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De leiloeiro a narrador esportivo: conheça a história de Dudu Vaz

A fim de entender como as duas profissões entraram em sua vida, a equipe de reportagem do portal Cavalus bateu um papo com Dudu Vaz

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Eduardo Vaz, mais conhecido como Dudu Vaz, é uma figura comum e que se mistura em dois segmentos. Hora no meio rural, como leiloeiro de grandes remates de equinos e bovinos, bem como no comando na ZRTV. Hora como locutor esportivo da TV, com cinco Olímpiadas de Verão, uma de Inverno e duas Copas do Mundo no currículo, além de outros eventos importantes.

Sem dúvida, é uma figura conhecida nos dois mundos. Mas o que muitos não sabem é como esses dois segmentos se misturaram na vida de Dudu Vaz. De antemão, o que é possível dizer é que ele possui as raízes fincadas no meio rural, por ser filho de pecuarista.

Dessa forma, foi através de seu pai, Antônio Carlos Rachou Vaz de Almeida, que Dudu passou a se envolver no meio dos leilões. Dentro deste universo, foi pisteiro, fez captação de animal para o remate, gerente até chegar na posição de leiloeiro.

Mas como a locução esportiva entrou na sua vida? Como que foi a criação da ZRTV? Para entender melhor a história de Dudu Vaz, a equipe de reportagem do portal Cavalus bateu um papo com ele. A entrevista na íntegra você confere abaixo:

Dudu Vaz, Silvio Luís e Álvaro José – Foto: Arquivo pessaol
René Simões, José Eduardo Savoia e Eduardo Vaz, fazendo a cobertura das Olimpíadas – Foto: Arquivo pessoal

Como tudo começou

“Em 1974, o Sérgio Piza, Paulo Pimentel e João Bentoca foram para os Estados Unidos para acompanharem alguns leilões e voltaram encantados. Porque era um ritmo rápido. E daí eles resolveram montar uma leiloeira aqui no Brasil.

Até então a nossa referência de leilões era só do que vinha do Rio Grande do Sul, que tinha uma pegada igual do Uruguai e da Argentina. Como eles queriam leiloeiros que falassem rápido, igual era nos Estados Unidos, eles contrataram dois locutores de rádio de futebol: o Odemar Costa e o Djalma Barbosa de Lima. 

Eles tinham uma empresa de reflorestamento na Amazônia, que se chamava Programa (Progresso da Amazônia) e daí virou Programa Leilões. Só que os dois locutores não sabiam nem o que era um cavalo nem uma vaca. 

Dai o Sérgio Piza contratou o cara do cavalo  e o cara do gado. E o cara do gado era o meu pai [Rachou], que era criador de gado holandês vermelho e branco. Então, meu pai era o comentarista e eu ia com o meu pai nos leilões. 

Quando eu tinha 8 anos, eu ficava do lado do João Gabriel, que era pisteiro da Programa Leilões e hoje em dia é leiloeiro rural. E eu fui em leilões e assim foi. Em 1980, eu sai de São Manuel e mudei para São Paulo, comecei fazendo pista. Onde meu pai ia, eu ia junto.

Daí, em 1982, o Djalma saiu da Programa Leilões e criou a Djama Leilões. E o Odemar Costa saiu e abriu a DBO. Meu pai foi trabalhar com o Djalma e eu fui com ele. Daí, em 1982, o Djalma saiu da Programa Leilões e criou a Djama Leilões. E o Odemar Costa saiu e abriu a DBO. Meu pai foi trabalhar com o Djalma e eu fui com ele. De 1982 e 1986 eu trabaçeo e, v[aras empresas leiloeiras ocupando diversos cargos. Daí voltei para a Embral em 1886 e assumi a gerencia até 1997.

De 1982 e 86 eu trabaçeo e, v[aras leiloeiras ocupando diversos cargos. Daí voltei para a Embral em 1886 e assumi a gerencia até 1997. Em 1989 

Depois, eu trabalhei na Embral Leilões, depois sai e voltei, e assumi para fazer captação de animal para vender. Em 1886, eu fui ser gerente da Embral. Daí, em 1989, eu larguei a pista e fui ser leiloeiro, gado e cavalo.”

Meu início da carreira como leiloeiro rural foi em 1989, oportunidade dada por Sebastião Beraldo e Cley Militelo, Foi o Beraldo, inclusive, que me chamou um dia e me deu o microfone na mão e mandou tocar o leilão. Eu tremi, mas eu assumi e estou nisso até hoje. 

Evandro Figueira, Mauro Silva e Dudu Vaz – Foto: Arquivo pessoal
Eduardo Vaz e Tatá Muniz em agosto de 2012, na cobertura dos Jogos Olímpicos de Londres – Foto: Arquivo Pessoal

No meio do esporte

“Em junho de 1996, eu estava fazendo um leilão na Água Branca e, depois desse trabalho, venho um comprador daquele leilão falar comigo e me disse que eu tinha a dicção boa. Perguntou se eu nunca pensei em narrar futebol no rádio. Mas eu disse que no rádio não, mas eu tinha o sonho de narrar futebol na televisão. Daí ele me deu um cartão e pediu para eu procurá-lo.

No dia seguinte, quando eu acordei, peguei os cartões que eu tinha recebido no leilão e vi um “João Carlos Saad, vice-presidente da Bandeirantes”. Daí eu liguei para ele, nos combinamos uma reunião pessoalmente, o diretor de esportes Juca Silveira me atendeu, falaram de me treinar para narrar futebol e o Hudson Romão ficou de me ajudar.

