Geral

Que tal inovar no aniversário do seu cavalo?

Preparamos uma lista com cinco dicas para vocês festejarem juntos. Atitudes simples, mas que farão toda a diferença no relacionamento entre cavalo e cavaleiro

Publicado

⠀em

Que tal inovar no aniversário do seu cavalo?

Muitos cavalos estão assoprando as velinhas neste mês. Afinal, este é o melhor período de nascimento para o ano hípico. Que tal inovar nessa data especial e preparar uma surpresa para o seu grande companheiro? Eles podem não entender o que o aniversário significa, mas vão amar a sua surpresa!

Separamos algumas dicas simples e fáceis de fazer. Confira e se inspire!

  • Já que cavalos não comem bolo, que tal preparar um doce bem saboroso, com ingredientes que ele come? Você pode cozinhar maçãs, melaço e aveia. Misture tudo e seu cavalo vai amar sua obra-prima!
  • Que tal preparar um dia de spa para seu amigão?! Pegue uma escova macia e escove os pelos do seu cavalo. Além de deixa-lo limpinho, ele vai amar a massagem e vai relaxar!
  • Por que não contratar um massagista? Isso mesmo! Quer recompensa melhor pelo trabalho duro que ele faz diariamente? Eu animal ficará relaxado e pronto para a próxima atividade!
  • Que tal uma festa no celeiro?! Isso mesmo!! Reúna os amigos do seu cavalo, prepare algumas guloseimas e deixe alguns brinquedos como uma bola colorida para eles se distraírem.
  • E por último, mas não menos importante: separe um tempo livre para passar com ele. Aproveite para estreitar os laços e conhecer mais o comportamento do seu animal. Quanto mais vocês se conhecerem, melhor será a sua interação com ele.

Gostou das dicas? Já fez alguma coisa neste sentido com o seu cavalo?

Todas as atitudes são válidas para você demonstrar ao seu animal o quanto o ama e como ele é importante para você. Pequenos gestos fazem toda a diferença.

Por: Camila Pedroso

Fotos: Pinterest

Mais notícias no portal Cavalus

Geral

Julgamento na Expolondrina abre etapa do Campeonato Nacional de Mini Horse

ExpoLondrina começou no último dia 05 e segue até o dia 14 de abril no Parque Ney Braga, em Londrina (PR), reunindo shows e provas equestres

Publicado

⠀em

Julgamento na Expolondrina abre etapa Nacional do Campeonato Nacional de Mini Horse

Começou na última sexta-feira (05), a 62ª Expolondrina, que será realizada até o dia 14 de abril no Parque Ney Braga, em Londrina (PR). Como virou tradição há mais de dez anos, a ExpoLondrina marca a abertura do Campeonato Nacional de Mini Horse.

Um total de 36 cavalos participou do julgamento que avalia as características morfológicas dos animais em 20 categorias de machos e fêmeas jovens (até 36 meses de idade) e adultos (acima de 36 meses) na pista central do Parque Ney Braga no sábado (6) e domingo (7).

Julgamento Mini Horse

A competição, promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Mini Horse, acumula pontos no ranking nacional para os animais melhores avaliados em cada etapa – são de oito a dez no ano. A graça dos pequenos cavalos costuma despertar a atenção dos visitantes da Expo, especialmente as crianças. São elas, afinal, o público-alvo na comercialização dos Mini Horses no país, mercado que envolve mais de 8 mil animais registrados na associação nacional.

“Esse evento é muito importante porque a gente consegue reunir equinos de pequeno porte para que as pessoas possam entender também que os cavalos têm diversas aptidões, e além disso fomenta famílias e crianças saberem também que o cavalo pode ser um pet”, destaca a diretora de atividades equestres da Sociedade Rural do Paraná, Roberta Garbelini Gomes.

São diversas aptidões avaliadas no julgamento. Conforme explica o criador e juiz da etapa de Londrina, Paulo de Andrade Carvalho Neto, o princípio é que os animais obedeçam a um padrão racial estabelecido pela associação dos criadores. “Avaliamos se o animal tem uma boa saída de pescoço, que é o ângulo de 45 graus, que tamanho e angulação da garupa sejam proporcionais, que tenha uma garupa um pouco mais reta, por exemplo, além de uma cernelha bem destacada, que é a região entre o final do pescoço e começo do dorso”, detalha.

Outros critérios avaliados no julgamento são passagem de dorso, lombo e garupa, além de um trote ou marcha que permita um bom andamento do mini horse. “Nas fêmeas procuramos uma cabeça mais delicada, mas também bem desenhada, e no macho uma cabeça um pouco mais expressiva, mas não pesada, bem lapidada. Nos dois gêneros, também é considerada uma ganacha [bochecha] bem definida, sendo que no macho um pouco mais ampla e que traga um pouco mais de masculinidade para o animal”, pontua o julgador.

Ainda segundo Carvalho Neto, são desclassificados para o julgamento os cavalos com uma enfermidade de dentição conhecida como prognatismo, que é a mandíbula avantajada em relação à pré-maxila do animal. “No bragnatismo, que é o processo inverso, culminando no encurtamento da mandíbula, aceitamos até meio dente”, explica.

