A importância do contrato na venda de coberturas e embriões

Ter o documento do contrato resguarda, tanto comprador, como vendedor, e dita os direitos e deveres de cada um no processo para que evitem problemas futuros

A compra de um animal, no caso aqui, de um cavalo ou uma égua, deve ser documentada, assim como fazemos quando compramos um imóvel, ou um carro. Porém esse documento, o contrato também deve ser utilizado quando se trata da venda de coberturas e embriões. 

Ainda vemos no mercado que os criadores vendem cobertura sem contrato. Quando as partes documentam a venda, normalmente utilizam modelos encontrados na internet, ou contratos de compra e venda de animais, documentos estes que não vão dar as garantias necessárias para o negócio envolvendo a cobertura (tanto para quem vende como para o comprador). 

O contrato na venda de cobertura é importante especificar como se dará a entrega, se é sêmen fresco ou congelado, técnicas de reprodução autorizadas (IA, ICSI, etc) e se terá garantia de produto nascido ou não. 

Eu divido esse contrato em duas partes. A primeira, dos interesses do vendedor, é importante delimitar, preço e prazo de pagamento, procedimento A importância do contrato na venda de coberturas e embriões Ter o documento resguarda, tanto comprador, como vendedor, e dita os direitos e deveres de cada um no processo para que evitem problemas futuros e custo de entrega do material genético e garantia de recebimento do valor da venda. Em relação ao comprador, é importante constar se há garantias na venda (prenhes, animal nascido, etc) e as condições de registro do produto nascido (quantidade de animais, custos de registro, etc). 

O prazo de utilização normalmente é estabelecido pelo vendedor, por conta de vários fatores, como idade do animal, eventual período em que estará competindo (impedido de coletar), interesse em aumento de produção (o vendedor obriga o uso da cobertura em curto tempo, para aumentar o número de filhos em competição/treinamento). 

Esses detalhes são todos definidos previamente e documentado através do contrato, assim garante os por menores dos dois lados, não tendo futuros problemas com relação a transação. 

Consulte um especialista, fale com a Now, acesse www.nowcobrancas.com.br, entre em contato (18) 99143-8901 | (18) 3221-9818.

Por Gustavo Bertocco, sócio-fundador Now Cobranças
Foto: Divulgação

Leia mais notícias aqui.