Você sabe a diferença entre puro de origem, puro por cruza e mestiço?

Luciano Rodrigues explica para você a diferença entre os animais da raça Quarto de Milha puro de origem, puro por cruza e mestiço

A ABQM oferece o Serviço de Registro Genealógico do Cavalo Quarto de Milha – SRGCQM. Acima de tudo, responsável em ‘manter o registro genealógico, a identidade e propriedade do cavalo Quarto de Milha, zelando pela pureza da Raça e para tais fins’.

Portanto, é através deste serviço que a ABQM registra os animais da raça. Com um acompanhamento, através de sua equipe técnica, desde a comunicação de cobertura do garanhão, passando pelo nascimento e vistoria do potro até a morte do animal.

A fim de buscar manter o padrão racial do cavalo Quarto de Milha, a ABQM emite o Certificado de Registro para os animais. Antes de mais nada, podemos dizer que equivale a um ‘documento de identidade’. O certificado diz que aquele animal responde as exigências técnicas do padrão racial.

Contudo, cruzamentos com outros animais, principalmente com o Puro Sangue Inglês, foram e são aceitos conforme alguns critérios. Porém, com anotação no Registro Genealógico sobre a categoria, conforme o nível de pureza do animal.

LEIA TAMBÉM

Puro de origem

Os animais considerados puros de origem devem descender de genitores devidamente registrados em Stub Book Oficial. Consideram-se, então, puros os animais registrados a partir de 1940, quando a American Quarter Horse Association- AQHA foi criada. Eventualmente, houve o registro do primeiro animal: Wimpy.

A partir destes registros na AQHA é que se tem a manutenção do padrão racial. No Brasil, com a criação da ABQM, no dia 15 de agosto de 1969, os registros se pautavam nos animais com registro na AQHA. Principalmente pelas importações de animais realizadas pela Swift-King Ranch. O primeiro animal registrado na ABQM foi Caracolito.

Mestiços

O cruzamento de garanhões devidamente registrado em Stud Book Oficial com éguas sem registro é possível. Em outras palavras, precisa ter anotação no Registro Genealógico como animal mestiço, ou seja, que tem entre 1/2 (meio) e 15/16 (quinze dezesseis avos) de composição racial Quarto de Milha.

Como exemplo, vejamos a égua Peppa Tol Fame, de propriedade Antenor Pinheiro, Rancho E3A. Peppa é filha de Impacto Tol Fame Kid, garanhão Puro de Origem. Sua mãe é Laidy E2A (sufixo anterior), uma égua sem registro. Assim, Peppa possui apenas 50% de pureza (Mestiço 1/2).

Luciano Rodrigues explica para você a diferença entre os animais da raça Quarto de Milha puro de origem, puro por cruza e mestiço
Fonte: ABQM

O fracionamento depende da localização do animal comum na árvore genealógica. Seguindo o seguinte padrão:

No caso da Peppa Tol Fame, podemos considerar os seguintes fracionamentos de pureza:

Outro exemplo é de Cromo Down Jet WA. Montado por Ana Carolina Cardozo, conseguiu o Tricampeonato da Associação Nacional dos Três Tambores – ANTT. Cromo é um mestiço 7/8, sua bisavó Zambia 43 é uma égua sem registro. Assim, de oito animais na 4ª geração (bisavôs), apenas um não é puro. Por isso, sete animais puros de um total de oito animais (7/8).

Luciano Rodrigues explica para você a diferença entre os animais da raça Quarto de Milha puro de origem, puro por cruza e mestiço

Puros por cruza ou puros por cruzamento

Os animais puros por cruza ou puros por cruzamento, seguem o mesmo raciocínio dos mestiços. Porém, sendo analisados a partir da 6º geração (tetravôs). Com composição racional igual ou superior a 31/32 avos, ‘obtidos através de cruzamentos com éguas sem registros no SRGCQM ou com animais puros de outras raças, devidamente cadastrados na ABQM’.

Puros por cruza ou puros por cruzamento possuem animais puro de origem até a 5ª geração, a partir da 6º geração surgem os animais sem registro.

Essa categorização é importante para manter e aprimorar a raça, contudo, não se deve realizar julgamentos de valor de animais sem ou com registro, antes de avaliar questões morfológicas e de conformação.

REFERÊNCIAS

Colaboração: Luciano Ferreira Rodrigues Filho
Cavaleiro e Pesquisador | Campeira Dom Herculano |
lu_fr@yahoo.com.br
Crédito da foto: Divulgação/Pexels

Veja outras notícias no portal Cavalus

Deixe um comentário