Geral

Abdalla Abib tem parte da sua história misturada com a do Quarto de Milha

Publicado

⠀em

Ele é uma verdadeira enciclopédia da raça Quarto de Milha e tem profundo conhecimento da área da comunicação voltada ao cavalo, especialmente

Abdalla Jorge Abib, 65, nasceu em Assis, interior paulista, e hoje mora na capital. Cursou a FMU em São Paulo e sua história de vida profissional, sem dúvida, se mistura com a do Quarto de Milha. Ele acompanhou não só o surgimento bem como o desenvolvimento da raça no Brasil, além da fundação da ABQM.

Foram 33 anos dedicados ao Quarto de Milha como funcionário da ABQM, atuando na área de Marketing e Comunicação. Entre as atividades desenvolvidas, Abdalla foi o responsável pela produção e edição da Revista Quarto de Milha, o primeiro órgão oficial da entidade. Com toda a certeza, ele é um dos que mais entendem de cavalo e da raça no Brasil.

Conversamos com ele, confira!

Começo

“Meu envolvimento com a área do agro e do cavalo, especificamente, teve como base a Revista APB – Agricultura e Pecuária Brasileira, de propriedade do meu pai. Era um veículo em âmbito nacional, que abrangia várias raças equinas, bovinas e ovinas. Além disso, focava também a área da agricultura. Aos 15 anos de idade, pelo menos umas duas vezes por semana, eu ia ao escritório, na parte da tarde logo após a escola. A curiosidade sobre o assunto surgiu forte.

Naquela época, já gostava muito de filmes de faroeste e colecionava gibis do Cavaleiro Negro, Durango Kid, Zorro, Roy Rogers (que hoje se tornaram relíquias). Fora o conteúdo jornalístico da Revista APB, ela foi importante também para eu tomar conhecimento sobre a área gráfica, pois naquele tempo era utilizando o sistema de clichês para impressão. A saber, uma placa inteiriça de metal, gravada em relevo a partir de uma matriz.

Em seguida, acompanhei o trabalho feito com as máquinas da IBM, usando esferas para a digitação dos textos e as montagens das páginas em poliéster. Passei também pelo período de ilustrações com trabalhos de aerografia, dos fotolitos convencionais, até o momento atual da era digital”.

A origem do Quarto de Milha no Brasil

“O surgimento do Quarto de Milha no Brasil foi em 1954, coincidentemente o ano em que nasci. E como acho que nada é por acaso, não sei se tem alguma relação com a paixão que mantenho pela raça até hoje. Desse modo, sabemos que a raça foi trazida para cá através de um grupo norte-americano muito forte, a Swift Armour, que era proprietário das maiores Fazendas no Texas, a Swift King Ranch.

Eles vieram investir em terras, adquirido quatro fazendas na região de Presidente Prudente/SP. Como resultado, veio na primeira remessa o garanhão Saltillo Jr e seis éguas, além de 270 cabeças de gado Santa Gertrudis. Pelo que li, a finalidade inicial da SKR com o QM era formar um plantel de tropa somente para o manejo das fazendas de gado. Contudo, seis anos depois, com a morte de Saltillo Jr em 1960, eles trouxeram para substituí-lo o garanhão Caracolito e outras éguas.

Pelas marcantes características que a raça possuía começou a despertar o interesse de fazendeiros e empresários da região. Então, a SKR fez o seu primeiro leilão, em maio de 1968, na Fazenda Bartira, comandado pelo leiloeiro Trajano Silva. O Quarto de Milha, que tinha um tipo forte e compacto, como eram Saltilho Jr e Caracolito, cruzando com as éguas com sangue inglês, resultou em um animal bem aceito na região para lida, corrida e provas funcionais.

Outros animais dessa épica se tornaram importantes para o desenvolvimento da raça: El Zorrero, Failas Ambassador, Dan’s Boy Skippy, San Cardenal, Sucesso SKR,Víbora Solano, Proud Effort, Obrigativo SKR, entre outros. E as matrizes, como Macanuda SKR, Make Merry, La Semilla, Pepita SKR, Safira SKR, entre outras. A partir de 1982 os animais nascidos eram registrados com o sufixo KRB (King Ranch do Brasil)”.

Relação com o Quarto de Milha

“A Revista APB foi um importante canal para eu me interessar em conhecer mais sobre cavalos e alguns criadores, que passaram a ser referência para mim. Acompanhava meu pai, meu cunhado Anielo Pernice, e também meu irmão mais velho Miguel, indo aos finais de semana em exposições agropecuárias. O interesse pelo Quarto de Milha, acima de tudo, só crescia. Assim como consumia informações sobre a ABQM. De tal forma que tenho no Dr. Heraldo Pessoa um exemplo de dedicação e símbolo disso tudo.

Entre os que contribuíram muito para o ‘ponta pé inicial’ da ABQM, o Dr. Heraldo sempre conta que o secretário executivo da AQHA, Don Jones, que foi residente no Brasil, prestando todo o auxílio e cooperação, foi peça importante. Inclusive, quando trouxe, sem despesas, o juiz Bill Verdugo para a primeira exposição do Quarto de Milha em 15 de agosto de 1969.

Oportunidade para o grupo que incluiu Dr. Heraldo, Dr. José Eugênio, Chiquito Furquim, Quartim Barbosa, Ruy Assumpção, entre outros, de fundar a ABQM.

Eles também contaram com o apoio de outros conhecidos nomes, como: José Macário, Domingos Medeiros (Dimanche), Adão Lereno, Geraldo Ribeiro de Souza, José Carlos Delfim Miranda, o ‘Cacau’, e o Renato Eugênio de Rezende Barbosa, o ‘Tô’, titular da Fazenda Berrante, em Assis/SP. Esse último plantel que se tornou um dos pioneiros com grande destaque na criação do Quarto de Milha, importando animais como Doc’s Gamay, Sanjay, entre outros.

E já no ano seguinte (1970), o cavalo Caracolito recebeu da ABQM o registro nº 1. Também surgiram treinadores que contribuíram muito para história da raça, como Jayme Rodrigues, Benedito Moreira, Marcão Toledo, Jairo Oliveira, Eloi Medeiros, entre outros, que serviram como professores para tantos outros profissionais”.

