Geral

Dicas para cuidar do seu chapéu de cowboy e cowgirl

Publicado

⠀em

Se for manuseado e armazenado, adequadamente, o seu chapéu pode, sem dúvida, durar anos

Quer você o esteja usando para a moda, competição ou um dia de trabalho duro na fazenda, é, sobretudo, importante saber como limpar um chapéu de cowboy ou cowgirl. Afinal, a ideia é que ele mantenha sempre uma boa aparência e, consequentemente, dure por muitos anos.

Contudo, a limpeza deve ser apenas metade de sua preocupação. Nesse sentido, saber como guardar um chapéu de cowboy adequadamente também determina quanto tempo seu chapéu favorito vai durar.

Embora existam muitos tipos de materiais para chapéus de cowboy e cowgirl, vamos nos concentrar nos dois mais comuns: feltro e palha. Antes de mais nada, a melhor coisa que você pode fazer antes de limpar o seu chapéu é procurar ler a etiqueta ou rótulo que lista informações sobre cuidados.

Cuidados com chapéus de palha

Outro ponto importante a ser observado é que nem todos os chapéus de cowboy de palha são feitos com o mesmo tipo de matéria prima. Então, alguns podem ser mais duráveis ​​e resistentes à água do que outros. A rigidez da trama também influencia o quanto seu chapéu de palha pode resistir à água.

Sendo assim, quando você estiver fazendo uma limpeza básica para evitar que poeira e sujeira se acumulem em seu chapéu, use uma escova própria para chapéu. Ou ainda uma pequena vassoura para varrer. As manchas fixas geralmente são limpas com uma pequena quantidade de água e sabão, solução para limpeza de chapéus ou mesmo limpador de vidros.

No entanto, se você estiver lidando com uma bagunça real, precisará de um processo de limpeza um pouco mais profundo. Antes de limpar o chapéu de palha, tire todos os apliques, fitas ou enfeites, se possível. Usando uma mistura de limpeza como as sugeridas acima, esfregue suavemente uma toalha branca limpa em movimentos circulares nas áreas sujas até que elas desapareçam.

Embora você precise enxaguar certas áreas do chapéu depois de esfregá-lo, tente não submergir o chapéu de palha na água, pois isso pode danificá-lo. Por fim, deixe seu chapéu de lado para secar ao ar em um cabideiro ou em uma caixa para chapéus aberta que o ajudará a manter sua forma.

Como limpar um chapéu de caubói de feltro

Assim como dito anteriormente, em primeiro lugar verifique se há alguma etiqueta no seu chapéu de feltro com especificações de cuidado. Depois, tenha uma coissa em mente: nunca mergulhe o seu chapéu feltro durante a limpeza. Isso pode danificar permanentemente o material ou a faixa de suor, o que pode encolher e fazer com que o chapéu não caiba mais.

Neste caso, siga estas etapas para limpar seu chapéu de cowboy de feltro: sempre limpe seu chapéu de cowboy de feltro enquanto estiver seco, NÃO molhado; usando uma escova de cerdas macias, comece na frente do chapéu e vá indo em direção à parte de trás no sentido anti-horário; se você estiver lidando com manchas mais difíceis, esponjas especiais e lixas podem ser usadas junto com limpadores de feltro para removê-los.

Armazenamento

Por fim, não importa o tipo de chapéu de cowboy que você possui, o armazenamento desempenha um papel fundamental na preservação de sua boa aparência. Dessa forma, o chapéu deve sempre ser guardado em local seco, que não fique muito quente ou muito frio. Isso porque a maioria dos chapéus tem uma faixa de couro de alta qualidade que encolherá se ficar muito quente ou ficar sob a luz solar direta por longos períodos de tempo.

Além disso, os porta-chapéus são uma opção popular para armazenar vários chapéus de cowboy de uma vez. No entanto, embora um porta-chapéus em um ambiente limpo e seco possa funcionar temporariamente, a melhor maneira de garantir uma qualidade duradoura é usar uma lata para chapéus.

Uma lata de chapéu é exatamente o que parece: um recipiente onde você guarda seu chapéu. Eles são projetados especificamente com o formato de um chapéu de cowboy e cowgirl em mente, com curvas para apoiar a aba em vez de uma parte inferior plana que pode fazer com que seu chapéu murche com o tempo.

Conheça os modelos da Cowboys!

Agora que você já sabe como cuidar do seu chapéu de cowboy e cowgirl e, ainda, a forma correta de armazená-lo, que tal conferir os modelos disponíveis no site da Loja Cowboys. É só acessar www.cowboys.com.br. Ahh… e não deixe de seguir a marca também nas mídias sociais, como no Instagram, Facebook e Pinterest.

Fonte: AV Comunicação Equestre e Assessoria de Imprensa
Crédito da foto: Divulgação/Cowboys

Veja mais notícias de Moda no portal Cavalus

WordPress Ads
WordPress Ads