Internacional

Saíram os campeões 2019 da College National Finals Rodeo

Publicado

⠀em

A CNFR é a grande final do circuito de rodeio universitário dos Estados Unidos, e aconteceu de 9 a 15 de junho em Casper, Wyoming

Desde 2001 que a College National Finals Rodeo vem sendo sediada no Casper Events Center. Homens e mulheres, atletas do rodeio universitário, competem pela honra de serem coroados campeões nacionais nessa categoria em suas modalidades. Nos Estados Unidos há, além do Profissional, o rodeio escolar também. Foi a 71ª edição do campeonato nacional universitário de rodeios, onde os 12 primeiros do ranking, após somadas as três rodadas preliminares, se enfrentaram pelo título de 2019.

Ashtyn Carlson, 19 anos, estudante de segundo ano da College of Southern Idaho, liderou nos três tambores quando a final começou. Em todas as outras modalidades, o primeiro a entrar para decidir é o que tem o 12° maior tempo ou maior soma de notas, indo na sequência, até que o líder se apresente. Menos no tambor, onde a ordem de entrada da final é feita por sorteio. Sendo assim, ser uma das primeiras pode dar certa vantagem.

Carlson marcou 14s03 logo no início da final e aguardou os demais conjuntos se apresentarem. Muitas meninas fizeram tempos invejáveis, mas ela permanecia na liderança. Mesmo quando Jayde Wamel, da New Mexico State, marcou o melhor tempo da semana, 13s99. Ao término das 12 passadas, o título ficou mesmo para Carlson, que é de Loma, Colorado. Seu primeiro campeonato universitário do currículo.

College National Finals Rodeo
Abertura

Na modalidade goat tying (laçar cabras), Mia Manzanares, recém-formada com louvor pela McNeese State University, começou a noite em quarto lugar. Manzanares, campeã do CNFR 2019 em goat tying, breakaway roping e no all-around, tinha uma diferença para a líder de 1s1. No ano passado, a laçadora de Opelousas, Louisiana, venceu a rodada final em goat tying, marcando 5s9. Este ano ela foi ainda mais rápida, parando o relógio em 5s8. Seu tempo total de 25s1.

Coby Johnson, um caubói de Idaho, que cursa a Sheridan College, em Wyoming, entrou na rodada final de montaria em touros sabendo que uma parada simples lhe renderia o campeonato. Ele era o único que tinha nota nas três primeiras rodadas. Como nada está decidido antes que as luzes se apaguem, Johnson caiu de seu touro na final. Abriu a porta para ninguém menos que Daylon Swearingen, que vai para a Panola College, no Texas.

Swearingen, que vem tendo desempenhos memoráveis em etapas da PRCA e da PBR, marcou 76 pontos na última rodada, somou 237 pontos, e ficou com o título universitário. Atualmente, ele é o 23e na classificação da PRCA e o 19° na PBR. Também é o sétimo na classificação all-around da PRCA. Swearingen é um dos poucos indivíduos do leste do Mississippi a vencer um campeonato nacional universitário em 71 anos.

College National Finals Rodeo
Mia Manzanares

A vitória de Bridger Anderson, aluno do segundo ano da Northwestern Oklahoma State University, no steer Wrestling foi dramática. Precisava de um tempo igual a 6s9 ou inferior para ficar com o título. Durante as finais, seu maior tempo tinha sido um 4s7, então marcar abaixo de sete segundos parecia provável. Mas segurar a fivela não foi assim tão fácil para Anderson, que errou na descida e perdeu tempo. Conseguiu marcar 6s7 para salvar o campeonato.

Graduada em 2019 pela Northwestern Oklahoma State University, Taylor Munsell ganhou o campeonato de breakaway roping com um tempo total de 10s5 em quatro rodadas. Munsell, que se formou em ciências da saúde e do esporte, conquistou o seu segundo título do CNFR. A laçadora de 22 anos de idade, que é de Harmon, Oklahoma, também foi reservada campeã esse ano no The American, em março. A Northwestern Oklahoma tem uma história de sucesso no CNFR, mas Munsell se tornou a primeira mulher a ganhar um título por essa faculdade nesse campeonato.

Uma dupla de seniors da Southeastern Oklahoma State University, Dalton Titsworth, do Kansas, e Kolton White, do Texas, venceram pela primeira vez o campeonato universitário no team roping. Somaram no total 27s9 em quatro rodadas. Titsworth estava competindo em seu primeiro CNFR, enquanto White voltou à competição pela terceira vez. Seu melhor resultado anterior foi o quinto em touros em 2017.

College National Finals Rodeo
Daylon Swearington

Para Chance Ames, de Big Piney, Wyoming, que representou a Sheridan College, os 82,5 pontos que marcou ao montar Wrangler Valley, da Vold Rodeo Co., foram suficientes para lhe dar o título no bareback. No tie-down roping, a fivela ficou para Haven Meged, de Miles City, Montana, pela Texas Tarleton State University. Seu tempo total foi de 36s7. Meged, inclusive, hoje é o quinto melhor do mundo segundo o ranking da PRCA para a modalidade.

Na modalidade saddle bronc, foi Riggin Smith, pela Texas ‘Clarendon College, que se deu bem, com 76,5 pontos marcados na montaria final em Painted Coast. Smith, que é de Winterset, Iowa, somou 311 pontos. O CNFR premia o melhor atleta masculino, que esse ano foi Caleb McMillan, da Northwest College, que competiu em saddle bronc, bull riding,  tie-down roping; e a melhor atleta feminina, Mia Manzanares.

Há ainda títulos por equipe, no masculino, foi a Panola Junior College, com 825 pontos e no feminino foi a McNeese State University, com 462.5 pontos. Os melhores rookies (novatos), que participam pela primeira vez da final, também foram premiados individualmente, com Daylon Swearingen no masculino e Hailey Finnegan, da Lassen College, no feminino.

Fonte: Barrel Horse News
Tradução e adaptação: Luciana Omena
Na foto de chamada: Ashtyn Carlson. Crédito: Dan Hubbell

WordPress Ads
WordPress Ads