Em entrevista, Abdalla Abib conta sua história com o Quarto de Milha, um pouco do começo da raça, suas raizes e agradece aos parceiros
Um legado, ainda ativo, de mais de 40 anos de convívio com o Quarto de Milha

Aproximação com a ABQM

“Mais uma vez acompanhando o meu pai, e sem saber ainda o que representava e o que representaria para mim o Quarto de Milha, estive presente no primeiro leilão oficial da raça, realizado em fevereiro de 1972, na Água Branca/SP. E neste dia, depois de ver aqueles enormes animais, rústicos, fortes, me transportei aos filmes de faroeste.

Em suma, os anos passaram, e mesmo cursando a faculdade, sempre quando tinha ‘brecha’, frequentava outros eventos. Lembro que em 1978, meu pai e eu fomos com um grupo de criadores a convite do presidente da ABQM – Sérgio Paes de Almeida -, a São Vicente/SP, acompanhar alguns páreos de Corrida. Fiquei atônito com a velocidade dos animais.

Outros eventos de Quarto de Milha começaram a ocorrer na Água Branca, oportunidade de me aproximar ainda mais da ABQM e conhecer mais criadores”.

Entrada no mercado

“Já na década de 80, me lembro que tínhamos alguns criadores que eram clientes da Revista APB e outros que conheci frequentando eventos, como: José Nelson Fakri, Sérgio Nougués, Samir Jubran, os irmãos Sérgio e Wilton Paes de Almeida, Gianni Samaja, José Macário, Fauzet Farha, Renato Eugênio, Irmãos Rudney e Sidney Atalla, Fernando Muniz, Luiz Boccalato, Plínio Kiehl, entre outros.

Visto que, em uma das visitas a empresa de Nelson Fakri (avô do Sorocaba, da dupla sertaneja Fernando & Sorocaba), ele me fez a seguinte proposta: – “Você quer fazer uma revista de moda para a Tecelagem Lorena?” –. Foi algo que me pegou de surpresa. Todavia, lhe respondi que fazer revista não seria problema, mas de moda nunca havia imaginado produzir. Ele me tranquilizou dizendo que a família estaria envolvida com o projeto, me dando suporte com a estrutura necessária.

Então topei a parada e editei a revista com o lançamento das estações Primavera/Verão, veiculada durante um grande desfile no Clube Paineiras, em São Paulo/SP”.

Criação da Revista Quarto de Milha e a entrada na ABQM

“Logo depois disso, meu pai se aposentou e foi cuidar do pequeno haras que possuía em Assis. Assim como meu cunhado Anielo, com a família, mudou e transferiu a revista APB para a Assis. Aceitei, dessa forma, o convite de Nelson Fakri para trabalhar na comunicação e marketing de sua empresa (1983). Dois anos depois (1985), o Dr. Sérgio Luiz Rodovalho Nouguès foi eleito presidente da ABQM, o Sr. Nelson como Conselheiro Fiscal e me convidaram para produzir a Revista Quarto de Milha, que vinha sendo impressa em duas cores, produzida mais como um Informativo.

Foi a partir daí que tudo começou! E após a veiculação de 12 edições, o Dr. Sérgio manifestou a vontade de montar um departamento e produzir a revista na própria Associação. Quis que eu passasse a integrar o quadro de funcionários da ABQM, coordenando o departamento. Isso se deu em 2 de junho de 1986 e com muito orgulho e satisfação fiquei na Associação por 33 anos e meio, editando e produzindo a Revista Quarto de Milha.

Além destas funções, fui o responsável por vários anos da comunicação e marketing da entidade, atuando nas seções de Notícias e Leilões/Mercado, além de coordenar estas áreas nos eventos oficiais”.

Gratidão

“Tudo que eu disse anteriormente me ajudou a conhecer boa parte deste universo. Sempre procurei me informar e acho que fui feliz em conviver com as pessoas certas. Tenho muito que aprender ainda e meu conhecimento devo a várias pessoas, pois li entrevistas sobre elas ou em descontraídos bate-papos.

Sei que vou esquecer de mencionar alguns nomes, mas esses contribuíram para o meu conhecimento: José Nelson Fakri, Heraldo Pessoa, Sérgio Nouguès, Ovídio Ferreira, José Macário, Érico Braga, FauzetFarha, José Aprígio, Vicente Molla, Emílio Fanton, Márcio Tolentino, entre tantos outros.

E nos 50 anos de ABQM, completados no dia 15 de agosto do ano passado, indiretamente prestei serviços aos ex-presidentes: Sérgio Paes de Almeida, Samir Jubran e Gianni Samaja. Já nesses mais de 33 anos como funcionário, trabalhei diretamente com dez deles. Pela ordem: Sérgio Nouguês, José Macário, Érico Braga, Douglas Ferro, Ovídio Ferreira, Paulo Farha, Marcelo Ferreira, Fábio da Costa, Cicinho Varejão e Caco Auricchio (por apenas quatro meses)”.

Homenagem recebida no dia 15 de agosto de 2019, no aniversário de 50 Anos da ABQM

Momentos marcantes

“Durante esse longo período que estive envolvido com o Quarto de Milha, onde a maior parte foi dedicada à Revista Quarto de Milha, algumas edições ficarão marcadas em minha memória e creio que se tornaram importantes para a história da raça. Destaco entre elas a 1ª Especial de Garanhões, em 1991; a nº 71, com a inauguração da escultura do busto da raça na sede da ABQM; a edição comemorativa do 1º Congresso Brasileiro; a nº 73, com a inauguração do Jockey Club de Sorocaba; a edição 180, em 2008, com 364 páginas – o recorde até hoje; e a de Garanhões 2012, com 308 páginas.

Fico feliz também em ter estado presente na maioria dos eventos da ABQM, tanto os da área esportiva, como de mercado, através dos leilões e os de congraçamentos sociais, como o Hall da Fama e o Awards. Destaco o Campeonato Nacional de Conformação e Trabalho, que até 1988 era composto por várias etapas até ser realizado no ano seguinte, em uma única semana, em sua 12ª versão, na cidade de Curitiba/PR.

Estive na criação do 1º Congresso Brasileiro, em Bauru/SP, em 1991; no 1º Potro do Futuro e Nacional de Vaquejada, em 2003, na cidade de Bezerros/PE; participei do GP ABQM Potro do Futuro de Corrida, que inicialmente ocorreu em 1978, em Jaú/SP. Esse evento, aliás, foi realizado também em outros hipódromos paulistas, como Avaré e Ribeirão Preto, depois Brasília/DF, Curitiba/PR, Goiânia/GO, até que em 1991 passou a ser em definitivo no Jockey Club de Sorocaba/SP”.