Daí eu fiquei seis meses indo direto lá, toda semana, só treinando, narrando jogo de futebol sem ir para o ar. E o Hudson me corrigindo, me orientando. Quando chegou em dezembro, o Hudson avisou o Juca que eu estava pronto. Tinham oito locutores na Band: Luciano do Valle, Silvio Luiz, Nivaldo Prieto, Jota Júnior, Marco Antônio Matos, Januário de Oliveira, Alexandre Santos e eu. Só fera.

Em janeiro, me ligaram que ia ter um jogo do Campeonato Espanhol que eu ia narrar, pela primeira vez. Mas seria gravado e iam passar depois os melhores momentos: Real Madrid x Atlético de Madrid.

O Juca me ligou avisando três dias antes, falando que tinha um buraco na grade e o jogo ia ser ao vivo. Era minha estreia. E eu disse que estava preparadíssimo. Meu comentarista no dia foi o João Zanforlin, que chegou a me falar que se eu tivesse nervoso, eu podia jogar para ele e assim foi.

Depois vieram mais jogos até que em 1º de março de 1997 eu fui contratado pela Band. E eu fiquei até abril de 2012. Na sequência, fui fazer um ciclo Olímpico na Record até 2016. Daí em dezembro de 2016, voltei para a Band, onde estou até hoje e não saio mais”.

Dudu Vaz com parte da equipe da Band nos anos 90 – Foto: Arquivo pesoal
Dudu Vaz e Milton Leite – Foto: Arquivo pessoal

Do futebol para outros esportes

“Quando me chamaram para narrar vôlei pela primeira vez, eu não tinha noção de nada. Aí o que eu fiz: eu liguei para o Zé Roberto Guimarães, ele criava cavalo Mangalarga e Lusitano, daí combinamos de nos encontrar. Eu fui em um treino, contei que ia narrar vôlei e não sabia como fazer.

Daí depois do treino, ele pegou as jogadoras reservas e me fez anotar as posições. Me explicou tudo, cada jogada, os nomes delas e a origem delas. Daí eu voltei em mais um treino, fiquei sentado na arquibancada olhando. E foi assim que comecei a narrar vôlei.

Aconteceu a mesma coisa no handebol. Mas eu liguei na Metodista e o Washington, que era técnico time e da seleção feminina brasileira, me ajudou. Eu fui lá e ele me explicou tudo. Que no handebol não tem pênalti, mas tiro de sete metros. Daí eu narrei três jogos do Brasil x Cuba.

Quando foi em janeiro de 2000, a Band tinha que escolher o time de locutores que ia para as Olímpiadas de Sidney. Tinham que levar três locutores, e eu era o oitavo da lista. Porém, os outros faziam mais futebol, e eu, além de futebol, tinha acabado de narrar vôlei e handebol.

E assim, fui escolhido para ir a Olímpiada, com o Luciano do Valle, Nivaldo Prieto e eu. Falavam que eu era novo, mas era o único que narrava tudo. Daí depois eu fiz: 2004, na Grécia; 2008, na China; 2012, em Londres; e em 2016, no Brasil. Sem falar em 2014 na Olimpíada de Inverno na Rússia.

Copa do Mundo eu narrei: Alemanha, em 2006, e África do Sul, em 2010. Foi assim, que eu conheci os cinco continentes viajando pelo esporte, e fazendo o que gosto.”

Dudu Vaz com cowboys brasileiros no Rancho do Fabiano Vieira – Foto: Arquivo pessoal
Flávio Ribeiro, Gabriela Conde, Raquel Gottsch (CEO do Cowboy Channel), Patrick Gottsch (Chairman do Rural Media Group) e Dudu Vaz – Foto: Arquivo Pessoal

ZRTV

“Atualmente, eu me divido entre três paixões. Sou leiloeiro rural, contratado para trabalhar em eventos específicos. Além disso, sigo trabalhando no Grupo Bandeirantes de Comunicação. O que for preciso, eu faço por lá.

Mas não para por aí. Porque eu ainda tenho a ZRTV, que é uma empresa de transmissão de eventos e leilões pela internet. Inicialmente, em 2012 quando eu montei, se chamava a Zona Rural TV. No início, eu tinha um sócio, mas depois não deu certo e daí eu comprei, sozinho, todos os equipamentos para fazer as transmissões. 

Depois de um tempo nos pegamos os direitos de transmissão do Campeonato Paulista de Futsal. Daí onde ia transmitir isso, futsal na Zona Rural TV ia ficar estranho. Daí por isso virou ZRTV e aí usando toda a experiência que eu tive na TV, eu trouxe para a ZRTV.

Entre os principais eventos que eu faço a transmissão, estão:

  • desde 2012: transmissão de leilões virtuais e presenciais (Programa Leilões, Embral Leilões, Connect Leilões, Criar Leilões, LG Leilões, Starworld Leilões);
  • desde 2013: Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga;
  • desde 2013: Exposição Nacional do Cavalo Árabe;
  • desde 2014:  Nacional, Congresso e Potro do Futuro ABQM;
  • 2017/2018: Circuito Barrel Racing e Copa Avaré de Três Tambores;
  • 2019: Grand Prix do Haras Raphaela;
  • 2019 a 2020:  Final ANLI;
  • 2020: transmissão e narração em português da NFR – National Finals Rodeo;
  • 2021: transmissão e narração em português do San Antonio Rodeo and Livestock Show, The American Rodeo (eventos confirmados até 07/03/21)

Além disso tudo, faço ainda Rédeas, Crioulo, Núcleo do Mangalarga Marchador, entre outros. Por que, sem dúvidas, hoje o foco da ZRTV é transmissão western de esportes no Brasil. Ahh e não posso deixar de frisar que, desde 2015, estamos transmitindo o The American. 

