Geral

Melhores raças de cavalos para crianças

A gente faz de tudo para agradar uma criança e encontrar a raça de cavalos perfeita entra nessa lista

Dias atrás, nós vimos cuidados que precisamos ter ao escolher cavalos para uma criança. Mas, qual raça é melhor? A resposta curta é que não existe uma ideal. Cada cavalo é um indivíduo e é perigoso confiar na raça como o principal indicador de temperamento. Dito isso, você pode restringir um pouco sua busca.

Procure, sobretudo, por cavalos de tamanho adequado. Que tenha conformação apropriada para a disciplina de escolha de seu filho. Por outro lado, pense em raças com organizações nacionais que ofereçam programas para jovens.

Atenção

Dentro de cada raça existem características gerais, mas cada cavalo é um indivíduo. Para recomendar uma raça devemos considerar o que é mais típico nela. Podemos encontrar um cavalo maravilhosamente calmo em uma raça de cavalos tipicamente ‘quentes’. 

A saber, como um puro-sangue ou um Árabe. Por outro lado, cavalos que, eventualmente, foram criados para um temperamento equilibrado podem ser quente. Não há ‘garantias’ quando se trata de temperamento.

Os atributos de uma raça são generalizações. Alguns cavalos podem não ter o temperamento adequado para iniciantes. O recomendável é buscar um cavalo bem treinado, calmo e experiente para uma criança ou um iniciante. Mesmo que não seja de uma das raças consideradas mais ‘calmas’.

Crianças ou iniciantes precisam de cavalos confiáveis e previsíveis para ganhar confiança na sela. Leva tempo para desenvolver o equilíbrio. Antes de mais nada, um bom cavalo de iniciante irá em um ritmo constante e se concentrará no trabalho a ser realizado.

A gente faz de tudo para agradar uma criança e encontrar a raça de cavalos perfeita entra nessa lista é uma dessas coisas que fazemos

Escolha com calma

Os cavalos sabem que precisam cuidar de seus cavaleiros. Antes de tudo, são o que chamamos de ‘professores’ compreensivos quando eles cometem erros. Os animais também respondem de boa vontade aos auxílios, mesmo que esses comandos ainda sejam um pouco descoordenados. Cavalos assim são escolhas excelentes.

Qual é a melhor raça de cavalo para uma criança? Embora a raça seja um fator, o temperamento individual do cavalo é muito mais importante. Geralmente cavalos mais velhos são mais pacientes. Porém, não há ‘garantias’, como já falamos.

Não existem dois cavalos iguais. Mesmo dentro de uma raça, pode haver uma variedade significativa de personalidade. E ainda treinamento, físico e saúde. Se você não tem experiência, o ideal é buscar um treinador, cavaleiro ou veterinário experiente para ajudá-lo a fazer as perguntas certas. Dessa forma, você vai encontrar o cavalo com a melhor combinação para seu filho.

Colaboração: Paulo Junqueira Arantes
Fonte:
Horse Illustrated
Crédito das fotos: Divulgação/Pixabay

Veja mais notícias no Portal Cavalus

X