Agradecimentos aos colegas de trabalho

“Mais da metade da minha vida foi dedicada ao Quarto de Milha e à ABQM. E embora saiba que também esquecerei de mencionar alguns nomes, quero compartilhar minha vivência profissional em todos esses anos de Revista Quarto de Milha, agradecendo alguns colegas que trabalharam comigo. Quer seja como colaboradores quer seja como prestadores de serviços.

Entre eles, Anielo Pernice (In Memorian), Mariluce Costa, Moacir Russo, Mara Iasi, Marcia Schmited, Marcelo Pernice, Daiane Barbosa, Juliana Santos, Elizabeth Sanchez, Ana Paula, Carol Biazon, Sebastião Nascimento, Cláudia Rivoiro, EliasPernice (In Memorian), Wagner Galante, Wilson do Amaral, Alvaro Maya, Hugo Lemes, Miguel Oliveira, Mauricio Messias, Gerson Verga, Fábio Cabrera, Gabriel Oliveira, Adilson Silva, Beto Negrão, Almir Xavier, Tony Mendes, Jaqueline Silva, Malu Cáceres, Faby Mattos, Aluiso Alves, Allan Damasceno, Eduardo Custódio, Marcelo Vergílio, Leandro Nascimento, Clovis Prates, entre outros”.

Hoje

“Só posso me orgulhar de tudo isso e dizer que ao longo desse período a Revista Quarto de Milha e a ABQM me proporcionaram a conquista de muitas amizades. Saí da ABQM, entretanto, continuo atuando na raça na produção de matérias jornalísticas, releases, assessoria de imprensa, além da criação de anúncios e outras peças promocionais. Dessa maneira, continuo à disposição dos quartistas profissionalmente através dos contatos: (11) 99918.6501 | [email protected].”

Por Luciana Omena
Crédito das fotos: Arquivo Pessoal

Veja mais notícias no Portal Cavalus

Geral

Confira a agenda de provas e eventos da segunda semana de dezembro

Se aproximando da reta final do ano, as associações de raça e modalidade seguem realizando suas competições em diversos estados brasileiros

Publicado

⠀em

Confira a agenda de provas e eventos da segunda semana de dezembro

Estamos nos aproximando da reta final do ano de 2023, entretanto, algumas associações de raça, modalidade e alguns ranchos e haras, seguem realizando suas provas, que acontecem em diversos estados brasileiros, como da raça Crioulo no Rio Grande do Sul e Mangalarga Marchador em Minas Gerais. O Portal Cavalus apresenta a agenda dessa semana com todas as provas.

Confira a agenda da segunda semana de dezembro:

05 a 10/12

2ª Etapa da Copa Sudeste 2023

Rancho Gabriela – Campos dos Goytacazes – RJ

5ª Vaquejada dos Eucaliptos

Parque dos Eucaliptos – Mataraca – PB

06 a 10/12

CSN 4* – 8º TOP RIDERS – SHP

Sociedade Hípica Paulista – São Paulo – SP

Vaquejada do Vianna

Fazenda Vianna – Iracema – CE

Concentração de Machos

Credenciadora Aberta

Exposição Morfológica

Freio Jovem

Freio do Proprietário

Credenciadora de Inéditos

Revisão Coletiva

Paleteada

Pavilhão da Festa da Uva – Caxias Do Sul – RS

6º GP Haras Pai e Filho 77

Campo Novo do Parecis – MT

6ª Etapa do Campeonato Paraense 2023/2024

Haras São Francisco – Acará – PA

07 a 09/12

1ª Etapa do II Velox Barrel Race

Arena Coberta – Campina Grande do Sul – PR

1ª Etapa do Campeonato Barretos 2023/2024

Parque do Peão – Barretos – SP

4ª Etapa da Copa Integral Mix

Haras do Lay – Capim Branco – MG

IV Exposição Natalina Regional de Araruama

Parque de Exposições de Araruama – Araruama – RJ

07 a 10/12

CAN / CDI Rocas do Volga

Coudelaria Rocas do Vouga – Itu – SP

1ª Exposição Regional Especializada Mangalarga de Jequié – BA

Jequié – BA

08/12

Copa Vips Ranch

Parque de Exposições Dr. Fernando Cruz Pimentel – EMAPA – Avaré – SP

08 e 09/12

1° Campeonato Estância Veio do Rio – 2ª ETAPA

Estância Veio do Rio – Umuarama – PR

1ª Copa de Marcha do Haras PBR

Haras PBR – Borda da Mata – MG

2ª Etapa MSTT 2023 – COTTMS

Arena Frigomar – Deodápolis, MS

08 a 10/12

Rodeio dos Campeões

Parque de Exposições – Londrina – PR

3ª Etapa do Circuito Baiano 2023

Haras GWM – Itajuípe – BA

09/12

2ª Etapa do 6º Campeonato Barretos de Ranch Sorting

Hípica do Parque do Peão de Barretos – Barretos – SP

2º ETAPA DA 1º COPA 2M

Estância São João – Campo Grande – MS

II Copa de Marcha M.M de Governador Valadares

Parque de Exposições José Tavares – Governador Valadares – MG

2ª Copa de Marcha Natalina Curvelo

Parque de Exposições – Curvelo – MG

I Copa de Marcha de Vargem Alta

Parque de Exposições Lair Alvarenga – Vargem Alta – ES

XVIII Copa de Marcha da Venda do Chico

Venda do Chico – Três Corações – MG

4 ª Etapa e Final do Inter-Fazendas

Centro Equestre Quintas do Império – Cachoeira do Campo – MG

Festa de Aniversário Rancho dos Cavalos

Rancho dos Cavalos – Mairinque – SP

Prova Rancho Pai & Filho

Rancho Pai & Filho – Prata – MG

Bolão Natalino de Pádua 2023

Rancho Santa Clara – Pádua – RJ

2ª Etapa da Copa Organnact Rodeio Show

Faz. NS Lourdes – Jaguariúna – SP

2º Etapa do VI Copa Noroeste

Parque de Exposições – Campo Mourão – PR

Regente Rodeio Show

Arena Coberta – Regente Feijó – SP

2ª Etapa do XIII Campeonato Acreano

Rancho Porta do Céu – Rio Branco – AC

VI Treinão NSG Vale Rações

Haras NSG – São Pedro –  SP

2ª Prova Rancho LN

Rancho LN – Atibaia – SP

3ª Prova CT Miranda

Parque de Exposições – Cornélio Procópio – PR

09 e 10/12

1º Treinão Prova de 3 Tambores

Brasilândia do Sul – PR

1ª Exposição de Inéditos e Provas Esportivas de Nova Canaã

Parque de Exposições de Nova Canaã – Nova Canaã – BA

10/12

Prova Esportiva – Nova Canaã

Parque de Exposições de Nova Canaã – Nova Canaã – BA

Vale destacar que devido ao fim de ano, algumas instituições já entraram em recesso, por isso a agenda pode ter uma redução na quantidade de provas.

