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Família Ferraz, amor aos cavalos que passou por gerações

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Construindo em Bauru uma forte ligação da cidade com o campo, contribuindo com a expansão do Quarto de Milha e dos esportes equestres

A família Ferraz tem um papel importante na história de Bauru, da raça Quarto de Milha na cidade e também para os Três Tambores. Tudo começou com Plinio Ferraz, que escolheu Bauru para viver. Pai de sete filhos: Guilherme, Roberto, Vera, Plínio, Martha, Cecília e Marcos. Tornou-se um grande pecuarista formando a Fazenda São José. Sempre participou dos acontecimentos da cidade, ajudando no seu desenvolvimento. Foi um percursor da raça Nelore.

Foi ele que doou área superior a 40 mil metros quadrados para construção da Sociedade Hípica de Bauru, inaugurada em 30 de novembro de 1953, sendo seu primeiro Presidente. O hipismo bauruense viveu durante muitos anos um esplendor grande no cenário estadual. Em abril de 1946, inaugurou o Recinto Mello de Moraes, com área também doada por ele. Essa obra teve apoio do então Secretário da Agricultura, Mello de Moraes, a quem homenageou nomeando o parque.

Marcos Rodrigues Ferraz

A ‘pedra fundamental’ do recinto de Bauru guarda em sua caixa de concreto a ata de assinaturas das autoridades e dos presentes na inauguração, sob o mastro principal do Recinto. Por muitos anos, também as instalações do recinto foram para ‘posto de monta’: com taxas simbólicas, os médios e pequenos produtores rurais delas se serviam para acasalar suas matrizes com reprodutores de linhagens diferenciadas, fossem bovinos, equinos, asininos, caprinos, ovinos ou suínos.

E Marcos Rodrigues Ferraz, um dos sete filhos de Plinio, deu sequência ao seu legado no campo, revolucionando a raça Nelore. Foi presidente da Associação Rural do Centro Oeste Paulista – ARCO, em 1976. E anos antes, junto a Heraldo de Araújo Pessoa, trouxe a raça Quarto de Milha para Bauru, como contam os filhos Rogério e Verena Ferraz:

Rogério Ferraz, no Recinto em Bauru, 1981

“Meu pai, desde criança, foi apaixonado por cavalo e veio pequeno de São Paulo. Meu avô doou o terreno da hípica que meu pai saltava. E tinha os amigos Heraldo e Fauzet, que também saltavam, todos apaixonados por cavalos. Meu pai e Heraldo começaram a criar cavalo, arrendaram um animal do Chiquito Correa de Araçatuba. Naquela época, registrava filho mestiço e depois compraram um potro puro na King Ranch, chamado Cacareco Brasil. O início da criação do Quarto de Milha em Bauru foi esse”.

Marcos Ferraz foi um grande criador de cavalos, teve importantes exemplares da raça, foi fundador do Clube do Laço. O criador adorava montar, chegou a competir Maneabilidade e Velocidade. Pai de cinco filhos, todos gostavam do campo, mas os que realmente se envolveram foram Rogério e Verena.

Verena, em 1970 no Recinto, já montada num Quarto de Milha

“Eu fiz Tambor e Laço, mas gostava mesmo de laçar bezerro, corri muito no recinto, mas era difícil conseguir bezerro. Treinava na fazenda uma vez por semana. Fiz curso com Bob Seels, o primeiro americano a vir ao Brasil dar um curso, em Presidente Prudente/SP. Lá o laço era forte e em Bauru, o Tambor”, contou Rogério. E ele teve muitas vitórias no laço bezerro, competia com os grandes nomes como Lucinei Nunes Nogueira, o famoso Testa. No Tambor também fez bonito e conquistou títulos regionais.

O envolvimento de Rogério com os cavalos o fez parte integrante da história, quando em 1996, o Núcleo do Cavalo Quarto de Milha – NBQM foi fundado. “Na época, a ABQM estava estimulando a criação de núcleos, porque os campeonatos eram regionais. E o Dr. Marcos Freitas queria fomentar mais para que as crianças e os jovens tivessem mais oportunidades. Já haviam outros campeonatos nesse período, o da APCT e ANBT”, lembrou Rogério. Verena desde pequena gostava de Três Tambores e acompanhava o pai e o irmão nas provas, mas fez Hipismo por muito tempo. Se formou em Terapia Ocupacional e por muitos anos morou fora de Bauru.

Rogério laçando em Novo Horizonte

“Casei, estudei, mudei de Bauru, quando voltei fiz um curso de Equoterapia, sou formada em Terapia Ocupacional e queria montar algo com os cavalos. Aí meu primeiro aluno foi o Pedro Borges e ele já fazia Três Tambores. Nisso revivi a história. Acabei montando uma Escolinha de Tambor, o Pedro me emprestou uma égua dele e começamos. Jamais pensei que ia fazer Tambor de novo, já tinha dois filhos. Era para ser só de equoterapia”, detalhou Verena. Com a égua do Pedro, a Queen Diamond Cash, ela foi campeã tricampeã paulista pela APCT e bicampeã Feminino na NBQM.