O The American  é parceira da PRCA e nós somos os representantes do Cowboy Channel no Brasil. Eles transmitem os grandes rodeios do mundo e a gente, da ZR TV, pode fazer as transmissões tudo em português. A gente faz a narração em português e também geração de conteúdo.

Para acompanhar as transmissões, o pessoal só precisa assinar o Cowboy Channel (clique aqui pra saber como),  que no aplicativo terá a opção de acompanhar as transmissões em português, comigo”, finaliza Dudu Vaz.

Por Natália de Oliveira
Colaboração: Verônica Formigoni
Crédito das fotos: Arquivo pessoal/Dudu Vaz

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Membros do IBEqui se reúnem com representantes da PRF para discutir a Resolução Normativa do Contran

Orientação se refere ao uso de reboque e IBEqui segue trabalhando em prol de um período de ajustamento da nova resolução

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IBEQUI

O Instituto Brasileiro de Equideocultura (IBEqui) segue trabalhando em benefício dos seus associados. Recentemente, o presidente executivo do IBEqui, Manuel Rossitto, esteve em Brasília, em 14/6, e se reuniu com representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para discutir questões referentes à orientação normativa da Resolução nº. 937/2022, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Em continuidade a esse trabalho, Manuel Rossitto, também reuniu uma frente de trabalho formada por Mario William Esper, presidente da ABNT, Marcos Pinto, presidente da ANFATRE (Associação Nacional dos Fabricantes de Trailers, Reboques e Engates), Fernanda Ricciardi, secretária executiva da ANFATRE, e Daniel Lemos, assessor parlamentar, em 24/6, para atualizar as informações e pensar nos próximos passos deste trabalho.

IBEQui segue lutando pela causa

O IBEqui tem ampliado o debate em torno da adequação à norma, junto aos órgãos competentes das esferas do Poder Legislativo, Executivo, Entidades e Associações. O objetivo é evitar infrações por parte dos criadores e prejuízos à toda cadeia produtiva do cavalo, em especial, ao setor dos esportes equestres.

Para o Instituto, é necessário um período de ajustamento, de no mínimo 12 meses, para que os fabricantes e importadores de veículos possam se adequar a Resolução normativa nº. 937/2022 do Contran.

“Estamos trabalhando, em conjunto, com o SENATRAN, órgão ligado ao Ministério da Infraestrutura para encontrarmos o melhor caminho. Hoje, a cadeia produtiva do cavalo movimenta cerca de R$ 30 bilhões de reais, por ano. O IBEqui entende que os novos requisitos que constam da Resolução nº. 937/2022 implicam em um período de ajustamento, pois os fabricantes e importadores de veículos deverão, através de suas engenharias, validar e readequar seus procedimentos de desenvolvimento veicular a constar também de seus manuais. Precisamos de segurança técnico-jurídica para garantirmos o correto transporte dos animais até as competições”, afirma Manuel Rossitto. O tema deverá ser analisado pela Controladoria da PRF e as propostas encaminhadas à Câmara Setorial de Equideocultura.

Na reunião seguinte, com os representantes da ABNT e ANFATRE, também foi sugerido a criação de normas com base em propostas já existentes. Na reunião também foram pontuados os principais aspectos sobre esse setor e a necessidade de criação da norma brasileira para os engates Goosneck e pino rei.

A ABNT se mostrou extremamente empenhada a atuar no assunto e auxiliar com a criação de um comitê para definição deste assunto.

Por: Assessoria de imprensa

Fotos: Divulgação

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O objetivo do Marketing Rural

Marcelo Pardini comenta em sua coluna da semana sobre o objetivo do Marketing Rural

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Marcelo Pardini comenta em sua coluna da semana sobre o objetivo do Marketing Rural

Atualmente, o foco não é apenas desenhar os melhores produtos e serviços, mas atender às necessidades dos consumidores e criar experiências positivas

O Marketing é ingrediente indispensável para o sucesso nos negócios, pois afeta a nossa vida, uma vez que está em tudo o que fazemos, das roupas que vestimos aos sites em que clicamos. Isso vale para todas as áreas econômicas e sociais, incluindo o Agronegócio.

Em todos os setores, as práticas de Comunicação Publicitária estão sendo reformuladas para aumentar as chances de sucesso. É preciso ter em mente que toda inovação gera dúvida e especulação. Atualmente, o foco não é apenas desenhar os melhores produtos e serviços, mas atender às necessidades dos consumidores e criar experiências positivas. Jack Welch, o brilhante ex-CEO da GE, não se cansava de prevenir: “mude ou morra”. 

E-business traduz-se no uso da Tecnologia da Informação (TI) para facilitar transações que visam a aumentar as receitas e a gerar lucro. Está relacionado ao fluxo de bens, serviços, informações e transações entre compradores e vendedores. 

Os fatores para o sucesso nas ações de Marketing são margens elevadas; proposição de valor superior a de concorrentes; relacionamentos e experiências positivas com consumidores que representam boa relação custo x benefício, e pós-venda de alta qualidade através de múltiplos canais.

