Em um esporte totalmente dominado por homens, elas lutam para deixar sua marca. ‘Not Her First Rodeo’ tem seis episódios e acompanha cinco mulheres ousadas e inovadoras que estão redefinindo o mundo da montaria em touros profissional, como Renata Nunes da Rosa.
A brasileira está entre as estrelas dessa série documental, ao lado de Jorden Halvorsen – fundado da Elite Lady Bull Riders Association.
Dos 3 anos aos 10 anos, Renata Nunes ganhou quatro medalhas e uma fivela na competição em Carneiros. Morando nos Estados Unidos, ela começou a montar em mini boi, que é uma das portas de entrada para a montaria em touros, e chegou a ir a uma final do MBR – Mini Bull Riders em Las Vegas, em 2015.
Um caminho natural para os meninos que nunca a intimidou. Inspirada e incentivada pelo trabalho do pai, campeão mundial da PBR e ex-atleta, Renato Nunes, Renata traça sua trajetória profissional no esporte ao participar da Elite Lady Bull Riders, uma associação que agrega atletas e promove um campeonato com duas categorias: novatas e profissionais.
“Não estou em busca de ser famosa. Só quero ser boa no esporte que sou apaixonada, me dedico a isso. Não temos muitos rodeios femininos, mas o que tiver, quero estar praticando e competindo”, contou Renata Nunes à nossa reportagem.
E a rotina inclui treinos de força na academia, treinos de técnica e prática, viagens e as dicas do namorado, que é atleta do mesmo esporte e compete no campeonato da PBR, de seu pai, e de amigos como Guilherme Marchi, João Crimber, JW Hart.

‘Not Her First Rodeo’
Produzida pela ABC News Studios, a série documental mergulha fundo na garra, na glória e nos perigos da vida no rodeio. ‘Not Her First Rodeo’ acompanha Jorden Halvorsen, Catalina Langlitz, Renata Nunes, Athena Rivera e Alexia Huffman — um grupo dinâmico de peões de rodeio de elite — cada uma superando seus limites por uma chance de conquistar o título do campeonato.
De dentro da arena às batalhas pessoais fora dela, ‘Not Her First Rodeo’ é um olhar implacável sobre o que é preciso para enfrentar uma fera por oito segundos — e fazer isso com estilo, força e irmandade.
Às vezes, é a primeira vez que as pessoas assistem um rodeio, imagina ver uma mulher montando em touros? É arriscado, mas elas não conseguem parar. E, para elas, a melhor parte de montar em touros é o desafio. E claro, ser um pouco destemida. Mas, de acordo com elas, é simples: monte no touro e ganhe o prêmio.
Amar e praticar um esporte sem incentivo e conhecimento requer parceria, então significa muito o apoio mútuo, elas entendem as dores uma das outras. Quando pensam em desistir, olham para trás e lembram o motivo porque começaram.
Mais do que a importância de ‘Not Her First Rodeo’ mostrar o dia a dia de cada uma delas, há a Elite Lady Bull Riders, organização criada para empoderar as mulheres que montam em touro e legitimá-las.
Fonte: Cowgirl Magazine
Fotos: Divulgação
Leia mais notícias aqui.