Play Horse

Após esse período, ficou um tempo parada, e foi quando teve a ideia de movimentar o Play Horse, que é na Fazenda Retiro São José, aquela lá do começo da história. “Pensei em organizar um treino-pago em que qualquer tipo de cavalo participasse e assim movimentar a região, pois as provas andam muito fechadas e isso, às vezes, atrapalha. Quem gosta, começa com um cavalo sem raça, emprestado e vai chegar ao Quarto de Milha depois”, expôs Verena.

A primeira Play Horse foi em parceria com a Simone Pongitore, em 2014, com 378 inscrições. O que foi uma surpresa para ela. “Esse foi o primeiro ano do Play Horse, ligamos para algumas pessoas, criadores, treinadores, convidando. E foi uma prova muito boa”.

Pista da Fazenda São José onde hoje é o Play Horse

Em 2018 deu início oficialmente a 1ª Copa Play Horse, que pontua para ABQM, com seis etapas, que finalizam agora em maio. “Gosto das provas avulsas, sem compromisso. O Play Horse tomou uma proporção que fiquei assustada, nós não limitávamos inscrições. E elas foram aumentando, chegaram a 570, até já tinha dado tempos de 16 segundos. Nesse dia, a prova acabou quase meia noite com dois tratores na pista, isso porque foi muita gente embora”.

Ela reforça que correram 21 categorias em um dia. Então, partir da etapa seguinte, começaram a limitar o Test Horse, hoje são 160 vagas apenas. E as provas em Bauru são sempre uma surpresa, pois mesmo com chuva elas acontecem e são sucesso, tudo isso devido ao solo diferenciado que tem na cidade.

“Já pegamos dia de chuva, mas a prova aconteceu do mesmo jeito, porque o solo é arenoso, para o cavalo trabalhar é diferente, e criamos o prêmio ‘melhor tempo do dia’, porque existem variáveis que interferem nisso, principalmente na pista aberta, e virou uma sensação”, reiterou Verena.

Pista de grama em Ourinhos em 1976

Ela e Rogério são apaixonados pelos cavalos e mesmo se afastando em alguns momentos do meio, não o deixaram para trás em suas vidas. “O cavalo é família, não é só a competição, sou fã de cavalo, competimos para estar em cima do cavalo e não o contrário. Ele é um agente de amizades, negócios, afeição, de terapia”, finalizou Verena.

Rogério Ferraz fala que são muitas boas lembranças, e que há uma frase que marca muito ele. “Na hípica tem uma frase que chama muito minha atenção, por sua veracidade – ‘quando os estribos se tocam está feita a camaradagem’. O cavalo além de dar prazer, dá longas e verdadeiras amizades.”

Por Verônica Formigoni
ESPECIAL Bauru – Revista Tambor & Baliza – Ed. 83
Fotos: Cedidas

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Membros do IBEqui se reúnem com representantes da PRF para discutir a Resolução Normativa do Contran

Orientação se refere ao uso de reboque e IBEqui segue trabalhando em prol de um período de ajustamento da nova resolução

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IBEQUI

O Instituto Brasileiro de Equideocultura (IBEqui) segue trabalhando em benefício dos seus associados. Recentemente, o presidente executivo do IBEqui, Manuel Rossitto, esteve em Brasília, em 14/6, e se reuniu com representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para discutir questões referentes à orientação normativa da Resolução nº. 937/2022, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Em continuidade a esse trabalho, Manuel Rossitto, também reuniu uma frente de trabalho formada por Mario William Esper, presidente da ABNT, Marcos Pinto, presidente da ANFATRE (Associação Nacional dos Fabricantes de Trailers, Reboques e Engates), Fernanda Ricciardi, secretária executiva da ANFATRE, e Daniel Lemos, assessor parlamentar, em 24/6, para atualizar as informações e pensar nos próximos passos deste trabalho.

IBEQui segue lutando pela causa

O IBEqui tem ampliado o debate em torno da adequação à norma, junto aos órgãos competentes das esferas do Poder Legislativo, Executivo, Entidades e Associações. O objetivo é evitar infrações por parte dos criadores e prejuízos à toda cadeia produtiva do cavalo, em especial, ao setor dos esportes equestres.

Para o Instituto, é necessário um período de ajustamento, de no mínimo 12 meses, para que os fabricantes e importadores de veículos possam se adequar a Resolução normativa nº. 937/2022 do Contran.