Gerente de eventos da Associação Brasileira de Criadores de Mini Horse, José Bastos Cruz Sobrinho, o Zezé, afirma que a etapa de julgamento é importante para agregar valor de mercado ao animal ao estimular seu processo evolutivo, além de ter um caráter “educativo”. “O julgamento é educativo, se for visto de forma bem neutra pelo criador vai orientá-lo para saber se está no caminho certo, se o animal está adequado para estar na evolução da genética do seu criatório ”, considera.

Destinado ao público infanto-juvenil, mercado tem boa liquidez

Criador e gerente de eventos da Associação Brasileira de Mini Horse, José Bastos Cruz Sobrinho explica que o mini horse é uma raça de pônei que tem as mesmas características morfológicas e reprodutivas dos cavalos de porte. “O mini horse é um equino igualzinho a qualquer outra raça, não muda absolutamente nada, inclusive a parte reprodutiva”.

Ele pontua que um dos padrões raciais determinados por entidades reguladoras da equinocultura está relacionado à altura dos animais. “Todo equino com menos de 1,38m é considerado do agrupamento do pônei. Existem várias raças de pônei, e o mini horse é a menor raça de pônei criada no Brasil”. Na fase adulta, os animais têm altura média de 89 a 98 centímetros.

Por ser considerado um cavalo de estimação, o mini horse tem o comércio destinado majoritariamente ao público infanto-juvenil. “É um mercado muito forte destinado geralmente ao público mais jovem e crianças. Temos tido um mercado com boa liquidez na criação dos animais. Os Mini Horses são muito rústicos, dificilmente ficam doentes, são fáceis de serem criados e manejados, com a vantagem de que ocupam menos espaço e comem menos”, afirma o criador.

Só que a graça da aparência dos minis cavalos costuma levar as pessoas a considerá-los mansos, uma falsa impressão, conforme alerta o membro da associação dos criadores. “A gente sempre orienta as pessoas, porque como ele é pequenininho, acham que é manso por natureza. O animal tem que ter todos os cuidados de um cavalo normal”, aconselha.

São cerca de 8 mil minis pôneis registrados na Associação Brasileira de Criadores de Mini Horse, que também faz o controle de registro genealógico dos animais. A maioria dos criatórios está no estado de São Paulo. A alimentação deles é similar a dos cavalos de grande porte, à base de farelo de soja, farelo de trigo e milho. A diferença é que o equino tradicional consome cinco vezes mais de ração por dia.

Os resultados do julgamento de Mini Horses podem ser conferidos através do site da Expolondrina.

Por Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação/Expolondrina

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

69º Festa do Peão de Barretos divulga nomes de peso em sua grade de shows

Ingressos para a tradicional Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, que acontece de 15 a 25 de agosto, já estão à venda

Publicado

⠀em

69º Festa do Peão de Barretos divulga nomes de peso na sua grade de shows

Falta pouco menos de quatro meses para a 69ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, mas a organização já segue a todo vapor com a divulgação da grade do evento que é considerado um dos maiores do Brasil no segmento. A festa, que acontece de 15 a 25 de agosto, já está com os ingressos à venda.

Na semana passada, a organização da Festa do Peão de Barretos divulgou mais alguns nomes de peso do sertanejo que irão compor a grade de shows do evento. Entre os nomes confirmados, está o do cantor Daniel, que se apresenta no dia 22 de agosto.

Com carreira consolidada desde os anos 80, o cantor está celebrando 40 anos de estrada e homenageia seu companheiro João Paulo nos shows. Daniel tem sucessos que atravessam as gerações e são daquelas que todos cantam com nostalgia. Entre as músicas mais esperadas estão: Te amo cada vez mais; Estou Apaixonado; Só Dá Você Na Minha Vida, entre outras.

Além de Daniel, para a mesma noite, foram confirmadas duplas Matogrosso & Mathias, Victor & Léo e Pedro Paulo & Alex. Já no dia 23 de agosto, se apresentarão no palco do Estádio de Rodeios a dupla Zé Neto & Cristiano.

Divulgação/Alisson Demétrio

Ainda para o dia 23, estarão presentes as duplas Munhoz & Mariano e Hugo Pena & Gabriel. Ainda no dia 23 de agosto, já foram anunciados os shows de Luan Santana e Zezé Di Camargo & Luciano.

Demais atrações Festa do Peão de Barretos

No primeiro dia, 15 de agosto, os shows anunciados são de Luan Pereira e de Lauana Prado. No dia 16, sexta, os shows serão das gêmeas Maiara e Maraísa, Simone Mendes e a dupla Bruno & Marrone.

A programação segue no dia 17 de agosto, com César Menotti & Fabiano (embaixadores do rodeio deste ano), Jorge & Mateus e Ana Castela. E no dia 24 de agosto, o aguardado show internacional do ídolo country norte-americano, Cody Johnson.