Por Heloisa Alves/Portal Cavalus
Foto: Divulgação/Fernando Ulhoa

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Agro MP – A voz do Agronegócio

Neste último artigo do ano, Pardini apresenta um pouco da sua história e sobre a sua empresa Agro MP

Publicado

⠀em

Agro MP - A voz do Agronegócio

O repórter Tito Abreu cortou o estradão e seguiu até Jacareí, a 80 quilômetros da capital paulista. Lá, ele foi recebido por Marcelo Pardini num casarão de 1860, sede do condomínio onde reside o personagem da nossa reportagem, outrora uma destacada fazenda de café da região, às margens do rio Paraíba. Ao lado da esposa, Louisy, e da filha, Maria Júlia, o titular da marca registrada “Agro MP – A voz do Agronegócio” – contou a sua trajetória:

“A ligação com o campo vem desde cedo. Tanto a família do meu pai como os antepassados da minha mãe são ligados ao meio rural”, afirmou Pardini. “Sempre gostei de lidar com bois e cavalos. E a Natureza me serviu de inspiração para os primeiros versos”, revelou o eclético profissional, que atua em cinco frentes de trabalho: Narração, Poesia, Jornalismo, Marketing e Leilão Rural.

Nascido em São Paulo, Pardini passou os finais de semana no sítio da família, em Botucatu/SP, local onde os pais, o nefropediatra, Dr. João Tomás de Abreu Carvalhaes, e a veterinária, Dra. Teresa Maria Pardini, idealizaram o Haras MRM, em homenagem às letras iniciais dos filhos, Mariana, Rafael e Marcelo. “Tivemos a honra e o privilégio de conviver com os animais desde a tenra idade. Em 1989 começamos a seleção da raça Appaloosa, oriunda dos Estados Unidos, à época recém-chegada ao Brasil. Mais tarde, quando já tínhamos conquistado diversos títulos paulistas, nacionais e até panamericanos nas modalidades Baliza, Tambor, Rédeas, Laço em Dupla e Western Pleasure, decidimos criar o cavalo Quarto de Milha”.

Neste ínterim, Pardini começou a imitar os locutores de rodeio, especialmente os baluartes Asa Branca e Zé do Prato, seus ídolos naquele tempo, vindo a atuar como narrador em diversas festas de peão, dentre elas, Lençóis Paulista, Jaguariúna e Barretos, sob o pseudônimo de Marcelinho Paulista. “Atuei profissionalmente dos 15 aos 21 anos de idade, tanto em rodeios como em provas. Uni o útil ao agradável”, relembrou em tom de saudade. A paixão pela Poesia nascia ali. E o então adolescente escreveu os seus primeiros poemas. Mais tarde, formou-se em Jornalismo e fez pós-graduação em Marketing, publicando livros autorais, hoje disponíveis em formato eBook, à venda na Amazon. “O meio rural permeou os meus pensamentos e deu vazão à minha veia poética caipira”, frisou.

Agro MP

Pardini se tornou um dos leiloeiros rurais mais versáteis do Brasil, tendo iniciado a carreira em 2005, com apoio da Djalma Leilões. “Saí da faculdade empregado na mais importante revista de Economia do país, mas me frustrei com o Jornalismo, especialmente devido à falta de ética e ao viés ideológico. Ao passo que também não queria mais trabalhar com Rodeio, então, decidi pelo Leilão Rural, profissão a qual escolhi e fui escolhido por ela”, detalhou. Atualmente, ele também é o narrador oficial do Jockey Club de Sorocaba, o principal hipódromo de cavalos Quarto de Milha na América Latina, e empresta a sua voz aos eventos do Núcleo Mangalarga da Alta Mogiana.

“Sou grato a Deus pelas oportunidades que surgiram em minha vida através do cavalo. Esse ser magnífico me permitiu conhecer diferentes culturas hípicas, como a portuguesa e a italiana, uma vez que a linguagem equestre é universal”, emocionou-se. “Costumo dizer que quanto mais perto dos equinos nós estamos, melhores seres humanos nós nos tornamos”.

A prosa seguiu noite adentro, Pardini, sempre solícito aos questionamentos, fez questão de frisar o amor de sua filha para com a vida rural, especialmente em relação aos equinos. “Ressalto que o meio do cavalo é o melhor formador de caráter para as crianças. Nas provas, a meninada lida com pessoas de diferentes credos religiosos e classes sociais: aprende sobre compreensão e respeito. Nos torneios, o jovem tem derrotas e vitórias, trabalha a aceitação e a humildade. E, sobretudo, reconhece limites, os próprios e os do seu amado companheiro de quatro patas. Portanto, sempre a apoiarei nos cuidados para com os animais”.

Após um delicioso jantar, Pardini se despediu da nossa equipe de reportagem com mais algumas de suas frases bem elaboradas, depois de ser perguntado sobre o que o motiva na busca pela evolução contínua: “A Fé é o meu guia e a consciência o meu juiz”. E reforçou: “é fazer o bem, para colher o bem; trabalhar com generosidade e ter gratidão, pois a Fé, o amor e o pensamento positivo nos levam à evolução”.

Artigo assinado por Marcelo Pardini, narrador, poeta, jornalista, pós-graduado em Marketing e leiloeiro rural. Titular da marca Agro MP – A voz do Agronegócio.

Foto: Divulgação/Marcelo Pardini

E-mail: [email protected] / Instagram: marcelopardinioficial

Leia mais artigos de Marcelo Pardini aqui

Continue lendo

Geral

Dia do Ferrador reforça a importância da profissão no meio equestre

Profissional que cuida dos cascos dos cavalos contribui diretamente para o bem-estar animal

Publicado

⠀em

Dia do Ferrador reforça a importância da profissão no meio equestre

Nesta sexta-feira (01), é comemorado o Dia do Ferrador, uma data para celebrar os profissionais desse ramo que atuam diretamente para o bem-estar dos cavalos. Até o momento, a data não é instituída por lei, tendo apenas um projeto de lei do deputado estadual do Rio Grande do Sul, Sérgio Turra.