“Estamos trabalhando, em conjunto, com o SENATRAN, órgão ligado ao Ministério da Infraestrutura para encontrarmos o melhor caminho. Hoje, a cadeia produtiva do cavalo movimenta cerca de R$ 30 bilhões de reais, por ano. O IBEqui entende que os novos requisitos que constam da Resolução nº. 937/2022 implicam em um período de ajustamento, pois os fabricantes e importadores de veículos deverão, através de suas engenharias, validar e readequar seus procedimentos de desenvolvimento veicular a constar também de seus manuais. Precisamos de segurança técnico-jurídica para garantirmos o correto transporte dos animais até as competições”, afirma Manuel Rossitto. O tema deverá ser analisado pela Controladoria da PRF e as propostas encaminhadas à Câmara Setorial de Equideocultura.

Na reunião seguinte, com os representantes da ABNT e ANFATRE, também foi sugerido a criação de normas com base em propostas já existentes. Na reunião também foram pontuados os principais aspectos sobre esse setor e a necessidade de criação da norma brasileira para os engates Goosneck e pino rei.

A ABNT se mostrou extremamente empenhada a atuar no assunto e auxiliar com a criação de um comitê para definição deste assunto.

Por: Assessoria de imprensa

Fotos: Divulgação

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O objetivo do Marketing Rural

Marcelo Pardini comenta em sua coluna da semana sobre o objetivo do Marketing Rural

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Marcelo Pardini comenta em sua coluna da semana sobre o objetivo do Marketing Rural

Atualmente, o foco não é apenas desenhar os melhores produtos e serviços, mas atender às necessidades dos consumidores e criar experiências positivas

O Marketing é ingrediente indispensável para o sucesso nos negócios, pois afeta a nossa vida, uma vez que está em tudo o que fazemos, das roupas que vestimos aos sites em que clicamos. Isso vale para todas as áreas econômicas e sociais, incluindo o Agronegócio.

Em todos os setores, as práticas de Comunicação Publicitária estão sendo reformuladas para aumentar as chances de sucesso. É preciso ter em mente que toda inovação gera dúvida e especulação. Atualmente, o foco não é apenas desenhar os melhores produtos e serviços, mas atender às necessidades dos consumidores e criar experiências positivas. Jack Welch, o brilhante ex-CEO da GE, não se cansava de prevenir: “mude ou morra”. 

E-business traduz-se no uso da Tecnologia da Informação (TI) para facilitar transações que visam a aumentar as receitas e a gerar lucro. Está relacionado ao fluxo de bens, serviços, informações e transações entre compradores e vendedores. 

Os fatores para o sucesso nas ações de Marketing são margens elevadas; proposição de valor superior a de concorrentes; relacionamentos e experiências positivas com consumidores que representam boa relação custo x benefício, e pós-venda de alta qualidade através de múltiplos canais.

O objetivo não é apenas desenhar melhores produtos e serviços, mas atender às necessidades dos consumidores. Na era do E-commerce, não acompanhar o que os clientes fazem e querem é a receita do fracasso. Essa ação também objetiva aumentar o valor da marca, começando com o cliente, usando toda forma de contato, a fim de gerar sinergia.

Fonte:
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing: A Bíblia do Marketing. 12ª ed. São Paulo: Pearson Education Brasil, 2007.

E-mail: contato@agromp.com.br / Instagram: @marcelopardinioficial
Crédito da imagem: Arquivo Pessoal

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Sebástian Pereira será o chefe da Missão Brasileira para Jogos Sul-americanos

COB elegeu o gerente-executivo de Alto Rendimento para atuar como líder da delegação nos Jogos Sul-americanos que terá quase 500 atletas, a maior do ciclo olímpico

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Sebástian Pereira, gerente-executivo de Alto Rendimento e Operações Internacionais, como o chefe da missão brasileira nos Jogos Sul-americanos Assunção 2022.

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou o nome de Sebástian Pereira, gerente-executivo de Alto Rendimento e Operações Internacionais, como o chefe da missão brasileira nos Jogos Sul-americanos Assunção 2022.

Com a experiência de comandar a delegação brasileira nos Jogos Sul-americanos da Juventude em 2013 e 2017 e nos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018 e de ser sub-chefe nos Jogos Pan-americanos Lima 2019 e Olímpicos Tóquio 2020, Sebástian terá a responsabilidade de liderar uma delegação com quase 500 atletas de 43 modalidades e um total de cerca de 800 pessoas.

“É uma grande responsabilidade estar à frente da delegação Brasileira na maior missão Brasileira no ciclo olímpico Paris 2024. Ter a possibilidade de liderar esta equipe é um grande orgulho. A expectativa é que o Brasil possa trazer o maior número de vagas para Santiago 2023 e, consequentemente, ter resultados expressivos no primeiro grande evento multiesportivo adulto na preparação para os próximos Jogos Olímpicos”, disse Sebástian, que já disputou a competição e conquistou o ouro na edição de 2002.

Sebástian é formado em Educação Física e foi gerente de Competição e Instalações Esportivas durante os Jogos Pan-americanos e Parapan-americanos Rio 2007. Logo depois chegou ao COB para trabalhar com o esporte de alto rendimento. Tem experiência em Projetos pelo Comitê Olímpico Australiano, disputou os Jogos Olímpicos Atlanta 1996, conquistou bronze no Mundial Birmigham 1999 e nos Jogos Pan-americanos de Winnipeg 1999 e é campeão mundial júnior e militar.

