Cavalo Árabe

V Etapa do Campeonato ABHIR registra estreia de novos conjuntos formados com exemplares Árabes

Isso é resultado do maior interesse de cavaleiros e amazonas em disputarem a prova com animais da raça após a retomada da parceria da ABHIR com a ABCCA

Publicado

⠀em

V Etapa do Campeonato ABHIR registra estreia de novos conjuntos formados com exemplares Árabes

Os conjuntos formados com exemplares Árabes entraram em pista pela V Etapa do Campeonato da Associação Brasileira dos Cavaleiros de Hipismo Rural (ABHIR), que abrange ainda as modalidades de Salto e Top Riders. As disputas foram realizadas de 11 a 12 de setembro, na Hípica Vidotto, em Tietê/SP.

Ricardo Vidotto, presidente da ABHIR, conta que a prova registrou estreia de novos conjuntos formados com exemplares Árabes. “A prova teve uma participação boa, os arabistas foram bem na prova com seus cavalos. Teve bastante estreia, de pessoas que acabaram de comprar animais. Sem dúvida, tem muita gente interessada em cavalos da raça, através das provas, foi bem proveitosa e bacana”.

O presidente da ABHIR ainda acredita que esse crescimento de animais da raça Árabe no campeonato é resultado da retomada da parceria da entidade com a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA). Que ficou, portanto, definida assim:

– os conjuntos do Hipismo Rural (com e sem cross) e Salto (tempo ideal e ao cronômetro), formados por cavaleiros sócios ABHIR montando cavalos árabes com registro na Associação Árabe com confirmação de resenha por Inspetor Técnico do Stud Book, acumulam pontos no Campeonato ABCCA 2021. Após soma de todas as etapas, os campeões serão premiados na Festa de Encerramento ABHIR, realizado no fim do ano.

– já os conjuntos formados por cavalos Árabes na modalidade Top Riders pontuam para o Arabian Cup, que neste ano irá distribuir R$ 215 mil em prêmios, incluindo um carro 0 km aos conjuntos melhores colocados de várias modalidades que o cavalo Árabe disputa.

Líderes do ranking do Campeonato ABCCA e pontuação Arabian Cup

No Salto Tempo Ideal, o conjunto que lidera o Campeonato ABCCA é Adão Lopes e Red Diamond Style JM. O mesmo animal aparece na segunda posição, mas, desta vez, montado pelo cavaleiro João Brasileiro. Já no Salto ao cronômetro, Sofia de Rubio e Pinho e Blues Brother Rach lideram o ranking, seguidos por João Brasileiro e Red Diamond Style JM.

Pelo Hipismo Rural sem cross, em primeiro lugar aparece, novamente, João Brasileiro e Red Diamond Style JM, com Manuela Verbena e AF Celotex na segunda posição. Depois, no Hipismo Rural com Cross, Giulia Verbena e AF Celotex são os líderes do ranking, com Jonhhy Herculano da Silva e Beiju 7F na segunda posição.

Correndo pelo Top Riders, Mariana Franze Mello da Silveira e Rafik Morab ficaram em primeiro lugar na categoria Aberta. Já os demais conjuntos formados com exemplares árabes não conquistaram premiação no evento, mas somaram pontos para o Arabian Cup. Foram eles: João Brasileiro e Red Diamond Style, na categoria Escola, e Giulia Verbana Paulino e AF Celotex entre os Intermediários.

Agora, a próxima etapa do Campeonato ABHIR está marcada para os dias 02 e 03 de outubro, na Hípica de Jahu, em Jaú/SP. Na ocasião, serão realizadas as disputas da 6ª etapa do Salto e do Hipismo Rural, além da grande final do Top Riders. Inscrições podem ser feitas até o dia 28/09 pelo e-mail [email protected]. Outras informações podem ser obtidas no site da ABHIR.

