Curiosidades

Quantas raças de cavalos existem? – Parte 13

No Canadá, existem três variedades de equinos que estão em risco de extinção e que fazem parte da história do país. Confira.

Publicado

⠀em

Quantas raças de cavalos existem – Parte 13

Seguindo com a nossa série de reportagens sobre raças de cavalos, chegamos ao Canadá, e vamos apresentar três novas variações deste animal que, assim como em outras partes do mundo, desempenharam um papel muito importante no desenvolvimento do país. 

No Canadá, os cavalos são valorizados pela sua força, inteligência e beleza, e muitos destes animais são raros e correm o risco de extinção. Conheça o Pônei da Terra Nova, cavalo da Ilha Sable e Pônei Indiano Lac La Croix.  

Pônei da Terra Nova 

Presente nas províncias de Newfoundland e Labrador, o pônei da Terra Nova é muito resistente e forte, e se adapta à climas bem severos. Estes animais chegaram a região através dos britânicos, e são descendentes dos pôneis galeses, Galloway (agora extinto) e New Forest. Os primeiros pôneis foram cruzando entre eles, sem manejo humano, e se agrupando em um único tipo, que agora é reconhecido como o pônei de Terra Nova. 

Hoje, a raça encontra-se em risco de extinção, pois existem apenas 400 indivíduos. O Pônei Terra Nova foi objeto de um estudo com o objetivo de determinar a presença da mutação no gene DMRT3 causando andaduras adicionais: o estudo de 26 sujeitos possibilitou detectar a presença dessa mutação em 11,5% deles, além de confirmar a existência de cavalos com andamentos adicionais entre a raça.  

Cavalos da Ilha Sable

Na costa da Nova Escócia vive uma espécie de cavalos selvagens reconhecidos como Cavalos da Ilha Sable. Estes indivíduos são protegidos pelo governo federal canadense, pois existem apenas 400 animais vivos. 

Acredita-se que estes cavalos são oriundos de pôneis abandonados na Ilha de Sable, que estavam em um navio que naufragou na região. Estes animais foram procriando e se adaptando a região. Hoje, a raça se destaca pela pelagem e morfologia. 

Pônei Indiano Lac La Croix

Uma raça considerada semisselvagem. Este é o Pônei Indiano Lac La Croix, reconhecidos no Canada pela sigla LLCIP. São resultado de uma seleção natural promovida pelo cruzamento de cavalos canadenses com o Mustang Espanhol.  

Em 1977, um cidadão americano, Fred Isham, notou uma manada de pôneis na mata perto de Lac La Croix, numa época em que essa população era objeto de polêmica e regularmente abatida. Ele recolheu esses cavalos e os levou para os Estados Unidos. Na ocasião, o último garanhão livre havia desaparecido. Tentando evitar a extinção da raça, ele cruzou quatro éguas com garanhões da raça Mustang Espanhol. 

Desde então, esses cavalos estão sujeitos a medidas de proteção e em 1993, a Rare Breeds Canada liberou fundos para permitir o retorno desses cavalos ao território. Compraram uma manada de 13 póneis e em 2005, o rebanho total chegou a 93 indivíduos. 

Você já ouviu falar de alguma dessas raças? Uma bela coleção de cavalos! 

Fonte: Cowboys Magazine / Wikipedia 

Fotos: Wikipedia 

Leia mais curiosidades aqui. 

WordPress Ads
WordPress Ads