A justificativa para o projeto é de dar o reconhecimento para estes profissionais. O cuidado com a saúde e bem-estar dos cavalos exige dedicação, destacando a relevância do ferrageamento dos cascos para a proteção do animal. Um trabalho importante para os animais de rodeios crioulos, cavalgadas, passeio e trabalho em fazenda”, justificou o deputado.

Dia do Ferrador

Apesar de não estar instituída por lei no Brasil, a data não pode ser passada em branco. Vale lembrar que o ferrador é o responsável por cuidar dos cascos dos cavalos, algo que podemos assimilar aos sapatos. Levando em consideração essa associação, um sapato, que não esteja confortável pode prejudicar e muito no bem-estar e no caso dos cavalos não é diferente.

Por isso, tal profissional está relacionado diretamente com o bem-estar animal, sendo necessário o uso de material adequado e a busca por conhecimento constante para levar o melhor para os cavalos, sejam eles atletas ou não.

O Portal Cavalus agradece a todos os ferradores por sua dedicação e cuidado com os cavalos, um ser que nos move e nos ensina muito. Parabéns pelo seu dia!

Por Heloísa Alves/Portal Cavalus
Foto: Divulgação/Mustad Brasil

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Mormo é tema do último episódio do Podcast Cavalus que vai ao ar nesta quinta-feira

No total, a primeira temporada contou com episódios, todos gravados durante a ABRAVEQ, realizada em julho na cidade de Campinas (SP)

Publicado

⠀em

Mormo é tema do último episódio Podcast Cavalus que vai ao ar nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira (30), vai ao ar o último episódio da primeira temporada do Podcast Cavalus, um programa desenvolvido pelo Grupo Cavalus de comunicação, com convidados especialistas que falaram sobre diversos temas pertinentes ao meio do cavalo.

Mormo

Neste décimo e último episódio da primeira temporada do Podcast Cavalus, o convidado foi o professor Carlos Eduardo Nogueira, que é também Consultor Técnico da Câmara Setorial – MAPA.

Durante o programa, o assunto abordado foi Mormo, uma doença extremamente importante para o mercado de cavalos, pois está relacionada com a questão sanitária, e a partir do momento que temos um caso positivo a propriedade é interditada até sanar todos os possíveis animais acometidos ou que possam estar portando a doença.

Vale destacar que em São Paulo, desde julho deste ano, o exame de Mormo deixou de ser obrigatório, atendendo à Resolução nº 45 de 2023, que altera incisos da Resolução SAA 78 de 2021.

Além do Mormo, Carlos Nogueira falou sobre como funciona o trabalho dentro da Câmara Setorial, afim de assessorar o Ministério da Agricultura e Pecuária.

Para Hélio Itapema, um dos apresentadores do programa, esse é um assunto muito importante, que envolve economia, questões zoossanitárias, que precisam de decisões embasadas com conhecimento.

Podcast Cavalus e parceiros

No total, o Podcast Cavalus contou com 10 episódios que foram lançados semanalmente em várias plataformas. O projeto tem como intuito seguir um formato itinerante, com cada temporada produzida em um local diferente. Nesta primeira temporada, as gravações foram feitas durante a ABRAVEQ, realizada em julho na cidade de Campinas (SP). Além da parceria com os convidados, o programa conta com o apoio da Integral Mix e Cutter Jeans. Todos os episódios podem ser conferidos através do CavalusPlay no YouTube.

Por Heloisa Alves/Portal Cavalus
Fotos: Reprodução/Youtube

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Agenda da primeira semana de dezembro tem provas espalhadas pelo país

Último mês do ano conta com diversas competições de raças e modalidades diferentes em todos os cantos do Brasil

Publicado

⠀em

Agenda da primeira semana de dezembro tem provas espalhadas pelo país

Dezembro está quase batendo na porta, nos aproximando da reta final de 2023. Entretanto, as competições equestres continuam a todo vapor em todo o Brasil. Um dos destaques da agenda da primeira semana de dezembro é o VS Festival, o maior Tira-Teima, um dos mais aguardados entre os competidores de Três Tambores.

O Portal Cavalus apresenta a agenda dos últimos dias de novembro e da primeira semana de dezembro.

Confira a agenda da primeira semana de dezembro:

27/11 a 03/12
VS Festival
Haras Raphaela – Tietê – SP

28/11 a 02/12
Expo Sul – Lages
Parque Conta Dinheiro – Lages – SC

2ª Exposição Especializada do C. Mangalarga Marchador de Avaré
Parque de Exposições de Avaré – Avaré – SP

29/11 a 02/12
II Expo São Lourenço Faturar
Parque Municipal Ilha Antônio Dutra – São Lourenço – MG

Final Nacional de Campereada – Esteio
Final Ranch Sorting – Esteio
Parque de Exposições Assis Brasil – Esteio – RS

29/11 a 03/12
5ª Vaquejada Parque João e Maria
Parque João e Maria – São Luis – MA

30/11 e 01/12
1ª Etapa Copa MT de Ranch Sorting
Estância GM – Mirassol d’Oeste – MT

30/11 a 02/12
9º Edição Prova do Ricardinho
Rancho Mentel – Alto Garças – MT

2ª Etapa da V Copa Haras Turato
Haras Turato – Nova Independência – SP

30/11 a 03/12
Exposição Morfológica – Carazinho
Concentração de Machos – Carazinho
Credenciadora Mista – Carazinho
Paleteada – Carazinho
Parque Vali Albrecht – Carazinho – RS

IX CSN* Brasília Indoor
Sociedade Hípica de Brasília – Brasília – DF

01/12
I Copa Natalina de Marcha do Haras Cristal da Serra
Haras Cristal da Serra – Teresópolis – RJ

01 e 02/12
2º Etapa 11º Campeonato NTRMS
Acrissul – Campo Grande – MS

2ª Etapa do XII Campeonato Expovel
Parque de Exposições – Cascavel – PR

2ª Etapa do Campeonato ARQM 2023/2024
Jóquei C do Esp. Santo – Vilha Velha – ES

01 a 03/12
Cavalgada das Areis
Haras da Lagoa Branca – Viamão – RS

CEI – COLINA SP
Haras Cedro da Colina – Colina – SP

XXVI Copa Pernambuco & V Etapa do Circuito N/NE
Caxangá Golf & Country Club – Recife – PE