Colaboração: Cavalus Comunicação Equestre
Crédito e legenda da imagem de destaque: Julia Formigoni e Serena Corsário/Divulgação/ABHIR

Veja mais notícias do Cavalo Árabe no portal Cavalus

Cavalo Árabe

Centro Hípico de Tatuí sedia a 37ª Exposição Interestadual do Cavalo Árabe

Encontro reuniu apaixonados pela raça, que mostrou toda a sua beleza e funcionalidade na disputa de quatro modalidades equestres distintas

Publicado

⠀em

Centro Hípico de Tatuí sedia a 37ª Exposição Interestadual do Cavalo Árabe

A 37ª Exposição Interestadual do Cavalo Árabe, realizada nos dias 15 e 16 de março no Centro Hípico de Tatuí (CDT), no interior de São Paulo, encantou os amantes da raça e o público que marcou presença no local. Ao todo, a exposição contou com a participação de 110 cavalos da raça Árabe, totalizando 260 inscrições nas disputas em Halter e Performance, além das provas de Três Tambores e Seis Balizas.

Francisco Carrasco, presidente da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA), expressou sua gratidão pela participação dos criadores, expositores e do público: “A exposição foi um sucesso, agradou muitas pessoas, um clima super bom, os animais fantásticos, o julgamento ótimo, então foi um sucesso, foi a primeira exposição do ano e começamos muito bem. Obrigada a todos pela presença e participação”.

Nas provas de Halter da 37ª Exposição Interestadual do Cavalo Árabe, os destaques foram RFI SHARAM (RFI UNIQUE x RFI SAWARI), do criador e expositor Rodrigo Foz Forte, da RFI Arabians, de Itapetininga (SP), conquistando o título de Cavalo Ouro, e CARANDÁ LULIKAH (*BANDIT SRA x SAHARA LATIFA), do criador e expositor Haras Fazenda Carandá, de Boituva (SP), levando o título de Égua Ouro.

Campeã Égua Ouro – Foto: Rogério Santos

Disputas funcionais da Exposição Interestadual do Cavalo Árabe

As empolgantes competições de Três Tambores e Seis Balizas do cavalo Árabe durante a 37ª Exposição Interestadual foram um destaque à parte. Válidas como etapa do Circuito ANCAF/ABCCA, essas provas encantaram o público que marcou presença no Centro Hípico de Tatuí com demonstrações de velocidade e habilidade. A premiação total de R$ 24 mil adicionou uma camada extra de emoção, motivando os competidores a se superarem em cada passada.

Divulgação/Foto Machado

Os competidores surpreenderam a todos, registrando tempos baixos. Na Seis Balizas, Renato Oliveira Lima e Cathrin Apprentice garantiram o menor tempo, com impressionantes 22s673. Enquanto nas disputas de Três Tambores, Miguel Dias Da Silva Neto e Aysha Sams deixaram sua marca com o incrível tempo de 18s671.

Divulgação/Foto Machado

Bruno Zanotta, presidente da Associação Nacional do Cavalo Árabe Funcional (ANCAF), ressaltou a evolução dos animais e convidou novos proprietários e criadores a participarem das provas: “Nós tivemos tempos muito bons para o nível dos animais, cada dia melhorando mais. Fica o convite também pra novos proprietários e criadores atuais para trazerem os cavalos Árabes para as provas e vamos tocar esse ano da mesma forma, buscando sempre a melhoria de cada vez mais provas, melhoria dos animais, melhoria no geral. Trazendo sempre o melhor do cavalo Árabe”, finaliza.

Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Foto de chamada: Divulgação/Rogério Santos

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Cavalo Árabe

37ª Exposição Interestadual do Cavalo Árabe começa nesta sexta-feira (15) na cidade de Tatuí (SP)

Evento organizado pela ABCCA oferece uma variedade de competições e atrações para os amantes do Cavalo Árabe nos dias 15 e 16 de março; entrada é aberta ao público

Publicado

⠀em

37ª Exposição Interestadual do Cavalo Árabe começa nesta sexta-feira (15) na cidade de Tatuí (SP)

Nos dias 15 e 16 de março, o Centro Hípico de Tatuí (CHT), localizado no interior de São Paulo, será palco da 37ª Exposição Interestadual do Cavalo Árabe, um evento organizado pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA). Com uma programação diversificada, a exposição promete atrair criadores, competidores, entusiastas e o público em geral para celebrar a beleza e a funcionalidade da raça.

A versatilidade do Cavalo Árabe será demonstrada através de uma variedade de competições e provas durante os dois dias de evento. Na sexta-feira (15/03), a exposição começa às 9h com a disputa da 1ª etapa da Copa Brasil, incluindo categorias de Halter (apresentação em cabresto, onde a conformação do animal é analisada).

Em seguida, tem início a 37ª Exposição Interestadual do Cavalo Árabe com provas de Performance (cavalos julgados montados e em movimento, em diferentes estilos). À tarde ainda na sexta-feira, a partir das 15h30, as atenções se voltam para as categorias da Copa ABCCA de Três Tambores (Test Horse, Iniciante, Aberta Junior, Cruza-Árabe e Aberta) e Seis Balizas (Test Horse e Aberta).

No sábado (16/03), as disputas de Halter válidas pela 37ª Exposição Interestadual do Cavalo Árabe recomeçam às 9h, com destaque para os principais campeonatos, como Cavalo e Égua Ouro. O evento encerra com chave de ouro à tarde, a partir das 16h, com as categorias restantes de Três Tambores (Feminino, Amador, Jovem A, Jovem B, Jovem C, Kids e Paratambor) e Seis Balizas (Feminino, Amador, Jovem e Kids).

Exposição do Cavalo Árabe em Tatuí é aberta ao público

A Exposição do Cavalo Árabe em Tatuí é aberta ao público e oferece entrada gratuita, proporcionando uma oportunidade única para os interessados apreciarem a beleza, elegância e habilidades atléticas da raça de perto.

“Convidamos a todos para participarem da 37ª Exposição Interestadual do Cavalo Árabe em Tatuí. Será uma ocasião especial para apreciar a excelência dessa raça e desfrutar de um ambiente dedicado à paixão pelos cavalos. Esperamos receber criadores, entusiastas e o público em geral para celebrar essa magnífica exposição”, convida Francisco Carrasco, presidente da ABCCA.

Serviço
37ª Exposição Interestadual do Cavalo Árabe
Data: 15 e 16 de março
Local: Centro Hípico de Tatuí, em Tatuí (SP)
Entrada gratuita

Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Foto de chamada: Divulgação/André Shiwa

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Cavalo Árabe

Cavalo Árabe realizará exposição no interior de São Paulo na cidade de Tatuí

A 37ª Exposição Interestadual do Cavalo Árabe contará com provas de Halter, Três Tambores e Seis Balizas movimentando a região

Publicado

⠀em

Cavalo Árabe realizará exposição no interior de São Paulo na cidade de Tatuí

O Cavalo Árabe é uma das raças equinas mais antigas do mundo. E a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA), promove nos dias 15 e 16 de março, no Centro Hípico de Tatuí (CHT), no interior de São Paulo, a 37ª Exposição Interestadual do Cavalo Árabe.

São esperados mais de 100 animais da raça no evento, que participarão de disputas em Halter (apresentação em cabresto, onde a conformação do animal é analisada), Performance (cavalos julgados montados e em movimento, em diferentes estilos), além das provas dos Três Tambores e Seis Balizas.

“A expectativa é boa para o evento. As pessoas estão animadas, a criação brasileira está indo muito bem nas provas de início de ano nos países árabes, no Oriente Médio, então nós estamos muito animados. Esperamos ter um número bom de inscrições”, garante, com entusiasmo, Paquito Carrasco – Presidente da ABCCA.

Vale destacar que, dentro dos objetivos da nova diretoria da ABCCA, está a intenção de organizar eventos em colaboração com nações árabes, incluindo os Emirados Árabes e o Qatar. No entanto, é crucial superar desafios, como a prevalência endêmica do mormo em algumas regiões, para viabilizar a realização de eventos internacionais no Brasil.

“Estamos focados em superar desafios para viabilizar eventos internacionais no Brasil, promovendo uma experiência conjunta entre criadores árabes, europeus e americanos. Isso se justifica pela expressiva presença de estrangeiros em nossas competições nacionais”, pontua o atual presidente da ABCCA.

Exposição do Cavalo Árabe em Tatuí é aberta ao público

Para quem deseja apreciar de perto a beleza, a elegância e a versatilidade do Cavalo Árabe, a 37ª Exposição Interestadual é uma oportunidade imperdível. Aberto ao público e com entrada gratuita, o evento proporciona uma experiência única de imersão no mundo da raça.

“Convidamos a todos para participarem da 37ª Exposição Interestadual do Cavalo Árabe em Tatuí. Será uma ocasião especial para apreciar a excelência dessa raça e desfrutar de um ambiente dedicado à paixão pelos cavalos. Esperamos receber criadores, entusiastas e o público em geral para celebrar essa magnífica exposição”, finaliza Francisco Carrasco.

Saiba mais sobre o Cavalo Árabe acesse www.abcca.com.br e acompanhe as redes sociais oficiais da ABCCA através @abccaarabe.

Serviço
37ª Exposição Interestadual do Cavalo Árabe
Data: 15 e 16 de março
Local: Centro Hípico de Tatuí CHT, em Tatuí (SP)
Entrada gratuita

Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Foto de chamada: Divulgação/André Shiwa

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Cavalo Árabe

RG El Bak vence o Prêmio Versaddo Rach no Jockey Club de São Paulo

Páreo exclusivo do Cavalo Árabe agita tarde de sábado na pista de grama, com a presença de cinco animais da raça em disputa por uma premiação de mais de R$ 7 mil

Publicado

⠀em

RG El Bak vence o Prêmio Versaddo Rach no Jockey Club de São Paulo

Na tarde de sábado (17/02), o Jockey Club de São Paulo foi palco de uma emocionante disputa: o Prêmio Versaddo Rach páreo exclusivo do Cavalo Árabe. Em uma corrida acirrada nos 1.400 metros da pista de grama, cinco animais da raça, com 3 anos ou mais, competiram pelo título e pela bolsa de R$ 7.252,30 em prêmios.

A surpresa veio na reta final, quando RG EL BAK, montado pelo jóquei R. Vianna, fez uma arrancada impressionante pelo lado externo da pista, dominando a corrida nos 200 metros finais e cruzando a linha de chegada com uma condução impecável. O tempo registrado foi de 1:37.143.

RG EL BAK

De criação e propriedade de Claudio Roberto Guimarães Ribas, RG El Bak (filho de RG Karat e Endora) é treinado por Estanislau Petrochinski. Ribas expressou sua felicidade pela vitória, destacando o desempenho do animal e do jóquei: “Foi um páreo bem disputado, pois todos os cavalos estão muito bem preparados. Estamos felizes pela vitória, o El BAK foi muito bem conduzido pelo jóquei R. Vianna. Ele já tem cinco vitórias”.

A corrida foi promovida pelo Jockey Club de São Paulo com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA), reforçando o compromisso com o desenvolvimento e promoção das corridas exclusivas da raça.

Para saber mais sobre o mundo do Cavalo Árabe, visite www.abcca.com.br ou siga @abccaarabe nas redes sociais.

Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Fotos: Divulgação/Jockey Club de São Paulo

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Cavalo Árabe

Brasil fica no top 10 do Enduro Equestre na Arábia Saudita

Competição recebeu representantes de 50 países; montados em cavalos da raça Árabe, brasileiros ficaram com a 6ª e 7ª colocações

Publicado

⠀em

Brasil fica no top 10 do Enduro Equestre na Arábia Saudita

Atletas brasileiros alcançaram um feito inédito na Fursan Cup 2024. O evento foi sediado em Alula, na Arábia Saudita, no dia 11 de fevereiro. Os cavaleiros ficaram no top 10 do Enduro Internacional, pela categoria CEI 3* 160 km, organizada pela Comissão Real para Al Ula (RCU), em colaboração com a Federação Equestre Internacional (FEI) e a Federação Equestre da Arábia Saudita (SAEF).

Mais de 260 cavaleiros de elite, representando 50 países, participaram deste prestigiado evento mundial de Enduro Equestre, estabelecendo um novo recorde no número de nações participantes. Com prêmios que superaram R$ 23 milhões, a Fursan Cup atraiu alguns dos mais talentosos cavaleiros internacionais e foi reconhecida como o Try Out do Mundial de 2026.

O cavaleiro brasileiro Renato Moraes Salvador Silva, montando o animal Puro Sangue Árabe Uzes Trio, ambos representantes do Haras Trio, da cidade de Confins (MG), conquistou o 6º lugar da competição. Seguindo de perto, o conjunto formado por Mônica Pinto Lima Graziano e a égua PSA Proeza do Bom Viver, também se destacou, terminando a prova em 7º lugar.

Salvador descreveu a prova como desafiadora, ressaltando as dificuldades do percurso: “O local é espetacular em termos de belezas naturais, mas a trilha é muito difícil. Normalmente, as provas no deserto são planas. Mas, lá não. Montanha, areião e pedras nas partes mais planas, muita pedra. Daí o grande número de eliminações (42 conjuntos)”, explica o brasileiro.

Brasil é destaque mundial no Enduro Equestre

Renato enfatiza a importância do desempenho brasileiro na competição da Arábia Saudita, ressaltando a presença de 50 países e renomados cavaleiros. “Fiquei feliz com a colocação, comprovando que o trabalho que estamos fazendo está dando resultados. Trabalho de equipe sempre. O cavalo está em Dubai sob os cuidados e treinamento de Mônica Graziano e Mário Castro”.

Para o cavaleiro, Uzes Trio é um destaque das pistas de Enduro, contribuindo para promover o cavalo Árabe brasileiro globalmente. “O desempenho dos cavaleiros brasileiros nesta competição internacional evidencia o crescimento e a competitividade do Enduro Equestre no Brasil, além de reforçar a qualidade e o potencial dos cavalos da raça Árabe criados no país”, finaliza.

Para mais informações sobre o cavalo Árabe, acesse www.abcca.com.br ou siga a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA) nas redes sociais: @abccaarabe.

Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Fotos: Reprodução/Internet

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Cavalo Árabe

Estreante conquista vitória emocionante em corrida exclusiva do Cavalo Árabe

Após triunfar em corridas com outras quatro raças equinas, Eduardo Iared celebra sua primeira vitória nos páreos exclusivos de animais Árabes

Publicado

⠀em

Estreante conquista vitória emocionante em corrida exclusiva do Cavalo Árabe

O Jockey Club de São Paulo foi o palco de uma corrida marcante. Estreando nos páreos exclusivos de cavalos Árabes, o proprietário Eduardo Iared viu seu animal, Gulliver Rach, conquistar uma vitória emocionante durante o Prêmio Passionaddo Rach. Montado por W. Ariel, o animal conquistou o primeiro lugar com uma margem estreita, ultrapassando RG Era por um pescoço de vantagem.

Eduardo Iared, veterano no universo do turfe, expressou sua satisfação com a vitória. “Sou apaixonado por cavalo e crio desde pequeno. Já havia vencido corridas com outras quatro raças equinas, mas sempre pensava que ainda ganharia na raça Árabe. Essa vitória foi provavelmente a mais emocionante que já tive entre as cinco raças. Foi uma corrida muito disputada, cabeça a cabeça até o final”.

Desde o retorno das corridas da raça Árabe ao hipódromo de Cidade Jardim, na capital paulista, Iared acompanha com grande entusiasmo. Ele enfatiza: “Ao começar a participar com o animal Gulliver Rach, me encantei. É uma raça linda, as corridas são muito bem organizadas e fui muito bem recepcionado pela organização do evento”

Por fim, o proprietário de Gulliver Rach faz questão de agradecer a dois apaixonados pela raça que o ajudaram muito nesta conquista: “o Ricardo Saliba e o Bruno, presidente da Ancaf (Associação Nacional do Cavalo Árabe Funcional). Espero que essa vitória seja a minha primeira de muitas na raça”, pontuou.

Corrida do Prêmio Passionaddo Rach

O Prêmio Passionaddo Rach aconteceu em uma tarde de sábado (10/02), cheia de emoção, no Jockey Club de São Paulo. Com uma premiação total de R$ 5.610,00 em disputa, cinco animais de três anos ou mais, sem vitórias anteriores, se enfrentaram em uma pista de grama de 1.200 metros.

O exemplar da raça, Gulliver Rach, montado por W. Ariel, conquistou o primeiro lugar ao cruzar a faixa final em 1:22.447, um pescoço à frente de RG ERA, com T. Silveira no dorso, que ficou em segundo lugar com o tempo de 1:22.502. Vivina Rach e I. Silva completaram o pódio, chegando em terceiro lugar com o tempo de 1:23.189.

Gulliver Rach, filho de Bismarck Rach e Guinevere Rach, foi treinado por E. Petrochinski. O animal é de criação do Rach Stud e de propriedade de Eduardo Iared. A corrida foi promovida pelo Jockey Club de São Paulo com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA), reforçando o compromisso com o desenvolvimento e promoção das corridas exclusivas da raça.

Para saber mais informações sobre o Cavalo Árabe, visite www.abcca.com.br ou siga @abccaarabe nas redes sociais.

Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Fotos: Divulgação/Ricardo Saliba

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Cavalo Árabe

ABCCA anuncia premiação de mais de R$ 60 mil aos melhores do Ranking de Enduro 2023

Prêmio em dinheiro é resultado dos fundos arrecadados durante leilão dedicado ao fomento do esporte; os cinco melhores cavalos da temporada 2023, bem como os melhores cavaleiros e amazonas, em 17 categorias distintas, receberão a premiação

Publicado

⠀em

ABCCA anuncia premiação de mais de R$ 60 mil aos melhores do Ranking de Enduro 2023

A Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA) anuncia a distribuição expressiva de mais de R$ 60 mil em prêmios, reconhecendo os melhores do Ranking de Enduro 2023. A premiação em dinheiro contempla os cinco cavalos mais destacados e os melhores cavaleiros e amazonas, em 17 categorias diversas, marcando uma temporada de excelência e competição acirrada do esporte.

Ricardo Jamil Saliba, vice-presidente de Provas da ABCCA, explica que esta premiação é resultado do valor arrecadado durante o Leilão de Coberturas de Enduro, promovido no ano de 2022. No evento, os lotes vendidos foram doados pelos criadores para a ABCCA com o objetivo de ajudar no fomento do esporte no Brasil.

“Dessa forma, uma parte do valor arrecado foi destinada à aquisição de troféus da ABCCA, que foram distribuídos durante as provas da modalidade, e a outra parte voltada para premiar os melhores cavaleiros, amazonas e cavalos da temporada”, pontua Saliba sobre o Ranking ABCCA de Enduro, considerada a maior premiação em dinheiro da modalidade até o momento.

O vice-presidente de Provas da ABCCA enfatiza a importância dessa premiação como resultado da união dos criadores de Cavalo Árabe de Enduro dentro da ABCCA. “O ponto que eu considero mais importante de tudo é união dos criadores de Cavalo Árabe de Enduro, em promover o leilão e arrecadar fundos para o próprio esporte. Isso mostra que nós temos um grande núcleo hoje de enduristas e de criadores da modalidade dentro da ABCCA”.

Importância do Ranking ABCCA de Enduro

Em 2023, a ABCCA também realizou o Leilão de Coberturas de Enduro, mas com a inclusão da doação de óvulos, resultando em uma arrecadação ainda maior para a modalidade, totalizando cerca de R$ 80 mil. Este valor será utilizado para premiar os melhores cavaleiros e cavalos da temporada 2024 de Enduro.

“O ranking, em sua essência, é aberto a todos os cavaleiros que montam cavalos Árabes registrados. Além disso, proporcionamos um prêmio extra para aqueles que participaram efetivamente do leilão, adicionando um incentivo adicional ao cenário competitivo”, acrescenta Saliba.

Mais do que uma premiação, um banco de dados

O Ranking de Enduro, existente desde 2005, mas integrado à ABCCA a partir de 2009, não apenas premia os melhores, mas também serve como um valioso banco de dados para os enduristas, auxiliando na consulta e pesquisa de resultados e linhagens.

“Essa premiação ajuda muito para quem gosta de criar cavalos, porque pontua as melhores matrizes e os melhores reprodutores. Oferece uma base técnica muito boa, de consulta e pesquisa. O Enduro consome muitos animais Áabes, e premiações como essa contribuem para o desenvolvimento do mercado, destacando a importância da raça na modalidade”, finaliza o vice-presidente de Provas da ABCCA.

Para mais informações sobre o cavalo Árabe, visite www.abcca.com.br ou siga @abccaarabe nas redes sociais.

Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Fotos: Divulgação/ABCCA

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Cavalo Árabe

Potranca brasileira conquista ‘medalha de ouro’ em exposição da raça Árabe na Arábia Saudita

Shahbrys HVP, de criação do HVP Arabians, obteve nota recorde de 93.8 na exposição de Psaiahf em Riyadh

Publicado

⠀em

Potranca brasileira conquista ‘medalha de ouro’ em exposição da raça Árabe na Arábia Saudita

A excelência da criação brasileira de Cavalo Árabe alcançou um feito histórico durante a exposição de Psaiahf, realizada em Riyadh, na Arábia Saudita. A potranca Shahbrys HVP, originária do HVP Arabians, de Indaiatuba (SP), destacou-se ao obter uma extraordinária nota de 93.8, conquistando o posto de pontuação mais alto entre todos os animais apresentados no evento.

