O nome do cavalo foi uma homenagem à Batalha de Marengo, da qual o exército imperial francês saiu vitorioso
Napoleão Bonaparte foi um líder político e militar durante os últimos estágios da Revolução Francesa. Em seguida, adotou o nome de Napoleão I, reconhecido Imperador dos Franceses no começo dos anos 1800. De acordo com relatos históricos, ele era um grande admirador de cavalos. Em seu bloco pessoal, mais de 100 equinos foram registrados. E entre eles, destaca-se Marengo e os corcéis Blanco e Vizir.
Aliás, para os fins daquela época não era possível ter apenas um cavalo. Dados dão conta que o Imperador usou mais de 50 do total que possuía. Acima de tudo, Marengo foi o companheiro fiel de Napoleão Bonaparte. Com toda a certeza, eternizado como um dos cavalos mais famosos da história mundial. A saber, seu nome foi uma homenagem à Batalha de Marengo. Travada na Itália em 1800.
Marengo levou o Imperador a várias batalhas históricas. Incluindo Waterloo, Austerlitz, Jena e Wagram. Estima-se que ele viveu entre 1793 e 1831. Atualmente, seu esqueleto é preservado em Londres, no National Army Museum. Da raça Árabe, Marengo foi adquirido em sua campanha no Egito (1799). Famoso, era chamado de ‘o poderoso corcel’
Pegadinha ou verdade?
Quem é mais das ‘antigas’ já deve ter ouvido a piada: Qual é a cor do cavalo branco de Napoleão? Contudo, a cor do cavalo branco permanecerá um mistério. Certo mesmo é que seu nome era Marengo. O branco entrou para a história por conta de convenções artísticas. Usar, portanto, um cavalo branco ajuda a distinguir o protagonista de outros elementos presentes em uma pintura
A tela mais famosa é de Jacques Louis David. O artista, eventualmente, recebeu pedidos do líder militar. Nesse sentido, o Imperador gostou tanto que pediu mais de uma versão do quadro. Por isso, em cada pintura o cavalo é de uma cor diferente. Aliás, até as roupas também são retratas de cores diferentes. São cinco versões oficiais que foram espalhadas por vários lugares.
Tudo começou com a necessidade de um símbolo para representar uma nova era. Um golpe de estado pôs fim na Revolução Francesa e o militar subiu ao poder. A ‘foto’ mais famosa de Marengo mostra Napoleão montado nele com sua capa esvoaçante e um dedo para cima.
Fonte: Myanimals, Super Interessante, Wikipedia, Aventurasnahistória
Crédito das fotos: Wikimedia Commons | Jacques-Louis David/Reprodução
Veja outras notícias no portal Cavalus