02/12
1º Etapa 5ª Campeonato de Laço Comprido Técnico e Braço NQMSSP
Cactus Ranch – Itapetininga – SP

Copa AMCT de Ranch Sorting – 5º Etapa
Working Horse – Esmeraldas – MG

Esquenta Copa RS de Ranch Sorting
Ranchão Sertanejo – Descalvado – SP

6ª Copa NUCAVE Barbacena – MG
Circuito de Marcha do Sudoeste de Minas – IV Etapa Passos
Parque de Exposição de Passos – Passos – MG

2ª Copa de Marcha do Haras Pardal
Haras Pardal – Três Marias – MG

2ª Copa de Marcha Haras São João
Haras São João – Matipó – MG

Rodeio Show Adolfo 2023
Recinto de Rodeio – Adolfo – SP

Final do Campeonato R. Quarto de Milha 2023
Rancho Quarto de Milha – Presidente Prudente – SP

Expo Miracatu Rodeio Show 2023
Parque de Exposições – Miracatu – SP

02/12 e 03/12
Etapa Final do Circuito Orobó
Parque Gustavo de Meludo – Orobó – PE

03/12
Prova FACAM 2023
Parque de Exposições – Álvares Machado – SP

03 a 10/12
IV Etapa do Campeonato Nordestino Expoapi
Parque de Exposições – Teresina – PI

Por Heloisa Alves/Portal Cavalus
Foto: Divulgação/Batata Bueno – Horse Sport TV

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Dia Nacional do Criador de Cavalos: data celebra o amor e paixão dos envolvidos nesse meio

Celebrado desde 2009, o Dia Nacional do Criador de Cavalos homenageia as pessoas envolvidas no universo equestre

Publicado

⠀em

Dia Nacional do Criador de Cavalos data celebra o amor e paixão dos envolvidos nesse meio

Desde 2009, o dia 24 de novembro é usado para homenagear as pessoas responsáveis pelo fomento da criação equestre no Brasil. O Dia Nacional do Criador de Cavalos é resultado de um Projeto de Lei do ex-senador Gilberto Goellner (DEM/MT), que recebeu parecer favorável na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal.

Dia Nacional do Criador de Cavalos

O intuito da proposta do parlamentar foi de homenagear todos aqueles envolvidos com cavalos, sejam eles criadores, veterinários, tratadores e atletas. O intuito da proposta do parlamentar foi de homenagear todos aqueles envolvidos com cavalos, sejam eles criadores, veterinários, tratadores e atletas.

 

Silhouette of stallion grazing in mountain meadow generated by artificial intelligence

Atualmente, de acordo com o IBGE, o Brasil é o quarto país em rebanho de equinos no mundo, possuindo mais de 5,8 milhões de animais, atrás apenas da China, México e Estados Unidos, vale ressaltar que o estado de Minas Gerais é o maior produtor no país nos dias atuais. Além disso, destaca-se que este mercado movimenta cerca de R$ 30 bilhões no país, segundo dados do estudo conduzido pelo engenheiro agrônomo e professor-doutor do departamento de economia, administração e sociologia da Esalq/USP, Roberto Arruda Souza Lima.

Nós, do Portal Cavalus, agradecemos a todos os criadores, que contribuíram e seguem contribuindo para que o cavalo permaneça ainda mais forte no nosso país, movimentando a economia, gerando emprego e fomentando esse universo que é único. Parabéns pelo Dia Nacional do Criador de Cavalos.

Por Heloisa Alves/Portal Cavalus
Fotos: Reprodução/Freepik

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

O direito em sermos melhores

Cooperemos, sejamos justos e honestos; tenhamos atitudes idôneas; mantenhamos a mente ocupada com bons princípios e ideais

Publicado

⠀em

O direito em sermos melhores

Já li diversas obras de Napoleon Hill, um dos autores motivacionais mais aclamados dos últimos 50 anos, cujo livro “O seu direito de ser rico” (CDG Editorial/2017) é a maior fonte de inspiração para quem quer crescer, melhorar e evoluir, sob todos os aspectos. Compreendi que quando temos um objetivo bem definido, um plano para alcançar as nossas metas, todas as nossas realizações pessoais resultam desse motivo principal, daí a importância em usarmos o poder do subconsciente para chegarmos às conquistas. “Ande no caminho certo, tenha Fé e faça de seu cérebro um transmissor de bons pensamentos, vibrando positivamente frente a qualquer situação”, escreveu Hill.

Cooperemos, sejamos justos e honestos; tenhamos atitudes idôneas em nossas transações; mantenhamos a mente ocupada com bons princípios e ideais; agradeçamos pelas bênçãos. “Quanto mais acertos diários você tem, mais dignidade você alimenta, logo, mais autoconfiança você adquire e melhor é o seu comportamento, para si mesmo e para os outros. Siga firme os desígnios de Deus, para que as oportunidades lhe sorriam. Esteja pronto para prosperar”.

Uma vez determinados e dispostos a crescermos, a cooperação nos chegará via pessoas e acontecimentos. Isso é sincronicidade. Quanto mais promovermos o bem, mais alegrias virão ao nosso encontro. Não nos esqueçamos: somos os únicos a nos impor limites. Façamos o que é certo, mesmo que os demais estejam fazendo o que é errado. Ousemos, arrisquemos, diferenciemo-nos pela alta qualidade em tudo que nos propusermos a fazer. Sejamos a nossa maior proteção diante das maldades do mundo. Valorizemos a família. Amemos o nosso ofício. Abençoemos àqueles que nos contratam. Criemos harmonia nos relacionamentos. Não negligenciemos o fazer o bem. “Se pensa em mudar o mundo, comece por si mesmo. Ensine mais pelo exemplo do que pelas palavras. Seja grande. Conecte-se com outras mentes vencedoras. Vide a Natureza, que cresce e floresce em contato com o outro. Lealdade constrói confiança. A soma sempre é maior do que as partes”.

