Treinadores e proprietários já podem se preparar e programar para o ciclo 2019 do Freio de Ouro
O momento mais importante para a raça Crioula em qualquer temporada é o Freio de Ouro. Para a 42ª edição no ano que vem, da prova que é composta por várias etapas, calendário do ciclo foi definido pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulo.
Com julgamentos de Morfologia e provas Funcionais, onde são testadas a doma, a resistência, a docilidade, a aptidão e a coragem que formam o perfil funcional do cavalo Crioulo, os conjuntos vão passando por várias classificatórias e credenciadoras ao longo do ano. Até chegar ao pico da temporada, a final do Freio de Ouro em agosto, durante a Expointer.
A programação mais esperada do ciclo 2019 já tem datas e locais determinados. Entre março e julho de 2019, sete classificatórias marcam o calendário do Freio de Ouro, promovido pela ABCCC. As provas que selecionam os melhores do ciclo irão definir seus campeões na final do Freio, que acontece entre 22 e 25 de agosto, em Esteio/RS.
Em decisão aprovada pela diretoria, entre as principais novidades da temporada está a unificação das classificatórias gaúchas da região Norte e Sul, que acontecerá no Parque de Exposições Assis Brasil. E da região 8, que congrega os Estados acima do Sul do país. Outra mudança que estará vigente nas seletivas é o número de conjuntos classificados nas seletivas brasileiras, que passará de oito para até 16.
Confira o calendário:
6 a 10 de março – Argentina, Jesus Maria
4 a 7 de abril – Bocal de Ouro, Esteio (RS)
9 a 12 de maio – Uruguai, Montevidéu
15 a 19 de maio – Classificatória Aberta, Esteio (RS)
13 a 16 de junho – Classificatória Gaúcha, Esteio (RS)
20 a 23 de junho – Santa Catarina e Paraná, Araranguá (SC)
4 a 7 de julho – Região 8, Local a definir
Colaboração: Redação ABCCC e Assessoria de Imprensa
Foto: Felipe Ulbrich/ABCCC