Ao lado dos diretores Ney Wilson, de Alto Rendimento, e Kenji Saito, de Desenvolvimento Esportivo, Pereira participou, em maio, do Seminário dos Chefes de Missão dos Jogos Sul-americanos e está diretamente envolvido no planejamento dos serviços que serão disponibilizados da delegação. A expectativa é voltar a liderar o quadro de medalhas, depois de ter ficado na segunda colocação, atrás da Colômbia, na edição de Cochabamba, na Bolívia, em 2018.

“Acabamos de finalizar a lista numérica, uma fase que é importante para o embasamento de toda a nossa operação em Assunção. No Seminário, pudemos conhecer a nossa base, bem como algumas das instalações em que teremos atletas competindo. O Comitê Organizador Assunção 2022 está se esforçando ao máximo para ter tudo pronto e possa receber o maior evento do continente sul-americano da melhor maneira possível. Nossa operação terá alguns desafios, como transporte, por exemplo, mas temos a certeza que estaremos preparados para dar, com excelência, todo o suporte para nossas equipes”, completou.

Assunção 2022 será a 12ª participação brasileira em Jogos Sul-americanos, que está presente desde a primeira edição, em La Paz 1972, quando a competição ainda era chamada de Jogos do Cruzeiro do Sul. Para relembrar as participações brasileiras na competição, o Canal Olímpico do Brasil transmite o programa “Meu Sula”, em que grandes nomes do esporte olímpico do Brasil como os medalhistas olímpicos Flávio Canto, bronze no judô em Atenas 2004, e Natália Falavigna, bronze no taekwondo em Pequim 2008, falarão sobre suas participações nos Jogos Sul-americanos.

Expectativas para os Jogos Sul-americanos

O Brasil liderou o quadro de medalhas, na edição do Brasil em 2002, e em Santiago 2014. Na edição realizada em Belém, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo há 20 anos, o Time Brasil conseguiu o recorde de ouros: 146. Já o recorde de medalhas, foi conquistado na edição de Medellín 2010, com 355. Fora de casa, esta edição também foi a que o Brasil conquistou mais ouros: 133. Na última edição, em Cochabamba, a delegação brasileira faturou 204 pódios (90 de ouro, 58 de prata e 56 de bronze) e ficou na segunda colocação no quadro de medalhas.

Os XII Jogos Sul-Americanos serão realizados na cidade paraguaia de Assunção de 1 a 15 de outubro de 2022. O evento contará com 51 modalidades, além do xadrez como esporte de exibição, com a participação de mais de 6.800 atletas e oficiais dos 15 países que compõem a ODESUR (Organização Desportiva Sul-americano).

Entre os quase 500 atletas do Time Brasil, 22 já estão confirmados. Nas águas abertas, a CBDA convocou a campeã olímpica Ana Marcela Cunha, Viviane Jungblut, Guilherme Costa e Bruce Hanson. As provas de 10 km acontecerão no dia 12 de outubro, na represa Tosa, na capital paraguaia.

Já Felipe Fraquelli (ILCA 7 Masculino), Isadora Dal Ri (ILCA 6 Feminino), José Irineu e Giovana Simas (Snipe Misto), Erick Carpes (Sunfish Masculino), Gabriella Kidd (Sunfish Feminino), Giovanna Prada (iQFoil Feminino) e Guilherme Plentz (iQFoil Masculino) foram os escolhidos pela CBVela. As regatas serão realizadas de 2 a 6 de outubro em Encarnación, cidade que fica a 373km de Assunção.

A CBJ também definiu que vai uma equipe jovem porque os Jogos Sul-americanos coincidem com o Mundial adulto da categoria, que conta pontos na corrida pela classificação para Paris 2024. Até agora, os nomes definidos são: Aléxia Nascimento (48kg), Thayná Lemos (52kg), Gabriella Mantena (63kg), Beatriz Freitas (78kg), Giovana Santos (+100kg), Michel Augusto (60kg), Jonas Ribeiro (73kg), Marcelo Gomes (90kg), Gabriel Arévalo (100kg) e Guilherme Cabral (+100kg).

Fonte e foto: COB

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XXII Conferência Anual da ABRAVEQ 2022 reúne profissionais da América Latina

Maior Congresso de Medicina Veterinária Equina do Brasil, encontro da ABRAVEQ será realizado entre os dias 01 e 07 de julho, no Centro de Convenções Expo Dom Pedro, em Campinas/SP

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ABRAVEQ

Depois de dois anos de contato apenas virtual, a classe médica veterinária equina está em festa. Nos próximos dias 01 e 07 de julho, a Associação Brasileira de Médicos Veterinários de Equídeos, ABRAVEQ, realiza a XXII Conferência Anual da ABRAVEQ 2022.