Ingressos

Vale lembrar que os acessos para a festa estão à venda exclusivamente por meio do site oficial https://barretos.totalacesso.com/. No endereço é possível encontrar os lotes para os setores Parque/Rodeio/Show, Área Vip, Pista Prime, Pista Gold e Stage Prime; Camarotes Arena Premium, Brahma, Open Super Bull e Dagente. Também já é possível adquirir pacotes para a área de Camping, que funciona dentro do Parque do Peão.

Por Heloisa Alves/Portal Cavalus (Com informações da assessoria de imprensa)
Foto de chamada: Divulgação/Assessoria de Imprensa

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

33º Congresso Brasileiro da ABQM é um dos destaques da agenda desta semana

O Portal Cavalus segue apesentando os principais eventos e provas equestres que acontecem por todo o Brasil

Publicado

⠀em

Começam a sair os primeiros campeões do Congresso da ABQM em Araçatuba

Em sua segunda semana, o mês de abril segue com a agenda movimentada com várias provas e eventos equestres acontecendo pelo país. Com o intuito de informar os leitores que acompanham e gostam das competições equestres, o Portal Cavalus segue apresentando a agenda com vários eventos de diversas raças, como Quarto de Milha, Crioulo, Mangalarga Marchador, entre outras.

Confira a agenda desta semana:

08 a 13/04

21ª Exposição Especializada do Cavalo Mangalarga Marchador da Bahia – Expobahia

Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador – Salvador – BA

09 a 13/04

37ª Exposição Especializada do N.C.C.M.M de Itaperuna

Espaço Orlandus – Itaperuna – RJ

09 a 14/04

XLIX Exposição Especializada do Cavalo M.M.de Brasília

Parque de Exposições Granja do Torto – Brasília – DF

10 e 11/04

7ª Prova de 3 Tambores da ExpoLondrina

Parque de Exposições – Londrina – PR

10 a 13/04

31ª Exposição Especializada do C.M.M. de Mococa

Recinto de Exposições José André de Lima – EXPOAM – Mococa – SP

10 a 14/04

CSN 5* – 8º SHP OPEN – 2024

Sociedade Hípica Paulista São Paulo – SP

2ª Etapa do Circuito Nacional de Marcha de Muares 2024

Parque de Exposições de Goiânia – GO

1° Encontro de Comitivas

Parque de Exposições de Goiânia – GO

10 a 21/04

33º Congresso Brasileiro da Raça Quarto de Milha

Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado – Araçatuba – SP

11 e 12/04

Freio Jovem

Freio do Proprietário

Núcleo Integração Norte – Sorriso-  MT

11 a 13/04

Morfologia Passaporte – São Ludgero

N.C.C.C. ANITA GARIBALDI – São Ludgero – SC

2ª Exposição Regional do CTE Hotel da Mata

CTE Hotel da Mata – Matozinhos – MG

11 a 14/04

5ª etapa do circuito ASQM de Vaquejada

Lagarto – SE

12/04

Concentração de Machos

N.C.C.C. ANITA GARIBALDI – São Ludgero – SC

Revisão Coletiva

Concentração de Machos

Parque Municipal de Eventos de Ipê – RS

Laço Criador

Crioulaço

Cancha Coberta do Município – Jaborá – SC

12 a 13/04

Prova ExpoNova 2024

Parque de Exposições – Nova Xavantina – MT

1ª Prova 3 Tambores Uchôa Ranch

Uchôa Ranch – Brasília – DF

12 a 14/04

Campereada

Parque Juventino Corrêa de Moura – Dom Pedrito – RS

Morfologia Passaporte

Núcleo Integração Norte – Sorriso –  MT

Clínica de Equitação de Trabalho

Horse Escola – Paty do Alferes – RJ

IX Country Mix Rodeo Indoor

Parque de Exposições – Campo Verde – MT

5ª Copa Costa do Cacau

Rancho Conrado – Itapé – BA

13/04

3ª ExpoGrande Arabian Show

Parque de Exposições Laucídio Coelho – Campo Grande – MS

Movimento A La Rienda

Parque Expoagro Afubra –  Rio Pardo – RS

Revisão Coletiva

Parque de Exposições Erico Lourenço de Lima –  Lagoa Vermelha – RS

Revisão Coletiva

Parque de Exposições Olmiro Callai Giruá – RS

Exposição Morfológica

Parque Municipal de Eventos de IPÊ – RS

Movimento A La Rienda

Cabanha Mapuche – Pomerode – SC

II Copa de Marcha de Córrego Fundo

Parque de Exposições de Córrego Fundo – Córrego Fundo – MG

1ª Copa de Marcha de Ipatinga

Área de Eventos Centro – Ipatinga – MG

I Copa de Marcha de Tiros

Parque de Exposições – Tiros – MG

II Copa de Marcha de Dom Viçoso

Parque de Eventos Dom Viçoso – Dom Viçoso – MG

V Etapa Circ. Rio Minas de Provas Esportivas MM 23-24

Haras Melf – Barra do Pirai – RJ

Ranch Sorting – Itaperuna

Haras Orlandus – Itaperuna – RJ

GP Brazilian Futurity

Jockey Club de Sorocaba – SP

Rodeio de Santo Expedito 2024

Parque de Exposições – Santo Expedito – SP

1ª Prova do CT Marcão Toledo

CT Sérgio Toledo – Piratininga – SP

Festa do Boiadeiro de Pontes Gestal

Recinto de Rodeio – Pontes Gestal – SP

Prova CT Mauro André & Haras Faz. Pontal

Parque de Exposições – Ouroeste – SP

IV Matão Horse Fest

Arena de Rodeio – Matão – SP

II Bolão entre Amigos Rancho 2T

Rancho 2T – Araruama – RJ

2ª Etapa Copa Ferreira

Parque de Exposições – Resende – RJ

4ª Etapa do II Camp. NFDCQM

Rancho Mombuca – Itatiba – SP

1º Bolão Entre Amigos 2024

Mumumurum – Marabá – PA

1ª Prova Rancho AR

CT Alex Rossi – Corumbataí – SP

13 e 14/04

Paleteada

Cabanha Capão da Lagoa – Glorinha – RS

Concurso de Hipismo Completo Nacional – GET Guega Eventing Tour

Sociedade Hípica de Ribeirão Preto – SP

14/04

ExpoJales 2024

Parque de Exposições – Jales – SP

GP Brazilian Futurity e GP Super Sprint

Jockey Club de Sorocaba – SP

Por Heloisa Alves/Portal Cavalus
Foto: Heloisa Alves/Agência Cavalus

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Artigo – Deus é bom o tempo todo

Em seu artigo, Marcelo Pardini fala sobre a melhoria contínua, sem criar expectativas com os outros

Publicado

⠀em

Artigo - Deus é bom o tempo todo

Devemos nos preocupar com a melhoria contínua, sendo as nossas próprias curas e bênçãos, não nutrindo expectativas em relação aos outros

Confira o artigo de Marcelo Pardini:

Quando criamos expectativas, invariavelmente, decepcionamo-nos. Isso porque depositamos nos outros a esperança de sermos recompensados por aquilo que eles não podem nos oferecer. Somos os responsáveis, única e exclusivamente, pelas nossas atitudes, então, que baixemos a crença da correção alheia, a fim de não nos frustrarmos, afinal, cada um tem o seu tempo de maturação e a sua trajetória de vida. Não adianta cobrarmos que tenham a mesma visão sobre determinado tema, pois cada ser é único e enxerga a vida sob a própria ótica. Somos criados à imagem e à semelhança de Deus. Somos obras do Criador. Por isso, reclamar, criticar ou perseguir só faz mal a nós.

Muitas vezes nos vemos em determinadas situações, que no momento do ocorrido não compreendemos nem aceitamos. Mas quando nos deslocamos do fato, respiramos fundo, e fazemos uma análise macro, percebemos que Deus nos concedeu mais um livramento – seja numa oportunidade de negócio, numa viagem ou num romance… Ele sempre cuida de nós e nos livra de algo que, em última análise, seria-nos nocivo.

Conhecidos e parceiros, temos aos montes; bajuladores, então, nem se fala! Mas amigos, aqueles de verdade mesmo, são poucos (raramente preenchem uma mão). Pessoas que nos amam incondicionalmente, que não nos julgam, que nos apoiam nos momentos em que a maioria absoluta nos vira as costas, nestes, sim, podemos confiar. Nos demais, por mais que pareça duro dizer isso, especialmente para quem ama viver em comunhão com a sociedade, não devemos esperar nada, pois eles simplesmente não se importam. Só conseguem ver o que é bom para o próprio umbigo e passam por cima das nossas particularidades sem a menor cerimônia ou constrangimento.

Esta reflexão é simples e direta. Sejamos as bênçãos que rogamos. Controlemos os nossos pensamentos. Tenhamos atitudes que sejam guiadas pela Fé, pelos bons princípios, por valores cristãos. Como respondemos somente por nós mesmos, em relação às atitudes dos outros, por mais que estes sejam próximos a nós, familiares e entes queridos, definitivamente não temos controle algum. A melhor forma de ajudá-los? Fazermos uma bela prece, com oração fervorosa para que Deus os abençoe, guie, ilumine, oriente e proteja.

Claro, sabemos que neste mundo não cai uma só folha de uma árvore sem o consentimento de Deus. Por isso, temos que fazer a nossa parte. Sejamos a nossa melhor versão. Coloquemos amor em nossas atitudes. Tenhamos humildade para seguirmos abertos às novidades. Saibamos perdoar, a nós mesmos e aos outros. Sejamos gratos e trabalhemos com afinco. As bênçãos vêm do Céu. Deus é bom o tempo todo.

Artigo assinado por Marcelo Pardini, narrador, poeta, jornalista, pós-graduado em Marketing e leiloeiro rural. Titular da marca Agro MP – A voz do Agronegócio.

