Um cavalo branco fará um menino de dez anos que não fala desde o três reviver
O filme é de 1969 e conta a história de Philip Rensome (Mark Lester), um garoto de dez anos que não fala desde os três. Um dia ele encontra um cavalo selvagem branco com olhos azuis e fica fortemente vinculado a ele. E logo aparecem novos amigos, um coronel reformado (John Mills) e uma menina (Fiona Fullerton).
Baseado na história de The White Colt, o filme teve locação em Dartmoor, Devon, na Inglaterra. Phillip passa os dias perambulando sozinho pelos pântanos e tem um bloqueio psicológico. Seus pais, interpretados por Gordon Jackson e Sylvia Syms, ficam desesperados em busca de cura para a mudez do filho. Um dia, o garoto se depara com um cavalo.
O pônei albino selvagem de olhos azuis logo faz amizade com o garoto. Um coronel gentilmente aposentado, que aceita Philip como ele é, uma garota da idade dele, Diana, e um falcão de estimação que ela dá a ele, fornecem caminhos para que ele se desenvolva e pratique o cuidado e o amor.
Gradualmente, Philip ressurge de sua concha, não sem antes passar uns perrengues. A crítica da época classificou o filme como sensível e bonito.