillo, junto ao Tri-State Fairgrounds, sempre foi satisfatória”.

AQHA

Butch Morgan

Como nos demais eventos promovidos pela associação do Quarto de Milha americana, fora das arenas a programação foi intensa. Os competidores, seus acompanhantes e público puderam participar da festa de boas-vindas; visitas ao American Quarter Horse Hall of Fame & Museum; festas para os atletas; clínicas grátis ministradas por profissionais gabaritados.

Um prêmio importante foi concedido, o AQHA Select All-Around. O premiado desse ano foi Jim Bound, de Fort Atkinson, Wisconsin. Ele montou Bound To Be Dun para somar 56.5 pontos. Ele e seu cavalo foram campeões mundiais em Tie-Down Roping e Laço Cabeça, e ainda ficaram em terceiro lugar em Stake Race, Breakaway Roping e Laço Pé. Receberam um cheque de US$ 10.000,00.

AQHA

Susan Olson (esquerda)

Para os atletas com idade de 70 anos ou mais, um prêmio especial é oferecido ao mais pontuado. Em 2018, o Gene Graves Super-Select Special Recognition Award foi dado a Butch Morgan, de Elbert, Colorado, e SF Check Me Out. O conjunto foi campeão em Laço Pé e reservado em Laço Cabeça.

Para incentivar ainda mais cowboys e cowgirls experientes, o Nutrena Senior Athlete Award premia a maior idade combinada de cavalo e cavaleiro. Nesse caso, não se leva em consideração os resultados em pista. O prêmio esse ano ficou para Susan Olson, de Scottsdale, Arizona, e WW Lad. Os dois somaram idade de 103 anos. Em tempo, terminaram em sétimo lugar na modalidade Stake Race.

Para classificar para o AQHA Select World Championship de 2019, os competidores devem participar dos eventos selecionados pela associação no período de 1° de junho de 2018 a 31 de maio de 2019. As provas ano que vem acontecerão no Will Rogers Memorial Center, em Fort Worth, Texas, de 21 a 31 de agosto.

Resultados completos e todas as informações, clique aqui.

Por Luciana Omena
Fonte e Fotos: AQHA

WordPress Ads
WordPress Ads