Fé em ação. Livremo-nos da maldade, do medo e da inveja. Troquemos tais estados mentais por benemerência, coragem e admiração. Os bons exemplos devem ser copiados. O discípulo supera o mestre através da sua entrega extra e do seu comprometimento inegociável. “Respeite a ‘Lei do retorno aumentado’, que está em ação o tempo todo, evidenciando que quanto mais sólidos os seus passos, maiores os seus avanços rumo às metas”. Paz de espírito e humildade são combustíveis para a saúde do coração. Tenhamos boas intenções, mas, sobretudo, ajamos. Saiamos da inércia. Mexamo-nos, mesmo que seja para darmos um pequeno passo diante da longa jornada que teremos pela frente. “Boas atitudes são como imã para acontecimentos positivos. A sua persistência tem por base a vontade de vencer, um desejo ardente que o torna imbatível. O sucesso não pede explicações e o fracasso não permite desculpas”.

Dor, sofrimento, obstáculos, derrotas, perdas… Todos nós passamos por provas e expiações. O grande segredo é aceitarmos os golpes da vida e seguirmos adiante. A derrota nunca é fracasso, apenas um degrau a mais na escada da evolução. Enfrentemos os medos. “O homem tem o privilégio de desenvolver os próprios hábitos, destruí-los, substituí-los por outros, refiná-los, mudá-los. Temos essa prerrogativa e somos a única criatura na face da Terra com esse privilégio. Então, que usemos o nosso livre-arbítrio para sermos bons e promovermos o bem”. Reconheçamos que nenhuma experiência na vida é perdida, desde que não fiquemos nos lamentando pelos erros, enfrentemos o espelho e corrijamos as próprias falhas. Sejamos verdadeiros e não permitamos que a consciência pese sobre os pés. O presente é o nosso tempo de despertar. Afloremos o entusiasmo hoje. Vivamos em equilíbrio. Sejamos felizes.

Artigo assinado por Marcelo Pardini, narrador, poeta, jornalista, pós-graduado em Marketing e leiloeiro rural. Titular da marca Agro MP – A voz do Agronegócio.

Foto: Divulgação/Marcelo Pardini

E-mail: [email protected] / Instagram: marcelopardinioficial

Leia mais artigos de Marcelo Pardini aqui

Continue lendo

Geral

Podcast Cavalus dessa semana aborda a Medicina Esportiva e Terapias Articulares

Oitavo episódio da primeira temporada vai ao ar nesta quinta-feira (23) diretamente no canal CavalusPlay, no YouTube

Publicado

⠀em

Podcast Cavalus dessa semana aborda a Medicina Esportiva e Terapias Articulares

Nesta quinta-feira (23), vai ao ar mais um episódio do Podcast Cavalus, um programa que, semanalmente, aborda assuntos relevantes do meio equestre com convidados especialistas. Nesse oitavo episódio da primeira temporada, o tema abordado é Medicina Esportiva e Terapia Articulares.

Os convidados deste episódio foram o médico veterinário Gustavo Zanotto, especialista em Medicina Esportiva, e a médica veterinária Paula Tokawa, cirurgiã de equinos, que fala sobre a Terapia Articulares.

Medicina Esportiva e Terapias Articulares

Durante o programa, é abordado a necessidade de um bom diagnóstico, já que é assim que vai ser definido a terapia necessária para o tratamento da lesão na articulação. Para Gustavo, a terapia tem um efeito mais duradouro do seu resultado em comparação ao corticoide.

“São assuntos técnicos, mas que são de interesse do público do cavalo, não é uma simples entrevista, estamos levando conhecimento para quem precisa saber sobre o assunto”, destaca Adriane Passos, uma das apresentadoras do Podcast Cavalus.

Podcast Cavalus e parceiros

É importante destacar que o Podcast Cavalus conta com 10 episódios que estão sendo lançados semanalmente em várias plataformas. O projeto tem como intuito seguir um formato itinerante, com cada temporada produzida em um local diferente. Nesta primeira temporada, as gravações foram feitas durante a ABRAVEQ, realizada em julho na cidade de Campinas (SP). Além da parceria com os convidados, o programa conta com o apoio da Integral Mix e Cutter Jeans.

Por Heloisa Alves/Portal Cavalus
Fotos: Reprodução/Youtube

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Calçada da Fama Vetnil homenageia Líderes das Estatísticas da Temporada 2022 no Jockey Club Sorocaba

Evento é considerado tradicional, sendo um dos mais aguardados no calendário de eventos equestres no ano

Publicado

⠀em

Calçada da Fama Vetnil homenageia Líderes das Estatísticas da Temporada 2022 no Jockey Club Sorocaba

A Vetnil, uma das empresas líderes em medicamentos e suplementos para equinos no Brasil, incluiu na Calçada da Fama do Jockey Club Sorocaba os Líderes das Estatísticas da Temporada 2022 do Turfe brasileiro. Foram premiados animais, criadores, proprietários e treinador de destaque. O evento aconteceu no Jockey Club de Sorocaba, a casa do Quarto de Milha de Velocidade, e está na sua 13ª edição.

Para o sócio conselheiro da Vetnil, Bruno Ribeiro, a Calçada da Fama é uma vitrine para o universo equestre. “Apoiar e reconhecer aqueles que se esforçam durante toda a temporada vai muito além de oferecer um prêmio. Essa iniciativa significa também estimular a evolução do esporte em todos os elos, seja na melhoria da estrutura de treinamento, na preocupação com a saúde e o bem-estar animal e na busca por conquistas em competições. Acima de tudo, prezamos por parcerias que compartilham os mesmos valores que nós.”

A parceria entre o Jockey Club de Sorocaba e a Vetnil foi renovada para o próximo ano e promete alavancar ainda mais a importância das corridas equestres. “Essa aliança simboliza o cuidado com o conforto dos animais antes e durante as provas, além de, claro, os investimentos em recursos para a qualidade dos torneios. A Calçada da Fama fomenta e incentiva os atletas a se esforçarem continuamente, eternizando o seu nome no pódio dos melhores competidores”, destacou Jonatan Weisheimer, vice-presidente do Jockey Club de Sorocaba.

Considerado Number One da Nova Geração, Marcos Manolo Brum Tavares, ganhador do título de Treinador Líder das Estatísticas 2022 e parceiro Vetnil, comentou a importância do prêmio para sua carreira. “Treinar um animal que entrou para a história é uma honra para mim, que sempre fui apaixonado por cavalos. Depois de muitos anos trabalhando com foco e perseverança, finalmente conquistei esse reconhecimento. É fundamental ter parceiros como a Vetnil, que acredita na equideocultura brasileira e na melhoria contínua de cada um de seus segmentos.”

