O campeonato mundial AQHA da raça Quarto de Milha acontece em Oklahoma até o dia 20 de novembro. De acordo com a Associação, mais de 2.100 expositores e 7.500 inscrições tornaram-se o novo recorde de participações do evento desde o seu início em 1974. Competidores e cavalos de todas as modalidades se encontram no OKC Fairgrounds, em Oklahoma City. Entre eles Junior Nogueira.
O laçador brasileiro conquistou, portanto, mais dois importantes títulos para a sua carreira. Com Apache R Hali (Apache Blue Boy x RA Soft Smoken), de sua propriedade, Junior Nogueira sagrou-se campeão mundial AQHA Open Senior L3 Laço Cabeça ao marcar 228 pontos. Por outro lado foi reservado campeão mundial AQHA Open Senior L3 Laço Pé ao marcar 229 pontos. Juninho ainda venceu a classificatória da Open Junior Laço Pé L3 com Titos Special Nite. E vai para a final também com mais dois cavalos.
A égua Apache R Hali acompanha Junior Nogueira desde 2016. Inclusive, será a companheira do brasileiro em mais uma busca pelo título mundial da PRCA no Laço Pé. A saber, a National Finals Rodeo acontece de 3 a 12 de dezembro. Com Kollin VonAhn – antigo proprietário dela – e Juninho, Hali tem mais de US$ 500.000,00 em prêmios.
Marcos Alan Costa, no Tie Down Roping, também está em Oklahoma para a disputa do título mundial AQHA. Ele monta Sort Of Popular (por Popular Resortfigure) na final da Open Senior L3. Vale lembrar que Paraguaia, nome carinhoso da égua, foi campeã mundial PRCA ao lado de Marquinhos em 2017. Antes de mais nada, o brasileiro é dono de dois títulos mundiais AQHA Open Senior Tie Down Roping (2017 e 2015).
*Atualização (dia 20/11 às 07h21)
Na final do mundial AQHA Open Junior Laço Pé L3, Juninho foi sexto com Xtra Starry Oak, nota 220; décimo com Titos Special Nite, nota 218; e 16° com Xtra Cocktailonastar, nota 215. Marquinhos encerrou o mundial AQHA Open Senior Tie Down Roping L3 em sétimo lugar, nota 218,5.
LEIA TAMBÉM
- Brasileiro Clemerson Barbalho vence no mundial da AQHA
- Brasileiro João Leão é terceiro colocado no Mundial da AQHA
BFA Futurity
Mais dois brasileiros competem em um grande evento nos Estados Unidos essa semana, o BFA Futurity, a maior prova para potros nos Três Tambores. Na Lazy E Arena, em Guthrie, Oklahoma, André Coelho – na foto acima com a família – encerrou o concorrido 2020 BFA SuperStakes em 11° lugar. Essa é a prova que abre o evento, exclusiva para 60 conjuntos (slot race), premia apenas 12 e que paga US$ 100 mil para a dupla campeã.
André montou Famous Zorrero, filho do garanhão brasileiro El Shady Zorrero, e marcou 15s865. Aliás, um feito inédito ficar entre os melhores do Slot BFA na semana que o líder de todos os tempos nas estatísticas da ABQM completou 30 anos. De propriedade de Paulo Farha, El Shady Zorrero tem quase 14.500 pontos produzidos por seus filhos em diversas modalidades. Antes de tudo, Famous Zorrero, de propriedade de Cherryl e Bill Kennedy, era uma das apostas do treinador brasileiro para essa prova.
No SuperStakes só participa cavalos 100% inéditos e João Leão também concorreu. Com Special For Tres PZ marcou 16s577 e encerrou em 30° lugar. Mas os dois seguem na competição, que conta com mais três importantes provas: Juvenille, Futurity e Derby. As três com classificatórias e a final no sábado (21). O Juvenille é uma prova para cavalos de três anos. Em seguida vem o Futurity, para cavalos de quatros anos, que foram Juvenille ano passado. E, por fim, o Derby para cavalos de cinco anos, que já passaram pelo Juvenille e pelo Futurity nos anos anteriores.
*Atualização (dia 20/11 às 07h21)
André Coelho com She Shaking Her Bacon – 15s714 – e João Leão com Flos Hush Money – 15s722 – estão na final do BFA Futurity no sábado (21). Os 50 finalistas entre mais de 200 cavalos são definidos logo após duas passadas, onde manda o menor tempo marcado do conjunto. O resultado será a soma desse tempo mais o tempo da final.
Por Luciana Omena
Fonte: AQHA e BFA
Crédito das fotos: Arquivo Pessoal
Na foto de chamada: Hali, João Miranda, Junior Nogueira, Marcos Alan e Keyla Polizello
Veja mais notícias da editoria Internacional no portal Cavalus