O encontro, considerado do maior congresso de medicina e veterinária equina e biotecnologia do Brasil, será realizado no Centro de Convenções Expo Dom Pedro, em Campinas/SP.

O congresso reunirá profissionais e congressistas da América Latina para promover um momento de imersão, com mais de 40 palestras, networking, uma ótima oportunidade para se atualizar e trocar experiências.

Além das palestras, alguns trabalhos científicos serão apresentados, um momento esperado de atualização dos conhecimentos técnicos, promovendo troca entre o acadêmico e o prático.

Dentre as diversas palestras, destaque para a roda de discussão sobre “Problemas de rotina em reprodução equina”; “Fórum de Ozonioterapia”; “Programa Fórum de Bem-estar”; “Palestras de Clínica e Cirurgia Equina”; “Fórum de Neonatologia”; “Fórum de Coluna Vertebral Equina”; “Fórum de Diagnóstico por Imagem em Ortopedia”; entre outras.

O corpo de palestrantes é outra aração de destaque do encontro. Prof. Flávio de La Corte (UFSM); Prof. André Zoppa (USP); Prof. Felipe Wouk (UFPR); Prof. José Garcia López (EUA); Prof. Kurt Selberg (EUA); Prof. Brunna Fonseca; Prof. Gustavo Zanotto; Prof. Andressa Silveira (UFMG); Prof. Kurt Selberg (EUA); Prof. Rodrigo Romero (USP); Prof. Raquel Baccarin (USP); Solange Mikail; Prof. Raquel Faleiros (UFMG); Prof. Luis Cláudio Lopes Correia da Silva (USP); Dr. Carlos Veiga; Dr. Jairo Jaramillo Cárdenas; Prof. Pedro Michelotto (PUC PR); Dra. Jennifer Clulow (Austrália); Carolina T. C. Okada; Rd. Rafael Goretti; Dr. Thiago Robilota; Dr. Petter Morresey; Dra. Débora Nicaretta Mattei; Prof. Rodrigo Arruda de Oliveira (Universidade de Brasília) e Prof. Marco Antônio Alvarenga (FMVZ –Unesp) estarão apresentando suas experiências e vivencias em suas especialidades.

As inscrições para a XXII Conferência Anual da ABRAVEQ 2022 estão abertas e pode ser feitas através do site da ABRAVEQ.

FIAVE na Conferência da ABRAVEQ

Em paralelo a conferência da Abraveq, a Federacion Iberoamericana de Asociacones de Veterinarios Equidos (FIAVE) realizará a V reunião anual da federação, no dia 30 de junho.

O encontro reunirá as associações de médicos veterinários do Uruguai, Portugal, Peru, Paraguai, México, Espanha, El Salvador, Equadir, Costa Rica, Colombia, Chile, Brasil, Bolívia e Argentina, defendendo e representando a classe médica de cada país.

O encontro será fechado, mas demostra a importância do congresso da ABRAVEQ no cenário nacional e internacional.

Por: Camila Pedroso

Fotos: Divulgação

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36ª Exposição Nacional do Cavalo Pônei promete marcar a história da raça

Nacional será realizada entre os dias 27 de junho e 3 de julho, no Centro Hípico Tatuí e número de inscritos já impressiona diretoria da ABCC Pônei

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Pônei

Os criadores de cavalos Pôneis de todo o Brasil já estão se preparando para participar da 36º Exposição Nacional do Cavalo Pônei, que será realizada entre os dias 27 de junho e 3 de julho, no Centro Hípico Tatuí.

Organizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Pônei (ABCC Pônei), o evento, segundo o diretor de Marketing da ABCC Pônei, Fernando Ortega Montenegro (FOM), será especial, visto que a associação já observou um aumento de 40% do número de inscrições, de expositores do norte a sul do Brasil.

“Será uma exposição muito maior em quantidade e qualidade. Nós da associação também preparamos um evento extraordinário, o maior de todos os tempos. Preparem seus corações, porque este ao a Nacional vai mesmo dar um ‘susto’ na turma. Vai ser um evento que vai ficar na história”, comemorou eufórico Fernando Ortega.

Atrações da 36ª Exposição Nacional

O público que visitar o Centro Hípico nestes seis dias de atividades poderá apreciar provas de Morfologia, Concurso de Melhor Cabeça, Categoria Feminina e Mirim.

Os julgamentos serão realizados na quinta, sexta e sábado, (29 a 30 de junho e 01 de julho) e no sábado as provas sociais com a categoria Feminina e Mirim.

XVII Leilão Pônei Show

No dia 01 de julho, dentro da Exposição Nacional, será realizado o XVII Leilão Pônei Show, com uma seleção especial com os melhores exemplares da raça.

“Será um leilão presencial, dentro da Nacional, com 25 lotes de destaque, de exemplares selecionados dos melhores criatórios do país, com a assessoria FOM e Val Oliveira, e transmissão ao vivo pelo Canal Bussiness Leilões”, enfatiza.