Foto: Divulgação/Marcelo Pardini

E-mail: [email protected] / Instagram: marcelopardinioficial

Leia mais artigos de Marcelo Pardini aqui

Continue lendo

Geral

‘Jornalismo Equestre’ contribui para fortalecimento do Agronegócio no Brasil

O ‘Cavalus’, maior grupo de Comunicação e Marketing Equestre do país, é pioneiro na prestação de serviços ao setor, com um time de jornalistas especializados

Publicado

⠀em

‘Jornalismo Equestre’ contribui para fortalecimento do Agronegócio no Brasil

Educação, saúde, bem-estar, genética, economia, eventos, entretenimento, viagens e esportes. Todos estes assuntos também viram pautas no Jornalismo Equestre! Mas, antes de falar do universo dos cavalos, você sabe por que o dia 07 de abril foi escolhido para comemorar o ‘Dia do Jornalista’? A data foi criada pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), em homenagem a João Batista Líbero Badaró, jornalista conhecido pela luta à independência do Brasil. Pelo legado deixado, ele é considerado referência da imprensa paulista e brasileira.

Jornalismo Equestre no Brasil

O Grupo Cavalus, pioneiro na Comunicação e Marketing Equestre, contribui para o desenvolvimento da Equinocultura no Brasil, através de serviços especializados e de informações de qualidade. Acompanhando a pujança do setor, que movimenta R$ 30 bilhões por ano, sua profissionalização e a evolução na forma de produzir e divulgar informações, o Grupo Cavalus exerce um papel importante para o segmento, através de empresas especializadas: Editora Passos, Portal Cavalus, Agência Cavalus e Agência Agrus.

Grupo Cavalus cobre os principais eventos equestres do Brasil

Verônica Formigoni, sócia-diretora de PR e editora-chefe do Grupo Cavalus, lembra que há alguns anos atrás, o mercado desconhecia a importância da Comunicação e do Marketing Equestre para as empresas do setor. “Nas últimas décadas, trabalhamos incansavelmente para oferecer serviços e conteúdos jornalísticos de alta qualidade, trazendo uma abordagem única ao nosso público e à cadeia produtiva de equídeos”, destaca Jean Philippe Vasconcelos, jornalista e sócio-diretor de Comunicação e Marketing do Grupo Cavalus.

Assessoria de Imprensa no Mercado de Cavalos

O Grupo Cavalus tem o compromisso de prestar serviços de qualidade e fornecer informações com imparcialidade e credibilidade. “Por meio de nossos serviços de Assessoria de Imprensa, trabalhamos em estreita colaboração com profissionais e empresas do segmento, proporcionando visibilidade e suporte estratégico para suas iniciativas. Acreditamos que ao facilitar o compartilhamento de informações e experiências, não só fortalecemos o mercado, mas também toda a comunidade de entusiastas de cavalos”, reforçam Verônica e Jean.

Editora Passos é líder nacional na publicação de revistas impressas e digitais sobre equídeos

“Neste ‘Dia do Jornalista’, o Grupo Cavalus de Comunicação e Marketing Equestre enaltece e reforça sua gratidão aos seus profissionais, pela contribuição ao desenvolvimento do Jornalismo Equestre em todo o país. Juntos, estamos moldando um futuro promissor para o Jornalismo e o Mercado de Cavalos”, completa a sócia-diretora Executiva do Grupo Cavalus, Adriane Passos. Ela destaca ainda que uma amostra dos serviços das empresas pode ser vista nas redes sociais do grupo, no Facebook, X-Twitter, Instagram e LinkedIn. Siga, acesse e confira!

Por Jean Philippe Vasconcelos/Agência Cavalus
Fotos: Jean Philippe Vasconcelos/Agência Cavalus

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Cerca de mil cavalos deverão participar de disputas equestres durante a ExpoLondrina

Evento será realizado de 05 a 14 de abril no Parque Ney Braga, em Londrina (PR) e reunirá shows, provas equestres, além do 6° Simpósio de Equideocultura

Publicado

⠀em

Cerca de mil cavalos deverão participar de disputas equestres durante a ExpoLondrina

Na sexta-feira (05), será dada a largada para a 62ª ExpoLondrina (Exposição Agropecuária e Industrial), que será realizada até o dia 14 de abril no Parque Ney Braga, em Londrina (PR). Além dos tradicionais shows, o evento irá receber provas equestres e o 6° Simpósio de Equideocultura.

Abrindo a agenda de eventos técnicos, o 6° Simpósio de Equideocultura acontece logo pela manhã do dia 05, no recinto Milton Alcover. Já entre as provas equestres, o evento receberá as disputas de Salto, Três Tambores, Laço em Dupla e Ranch Sorting.

Eventos equestres ExpoLondrina

Dentre as competições, destaque para a 7ª edição da Prova de Laço em Dupla que arrecadará doações para o Hospital do Câncer de Londrina. De acordo com a organização da ExpoLondrina, somando os valores arrecadados desde a primeira edição, as doações para o Hospital do Câncer de Londrina já ultrapassam R$ 1,2 milhão.

“É uma prova que tem essa característica social, todos os participantes e patrocinadores se engajam na causa”, antecipa Roberta Garbelini Gomes, diretora de esportes equestres da Sociedade Rural do Paraná.

Vale destacar que a prova de Laço em Dupla será realizada nos dias 05 e 07, na Pista Família Romanelli e terá premiação total de R$ 90 mil. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (43) 99646-5102.

