Dicas do Nitta

Quais são os cuidados que o criador deve ter para manter os pelos dos cavalos bonitos e sedosos?

Médico veterinário e juiz de provas da ABQM Thiago Nitta ensina quais cuidados devemos ter com o pelo dos cavalos

Publicado

⠀em

Quais são os cuidados que o criador deve ter para manter os pelos do cavalo bonitos e sedosos?

Ter um cavalo com pelos lindos, macios e sedosos pode ser mais fácil do que imaginamos. Os pelos dos cavalos são reflexo de sua alimentação. Se ele possui uma dieta balanceada, terá pelos sedosos.

Além da crina e rabo, existem outros pelos dos cavalos que devem ter uma atenção a mais. Você já ouviu falar nas vibrissas e o trago? Sabe o que são?

Vibrissas são os pelos que estão localizados próximos do nariz e da boca do animal. Mais grossos e compridos, possuem uma função sensorial, auxiliando o cavalo na identificação dos objetos, já que seus olhos são localizados ao lado da cabeça.

Já o trago são os pelos localizados na orelha dos cavalos. Serviam para proteger o ouvido a água da chuva, por exemplo.

Mas, com o a modernização da criação, houve a mudança nos hábitos dos animais e essas proteções instintivas passaram a não ter mais tanta utilidade.

Segundo o médico veterinário e juiz de provas da ABQM, Thiago Nitta, nos dias de hoje, os cavalos mudaram muito seus hábitos, eles não têm mais essa habilidade de reconhecer alguma coisa por conta desses pelos. “Por isso, por questão estética, principalmente nos animais de leilão, estes pelos são cortados”, afirma.

Mas a remoção desses pelo traz malefícios?

Segundo o médico veterinário não, pois os cavalos são criados em confinamento, em baias, não tendo a necessidade de reconhecer algum perigo, ou inibir que a água da chuva entre no ouvido, por exemplo, já que ficam protegidos.

“Hoje eles não precisam mais se proteger das onças, seu predador natural, ou de animais peçonhentos, pois a modernização do manejo os protegem destes males”, explica.

Mas, essa mudança nos hábitos também trouxe benefícios aos cavalos. Hoje, de acordo com a explicação do veterinário, a visão deles por exemplo está muito mais aguçada, permitindo que ele visualize melhor os obstáculos e perigos.

“Estes cortes servem até mesmo como uma questão de higiene, porque a partir do momento que você tem um pelo removido da região da orelha, por exemplo, a chance visualizar um ectoparasita como um carrapato é muito grande. E o trauma causado pelo carrapato é muito maior que o corte do pelo”, explica.

Precisamos tosar os pelos dos cavalos?

Essa é uma dúvida recorrente, afinal, devemos ou não tosar um cavalo?

Segundo Nitta o cavalo não precisa ser tosado. No inverno, devido à queda da temperatura, os pelos do animal aumentam como uma questão de aquecimento natural. O maior medo, com isso, é com relação ao suor do animal, que deixaria o pelo molhado.

Mas, segundo o veterinário, o bom manejo nutricional, escovação adequada e o uso de capas já protegem o animal, extinguindo a necessidade da tosa.

Como manter a qualidade dos pelos dos cavalos?

Nitta reforça que o pelos do animal são reflexo da qualidade nutricional dele. “Um cavalo bem nutrido, com uma dieta balanceada, terá um pelo bonito e brilhante. E se a pelagem do animal não estiver bonita, é sinal que a qualidade da alimentação do animal deve ser observada”, alerta.

Crina, quais são os cuidados?

O corte da crina, explica o veterinário, é uma questão de gosto pessoal do dono do cavalo ou mesmo racial. “Os cavalos Crioulos e Quarto de Milha por exemplo, possuem cortes especiais que sinalizam a raça. Mas isso é uma questão de gosto do criador”.

Para ter crinas bonitas e brilhantes, o veterinário aconselha pentear a crina com frequência, desembaraçando os fios com uma escova adequada. Ela não pode ter cerdas muito duras e nem ser passada com muita agressividade, pois isso pode deixar o animal nervoso.

“Divida os pelos em mechas e penteie uma a uma até obter um pelo leve e sem resíduos de pó e outros elementos. Ela também deve ser lavada adequadamente, com um xampu apropriado”, explica.

Se a crina estiver muito embaraçada, existem no mercado produtos chamados amaciadores, uma espécie de condicionador para cavalos que pode ser utilizado para ajudar a desembaraçar os fios.

Os cuidados com a higiene da crina do animal são essenciais para manter a saúde do animal em dia. Uma boa aparência não é apenas uma questão de estética, mas também demostra a saúde do cavalo.

Por isso, ao perceber qualquer alteração com os pelos o seu animal, procure por um médico veterinário.

Por: Camila Pedroso

Foto: Divulgação/Pixabay

Mais notícias no portal Cavalus

WordPress Ads
WordPress Ads