Filha do lendário Top Vantage a égua foi uma das maiores puxadoras na Vaquejada, deixando apenas uma geração com três potras!
Arapongas Fancy Vantage
Gigante pela própria natureza! Essa frase ufanista define bem uma das mais geniosas atletas da raça Appaloosa. Criada no Brasil, a Fancy tem o selo de qualidade de um renomado criador, que com acasalamentos bem pautados, elevou sua marca a uma das mais conhecidas e respeitadas do mercado, nos mais diversos segmentos da versátil raça. A Arapongas Fancy Vantage exemplifica bem essa filosofia. Ela é filha do garanhão chefe da criação, o Top Vantage, numa égua fechada em linhagens americanas de corrida, a Fancy Diver SF (Zero´s Sky Diver na corredora importada Remand).
Ela, quando potra, foi comprada no Haras Arapongas em Amparo/SP, por um amante das Vaquejadas, Raimundo Paiva (conhecido no meio como Sr. Paiva). A Fancy foi levada para o Ceará, onde foi domada e iniciada nos treinamentos para Vaquejada pelo seu próprio proprietário. Ela, que até então, só impressionava pelo seu porte físico e beleza, começou a chamar a atenção por seu desempenho e habilidade, que era um animal destinado ao sucesso no esporte. Ele ressalva como sua principal característica: ‘a saída veloz e de muita força em cima do primeiro cal (faixa demarcatória, onde o vaqueiro deve derrubar o boi)’.
Desde então, a Arapongas Fancy Vantage passou a construir um currículo de sucesso na Vaquejada. Por questões de predileção de seu proprietário, ela só corria vaquejadas nos estados mais ao norte do Nordeste e as provas mais conceituadas do Norte do país. No período em que correu para o Sr. Paiva, ela ganhou sozinha 18 carros e rachou mais 21 (na vaquejada ‘rachar’ significa dividir o prêmio entre os mais bem colocados da festa), além de dezenas de motos e prêmios em dinheiro, que são quase incalculáveis ao seu ex- proprietário.
Além disso, ela passou pelas mãos de renomados vaqueiros, como: Manuel de Tatú, Manoel Parambú, Lincoln, Papé, entre outros. Entre seus principais títulos na propriedade de Sr. Paiva estão: Parque Garrote de Caucaia/CE (1 carro), Parque Mastruz com Leite de Pentecostes/CE (1 carro), Parque Antonio Rabelo de Mãe do Rio-/PA (1 carro), Vaquejada de Gurupi/TO (1 carro), Parque Ivandro da Cunha Lima Campina Grande/PB (1 carro), Circuito Regazzo Jeans/CE (2 carros), entre tantos outros.
Entretanto, na visão de seu Sr. Paiva, nenhum título tem igual importância do que a Vaquejada de Itapebussu em 2003, disputado no tradicional Parque de Vaquejada Novilha de Prata em Itapebussu/CE, onde além do status de campeã de uma das mais tradicionais vaquejadas do esporte genuinamente brasileiro e difundido na América Latina como ‘Coleo’, ela levou para casa uma caminhonete Ford F-250 ‘zero’ km.
Em 2009, a Fancy foi adquirida pelo criador alagoano Eduardo Albuquerque, visando tê-la como matriz na produção de grandes atletas para vaquejada, já que ela tinha uma distinção muscular na coxa, na qual era dada pelo seu ex- proprietário como incurável. Depois de investir num criterioso tratamento, o seu atual proprietário limitou-se a apresentá-la em pequenas festas do seu estado, o que acabou se tornando motivo de muita satisfação, pois a égua honrou seu currículo vitorioso, vencendo provas e ganhando uma moto zero.
A Arapongas Fancy Vantage desapareceu em 2013, deixando apenas três filhas em seu legado. Porém, o que verdadeiramente a envaidece é um currículo de vitórias nas mais importantes festas de vaquejada do Brasil, que a põe no seleto grupo de maiores cavalos de puxada da vaquejada de todos os tempos!
Por Glicério de Oliveira (apreciador e entendedor da raça Appaloosa)