Geral

Potrinha Jade se recupera com ajuda e muita solidariedade

Publicado

⠀em

Potrinha Jade se recupera com ajuda e muita solidariedade As pessoas que encontraram a potrinha amarrada e machucada estão arrecadando doações para custear o tratamento

As pessoas que encontraram a potrinha amarrada e machucada estão arrecadando doações para custear o tratamento

A potrinha Jade pode contar dois nascimentos em sua breve vida. Logo após ser encontrada com vários ferimentos nas patas, na cidade de Piracicaba/SP, foi resgatada e prontamente atendida. De acordo com os relatos, ela se machucou e foi abandonada amarrada. “Uma amiga, Ananda Aiello, tirou a Jade da situação que se encontrava e nos reunimos para providenciar cuidados veterinários e hospedagem”, relata Anderson Lameira.

Para que Jade se recuperasse, foi preciso buscar ajuda e contar com a solidariedade. Conforme Anderson, os ferimentos são graves e profundos, em uma das patas há exposição óssea e despregamento muscular com necessidade de cirurgia. “Além disso, a potrinha está muito debilitada, precisando ser tratada também nutricionalmente. Para tudo isso, os gastos são altos, medicamentos e alimentação. Ao passo que também precisamos dos serviços do médico veterinário constantes”.

É Ananda Aiello que está 24 horas atenta a tudo, cuidando e liderando a campanha. “Ela tem 10 meses e foi comprada por um menino de 17 anos. Esse rapaz acabou amarrando a potrinha para pastar em um terreno perto da casa dele e deixou-a lá por um período maior de tempo do que ela agüentava. Como sou do mesmo bairro, e tenho cavalos há 15 anos, a família me acionou”.

Ela aproveita para agradecer ao Clube dos Cavaleiros de Rio das Pedras, que acolheu a Jade, na pessoa de Filó Benati; ao dr David Filho, que tem tratado da protrinha com muito esmero; a Amor Sem Fim; e a todos que estão ajudando seja de que forma for.

Potrinha Jade se recupera com ajuda e muita solidariedade As pessoas que encontraram a potrinha amarrada e machucada estão arrecadando doações para custear o tratamento

Vaquinha

A fim de custear os exames, veterinário, alojamento, medicamentos, a cirurgia e alimentação, foi criada uma vaquinha. “Quem puder ajudar, estamos aceitando as doações em dinheiro ou em produtos”, reforça Anderson, fazendo uma lista do que precisam no momento com urgência: Pomada Ganadol, Flunixim; Spray Prata, Hipoglos, Hirudoid; Agulha 30×08; Agulha 40×12; Seringa 10 ml; Algodão de rolo; Ataduras Coflex; Esparadrapo; Soro.

Com toda ajuda que já recebeu até agora, a potrinha Jade está muito melhor, não corre mais risco de morte e todos esperam que ela se recupere o mais rápido possível. Acima de tudo, Ananda continua indo até o local onde ela está todos os dias para acompanhar de perto os cuidados. Se você se interessou em ajudá-la, clique aqui.

Potrinha Jade se recupera com ajuda e muita solidariedade As pessoas que encontraram a potrinha amarrada e machucada estão arrecadando doações para custear o tratamento

Boletim do médico veterinário

Animal: Jade.

Estado geral: Subnutrição acentuada, com baixo peso corpóreo.

Lesões: Apresenta feridas de tamanho considerável nos membros posteriores com presença de exudato (secreção) purulento, com áreas necróticas, exposição óssea leve e secção de estruturas de sustentação e movimento.

Membro Post.Esq: Secção total do tendão extensor digital longo e lateral. Caudalmente, exposição do tendão flexor digital superficial.

MPD: Secção parcial do Músculo extensor digital lateral. Caudalmente exposição do tendão flexor digital superficial.

Ant. Esq: Ferida superficial na lateral do boleto.

Apresenta processo inflamatório consistente na região jugular direita (flebite).Possível origem devido a tentativas de acesso venoso errôneo.

Apresenta possível lesão em nervos cranianos, causando certa alteração na apreensão e mastigação do alimento.

Mantem bom apetite, bom estado de alerta, parâmetros vitais e motilidade intestinal normal.

Recebe medicação antinflamatória, analgésica, antibiótica e cuidados locais nos ferimentos.

Por Redação Cavalus
Crédito das fotos: Cedidas

Veja mais notícias no portal Cavalus

WordPress Ads
WordPress Ads