O objetivo não é apenas desenhar melhores produtos e serviços, mas atender às necessidades dos consumidores. Na era do E-commerce, não acompanhar o que os clientes fazem e querem é a receita do fracasso. Essa ação também objetiva aumentar o valor da marca, começando com o cliente, usando toda forma de contato, a fim de gerar sinergia.

Fonte:
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing: A Bíblia do Marketing. 12ª ed. São Paulo: Pearson Education Brasil, 2007.

E-mail: contato@agromp.com.br / Instagram: @marcelopardinioficial
Crédito da imagem: Arquivo Pessoal

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Sebástian Pereira será o chefe da Missão Brasileira para Jogos Sul-americanos

COB elegeu o gerente-executivo de Alto Rendimento para atuar como líder da delegação nos Jogos Sul-americanos que terá quase 500 atletas, a maior do ciclo olímpico

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Sebástian Pereira, gerente-executivo de Alto Rendimento e Operações Internacionais, como o chefe da missão brasileira nos Jogos Sul-americanos Assunção 2022.

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou o nome de Sebástian Pereira, gerente-executivo de Alto Rendimento e Operações Internacionais, como o chefe da missão brasileira nos Jogos Sul-americanos Assunção 2022.

Com a experiência de comandar a delegação brasileira nos Jogos Sul-americanos da Juventude em 2013 e 2017 e nos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018 e de ser sub-chefe nos Jogos Pan-americanos Lima 2019 e Olímpicos Tóquio 2020, Sebástian terá a responsabilidade de liderar uma delegação com quase 500 atletas de 43 modalidades e um total de cerca de 800 pessoas.

“É uma grande responsabilidade estar à frente da delegação Brasileira na maior missão Brasileira no ciclo olímpico Paris 2024. Ter a possibilidade de liderar esta equipe é um grande orgulho. A expectativa é que o Brasil possa trazer o maior número de vagas para Santiago 2023 e, consequentemente, ter resultados expressivos no primeiro grande evento multiesportivo adulto na preparação para os próximos Jogos Olímpicos”, disse Sebástian, que já disputou a competição e conquistou o ouro na edição de 2002.

Sebástian é formado em Educação Física e foi gerente de Competição e Instalações Esportivas durante os Jogos Pan-americanos e Parapan-americanos Rio 2007. Logo depois chegou ao COB para trabalhar com o esporte de alto rendimento. Tem experiência em Projetos pelo Comitê Olímpico Australiano, disputou os Jogos Olímpicos Atlanta 1996, conquistou bronze no Mundial Birmigham 1999 e nos Jogos Pan-americanos de Winnipeg 1999 e é campeão mundial júnior e militar.

Ao lado dos diretores Ney Wilson, de Alto Rendimento, e Kenji Saito, de Desenvolvimento Esportivo, Pereira participou, em maio, do Seminário dos Chefes de Missão dos Jogos Sul-americanos e está diretamente envolvido no planejamento dos serviços que serão disponibilizados da delegação. A expectativa é voltar a liderar o quadro de medalhas, depois de ter ficado na segunda colocação, atrás da Colômbia, na edição de Cochabamba, na Bolívia, em 2018.

“Acabamos de finalizar a lista numérica, uma fase que é importante para o embasamento de toda a nossa operação em Assunção. No Seminário, pudemos conhecer a nossa base, bem como algumas das instalações em que teremos atletas competindo. O Comitê Organizador Assunção 2022 está se esforçando ao máximo para ter tudo pronto e possa receber o maior evento do continente sul-americano da melhor maneira possível. Nossa operação terá alguns desafios, como transporte, por exemplo, mas temos a certeza que estaremos preparados para dar, com excelência, todo o suporte para nossas equipes”, completou.

Assunção 2022 será a 12ª participação brasileira em Jogos Sul-americanos, que está presente desde a primeira edição, em La Paz 1972, quando a competição ainda era chamada de Jogos do Cruzeiro do Sul. Para relembrar as participações brasileiras na competição, o Canal Olímpico do Brasil transmite o programa “Meu Sula”, em que grandes nomes do esporte olímpico do Brasil como os medalhistas olímpicos Flávio Canto, bronze no judô em Atenas 2004, e Natália Falavigna, bronze no taekwondo em Pequim 2008, falarão sobre suas participações nos Jogos Sul-americanos.

Expectativas para os Jogos Sul-americanos

O Brasil liderou o quadro de medalhas, na edição do Brasil em 2002, e em Santiago 2014. Na edição realizada em Belém, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo há 20 anos, o Time Brasil conseguiu o recorde de ouros: 146. Já o recorde de medalhas, foi conquistado na edição de Medellín 2010, com 355. Fora de casa, esta edição também foi a que o Brasil conquistou mais ouros: 133. Na última edição, em Cochabamba, a delegação brasileira faturou 204 pódios (90 de ouro, 58 de prata e 56 de bronze) e ficou na segunda colocação no quadro de medalhas.

Os XII Jogos Sul-Americanos serão realizados na cidade paraguaia de Assunção de 1 a 15 de outubro de 2022. O evento contará com 51 modalidades, além do xadrez como esporte de exibição, com a participação de mais de 6.800 atletas e oficiais dos 15 países que compõem a ODESUR (Organização Desportiva Sul-americano).

