Geral

Galope pelas fotografias de Eadweard Muybridge

Luciano Rodrigues, cavaleiro e pesquisador, tem um desafio interessante para você!

Todos os quatro cascos de um cavalo deixam de tocar o solo ao mesmo tempo durante o galope? Hoje, esta pergunta é bem simples de ser resolvida, ou melhor, é demasiado conhecido as andaduras dos cavalos em diversas formas, cores e cálculos. Contudo, em 1878, esta dúvida gerou algumas apostas.

Assim, o magnata Leland Stanford afirmou que sim, o cavalo durante o galope fica totalmente aéreo. Para confirmar sua tese contratou Eadweard Muybrydge para resolver esta questão.

Em uma propriedade de Stanford, na Califórnia, Estados Unidos, Muybridge, usou 12 câmeras fotográficas em série, com duração de uma fração de segundos. Desse modo, organizou as câmeras de uma forma que o cavalo, ao cruzá-las, fosse disparadas tirando 12 fotos em rápida sucessão. Logo após o tratamento das imagens, Muybridge revelou o que a olho nu é quase impossível, por um breve momento o cavalo fica suspenso no ar durante o galope.

A técnica utilizada por Muybridge revolucionou o mundo visual, pois contribuiu para a indústria da animação, compreendendo que o movimento é uma série de fotografias que se passam em alta velocidade. Se colocarmos as fotografias dele em alta velocidade de transição pode-se ver o galope do cavalo. Veja abaixo:

Desafio

Que tal tentar aí na sua casa? Existem diversas formas que você pode fazer. Pode usar celular ou câmera fotográfica, para colocar movimento. Além disso, pode usar o PowerPoint, algum programa específico de transição de imagens. Ou o próprio visualizador de imagem do Windows.

De fato, a forma mais simples é a seguinte: com o próprio celular configure a câmera para tirar várias fotos em um único clique, se posicione no local adequado e não mexa o celular. Um pouco antes do cavalo aparecer na tela do celular comece a tirar as fotografias. Lembre-se que tudo é alta velocidade e que alguns celulares demoram alguns milésimos de segundo para começar a tirar as fotografias.

Passe-as para uma pasta dentro do computador, provavelmente a ordem das fotografias será a mesma de quando tiradas. Agora abra a primeira e mantenha a tecla da seta a direita apertada. Perceberá a transição colocar movimento pelas imagens captadas.

Se quiser criar um filme, pode utilizar o MovieMaker ou PowerPoint do Windows. Crie seu vídeo e marque o Portal Cavalus!

O galope pelas fotografias de Eadweard Muybridge

Colaboração: Luciano Ferreira Rodrigues Filho
Cavaleiro e Pesquisador | Campeira Dom Herculano | lu_fr@yahoo.com.br
Crédito das fotos: Divulgação

Leia também:
Horsemanship: feel, timing e balance

X