Curiosidades

Você sabe como os cavalos dormem?

Publicado

⠀em

Ato de dormir em pé se deve ao instinto de se proteger, estando alerta à possível ataques de outros animais e demais situações perigosas

Você sabe como os cavalos dormem? Essa pergunta pode até parecer meio boba, mas, certamente, muitas pessoas – principalmente aquelas que não são do meio do cavalo – não sabem a resposta.

Dessa forma, já esclarecendo essa dúvida, os cavalos podem dormir em pé ou deitados. Mas o que vai determinar a forma de dormirem é as circunstâncias, já que eles permanecem em alertas por instinto próprio.

Sono equino

Porém, antes de entendermos como os cavalos dormem, é preciso conhecer um pouco da fisiologia dos equinos. Ao contrário de alguns animais que podem dormir profundamente durante um dia inteiro após se alimentar excessivamente, os cavalos estão sempre em alerta, já que é um instinto para evitar ataques de outros animais.

Independente de estarem deitados ou não, eles sempre estarão prestando atenção no que acontece ao seu redor e pronto para fugir de alguma situação perigosa. Por este motivo, é até difícil identificar quantas horas por dia os cavalos dormem.

Estima-se que os potros durmam uma média de 12 horas por dia, quando jovens chegam a seis horas e adultos somente três horas por dia. O fator ambiental também interfere no sono dos cavalos, como época do ano, chegada do calor ou do inverno, além dos fatores biológicos do próprio animal, como gravidez e amamentação dos filhotes.

Dormir em pé

Os cavalos só conseguem dormir em pé porque possuem ligamentos especiais, que são chamados suspensores do boleto, capazes de fixar as articulações das pernas, impedindo-as de se dobrarem enquanto estão dormindo.

Porém, para sonhar, o cavalo consegue apenas na fase REM (Rapid Eyes Moviment), ou movimento rápido dos olhos), quando se deita ou apoia. Nessa etapa, todos os músculos precisam estar relaxados, inclusive os das pernas.

Dormir deitado

Apesar de dormir a maior parte do tempo em pé, ocasionalmente os cavalos tiram sonecas durante o dia deitados. Porém, o animal só costuma deitar quando sente que o local onde está é seguro ou na companhia de outros cavalos, já que, enquanto alguns dormem, outros estão em alerta, zelando pela segurança de todos.

Fonte: Protécnica
Crédito da foto: Divulgação

Veja mais notícias da editoria Curiosidades no portal Cavalus

WordPress Ads
WordPress Ads