A 36ª Exposição Nacional será realizada entre os dias 27 de junho a 03 de julho, no Centro Hípico Tatuí (SP).

Mais informações e inscrições: (11) 99919-0692.

Por: Camila Pedroso

Fotos: Divulgação

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O novo Marketing

Marcelo Pardini comenta em sua coluna da semana sobre o novo olhar do cliente sobre os negócios

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O novo Marketing

Para o cliente, o principal indicador do compromisso da empresa para com ele é a qualidade do atendimento e, sobretudo, a solução à sua necessidade

Na Era Industrial, o profissional de Marketing se assemelhava a um caçador. Tinha o cliente como objetivo, buscando potencializar o valor das transações através de ofertas padronizadas. Na Era da Informação, ele passou a ser como um jardineiro, enxergando o cliente como um relacionamento a ser cultivado, preocupando-se com o valor vitalício do mesmo, fazendo ofertas configuradas individualmente. Mais tarde, na primeira década dos anos 2000, chegou-se ao Web Marketing, com o uso da internet para se comunicar com os consumidores, coletar dados sobre o seu comportamento, segmentar o mercado. Hoje, vivemos a Era das Redes Sociais, em que tudo está interconectado, e os “sistemas inteligentes” direcionam as mensagens que lhe são de interesse através de seus históricos de compra, comportamento, atitude, relacionamento, pensamentos e até posicionamentos sócio-políticos.

Share não é uma das palavras mais utilizadas somente pelo conceito das redes sociais, mas também por essa necessidade de compartilhar, seja conhecimento, vivências, experiências. É preciso primar por um bom atendimento, tendo uma relação de proximidade e transparência com o cliente, além de ofertar algo único e personalizado.

Persuasão

– Modificar atitudes = componente afetivo + cognitivo + conativo (tendência / ação); influenciar crenças e avaliações na maneira como os consumidores classificam a marca; prestar atenção = hedonismo, originalidade, intensidade, complexidade.

Um novo jogo

– Mercado mais aberto e competitivo; estabilidade de preços (facilitar comparações); consumidor melhor informado; pressão por lucratividade; migração da verba de Comunicação para promoções no ponto de venda; convergência das mídias; alto contato é tão importante quanto alta tecnologia; a informação é abundante, o recurso escasso é a atenção do consumidor; o objetivo não é apenas desenhar melhores produtos e serviços, mas atender as necessidades dos consumidores; na Era do E-commerce, não acompanhar o que os clientes fazem e querem é a receita do fracasso.

Do ponto de vista do cliente, o principal indicador do compromisso da empresa para com ele é a qualidade do atendimento e, sobretudo, a forma e a rapidez com que as suas necessidades são atendidas.

Fonte:
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing: A Bíblia do Marketing. 12ª ed. São Paulo: Pearson Education Brasil, 2007.

E-mail: contato@agromp.com.br / Instagram: @marcelopardinioficial
Crédito da imagem: Arquivo Pessoal

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Empatia à prova

Zaz Oliveira, Coach Pessoal focado em comportamento, autoconhecimento e alta performance. Mental Coach de Atletas fala neste artigo sobre empatia

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empatia

Neste momento, estou em uma escuridão total. Lá fora, a chuva cai continuamente e a energia está longe de voltar. À mesa, meus pais e minha esposa estão conversando, e a lanterna apontada para o teto é o único ponto de luz de toda a casa. Imagino como deveria ser na época em que não existia energia. Das noites apenas com candeeiro.

Da imagem retratada por Van Gogh às margens do rio Ródano, quando Paris recebera sua moderna iluminação a gás. Imagino pessoas reunidas em torno de uma mesa lançando suas conversas e risadas ao vento. O tempo era mais pausado, mais vivido e aproveitado. Não na quantidade, mas na qualidade do tempo. Muito provavelmente, as pessoas eram mais cordiais e amigas. Tinham mais tempo para ouvir – e falar, também. A empatia era um valor necessário e imprescindível para se permanecer perto.

Empatia que parece ter sido esquecida no tempo. Ofuscada pelo excesso dos brilhos artificiais. Pessoas que desaprenderam a olhar as outras, que perderam o sentido do estar. Ilhas de orgulho e prepotência, vaidade e egoísmo. Palavras de areia que nada constroem. Risadas e alegrias pelo que não se deveria.

Animosidade, ressentimento, fofoca e inveja. Adjetivos que subtraem – não do outro – mas de si próprio. A empatia transcende o ato de se colocar no lugar de alguém. Não é o que acho a partir da minha cosmovisão, mas o que a outra pessoa, realmente, pensa e acredita, o que ela sente. Para isso é essencial ouvir, é imprescindível o tempo de qualidade, o silenciar, o escutar atento.