“Essa valorização faz parte da história da Vetnil, que tem como cultura estar ao lado dos profissionais da atividade, investindo em sua capacitação, colocando em evidência a importância de sua atuação no mercado”, finalizou Bruno Ribeiro.

Outro destaque da temporada foi o Pedro Barbizan, que conquistou três categorias da calçada da fama, fato histórico e grandioso para o competidor que teve a honra de ter seu nome eternizado no hall dos melhores do Turfe. “Nada seria possível sem apoio de todos que estiveram à nossa volta, nos incentivando e dando direcionamento do melhor caminho a seguir, e claro, com muito esforço durante o ano todo. Mas a estrela, que me levou até aqui, foi a minha égua, a sushi, que me deu garra e ainda mais paixão pelo que faço. Na próxima temporada iremos, juntos, nos dedicar mais ainda e conquistar novas vitórias”, informou o criador.

Homenageados na Calçada da Fama Vetnil:

  • Treinador: Marcos Manolo Tavares
  • Animal: MISS ISAO JQM (Pedro Barbizan Santiago Leite / Moisés Maciel Velga Ribeiro)
  • Proprietário: Haras Jaguaruana (Pedro Barbizan Santiago Leite / Moisés Maciel Velga Ribeiro)
  • Criador: Haras Jaguaruana (Pedro Barbizan Santiago Leite)

Sobre a Vetnil

A Vetnil é uma empresa brasileira idealizada pelo médico-veterinário Dr. João Carlos Ribeiro, em 1994, na cidade de Louveira (SP). Nasceu com a intenção de desenvolver produtos nacionais de qualidade a preços acessíveis para o mercado de saúde animal. Hoje é uma das líderes em medicamentos e suplementos para equinos no Brasil, com um portfólio sólido e reconhecido entre os profissionais do setor. Está presente em diversos países da América Latina, em especial, Chile, Colômbia e Peru, e também em países como Eslovênia, Angola e Emirados Árabes Unidos. Em 2020 recebeu o prêmio Melhores Empresas para Trabalhar GPTW Brasil no ranking Indústria.

Para mais informações, acesse o site vetnil.com.br e siga o perfil no Instagram @vetnilequinosoficial.

Por Divulgação/Assessoria de imprensa
Fotos: Divulgação/Vetnil

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Confira a agenda de provas da 4ª semana de novembro

Diversos eventos equestres acontecem pelo país durante essa semana, provas de várias modalidades e raças

Publicado

⠀em

Confira a agenda de provas da 4ª semana de novembro

A quarta semana de novembro já começou, e o Portal Cavalus apresenta a agenda da semana com os eventos equestres que irão ocorrer. Além das provas oficializadas da ABQM, a agenda apresenta competições do Mangalarga Marchador, Hipismo, Vaquejada, além de disputas de Velocidade e Trabalho.

Agenda quarta semana de novembro:

20/11

II Prova do I Circuito Solidário

Visconde – Casimiro de Abreu – RJ

20 a 25/11

16º CBM – Campeonato Brasileiro de Marcha Picada

Parque de Exposições de Salvador – Salvador – BA

21 a 26/11

21º Potro do Futuro & 21º Campeonato Nacional ABQM de Vaquejada 2023

Parque das Palmeiras – Lagarto – SE

CSI-W3* E CSN 85º ANIVERSÁRIO SHB 2023

Sociedade Hípica Brasileira – Rio de Janeiro – RJ

22 a 25/11

2ª Etapa do XXXIX Campeonato Paranaense

Parque de Exposições – Maringá – PR

22 a 26/11

FEI VAULTING CHALLENGE, CAMPEONATO BRASILEIRO DE VOLTEIO

Sociedade Hípica Paulista – São Paulo

23 e 24/11

ANCH Superstakes 2023

Recinto Mello Morais – Bauru – SP

23 a 25/11

Potro do Futuro e Prova Técnica ANLI 2023

Haras NSG – São Pedro – SP

Final Circuito BRB 2023

Rancho Gabriela – Campos dos Goytacazes – RJ

3 Tambores Rancho BF

Rancho BF – Patrocínio Paulista – SP

7º Etapa do Circuito HTB 2023

Haras Twin Brothers – Cuiabá – MT

23 a 26/11

3ª Etapa do XXXVIII Campeonato Estadual RJQM

Rancho Gabriela – Campos dos Goytacazes – RJ

5ª Etapa do Campeonato Paraense 2023/2024

Haras São José – Castanhal – PA

24 e 25/11

8° CAMPEONATO PARANAENSE DE RANCH SORTING APRS-QM 2023/2024 – 2ª ETAPA

Rancho Nhazinha – Ponta Grossa –PR

G&M NTRMS de RANCH SORTING

Rancho 2 irmãos – Três Lagoas – MS

2ª Etapa Copa Eternal 2023/2024

Haras Eternal Peppydun – Capim Branco – MG

Prova CT Fio

CT Fio – Bauru – SP

4ª Etapa da Copa Anhanguera 2023

CT Aldo Barros – Americana – SP

Vaquejada Haras Oiteiro

Haras Oiteiro – Orobó – PE

24 a 26/11

3ª Etapa do Circ. Gessyca Moraes 2023

Porto Ranch – Porto Nacional – TO

25/11

1° Poeirão Amigos do Bem Querer

Drago Ranch – Botucatu – SP

I Copa de Marcha Empório Rio Verde

Empório Rio Verde – Tremembé – SP

Copa de Marcha C C Vale do Aço

Clube do Cavalo Vale do Aço – Ipatinga – MG

4ª Copa de Marcha do Haras Crepúsculo

Haras Crepúsculo – Carmo da Mata – MG

I CAVALGADA DE GUAPIMIRIM

HARAS PATARRARA – GUAPIMIRIM – RJ

Prova ExpoMirante 2023

Parque de Exposições – Mirante do Paranapanema – SP

1ª Prova dos Três Tambores

Rancho JC – Campo Grande – MS

Bolão de Vaquejada

Parque Severino Saraiva – Salgado de São Félix – PB

25 e 26/11

Primeiro treinão RPZ

Rancho RPZ – Sinop – MT

1º Etapa do 6° Campeonato RSBR

Recinto Melo Moraes – Bauru – SP

II Copa dos Criadores de Conformação e Performance Halter

Centro Hípico Tatuí –  Tatuí – SP

Por Heloisa Alves/Portal Cavalus
Foto: Divulgação/ABQM

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo