destaque

Cavaleiros brasileiros ficam no Top 3 na CEI3 160 Km da FEI Ermelo International Endurance Évents 2023

Montando animais da raça Árabe e de criação nacional, André Vidiz e Felipe Morgulis deram um passo importante rumo à qualificação para o Mundial da modalidade de 2024

Publicado

⠀em

Cavaleiros brasileiros ficam no Top 3 na CEI3 160 Km da FEI Ermelo International Endurance Évents 2023

Dois cavaleiros brasileiros se destacaram durante o FEI Ermelo International Endurance Évents 2023, realizado em Ermelo, na Holanda, no final de semana do Campeonato Europeu. Em disputa válida pela categoria CEI*** 160km, no dia 2 de setembro, André Vidiz, montando Shogun Endurance, terminou em segundo lugar, enquanto Felipe Morgulis, montando Blue Jeans Endurance, ficou em terceiro lugar.

Guilherme Ferreira Santos, técnico da Equipe Brasileira de Enduro Equestre, explica que esses resultados serviram como um importante passo no processo de qualificação para o Mundial da modalidade de 2024, que ocorrerá na França. “Fazer e concluir uma prova de 160km é sempre um mérito. Neste caso, só 10 concluíram”.

A prova em Ermelo foi particularmente desafiadora. O percurso incluiu variações de direção e tipos de terreno, tornando-a técnica e exigente, especialmente devido ao calor. “Fiquei muito feliz com o meu resultado, porque além do nível competitivo da prova: 160 km com 26 cavalos no Open do Europeu, já diz bastante sobre o que foi a prova. Muito técnica, principalmente, pelo calor do dia e também pela trilha que tinha muitas mudanças de direção e mudanças de tipo de piso”, conta André Vidiz.

Felipe Morgulis enfatiza que o plano inicial era administrar a corrida, mas, à medida que os cavalos se mostravam bem, eles aumentaram o ritmo, conquistando o segundo e terceiro lugares. “Após 60km, vendo como os cavalos estavam bem, o André e eu começamos a aumentar o ritmo, enquanto alguns cavalos que estavam a nossa frente começaram a sentir um pouco o ritmo mais forte”, lembra o cavaleiro.

André Vidiz

Criação nacional do cavalo Árabe se destaca no enduro

Ambos os cavalos utilizados pelos brasileiros durante o European Championship 2023, Shogun Endurance e Blue Jeans Endurance, são da raça Puro Sangue Árabe, criados no Haras Endurance, localizado em Bragança Paulista (SP). Além disso, os dois animais são filhos do mesmo garanhão, Momix Endurance.

Para Felipe Morgulis, ter dois cavalos brasileiros, filhos do mesmo garanhão, no pódio de um dos eventos mais importantes do calendário do Enduro Internacional é motivo de orgulho para o Brasil. “O Haras Endurance há mais de 30 anos se dedica a criação de cavalos de ponta para o esporte. Obviamente, devemos agradecer muito também ao Centro de Treinamento SG Endurance, com o qual estabelecemos uma relação de colaboração que tem levado o Brasil nas posições mais altas das competições internacionais”.

Felipe Morgulis

André Vidiz acrescenta: “Mais uma vez fica provada a qualidade da criação de cavalos de Enduro brasileira. A gente está no nível da melhor genética do mundo, só ocorre o empecilho de conseguir chegar com os cavalos brasileiros na Europa, por causa das questões sanitárias. Mas quando os cavalos brasileiros chegam lá, eles mostram o seu valor e acho que isso foi mais um exemplo”, pontua o cavaleiro.

Com esse impressionante desempenho, André Vidiz e Felipe Morgulis deram um importante passo rumo ao Mundial de Enduro Equestre de 2024, que será realizado na França. Agora, o foco está em uma preparação sólida e dedicada, já que o nível de competição até o Mundial é ainda mais elevado.

Orgulho para os cavaleiros brasileiros

Ambos os cavaleiros brasileiros estão determinados a representar o país com excelência, demonstrando a força da criação nacional de cavalos para a modalidade e buscando resultados igualmente impressionantes no cenário internacional. A conquista em Ermelo é um passo importante nessa jornada e um testemunho do potencial dos cavalos brasileiros no cenário global do enduro equestre.

Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Fotos: Divulgação/Murielle Mulder

Leia mais notícias aqui.

WordPress Ads
WordPress Ads