Entre os quase 500 atletas do Time Brasil, 22 já estão confirmados. Nas águas abertas, a CBDA convocou a campeã olímpica Ana Marcela Cunha, Viviane Jungblut, Guilherme Costa e Bruce Hanson. As provas de 10 km acontecerão no dia 12 de outubro, na represa Tosa, na capital paraguaia.

Já Felipe Fraquelli (ILCA 7 Masculino), Isadora Dal Ri (ILCA 6 Feminino), José Irineu e Giovana Simas (Snipe Misto), Erick Carpes (Sunfish Masculino), Gabriella Kidd (Sunfish Feminino), Giovanna Prada (iQFoil Feminino) e Guilherme Plentz (iQFoil Masculino) foram os escolhidos pela CBVela. As regatas serão realizadas de 2 a 6 de outubro em Encarnación, cidade que fica a 373km de Assunção.

A CBJ também definiu que vai uma equipe jovem porque os Jogos Sul-americanos coincidem com o Mundial adulto da categoria, que conta pontos na corrida pela classificação para Paris 2024. Até agora, os nomes definidos são: Aléxia Nascimento (48kg), Thayná Lemos (52kg), Gabriella Mantena (63kg), Beatriz Freitas (78kg), Giovana Santos (+100kg), Michel Augusto (60kg), Jonas Ribeiro (73kg), Marcelo Gomes (90kg), Gabriel Arévalo (100kg) e Guilherme Cabral (+100kg).

Fonte e foto: COB

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XXII Conferência Anual da ABRAVEQ 2022 reúne profissionais da América Latina

Maior Congresso de Medicina Veterinária Equina do Brasil, encontro da ABRAVEQ será realizado entre os dias 01 e 07 de julho, no Centro de Convenções Expo Dom Pedro, em Campinas/SP

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ABRAVEQ

Depois de dois anos de contato apenas virtual, a classe médica veterinária equina está em festa. Nos próximos dias 01 e 07 de julho, a Associação Brasileira de Médicos Veterinários de Equídeos, ABRAVEQ, realiza a XXII Conferência Anual da ABRAVEQ 2022.

O encontro, considerado do maior congresso de medicina e veterinária equina e biotecnologia do Brasil, será realizado no Centro de Convenções Expo Dom Pedro, em Campinas/SP.

O congresso reunirá profissionais e congressistas da América Latina para promover um momento de imersão, com mais de 40 palestras, networking, uma ótima oportunidade para se atualizar e trocar experiências.

Além das palestras, alguns trabalhos científicos serão apresentados, um momento esperado de atualização dos conhecimentos técnicos, promovendo troca entre o acadêmico e o prático.

Dentre as diversas palestras, destaque para a roda de discussão sobre “Problemas de rotina em reprodução equina”; “Fórum de Ozonioterapia”; “Programa Fórum de Bem-estar”; “Palestras de Clínica e Cirurgia Equina”; “Fórum de Neonatologia”; “Fórum de Coluna Vertebral Equina”; “Fórum de Diagnóstico por Imagem em Ortopedia”; entre outras.

O corpo de palestrantes é outra aração de destaque do encontro. Prof. Flávio de La Corte (UFSM); Prof. André Zoppa (USP); Prof. Felipe Wouk (UFPR); Prof. José Garcia López (EUA); Prof. Kurt Selberg (EUA); Prof. Brunna Fonseca; Prof. Gustavo Zanotto; Prof. Andressa Silveira (UFMG); Prof. Kurt Selberg (EUA); Prof. Rodrigo Romero (USP); Prof. Raquel Baccarin (USP); Solange Mikail; Prof. Raquel Faleiros (UFMG); Prof. Luis Cláudio Lopes Correia da Silva (USP); Dr. Carlos Veiga; Dr. Jairo Jaramillo Cárdenas; Prof. Pedro Michelotto (PUC PR); Dra. Jennifer Clulow (Austrália); Carolina T. C. Okada; Rd. Rafael Goretti; Dr. Thiago Robilota; Dr. Petter Morresey; Dra. Débora Nicaretta Mattei; Prof. Rodrigo Arruda de Oliveira (Universidade de Brasília) e Prof. Marco Antônio Alvarenga (FMVZ –Unesp) estarão apresentando suas experiências e vivencias em suas especialidades.

As inscrições para a XXII Conferência Anual da ABRAVEQ 2022 estão abertas e pode ser feitas através do site da ABRAVEQ.

FIAVE na Conferência da ABRAVEQ

Em paralelo a conferência da Abraveq, a Federacion Iberoamericana de Asociacones de Veterinarios Equidos (FIAVE) realizará a V reunião anual da federação, no dia 30 de junho.

O encontro reunirá as associações de médicos veterinários do Uruguai, Portugal, Peru, Paraguai, México, Espanha, El Salvador, Equadir, Costa Rica, Colombia, Chile, Brasil, Bolívia e Argentina, defendendo e representando a classe médica de cada país.

O encontro será fechado, mas demostra a importância do congresso da ABRAVEQ no cenário nacional e internacional.

Por: Camila Pedroso

Fotos: Divulgação

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36ª Exposição Nacional do Cavalo Pônei promete marcar a história da raça

Nacional será realizada entre os dias 27 de junho e 3 de julho, no Centro Hípico Tatuí e número de inscritos já impressiona diretoria da ABCC Pônei

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Pônei

Os criadores de cavalos Pôneis de todo o Brasil já estão se preparando para participar da 36º Exposição Nacional do Cavalo Pônei, que será realizada entre os dias 27 de junho e 3 de julho, no Centro Hípico Tatuí.

Organizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Pônei (ABCC Pônei), o evento, segundo o diretor de Marketing da ABCC Pônei, Fernando Ortega Montenegro (FOM), será especial, visto que a associação já observou um aumento de 40% do número de inscrições, de expositores do norte a sul do Brasil.

“Será uma exposição muito maior em quantidade e qualidade. Nós da associação também preparamos um evento extraordinário, o maior de todos os tempos. Preparem seus corações, porque este ao a Nacional vai mesmo dar um ‘susto’ na turma. Vai ser um evento que vai ficar na história”, comemorou eufórico Fernando Ortega.

Atrações da 36ª Exposição Nacional

O público que visitar o Centro Hípico nestes seis dias de atividades poderá apreciar provas de Morfologia, Concurso de Melhor Cabeça, Categoria Feminina e Mirim.

Os julgamentos serão realizados na quinta, sexta e sábado, (29 a 30 de junho e 01 de julho) e no sábado as provas sociais com a categoria Feminina e Mirim.

XVII Leilão Pônei Show

No dia 01 de julho, dentro da Exposição Nacional, será realizado o XVII Leilão Pônei Show, com uma seleção especial com os melhores exemplares da raça.

“Será um leilão presencial, dentro da Nacional, com 25 lotes de destaque, de exemplares selecionados dos melhores criatórios do país, com a assessoria FOM e Val Oliveira, e transmissão ao vivo pelo Canal Bussiness Leilões”, enfatiza.

A 36ª Exposição Nacional será realizada entre os dias 27 de junho a 03 de julho, no Centro Hípico Tatuí (SP).

Mais informações e inscrições: (11) 99919-0692.

Por: Camila Pedroso

Fotos: Divulgação

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O novo Marketing

Marcelo Pardini comenta em sua coluna da semana sobre o novo olhar do cliente sobre os negócios

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O novo Marketing

Para o cliente, o principal indicador do compromisso da empresa para com ele é a qualidade do atendimento e, sobretudo, a solução à sua necessidade

Na Era Industrial, o profissional de Marketing se assemelhava a um caçador. Tinha o cliente como objetivo, buscando potencializar o valor das transações através de ofertas padronizadas. Na Era da Informação, ele passou a ser como um jardineiro, enxergando o cliente como um relacionamento a ser cultivado, preocupando-se com o valor vitalício do mesmo, fazendo ofertas configuradas individualmente. Mais tarde, na primeira década dos anos 2000, chegou-se ao Web Marketing, com o uso da internet para se comunicar com os consumidores, coletar dados sobre o seu comportamento, segmentar o mercado. Hoje, vivemos a Era das Redes Sociais, em que tudo está interconectado, e os “sistemas inteligentes” direcionam as mensagens que lhe são de interesse através de seus históricos de compra, comportamento, atitude, relacionamento, pensamentos e até posicionamentos sócio-políticos.

Share não é uma das palavras mais utilizadas somente pelo conceito das redes sociais, mas também por essa necessidade de compartilhar, seja conhecimento, vivências, experiências. É preciso primar por um bom atendimento, tendo uma relação de proximidade e transparência com o cliente, além de ofertar algo único e personalizado.

Persuasão

– Modificar atitudes = componente afetivo + cognitivo + conativo (tendência / ação); influenciar crenças e avaliações na maneira como os consumidores classificam a marca; prestar atenção = hedonismo, originalidade, intensidade, complexidade.

Um novo jogo

– Mercado mais aberto e competitivo; estabilidade de preços (facilitar comparações); consumidor melhor informado; pressão por lucratividade; migração da verba de Comunicação para promoções no ponto de venda; convergência das mídias; alto contato é tão importante quanto alta tecnologia; a informação é abundante, o recurso escasso é a atenção do consumidor; o objetivo não é apenas desenhar melhores produtos e serviços, mas atender as necessidades dos consumidores; na Era do E-commerce, não acompanhar o que os clientes fazem e querem é a receita do fracasso.

Do ponto de vista do cliente, o principal indicador do compromisso da empresa para com ele é a qualidade do atendimento e, sobretudo, a forma e a rapidez com que as suas necessidades são atendidas.

Fonte:
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing: A Bíblia do Marketing. 12ª ed. São Paulo: Pearson Education Brasil, 2007.

E-mail: contato@agromp.com.br / Instagram: @marcelopardinioficial
Crédito da imagem: Arquivo Pessoal

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Empatia à prova

Zaz Oliveira, Coach Pessoal focado em comportamento, autoconhecimento e alta performance. Mental Coach de Atletas fala neste artigo sobre empatia

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empatia

Neste momento, estou em uma escuridão total. Lá fora, a chuva cai continuamente e a energia está longe de voltar. À mesa, meus pais e minha esposa estão conversando, e a lanterna apontada para o teto é o único ponto de luz de toda a casa. Imagino como deveria ser na época em que não existia energia. Das noites apenas com candeeiro.

Da imagem retratada por Van Gogh às margens do rio Ródano, quando Paris recebera sua moderna iluminação a gás. Imagino pessoas reunidas em torno de uma mesa lançando suas conversas e risadas ao vento. O tempo era mais pausado, mais vivido e aproveitado. Não na quantidade, mas na qualidade do tempo. Muito provavelmente, as pessoas eram mais cordiais e amigas. Tinham mais tempo para ouvir – e falar, também. A empatia era um valor necessário e imprescindível para se permanecer perto.

