Monsenhor Rach conquista 5° vitória consecutiva

Após estabelecer um novo recorde na distância de 2.000 metros, o castanho Monsenhor Rach, de quatro anos, alcançou sua quinta vitória consecutiva ao triunfar no Prêmio Lucas Quintana Handicap

Monsenhor Rach vence prova realizada no dia 14 de junho no Hipódromo de Cidade Jardim, no Jockey Club de São Paulo, com organização da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA).

PRÊMIO LUCAS QUINTANA, VITÓRIA DE MONSENHOR RACH

A largada foi equilibrada, com todos os cavalos agrupados, até que o veloz Cromo D’Jok Trio (\*D’Jok Py x RT Crysti por Nawwak NA), sob a condução precisa do jóquei Valdir de Souza, assumiu a dianteira e abriu até 10 corpos de vantagem, mantendo-se na liderança até os 200 metros finais.

Enquanto o tordilho de seis anos dominava a prova, Monsenhor Rach (Seraphin Du Paon x Musa Rach por \*Polonez), montado pela primeira vez pelo jóquei João Moreira, tomou a segunda posição e iniciou sua perseguição ao líder.

Nos 200 metros finais, Monsenhor Rach avançou por fora, emparelhou com Cromo D’Jok Trio, ultrapassou-o e cruzou a linha de chegada com ¼ de corpo de vantagem, completando os 2.000 metros da pista de grama em 2:19.430.

Treinado por Lucas Quintana – homenageado da corrida –, Monsenhor Rach tornou-se o primeiro cavalo a vencer cinco provas consecutivas da raça Árabe no Brasil.

“Monsenhor vem fazendo uma campanha excepcional, superando handicaps cada vez mais desafiadores. Quebrou o recorde dos 2.000 metros na penúlti-ma corrida e agora venceu com apenas cinco milésimos de segundo a mais. É um dos melhores cavalos da letra M do Rach Stud que já treinei. Esta vitória foi ainda mais especial por ter ocorrido na prova que leva meu nome, uma homenagem da ABCCA que muito me honrou”, afirmou o treinador Lucas Quintana.

PREMIAÇÃO PRÊMIO LUCAS QUINTANA

O criador e proprietário do Rach Stud, Ricardo Jamil Saliba, também celebrou a vitória: “Foi uma corrida emocionante. O jóquei do Cromo D’Jok Trio usou uma excelente estratégia, o que melhorou muito o desempenho do cavalo em relação à última corrida e deu bastante trabalho ao Monsenhor Rach. Isso só valorizou ainda mais a vitória. Como incentivadores das corridas, ficamos muito felizes ao ver uma prova equilibrada. Acreditamos que Monsenhor Rach está no auge de sua carreira. Em julho, ele deve disputar o Grande Prêmio Nacional do Cavalo Árabe, que provavelmente será sua última corrida. Nosso plano é levá-lo à reprodução e, futuramente, para o enduro.”

O Prêmio Lucas Quintana Handicap foi uma realização conjunta da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA) com o Jockey Club de São Paulo.

PRÊMIO LUCAS QUINTANA HANDICAP

2.000m grama – Produtos de 3 e mais anos

1 MONSENHOR RACH (Seraphin Du Paon x Musa Rach by *Polonez)

J: João Moreira

T: Lucas Quintana

O/B: Rodrigo Storani Saliba / Rach Stud Agropecuária Ltda.

2 CROMO D´JOK TRIO (*D´Jok Py x RT Crysti by Nawwak NA)

J: Valdir Souza

T: Thiago Haidar

O/B: Trio Agropecuária Ltda.

3 RG EL BAK (RG Karat x *Endora by Wojslaw)

J: Jeffecleone Bispo

T: Estanislau

O/B: Claudio Roberto Guimarães Ribas

4 STUD BRASIL ITACARÉ (Stud Brasil Mondesir x *Manari by Dormane)

J: Jeane Alves

T: Thiago Haidar

O: Haras Platina

B: Fazenda e Haras Stud Brasil Agropecuária Ltda.

5 RG KOMETA (Cáceres CSM x Campanha CSM by *Eksport)

J: Keylla Costa Ap4

T: Estanislau Petrochinski

O/B: Cláudio Roberto Guimarães Ribas

Fotos : Porfírio Menezes

Texto : Cidinha Frazão