Outra disputa que movimentará a ExpoLondrina é a prova de Salto, que receberá atletas e animais de alto nível. Vale destacar que, recentemente, as três pistas equestres do Parque Ney Braga passaram por obras para alcançar o mais alto padrão de qualidade na modalidade.

“Hoje o parque Ney Braga conta com três pistas de alta performance, sendo um deles picadeiro coberto. A pista Impacto SRP (RR) segue as normas da Federação Equestre Internacional (FEI) e durante toda a execução teve o acompanhamento do diretor de salto da CBH, Daniel Khury. Tivemos todo o respaldo para escolher qual era o melhor piso. A pista tem a mesma areia usada nas Olimpíadas e no Panamericano. É um material de altíssimo nível que absorve o impacto na recepção dos cavalos e ao mesmo tempo dá firmeza para o salto”, detalha Danton Dequech, conselheiro fiscal da Sociedade Rural do Paraná.

Já a Copa Rural de Três Tambores, será nos dias 10 e 11, na arena. No sábado, dia 13, acontece a 2ª Expo Ranch, campeonato de Ranch Sorting que reúne cavaleiros de todas as idades. A competição é uma realização do Núcleo Paranaense da Raça Quarto de Milha (NPQM) em parceria com a Sociedade Rural do Paraná.

Além das provas, a ExpoLondrina irá receber as raças Mini Horse, Campeiro e Crioulo em provas de julgamento e marchas.

Por Heloísa Alves/Portal Cavalus (Com informações da Assessoria de Imprensa)
Foto: Reprodução/Internet

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Confira a agenda de provas equestres da primeira semana de abril

Mês começa movimentado com disputas em diversas modalidades espalhadas pelo Brasil

Publicado

⠀em

Confira a agenda de provas equestres da primeira semana de abril

Abril já começou movimentado, a agenda de provas da primeira semana do mês terá diversas disputas em vários estados brasileiros. Serão várias modalidades e raças em pista mostrando a força da equinocultura do Brasil na agenda de provas desta semana.

Agenda de provas da primeira semana de abril:

01 a 07/04
33ª Exposição Herdeiros da Raça
Parque da Gamaleira – Belo Horizonte – MG

02 a 07/04
Paleteada
Doma de Ouro
Parque de Exposições Filinto Eládio da Silveira – Rio Grande (RS)

03 a 06/04
3ª etapa da Copa ABCCA/ANCAF
Complexo Haras Raphaela – Tietê (SP)

4ª Etapa do Campeonato NOPQM 2023/2024
Haras Terra – Narandiba – SP

03 a 07/04
Grande Vaquejada Ranch
Parque Igará – Toritama – PE

04/04
4º Duelo Haras Vento Sul
CTG Porteira da Amazônia – Nova Mutum – MT

04 a 06/04
3ª Etapa do Camp. Barretos 2023/2024
Parque do Peão – Barretos – SP

2ª Etapa da Copa Freedom
Haras do Lay – Capim Branco – MG

04 a 07/04
10ª Grande Vaquejada do Estrela Park Show
Estrela Park Show – Cajazeiras – PB

I ExpoSul Rural – NSCCCMM
Parque de Exposições de Cachoeiro de Itapemirim – Cachoeiro de Itapemirim – ES

05/04
2 Etapa do I Metropolitano NTRMS
RSR Treinamentos – Campo Grande – MS

05 e 06/04
Concentração de Machos
Morfologia Passaporte
Parque de Exposições Laucídio Coelho – Campo Grande – MS

Centro Oeste Barrel Edition
CT Horse Club – Itumbiara – GO

3ª Etapa do I Camp. Núcleo NVQM
Parque de Exposições – Jacareí – SP

3ª Etapa do XII Campeonato Expovel
Parque de Exposições – Cascavel – PR

05 a 07/004
III CSN** Fazenda Cavalo de Raça
Fazenda Cavalo de Raça – Anápolis – GO

EXPOAM Mococa
Parque de Exposições José André de Lima – Mococa – SP

3ª É o Bicho Rodeio Festival
Parque de Exposições – Rondonópolis – MT

06/04
IV Copa da Amizade – CTE do Iva – Haras Alambique e Rabelo das Gerais
Fazenda São Pedro – Estrada Boa Esperança a Campos Gerais – Boa Esperança – MG

Copa de Marcha de Santa Rita do Sapucaí MG
Parque de Exposições da Cooperrita – Santa Rita do Sapucaí – MG

Cavalgada Temática – Roteiro do Queijo da Serra da Canastra
Sindicato Rural de São Roque – São Roque de Minas – MG

Rodeio de Narandiba 2024
Parque de Exposições – Narandiba – SP

Festa do Peão de Uchoa 2024
Recinto de Rodeio – Uchoa – SP

1ª Prova JC Ranch
Rancho JC – Campo Grande – MS

4ª Etapa Regional Interlagos
Heringer Ranch – Casimiro de Abreu – RJ

1º Treinão 2024 CT Joarlison Aguiar
CT Joarlison Aguiar – Raposa – MA

1ª Etapa Campeonato Mineiro AMCT de Team Penning – 2024
Rancho Vale da Serra – Ribeirão das Neves – MG

