Maior e mais esperada competição da modalidade se prepara para seu ápice no dia 7 de dezembro em Oklahoma City
Após um começo com mais de 370 conjuntos na categoria Open, apenas o ‘crème de la crème’ disputa a final do NRHA Futurity no próximo dia 7 de dezembro, no Oklahoma State Fair. Cinco serão os atletas a representarem as cores do Brasil.
A competição começou na última quinta-feira, 28 de novembro. Logo após três dias de classificatórias, 75 melhores de cada divisão avançaram para as semifinais. A segunda passada foi realizada também em três dias, definindo dessa forma os finalistas.
Os 30 melhores, mais os empates, portanto, em cada divisão após a soma das duas notas. Houve um aumento no total de finalistas Open nos Níveis 1 e 2. Com efeito, mais competidores puderem classificar para tão sonhada final do NRHA Futurity.
Antes de tudo, a edição 2019 da maior e mais esperada prova de Rédeas do mundo pagará uma premiação maior para a categoria Open. Conforme informações da NRHA será o maior montante de todos os tempos.
Destaques
A maior soma de notas – 443,5 pontos – primordialmente ficou para o NRHA Five Million Dollar Rider Andrea Fappani. Com Guns In My Genes liderou a classificatória, voltando a estar no topo também na semifinal.
Fappani e Guns In My Genes marcaram 223 na primeira rodada e 220,5 na segunda. O potro é filho de Tinker With Guns e Taris Designer Genes, de propriedade do Rancho Oso Rio.
Cade McCutcheon ocupou o primeiro lugar nos Nível 2 e 3 Open ao apresentar Super Marioo, de propriedade da Story Book Stables LLC. McCutcheon e Super Marioo receberam 222,5 e 219,5, somando 442 pontos.
Pelo Nível 1, o destaque foi Ryan Rushing com Isnt She Dreamy. Terminaram a fase classificatória liderando a divisão ao somar 437 pontos – 217 e 220.
Dessa forma, por conta do número de vagas pré-estabelecido, as notas de corte ficaram em: N4 – 436,5; N3 – 432,5; N2 – 426; e N1 – 420,5.
Brasileiros
Cinco brasileiros estão na final do NRHA Open Futurity 2019. Acima de tudo, mantivemos nossa tradição de disputar títulos nessa competição.
Apontado como um dos favoritos, por ter vencido o All American Quarter Horse Congress, Franco Bertolani foi o melhor brasileiro da segunda rodada, por consequência, da classificação final da Open.
Com Hollys Hijacker, com quem também venceu o RMRHA Summer Slide, Franco somou 443 pontos – 222,5 na segunda passada e 220,5 na primeira. Da mesma forma, no Top 10 temos Fernando Salgado com Xtra Shiners Taboo, 440,5 (222,5 e 218).
Apenas Franco e Fernando, entre os brasileiros, fazem a final do Nível 4. Os dois colocaram mais um cavalo cada na final do NRHA Futurity: Gunnabeabrightstar – Fernando Salgado; Gunna Be A Hot Topic – Franco Bertolani.
Com efeito, a torcida brasileira ainda pode se preparar para torcer por Thiago Sobral com Gunna Cee Sparks, 424 pontos; Marcos Guimarães com Sonshinewhiz, 422,5 pontos; Lucio Pontes Casalecchi com Xtra Hickorys Wimpy, 421 pontos. Todos pelo Nível 1.
Final do NRHA Futurity
A pista principal da Jim Norrick Arena será palco da final da Open no sábado, 7 de dezembro. A disputa acontece em dois momentos: primeiro entram os conjuntos classificados para os Níveis 1 a 3. Em seguida, os de Nível 4.
Na Non Pro, a final acontece na sexta, dia 6 de setembro. Jessicah Keller com Snips Shining Gun passaram – após três dias de classificatória – como líderes ao marcar 218 pontos. Além disso, lideraram os Níveis 2 a 4. No Nível 1 da Non Pro, a melhor da preliminar foi Janine Ketterer com Kr Smart Gal, 216,5 pontos.
Para os conjuntos que não conseguiram vaga para a final do NRHA Futurity Non Pro, houve a disputa do Consolation. Addisyn Schmersal marcou a maior nota, 218 pontos, com Black Gun Face, vencendo o Nível 1.
Nos Níveis de 2 a 4, com 217,5 pontos, a campeã foi Ginger Schmersal. Com Mobstop era uma das favoritas, inclusive. Resultados completos, clique aqui.
A programação conta também com o Adequan® North American Affiliate Championships (NAAC). Títulos em diversas categorias, inegavelmente importantes, por se tratar da final regional dos campeonatos afiliados à NRHA. Os campeões estão sendo revelados todos os dias! Fique por dentro: nrhafuturity.com.
Leia também:
NRHA Futurity começa com o melhor da Rédeas
NRHA Futurity: oito brasileiros classificam para a semifinal
Sliders’ Night Out
Uma noite especial dentro da programação do NRHA Futurity. É tradição que a Reining Horse Foundation (RHF) promova o Sliders’ Night Out.
Uma festa de ‘gala’ onde os novos membros do NRHAHall of Fame são eternizados. Assim como dois outros prêmios individuais homenageando pessoas que contribuíram para o crescimento da Rédeas.
Hall of Fame: Snip O Gun, Roberto Cuoghi e Claudio Risso; Dale Wilkinson Lifetime Achievement Award: David Silva; NRHA Reiner of the Year: Taylor Sheridan.
Foi no Sliders ‘Night Out também que Francisco Moura, presidente da ANCR, foi homenageado representando a América do Sul. Mostrando, portanto, a força e o reconhecimento do trabalho feito pelo Brasil para a modalidade.
Por Luciana Omena
Fonte: NRHA
Na foto de chamada: Franco com Hollys Hijacker no All American Quarter Horse Congress. Crédito: Shane Rux/Cedida