Empatia que parece ter sido esquecida no tempo. Ofuscada pelo excesso dos brilhos artificiais. Pessoas que desaprenderam a olhar as outras, que perderam o sentido do estar. Ilhas de orgulho e prepotência, vaidade e egoísmo. Palavras de areia que nada constroem. Risadas e alegrias pelo que não se deveria.

Animosidade, ressentimento, fofoca e inveja. Adjetivos que subtraem – não do outro – mas de si próprio. A empatia transcende o ato de se colocar no lugar de alguém. Não é o que acho a partir da minha cosmovisão, mas o que a outra pessoa, realmente, pensa e acredita, o que ela sente. Para isso é essencial ouvir, é imprescindível o tempo de qualidade, o silenciar, o escutar atento.

Um exercício de humildade, de entender que o mundo não orbita “em torno de mim”. Mas que todos compõem o espaço com suas individualidades, virtudes e defeitos. Personalidades, comportamentos e estilos diferentes quebram a monotonia, multiplicam as possibilidades, promovem o questionamento e o desafio. A superação só existe fora da zona de conforto. Precisamos ser desafiados para ir além.

A rivalidade é essencial para o crescimento e para alcançar lugares inimagináveis. Entender que parte do nosso crescimento tem a participação dos nossos oponentes, faz-nos enxergá-los, não como inimigos, mas como parceiros de uma bela e extraordinária caminhada.

Por: Zaz Oliveira, Coach Pessoal focado em comportamento, autoconhecimento e alta performance. Mental Coach de Atletas.
Contato: @eu.zaz

Foto: Gisele Tomazela

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Nova Resolução do Contran sobre o uso de reboque preocupa setor equídeo

Mudanças entram em vigor a partir do dia 02 de janeiro de 2023. IBEQui se reúne em Brasília com representantes do Ministério da Infraestrutura visando discutir a prorrogação deste prazo para implantação da nova Resolução do Contran

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Uma nova resolução do Contran, Conselho Nacional de Trânsito, deu o que falar entre os criadores de cavalos que necessitam realizar o transporte de seus animais e utilizam o dispositivo mecânico para reboque, conhecido engate para acoplar o trailer.

Isso porque a nova Resolução do Contran de número 937, aprovada no último dia 28 de março, traz novas exigências para a instalação do acessório e as novas regras passam a valer a partir de 2 de janeiro de 2022.

Pela nova Resolução do Contran, os veículos com peso bruto total (PBT) de até 3.500 kg, que não possuem o engate como equipamento original de fábrica, deverão ter essa capacidade declarada pelo fabricante ou importador

Estes engates deverão ser produzidos por empresas registradas junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), e deverão seguir requisitos adquiridos junto ao órgão.

Além disso, os fabricantes e importadores dos veículos devem informar no manual do proprietário as especificações dos pontos de fixação do engate traseiro e indicar o CMT (Capacidade Máxima de Tração).

A aprovação do produto fica condicionada ainda ao cumprimento de requisitos estabelecidos em regulamento do Instituto, que deverá prever, no mínimo, a apresentação pela empresa fabricante de engate, de relatório de ensaio, realizado em protótipo de cada modelo de dispositivo de acoplamento mecânico, proveniente de laboratório independente, comprobatório de atendimento dos requisitos estabelecidos nas Normas ABNT NBR ISO 3.732, NBR ISO 3.853 e NBR 16.122.

Com a nova Resolução, passará ainda a ser obrigatório, a partir de 2 de janeiro de 2023, o uso de uma plaqueta com nome empresarial do fabricante, Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), identificação do registro concedido pelo INMETRO, modelo do veículo ao qual se destina e Carga Máxima de Tração (CMT) do engate.

As novas exigências geraram preocupação entre os criadores, afinal, todos deverão se enquadrar e o tempo para a realização dessa ação é pequeno.

IBEQui vai até Brasilia discutir nova resolução do Contran

No último dia 30, o presidente do Instituto Brasileiro de Equideocultura (IBEqui), Manuel Rossitto, participou de uma reunião, no Ministério da Infraestrutura, em Brasília, com dirigentes da Secretaria Nacional de Transporte (Senatran) para apresentar as dificuldades de implementação imediata dos requisitos dessa nova Resolução do Contran.

Para evitar infrações por parte dos criadores e demais prejuízos à toda cadeia produtiva do cavalo, que hoje movimenta cerca de R$ 32 bilhões, por ano no país, o IBEqui entende que a imediata implantação dos novos requisitos que constam da Resolução implicam em um período de ajustamento, de no mínimo 12 meses, pois os fabricantes e importadores de veículos deverão, através de suas engenharias, validar e readequar seus procedimentos de desenvolvimento veicular a constar também de seus manuais.

Além do presidente do IBEqui, Manuel Rossitto, participaram também da reunião o sócio-diretor da World Traillers, Thiago Ribeiro, o consultor legislativo, Daniel Lemos, o diretor do Departamento de Segurança do Trânsito do Senatran, Daniel Mariz Tavares e o Secretário Nacional de Trânsito Substituto, Celso Mizuno.