1ª Etapa Copa ARQM de Ranch Sorting 2024
Candidos Ranch – Itapuã do Oeste – RO

1ª Etapa Copa CHBV de Ranch Sorting 2024
Centro Hípico Boa Vista – São João da Boa Vista – SP

2ª Etapa do 3º Campeonato de Team Penning
RSR Treinamentos – Campo Grande – MS

2º Etapa do 5ª Campeonato de Laço Comprido Técnico e Braço NQMSSP
Fazenda e Haras Santa Albertina – Buri – SP

4ª Etapa do 6º Campeonato Barretos de Ranch Sorting
Hípica do Parque do Peão de Barretos – Barretos – SP

06 e 07/04
Concurso de Enduro Nacional
Haras Endurance – Bragança Paulista – SP

II Etapa Circ. Norte de Minas de P. Esportes Mm- Borem Ranch
Haras dos Claros Montes – Borem Ranch – Montes Claros – MG

Prova Beneficente Fernandópolis
Haras JDR Baroni – Fernandópolis – SP

07/04
1ª Etapa Copa CHBV de Team Penning
Centro Hípico Boa Vista – São João da Boa Vista – SP

2ª Etapa Campeonato Mineiro AMCT de Team Penning – 2024
Rancho Vale da Serra – Ribeirão das Neves – MG

Por Heloisa Alves/Portal Cavalus
Foto: Reprodução/Internet

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Simpósio de Equideocultura abre agenda técnica da ExpoLondrina em 2024

Tradicional evento no estado do Paraná, ExpoLondrina acontece de 5 a 14 de abril

Publicado

⠀em

Simpósio de Equideocultura abre agenda técnica da ExpoLondrina em 2024

O 6° Simpósio de Equideocultura abre a agenda de eventos técnicos da ExpoLondrina 2024. Ele acontece já no primeiro dia, 5 de abril, pela manhã, no recinto Milton Alcover.

Simpósio de Equideocultura

A médica veterinária Luli Kratschmer será uma das palestrantes com um tema pouco falado, mas de grande impacto no desempenho dos atletas nos esportes equestres: a sela.

“Ela não é um mero acessório, não vamos falar da sela no sentido estético, mas relacionado à biomecânica, as explicações técnicas de porque usar e como usar para a saúde do cavalo e cavaleiro”, antecipa.

Ela destaca que o esporte equestre é o único em que há dois seres vivos atuando e em alta performance. Neste contexto, a sela precisa estar adequada e ajustada para ambos.

“É como se fosse uma alfaiataria, ou como escolher o tênis adequado para a corrida e a empunhadura da raquete no tênis. O objetivo da escolha correta é que cavalo e cavaleiro tenham uma liberdade e ajuda do acessório para que a performance seja melhorada. A sela não é só uma sela, é o único esporte em que há dois serem vivos atuando e o equipamento precisa ser bifacial, servir para o cavalo e para o cavaleiro”.

Kratschmer dá exemplos que deixam mais clara a importância dessa escolha. “Se a sela for pequena para o cavaleiro, vou tirá-lo do movimento ideal e da biomecânica para o esporte, seja salto, tambor ou outra prova. Do outro lado, se ela for estreita para o cavalo, com o passar do tempo ele terá alterações de saúde que influenciam o trabalho em conjunto. É um tema muito importante que precisa ser abordado e conhecido”, finaliza

Fonte: Site Bonde
Foto: Reprodução/Pixabay

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Rafaela Negrini descobriu através do cavalo a sua paixão por ensinar

Em entrevista ao Portal Cavalus, a professora contou um pouco da sua trajetória de vida no meio do cavalo e como descobriu a sua vocação para ensinar

Publicado

⠀em

Rafaela Negrini descobriu através do cavalo a sua paixão por ensinar

Uma história pautada pelo respeito e amor aos cavalos, é assim que podemos resumir a história de Rafaela Negrini no meio equestre. Professora na Hípica Universo Equestre em Jundiaí (SP), Rafaela começou a sua história no meio do cavalo ainda muito nova, quando fazia passeios em família.

“Desde pequena tive contato com cavalo, sempre gostei de fazer passeio. Minha família também sempre foi ligada ao cavalo, mas sempre foi algo voltado para o lazer, nada com relação ao esporte”.

Rafaela Negrini e os cavalos

Rafaela ainda conta que sua mãe sempre gostou muito desse universo, querendo incluir a filha no Hipismo. “Apesar dessa vontade da minha mãe, eu nunca me interessei por isso, mas seguia sempre com os passeios em sítios, fazendas, onde tinha cavalos, eu estava lá”, comenta.

Rafaela e sua mãe, sua maior incentivadora

Com o passar dos anos, a professora iniciou sua graduação em Administração, ingressando logo após em uma pós-graduação em Administração de Empresas e Contabilidade. Ela lembra que sempre gostou de estudar, mas seu amor pelos cavalos continuava o mesmo.

Durante um período, ela começou a levar sua prima para fazer umas aulas numa hípica da região onde moravam, já que sua prima compartilhava com ela o mesmo carinho pelos cavalos. “Mas, minha prima era um pouco diferente, ela queria de fato fazer o esporte, queria saltar, e como tinha um horário livre, comecei a acompanhá-la toda semana”.

Foi então nesse momento, que Rafaela percebeu algumas pessoas mais velhas do que ela, fazendo aulas e incentivando ela a começar a fazer também. Ela relembra que, a partir desse momento, aos 22 anos, começou a fazer as aulas e desde então, mão parou mais.

“Nessa época tive o meu primeiro cavalo, que eu dividia com a escolinha, já que os custos para o manter eram altos, então deixa ele na escola, mas sempre visitando ele. Fui me apaixonando cada vez mais por esse meio”.

Apesar disso, inicialmente, seu plano não era entrar em competições, querendo apenas o contato com o cavalo. Entretanto, Rafaela acabou caindo no gosto do esporte e começou a saltar, mesmo achando que as competições não eram para ela, foi vencendo o receio participando de provas. “A primeira prova causa um frio na barriga, mas depois da primeira, a gente vai vencendo o medo e mostrando os resultados dos treinos”.

Alguns anos depois, com uma vida dedicada ao Hipismo e aos estudos, Rafaela terminou sua pós-graduação e recebeu a proposta de dar aula de componente para crianças até seis anos na Hípica. E para deixar a decisão ainda mais difícil, Rafaela recebeu uma outra proposta de uma empresa, foi então que percebeu que precisa escolher o caminho que a sua vida ia seguir, o caminho dos cavalos ou o do mundo corporativo.

“Foi aí que eu escolhi o cavalo e percebi que eu não ia conseguir ficar sem eles e não ia conseguir ficar trancada numa empresa. Aquilo lá já era a minha vida, aqueles animais já estavam dentro de mim”.

Com essa decisão, Rafaela descobriu uma outra paixão, a de dar aulas para crianças, nesse processo, ela foi se aperfeiçoando, com ajuda de pessoas, buscando sempre levar o seu conhecimento e experiência para os seus alunos. Além de ensinar para as ações dentro e fora da pista, a professora ressalta a importância de ensinar o respeito aos cavalos.

Para Rafaela, o respeito com os cavalos é algo que vem em primeiro lugar, já que eles contribuem diretamente para a qualidade de vida das pessoas, como na equoterapia, onde adultos e crianças têm as suas vidas salvas pelos cavalos.

“Cheguei a perder meu pai recentemente, há dois anos. E eu digo que eu só não entrei numa depressão profunda por causa dos cavalos. É uma coisa incrível estar ao lado desses animais, eles me dão ânimo”.

Além das crianças, Rafaela ensina adultos também, o que a deixa muito feliz. Para ela, o contato cavalo e adultos serve para curar feridas, e no caso das crianças, contribuem para o desenvolvimento e muitas outras coisas. “O que eu mais gosto de ver é essa transformação na vida das pessoas através do cavalo”, finaliza.

Por Heloísa Alves/Portal Cavalus
Fotos: Arquivo Pessoal/Rafaela Negrini

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Última semana do mês tem como destaque competições de Três Tambores

Devido ao feriado desta semana, agenda segue com menos disputas, mas sem deixar de movimentar o calendário de provas equestres

Publicado

⠀em

Última semana do mês tem como destaque competições de Três Tambores

Começamos a quarta e última semana do mês de março e com ela, seguimos com a agenda de provas equestre. Devido ao feriado, a agenda desta semana conta com menos disputas, mas sem deixar de movimentar o calendário equestre com disputas de Três Tambores pelo SGP, provas do Mangalarga Marchador e do Quarto de Milha.

Confira a agenda da última semana de março:

27 a 30/03
3ª Etapa do XXXIX Campeonato Paranaense
Parque de Exposições – Londrina – PR

30/03
I Copa de Marcha Oficial do Haras Bambuí
Haras Bambuí – Matipó – MG

3ª Copa Nucave Chalés do Recanto
Chalés do Recanto – São João Del Rei – MG

I Copa de Marcha Oficial M.M.de Virginópolis
Parque de Exposições – Virginópolis – MG

XV Cavalgada do Haras Gravatá Country
Cond. Gravatá Country – Gravata – PE

2ª Etapa Copa Blue Silver Pistol de Ranch Sorting e Team Penning
Rancho Abdala – Cajuru – SP

1ª Etapa da III Copa Anhanguera 2024
CT Aldo Barros – Americana – SP

1ª Etapa Rodeo Show Manelão 2024
Haras Sulera – Bálsamo – SP

3ª Etapa da Copa Organnact Rodeio Show
Faz. NS Lourdes – Jaguariúna – SP

1ª Etapa da I Copa Equilibirum
Parque de Exposições – Ipameri – GO

30 e 31/03
2º Etapa do 6º Campeonato RSBR
Haras Luana – Rio Claro – SP

31/03
2º TOP de Três Tambores
Recinto Equestre – São Carlos – SP

Por Heloisa Alves/Portal Cavalus
Foto: Matheus Oliveira/Agência Cavalus

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo