Cavalgadas Brasil

Romaria do Cristo Rey

Nesta semana, na coluna Cavalgadas Brasil, Paulo Junqueira vai ao México para contar a história da Romaria do Cristo Rey

Publicado

⠀em

Romaria Cavalgada

O México é rico em tradições, história, arte e religião, e tem uma tradição equestre que remonta aos conquistadores espanhóis, que no século XVI, reintroduziram o cavalo na América do Norte.

Esta tradição está viva e pode ser vista nos rodeios e ‘charreadas’. O México detem junto com o Brasil a posição de quarta maior quantidade de cavalos do mundo. Os cavalos são um modo de vida para os mexicanos, com seu caballo criollo, realizam a famosa charreada inscrita na Lista do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Peregrinação – tradição de mais de 50 anos

Como nós, os mexicanos têm muitas romarias/peregrinações a cavalo, hoje escrevo sobre uma das principais, a Peregrinação do Cristo Rey, tradição com mais de 50 anos.

Milhares de cavaleiros participam todos os anos da peregrinação de três dias até o monumento a Cristo Rey. Situada no topo da colina de Cubilete, local considerado o centro geográfico do México, a estátua de Cristo tem 23 metros e é a segunda maior do mundo, depois da nossa do Rio de Janeiro.

La Cristiada

A Guerra Cristero, conhecida como La Cristiada – ocorreu entre 1926 e 1929, após a introdução de disposições anticatólicas na Constituição do México de 1917.

A guerra civil começou quando o recém-eleito presidente mexicano Plutarco Elías Calles iniciou uma violenta repressão contra os fiéis católicos.

Igrejas foram saqueadas e reduzidas a escombros, padres e fiéis foram caçados e executados pelo simples crime de sua fé. Os Cristeros (“soldados de Cristo”) eram um grupo rebelde que se levantou para lutar contra Calles seu exército. Eles eram conhecidos por seu grito de guerra “Viva Cristo Rey”.

A guerra civil e os combates continuaram por três anos, com perdas de ambos os lados até que, em 1929, foram feitos acordos para restaurar as liberdades religiosas no México.

Em 2005, o Papa Bento XVI beatificou vários mártires desta perseguição religiosa.

A Romaria

Iniciada em 1956, a romaria a cavalo acontece todos os anos no mês de janeiro como sinal de fé e devoção. Quase 4.000 cavaleiros dos 46 municípios do estado de Guanajuato, bem como de outras partes do México, como Querétaro, Aguascalientes e San Luis Potosí.

Durante a Romaria nos juntamos aos cavaleiros locais e seguimos em procissão até o monte do Cristo Rey. Uma oportunidade de compartilhar com eles suas tradições, gastronomia, música e crenças, tudo a cavalo pelas estradas rurais, montanhas e aldeias.

Esta tradicional peregrinação e a Guerra dos Cristeros inspiraram o filme de Hollywood “For Greater Glory”.

Por: Paulo Junqueira Arantes
Cavaleiro profissional e Diretor da agência Cavalgadas Brasil

Foto: Divulgação

Mais notícias no portal Cavalus

WordPress Ads
WordPress Ads