Cavalgadas Brasil

Roteiro de Charme na Mantiqueira

Paulo Junqueira, em sua coluna da semana, escreve sobre uma Cavalgada na Mantiqueira, que tem um roteiro repleto de charme.

Publicado

⠀em

Roteiro de Charme na Mantiqueira

Nessa semana fiz uma cavalgada intitulada Roteiro de Charme na Mantiqueira, que tem como base a fazenda Palmares, em Amparo/SP. É uma fazenda histórica muito bonita, aonde criam cavalos manga-larga marchador e produzem café. Dessa forma, como a paixão do dono são os cavalos, o nome do premiado café produzido na fazenda é Café do Haras.

Assim, Ricardo Bacelar, anfitrião dessa cavalgada tem como lema de seu Haras “Criar com Harmonia, Treinar com Sabedoria, Cavalgar com Alegria!”, que ele segue fielmente como um mantra.

Sela Verde

A criação do Haras V8 é a 1º do Brasil (desde 2013) certificada com o programa Sela Verde, que é um programa de capacitação, sensibilização, certificação e aperfeiçoamento da atividade equestre. Dessa forma, a Certificação Equestre do projeto Sela Verde nasceu pela parceria entre as ONGs Biotrópicos e Conservação Internacional Brasil. É um programa muito interessante que tem como princípios a conservação ambiental, a responsabilidade social e o bem-estar animal. Assim, as primeiras normas foram geradas em 2010, em Belo Horizonte. Contudo, a diferença para outras normas internacionais de outras certificações é que este é o primeiro selo “Equino”.

Roteiro de Charme na Mantiqueira

A Cavalgada justifica seu título – Roteiro de Charme na Mantiqueira, os cavalos, as instalações e a programação tudo tem muito charme. No primeiro dia o destino foi a Vinícola Terrassos, saímos do Haras e começamos a cavalgada nos corredores dos cafezais da fazenda, cruzando alguns trechos de mata, passamos por pastos aonde estão éguas com seus potros, depois pegamos uma estradinha até chegar nos parreirais da vinícola.

A Terrassos é uma vinícola boutique, com uma produção pequena, artesanal e a preocupação em produzir um vinho de “terroir”. Em seguida, depois de acomodar nossos cavalos num piquete, fomos para a bela sede da Vinícola aonde nos esperavam aperitivos, degustação de vinho e almoço, tudo com a belíssima paisagem da Mantiqueira a nossa frente.

Atalaia

Então, no segundo dia de cavalgada nosso destino foi a Fazenda Atalaia. Foram 2 horas percorrendo trilhas, estradas e matas. Dessa vez passamos pelos pastos aonde estão garanhões e como estávamos montados em éguas, eles ficaram agitados e foi bonito de ver… ao chegar na Atalaia, que há mais de 20 anos produz queijos premiados que são armazenados em tulhas. Bem como, uma degustação de queijos e almoço estavam a nossa espera.

Roteiro de Charme na Mantiqueira
Após o roteiro, degustação de queijos estava a espera

Alguns queijos harmonizam muito bem com o mel de abelhas nativas (sem ferrão) produzidos na fazenda. O queijo Mantiqueira, de sabor suave com casca maturada com alecrim foi meu favorito na degustação.

Por fim, a Fazenda Atalaia também merece destaque por sua história e arquitetura. A propriedade que é de 1870 pertenceu a Pedro Penteado, presidente do Banco Industrial de Amparo. Portanto, suas construções restaurada são um convite para uma viagem histórica às origens das construções da São Paulo, do barro e da madeira.

Por Paulo Junqueira Arantes
Cavaleiro profissional e Diretor da agência Cavalgadas Brasil
www.cavalgadasbrasil.com.br

Veja outras notícias da editoria Turismo Equestre no portal Cavalus

WordPress Ads
WordPress Ads