Confira todos os detalhes da nova Resolução no site: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=429774

Por: Camila Pedroso

Fonte: IBEqui

Fotos: Divulgação/ Pixabay

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O bem maior da empresa: o cliente

Marcelo Pardini comenta em sua coluna da semana sobre a importância do cliente para os negócios

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Quanto mais você conhece o seu público-alvo, mais poder você tem para agregar valor aos produtos e serviços que coloca à disposição do mercado

“Clientes podem demitir todos da corporação, do alto executivo para baixo, simplesmente gastando seu dinheiro em outro lugar”, a célebre frase de Sam Walton, fundador da rede mundial de supermercados Walmart, reflete a relação empresa x consumidor. O público-alvo está cada vez mais exigente e a concorrência é voraz. As instituições sérias já constataram que a má qualidade de seus produtos e serviços prejudica a sua imagem. Para evitar isso, investem em programas de melhorias constantes.

Leia mais:

É sabido que conquistar novos clientes custa 05x mais do que manter os já existentes. Os consumidores resistem a mudar de fornecedores após investirem o seu tempo assimilando a trabalhar com uma determinada empresa e o seu sistema (elevado custo de aprendizagem). 

Propaganda – principais funções

– Informar (consciência, características, benefícios, imagens positivas);

– Agregar valor (alteração das percepções do consumidor);

– Lembrar;

– Persuadir, e

– Vender.

As empresas bem-sucedidas constroem relações do tipo ganha-ganha com os clientes. À medida que isso ocorre, todos buscam o êxito mutuo. Hoje em dia é algo dinâmico, personalizado e interativo.

            – Orientação de Produto: consumidores dão preferência a produtos que ofereçam desempenho superior e características inovadoras.

– Orientação de Vendas: a organização empreende grande esforço em Vendas e Promoção.

– Orientação de Marketing: a chave para alcançar metas organizacionais consiste em determinar as necessidades e os desejos dos mercados-alvo.

– Orientação de Marketing Societal: maneira que preserva ou aumenta o bem-estar do consumidor e da sociedade.

Fonte:
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing: A Bíblia do Marketing.12ª ed. São Paulo:Pearson Education Brasil, 2007.

E-mail: contato@agromp.com.br / Instagram: @marcelopardinioficial
Crédito da imagem: Arquivo Pessoal

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Dr. Kako Moraes ministra curso de ferrageamento dentro da Super Semana do Tambor

Entre os dias 17 e 18 de junho, público poderá participar da clínica que abordará os problemas clínicos da prática

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Super Semana do Tambor

Durante a 8ª Super Semana do Tambor, que será realizada entre os dias 11 e 19 de junho, no Haras Raphaela, em Tietê /SP, Dr. Kako Moraes ministrará um Clínica de Ferrageamento.

Em parceria com a Ferraduras Brasil, a clínica será realizada nos dias 17 e 18 de junho, com opções prática e ouvinte.

Segundo a Ferraduras Brasil, o curso será voltado para problemas clínicos, englobando todos os pontos da área, alcançando um público diversificado formado por médicos veterinários, estudantes de medicina veterinária, ferradores profissionais, iniciantes e criadores.

“Será uma ótima oportunidade para os participantes trocarem experiências com este grande profissional do meio, que é o Dr. Kako Moraes, em um bate-papo direto, prático e com muita informação importante para quem quer ou já atua nessa área”, convida Abelardo Peixoto, presidente da NBHA Brazil.

Dr. Kako atua na área há mais de 40 anos, participou de várias clínicas e congressos internacionais, tendo trabalhado com ícones do ferrageamento internacional como Alan Bailey, Rob Reinere e Simon Curtis. Atualmente, Dr. Kako atua com animais com problemas clínicos.

As inscrições para a Clínica de Ferrageamento estão abertas e o participante pode participar de modo prático ou como ouvinte. Inscrições e informações pelos telefones: (11) 99967-6971 com Abelardo Peixoto ou (15) 99615-2815 com Zé Maria.

A Super Semana do Tambor

Considerado o mais completo evento da modalidade de Três Tambores, a Super Semana do Tambor movimenta números impressionantes: R$ 1,8 milhão de giro financeiro, desde a rede hoteleira, premiação, praça de alimentação, entre outros (segundo levantamento realizado na edição de 2019 do evento); mais de mil animais inscritos; além de 3,5 mil atletas de nove delegações internacionais e 20 nacionais.

Organizado pela National Barrel Horse Association Brazil (NBHA Brazil), a Super Semana reúne em apenas um evento: Clínica de Três Tambores com Décio Talon; Clínica de Ferrageamento com Dr. kako Moraes; Homenagem Hall da Fama NBHA; Competição e exposição de Cães, Campeonato Pan – americano; Copa dos Estados; Festival Jovem Organnact – NBHA; Mega Tira Teima – Rancho Villas Boas; Futurity Storm Ranch; Feira de Cursos Profissionalizantes UniEduk e Challenge – Pista reduzida.

Para essa edição, a Super Semana traz uma grande novidade: o campeonato Brasileiro de Três Tambores, nas categorias Aberta, Amador e Feminino. A prova será homologada pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH). “Nossa etapa será regida pela CBH, órgão máximo das modalidades equestres, o que mostra a importância do nosso evento”, comemora Abelardo Peixoto, presidente da NBHA Brazil.

Serviço

Super Semana do Tambor

Data: 11 a 19 de junho

Local: Haras Raphaela

Clínica de Ferrageamento com Dr. Kako Moraes

Data: 17 e 18 de junho

Dentro da Super Semana do Tambor

Por: Camila Pedroso

Fotos: Divulgação

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