Geral

O que a vestimenta do competidor diz sobre a modalidade que ele pratica?

Só de olhar para roupa de competidores conversando em um grupo, você consegue identificar a modalidade que fazem?

Publicado

⠀em

Antes de mais nada, a roupa que nós usamos expressa a identidade do que somos ou do meio em que vivemos. Transportando esse conceito para a vestimenta do competidor de provas equestres, nada mais verdadeiro, concorda?

No nosso meio, temos o cowboy, também chamado de boiadeiro ou vaqueiro. Aquela pessoa, que montada a cavalo, conduz a boiada de um local a outro. São fáceis de identificar visualmente de acordo com o modo como se veste. Por outro lado, o cowboy também é o atleta, com sua vestimenta característica.

Estamos falando de roupa, mas não estamos falando de moda, não ainda. Apesar da indústria cinematográfica dos Estados Unidos ter popularizado o cowboy de calça jeans e chapéu, o conceito de vestimenta do competidor vai além. Todo competidor usa calça jeans e chapéu, claro, mas a depender da modalidade que pratica, sua vestimenta torna-se sua identidade.

Na época da Renascença (entre meados do Século 14 e o fim do século 16), por exemplo, quando as roupas não eram acessíveis a todos, era possível identificar a classe social da pessoa pelo modo como se vestia. Voltemos para o nosso meio, então: só de olhar para roupa de competidores conversando em um grupo, você consegue identificar a modalidade que fazem?

Em uma prova que congregue todos os esportes, só de olhar para a vestimenta do competidor você consegue identificar a modalidade que fazem?

Vestimenta do competidor: você sabe as diferenças?

Embora, à primeira vista, no meio western ou das provas e rodeios, haja uma forma básica de vestir, há nuances que você pode observar da próxima vez que for a um evento e se deparar com atletas de diversas modalidades.

Rédeas, Western Pleasure, Apartação e Working Cow Horse – confira se o competidor usa uma calça de couro; se o cavalo estiver por perto, nas mulheres da Rédeas e Pleasure, por exemplo, além de camisas com brilho ou bordados, a cor tende a combinar com a manta embaixo da sela;

Três Tambores – para as meninas, usualmente, você verá camisas de muito brilho, combinando com os demais acessórios, seus e do cavalo; os meninos, geralmente, estão de boné e camisas lisas são as preferidas deles;

Laço – os meninos do laço estarão sempre com uma corda na mão; já as meninas do Breakaway gostam de combinar a cor da camisa com a do lenço que vai preso ao final da corda, peça obrigatória para que os juízes visualizem esse equipamento;

Vaquejada – é costume para os vaqueiros entrarem em pista com camisetas identificando a equipe a qual pertencem; equipamento obrigatório, estão sempre com as luvas de proteção e capacete;

Rodeio – os cowboys também usam calça de couro e adicionam um colete de proteção à vestimenta característica;

Provas de Marcha – os competidores usam coletes numerados durante a prova, então você os verá vestidos com eles antes do início da competição;

Hipismo – a vestimenta difere totalmente das modalidades western: casaca, culote, capacete com queixeira e bota de cano longo são os que identificamos logo de cara.

Em uma prova que congregue todos os esportes, só de olhar para a vestimenta do competidor você consegue identificar a modalidade que fazem?

Sem olhar as legendas, você arriscou algum palpite? Confira abaixo na ordem que estão postadas.

Por Luciana Omena
Colaboração: Claudia Sayuri
Legendas: Rédeas, Apartação e Três Tambores | Laço (Foto: TXC Apparel), Breakaway, Vaquejada (Foto: Ana Clark) | Rodeio (Foto: PBR), Provas de Marcha (Foto: ABCMM), Hipismo (Foto: FEI)

Veja outras notícias no portal Cavalus

WordPress Ads
WordPress Ads