Geral

A importância da saúde intestinal dos equinos

Toda a absorção de nutrientes é realizada no intestino, por isso os cuidados com a saúde do órgão são fundamentais

Publicado

⠀em

A importância da saúde intestinal para equinos

Você já ouviu falar que o intestino é o nosso segundo cérebro e tem função importantíssima para a saúde e para as defesas do organismo?

A ciência vem descobrindo que além deste órgão ser o responsável pela absorção de grande parte dos nutrientes, o intestino também colabora com a produção de determinadas vitaminas, ajuda no funcionamento cerebral – (90% do triptofano, aminoácido utilizado pelo cérebro para a produção de serotonina é sintetizado no intestino), atua diretamente no sistema imunológico (cerca de 70% dos anticorpos são formados no intestino), dentre outras funções já conhecidas e ainda não conhecidas.

Porém, a saúde intestinal dos equinos está ligada à estabelecer e equilibrar a microbiota intestinal, sendo necessária a implantação de práticas estratégicas de nutrição e manejo em todas as fases da criação.

Além de estimular a proliferação de microrganismos favoráveis para o intestino, é importante aumentar a capacidade de colonização e equilíbrio da população microbiana.

Uma vez que uma população microbiana benéfica e um ambiente intestinal sejam estabelecidos, as microvilosidades irão se desenvolver. Isso é fundamental para a saúde e a eficiência alimentar: quanto mais vilosidades saudáveis um animal tem, de forma mais eficiente os nutrientes serão absorvidos.

O intestino também pode conter microrganismos nocivos, que podem danificar as vilosidades. É importante eliminá-los antes que possam se prender ao revestimento do intestino e se proliferar causando doenças. Ao bloquear o mecanismo de fixação de organismos desfavoráveis, sua capacidade de competir com os organismos favoráveis no intestino é reduzida.

Criando soluções para a saúde intestinal dos equinos

A Kronefeed Nutrição Animal desenvolveu o Kronefeed Force, produto que contem em sua formulação ingredientes que devido à sua sinergia proporcionam aumento na saúde intestinal dos equinos.

Segundo Anete Gabardo, diretora comercial da empresa, hoje a Kronefeed trabalha com ingredientes com tecnologia única, selecionados em todo o mundo especificamente para proporcionar aos equinos uma maior imunidade e consequentemente um maior desempenho.

Dentre os ingredientes podemos citar altos níveis de glutamina, mananoligossacarideos, adsorvente de micotoxinas (atuante na adsorção de toxinas fungicas e micotoxinas bacterianas), prébioticos e probióticos.O produto também conta com um blend de enzimas que aumentam a absorção dos nutrientes, complexo vitamínico e aminoácido, estando dentro do conceito de proteína ideal, ácido pantotenico e biotina.

Saiba mais em: www.kronefeed.com.br

Por Assessoria de imprensa

Fotos: Pixabay

Leia mais sobre saúde animal aqui

WordPress Ads
WordPress Ads