Um exercício de humildade, de entender que o mundo não orbita “em torno de mim”. Mas que todos compõem o espaço com suas individualidades, virtudes e defeitos. Personalidades, comportamentos e estilos diferentes quebram a monotonia, multiplicam as possibilidades, promovem o questionamento e o desafio. A superação só existe fora da zona de conforto. Precisamos ser desafiados para ir além.

A rivalidade é essencial para o crescimento e para alcançar lugares inimagináveis. Entender que parte do nosso crescimento tem a participação dos nossos oponentes, faz-nos enxergá-los, não como inimigos, mas como parceiros de uma bela e extraordinária caminhada.

Por: Zaz Oliveira, Coach Pessoal focado em comportamento, autoconhecimento e alta performance. Mental Coach de Atletas.
Contato: @eu.zaz

Foto: Gisele Tomazela

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Nova Resolução do Contran sobre o uso de reboque preocupa setor equídeo

Mudanças entram em vigor a partir do dia 02 de janeiro de 2023. IBEQui se reúne em Brasília com representantes do Ministério da Infraestrutura visando discutir a prorrogação deste prazo para implantação da nova Resolução do Contran

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Uma nova resolução do Contran, Conselho Nacional de Trânsito, deu o que falar entre os criadores de cavalos que necessitam realizar o transporte de seus animais e utilizam o dispositivo mecânico para reboque, conhecido engate para acoplar o trailer.

Isso porque a nova Resolução do Contran de número 937, aprovada no último dia 28 de março, traz novas exigências para a instalação do acessório e as novas regras passam a valer a partir de 2 de janeiro de 2022.

Pela nova Resolução do Contran, os veículos com peso bruto total (PBT) de até 3.500 kg, que não possuem o engate como equipamento original de fábrica, deverão ter essa capacidade declarada pelo fabricante ou importador

Estes engates deverão ser produzidos por empresas registradas junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), e deverão seguir requisitos adquiridos junto ao órgão.

Além disso, os fabricantes e importadores dos veículos devem informar no manual do proprietário as especificações dos pontos de fixação do engate traseiro e indicar o CMT (Capacidade Máxima de Tração).

A aprovação do produto fica condicionada ainda ao cumprimento de requisitos estabelecidos em regulamento do Instituto, que deverá prever, no mínimo, a apresentação pela empresa fabricante de engate, de relatório de ensaio, realizado em protótipo de cada modelo de dispositivo de acoplamento mecânico, proveniente de laboratório independente, comprobatório de atendimento dos requisitos estabelecidos nas Normas ABNT NBR ISO 3.732, NBR ISO 3.853 e NBR 16.122.

Com a nova Resolução, passará ainda a ser obrigatório, a partir de 2 de janeiro de 2023, o uso de uma plaqueta com nome empresarial do fabricante, Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), identificação do registro concedido pelo INMETRO, modelo do veículo ao qual se destina e Carga Máxima de Tração (CMT) do engate.

As novas exigências geraram preocupação entre os criadores, afinal, todos deverão se enquadrar e o tempo para a realização dessa ação é pequeno.

IBEQui vai até Brasilia discutir nova resolução do Contran

No último dia 30, o presidente do Instituto Brasileiro de Equideocultura (IBEqui), Manuel Rossitto, participou de uma reunião, no Ministério da Infraestrutura, em Brasília, com dirigentes da Secretaria Nacional de Transporte (Senatran) para apresentar as dificuldades de implementação imediata dos requisitos dessa nova Resolução do Contran.

Para evitar infrações por parte dos criadores e demais prejuízos à toda cadeia produtiva do cavalo, que hoje movimenta cerca de R$ 32 bilhões, por ano no país, o IBEqui entende que a imediata implantação dos novos requisitos que constam da Resolução implicam em um período de ajustamento, de no mínimo 12 meses, pois os fabricantes e importadores de veículos deverão, através de suas engenharias, validar e readequar seus procedimentos de desenvolvimento veicular a constar também de seus manuais.

Além do presidente do IBEqui, Manuel Rossitto, participaram também da reunião o sócio-diretor da World Traillers, Thiago Ribeiro, o consultor legislativo, Daniel Lemos, o diretor do Departamento de Segurança do Trânsito do Senatran, Daniel Mariz Tavares e o Secretário Nacional de Trânsito Substituto, Celso Mizuno.

Confira todos os detalhes da nova Resolução no site: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=429774

Por: Camila Pedroso

Fonte: IBEqui

Fotos: Divulgação/ Pixabay

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O bem maior da empresa: o cliente

Marcelo Pardini comenta em sua coluna da semana sobre a importância do cliente para os negócios

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Quanto mais você conhece o seu público-alvo, mais poder você tem para agregar valor aos produtos e serviços que coloca à disposição do mercado

“Clientes podem demitir todos da corporação, do alto executivo para baixo, simplesmente gastando seu dinheiro em outro lugar”, a célebre frase de Sam Walton, fundador da rede mundial de supermercados Walmart, reflete a relação empresa x consumidor. O público-alvo está cada vez mais exigente e a concorrência é voraz. As instituições sérias já constataram que a má qualidade de seus produtos e serviços prejudica a sua imagem. Para evitar isso, investem em programas de melhorias constantes.

Leia mais:

É sabido que conquistar novos clientes custa 05x mais do que manter os já existentes. Os consumidores resistem a mudar de fornecedores após investirem o seu tempo assimilando a trabalhar com uma determinada empresa e o seu sistema (elevado custo de aprendizagem). 

Propaganda – principais funções

– Informar (consciência, características, benefícios, imagens positivas);

– Agregar valor (alteração das percepções do consumidor);

– Lembrar;

– Persuadir, e

– Vender.

As empresas bem-sucedidas constroem relações do tipo ganha-ganha com os clientes. À medida que isso ocorre, todos buscam o êxito mutuo. Hoje em dia é algo dinâmico, personalizado e interativo.

            – Orientação de Produto: consumidores dão preferência a produtos que ofereçam desempenho superior e características inovadoras.

– Orientação de Vendas: a organização empreende grande esforço em Vendas e Promoção.

– Orientação de Marketing: a chave para alcançar metas organizacionais consiste em determinar as necessidades e os desejos dos mercados-alvo.

– Orientação de Marketing Societal: maneira que preserva ou aumenta o bem-estar do consumidor e da sociedade.

Fonte:
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing: A Bíblia do Marketing.12ª ed. São Paulo:Pearson Education Brasil, 2007.

E-mail: contato@agromp.com.br / Instagram: @marcelopardinioficial
Crédito da imagem: Arquivo Pessoal

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Dr. Kako Moraes ministra curso de ferrageamento dentro da Super Semana do Tambor

Entre os dias 17 e 18 de junho, público poderá participar da clínica que abordará os problemas clínicos da prática

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Super Semana do Tambor

Durante a 8ª Super Semana do Tambor, que será realizada entre os dias 11 e 19 de junho, no Haras Raphaela, em Tietê /SP, Dr. Kako Moraes ministrará um Clínica de Ferrageamento.

Em parceria com a Ferraduras Brasil, a clínica será realizada nos dias 17 e 18 de junho, com opções prática e ouvinte.

Segundo a Ferraduras Brasil, o curso será voltado para problemas clínicos, englobando todos os pontos da área, alcançando um público diversificado formado por médicos veterinários, estudantes de medicina veterinária, ferradores profissionais, iniciantes e criadores.

“Será uma ótima oportunidade para os participantes trocarem experiências com este grande profissional do meio, que é o Dr. Kako Moraes, em um bate-papo direto, prático e com muita informação importante para quem quer ou já atua nessa área”, convida Abelardo Peixoto, presidente da NBHA Brazil.

Dr. Kako atua na área há mais de 40 anos, participou de várias clínicas e congressos internacionais, tendo trabalhado com ícones do ferrageamento internacional como Alan Bailey, Rob Reinere e Simon Curtis. Atualmente, Dr. Kako atua com animais com problemas clínicos.

As inscrições para a Clínica de Ferrageamento estão abertas e o participante pode participar de modo prático ou como ouvinte. Inscrições e informações pelos telefones: (11) 99967-6971 com Abelardo Peixoto ou (15) 99615-2815 com Zé Maria.

A Super Semana do Tambor

Considerado o mais completo evento da modalidade de Três Tambores, a Super Semana do Tambor movimenta números impressionantes: R$ 1,8 milhão de giro financeiro, desde a rede hoteleira, premiação, praça de alimentação, entre outros (segundo levantamento realizado na edição de 2019 do evento); mais de mil animais inscritos; além de 3,5 mil atletas de nove delegações internacionais e 20 nacionais.

Organizado pela National Barrel Horse Association Brazil (NBHA Brazil), a Super Semana reúne em apenas um evento: Clínica de Três Tambores com Décio Talon; Clínica de Ferrageamento com Dr. kako Moraes; Homenagem Hall da Fama NBHA; Competição e exposição de Cães, Campeonato Pan – americano; Copa dos Estados; Festival Jovem Organnact – NBHA; Mega Tira Teima – Rancho Villas Boas; Futurity Storm Ranch; Feira de Cursos Profissionalizantes UniEduk e Challenge – Pista reduzida.

Para essa edição, a Super Semana traz uma grande novidade: o campeonato Brasileiro de Três Tambores, nas categorias Aberta, Amador e Feminino. A prova será homologada pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH). “Nossa etapa será regida pela CBH, órgão máximo das modalidades equestres, o que mostra a importância do nosso evento”, comemora Abelardo Peixoto, presidente da NBHA Brazil.

Serviço

Super Semana do Tambor

Data: 11 a 19 de junho

Local: Haras Raphaela

Clínica de Ferrageamento com Dr. Kako Moraes

Data: 17 e 18 de junho

Dentro da Super Semana do Tambor

Por: Camila Pedroso

Fotos: Divulgação

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