Medalha Ouro Potranca

No tão aguardado campeonato, realizado no fim de semana de 27 e 28 de janeiro, Shahbrys HVP não apenas justificou sua pontuação, mas também conquistou a cobiçada medalha de Ouro na categoria Potranca. O pai de Shahbrys HVP, o cavalo brasileiro Royal Asad, também deixou sua marca ao ser reconhecido como o genitor dos Campeões Júnior Macho Ouro e Campeão Potro Ouro do evento.

Ainda entre os campeões da exposição da raça Árabe na Arábia Saudita, destacou-se o descendente da égua brasileira Scandall Mirage TGS, oriunda do Haras TGS, de Anápolis (GO). Shakar Pegasus e Meteor Arabco, outros representantes brasileiros no evento, também marcaram presença e promoveram disputas intensas na categoria dos machos adultos.

A presença dos animais nascidos no Brasil não foi apenas notável, mas também frutífera, com diversos brasileiros tendo sua prole premiada, incluindo nomes como RFI Farid, Bint Seduction HBV, Dasha Arabco, Delight’s Divah RB, Donna Bella HBV e La Fleur Carol.

Finalmente vale destacar que a exposição contou com a avaliação de 10 juízes, entre os quais o brasileiro Zico Guardia, solidificando a presença e o reconhecimento internacional dos profissionais do cavalo Árabe do Brasil.

Para mais informações sobre a criação nacional do cavalo Árabe, visite www.abcca.com.br ou siga @abccaarabe nas redes sociais.

Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Fotos: Divulgação/Ewa Imielska-Hebda

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Cavalo Árabe

Passionaddo Rach garante a segunda vitória na temporada 2024 de corridas do Cavalo Árabe

Conduzido por I.Silva, o cavalo conquistou venceu o Prêmio Clapton AJR nos 1.400 metros da pista de areia do Jockey Club de São Paulo

Publicado

⠀em

Passionaddo Rach garante a segunda vitória na temporada 2024 de corridas do Cavalo Árabe

O Jockey Club de São Paulo foi palco na quinta-feira (25/01) da segunda corrida da temporada 2024 do Cavalo Árabe, o Prêmio Clapton AJR. A competição, disputada por seis animais da raça, entre machos e fêmeas de 3 anos ou mais, promoveu uma emocionante disputa nos 1.400 metros da pista de areia, distribuindo mais de R$ 6 mil em prêmios.

Novamente, o grande destaque da corrida foi o cavalo Passionaddo Rach, conduzido pelo jóquei I.Silva. Depois de vencer a primeira corrida da temporada, o Prêmio Cláudio Ângelo dos Santos, a dupla voltou a apresentar uma atuação impecável e cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, completando o percurso em 1:41.135.

A vitória foi consolidada com uma vantagem de mais de três corpos em relação ao segundo colocado, a égua Normandia Rach, seguido de RG EL BAK, no terceiro posto. A corrida foi promovida pelo Jockey Club de São Paulo com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA).

Mais informações sobre Passionaddo Rach

Passionaddo Rach, proveniente de uma linhagem campeã em pista, é filho de Atentaddo VE, que acumula oito vitórias, e de Passion Rach, coroada com três triunfos, incluindo uma vitória em uma corrida do Grupo Um, a mais prestigiosa do Brasil até o momento, superando até mesmo competidores do sexo masculino.

O exemplar é fruto da criação e propriedade do Rach Stud, sendo confiado aos cuidados do treinador Lucas Quintana. Saliba, ao comentar sobre o feito, destaca a satisfação ao testemunhar a criteriosa seleção para corridas, incorporando tanto sangues novos importados quanto aqueles já consagrados no Brasil.

Para mais informações sobre o cavalo Árabe, visite www.abcca.com.br ou siga @abccaarabe nas redes sociais.

Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Fotos: Divulgação/JCSP

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Cavalo Árabe

Francisco Carrasco assume a presidência da ABCCA e traça planos para o futuro do Cavalo Árabe

Após dois mandatos sob a liderança de Rodrigo Foz Forte, a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe passa o comando para Francisco Carrasco, que já delineia seus planos para dar continuidade ao legado e fortalecer a raça

Publicado

⠀em

Francisco Carrasco assume a presidência da ABCCA e traça planos para o futuro do Cavalo Árabe

Em uma Assembleia Geral Ordinária realizada na segunda-feira (22/01), na sede da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA) em São Paulo (SP), Francisco Carrasco, conhecido como Paquito, assumiu a presidência da entidade para o biênio 2024/2025. Após uma gestão marcada por desafios, Rodrigo Foz Forte passou o bastão, e agora Carrasco assume a responsabilidade de dar continuidade aos projetos e objetivos estabelecidos nos últimos anos.

O novo presidente destacou que sua gestão será uma continuação do trabalho realizado por Rodrigo Forte, do qual ele fez parte da diretoria como vice-presidente de Exposições. “Há quatro anos, iniciamos um projeto para fortalecer o Cavalo Árabe montado. Infelizmente, nos dois primeiros anos da gestão do Rodrigo enfrentamos a pandemia da Covid-19, que assombrou o mundo inteiro. No entanto, mesmo diante desse desafio global, conseguimos realizar esse trabalho e percebemos que o cavalo montado está sendo mais valorizado. Queremos, então, dar continuidade a essa trajetória”.

Francisco Carrasco, novo presidente da ABCCA

Carrasco enfatizou que a ABCCA seguirá incentivando as exposições de Halter pelo Brasil, que é a principal modalidade disputada atualmente pelo Cavalo Árabe, mas que o foco dos trabalhos será o fortalecimento do Cavalo Árabe de esporte. “Para isso, precisamos cada vez mais aumentar a quantidade de usuários do Cavalo Árabe de sela e promover a sua participação em diversas modalidades em todo o Brasil. Acreditamos que conquistar esse espaço é de extrema importância”.

Principais desafios na presidência da ABCCA e reconhecimento internacional

O presidente reconhece o desafio econômico que o país enfrenta e destaca a necessidade de aquecer o mercado para impulsionar o consumo em atividades esportivas, incluindo a criação e utilização de cavalos. “O principal desafio da minha gestão, sem dúvidas, é a situação econômica do país, que desde a crise de 2015, não anda. Depois, tivemos ainda a pandemia e, desde então, está tudo meio travado. Então, o maior desafio não é nem nosso, seria do governo. Seria de aquecer o mercado para as pessoas poderem consumir mais em esporte, em atividade e no próprio cavalo”, pontua.

Quanto ao reconhecimento internacional do Cavalo Árabe brasileiro, Carrasco salientou que a criação nacional é respeitada mundialmente. “Os nossos cavalos são reconhecidos no mundo inteiro, tanto ganhando exposições, como ganhando também colocações boas em provas de Enduro, quanto também como reprodutores e reprodutoras. Então, nossa criação é muito conceituada no mundo inteiro”.

Para o futuro, ele expressou intenções de organizar eventos em colaboração com nações árabes, incluindo os Emirados Árabes e o Qatar. No entanto, é crucial superar desafios, como a prevalência endêmica do mormo em algumas regiões, para viabilizar a realização de eventos internacionais no Brasil.

“Estamos dedicando esforços para solucionar esse desafio e avaliar a realização de um evento, mesmo que isso envolva a necessidade de uma quarentena específica para o ocorrido. Estamos empenhados nesse trabalho, pois acreditamos que seria extraordinário ter um evento internacional com a participação de árabes, europeus e americanos aqui no Brasil, promovendo uma experiência conjunta. Isso se justifica, pois em nossas competições nacionais já observamos uma expressiva presença de participantes estrangeiros”, finaliza Carrasco.

O novo presidente se mostra otimista em seguir trabalhando em prol da valorização do Cavalo Árabe, especialmente o montado, visando expandir a presença da raça devido à sua destacada versatilidade e beleza. Para obter mais informações sobre a raça, visite www.abcca.com.br e acompanhe a ABCCA nas redes sociais através do @abccaarabe.

Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Fotos: Divulgação/ABCCA

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo