Um dos passeios que os brasileiros mais curtem fazer quando vão aos Estados Unidos é andar pelas ruas de Fort Worth e se sentir no Velho Oeste
Cada centímetro dos Stockyards conta a verdadeira história da famosa indústria pecuária do Texas. Fort Worth é onde o Oeste começa e nada incorpora tão bem a herança western que o Fort Worth Stockyards National Historic District (distrito histórico nacional Fort Worth Stockyards).
A história conta que os tropeiros de gado Longhorn, que levavam o gado da trilha de Chisholm aos terminais ferroviários, tinham Fort Worth como a última parada importante para descanso e abastecimento, antes de cruzar o Red River até chegar ao Indian Territory. Entre 1866 e 1890, mais de quatro milhões de cabeças de gado foram transportadas através de Fort Worth, que logo ficou conhecida como a Cowtown (cidade do gado).
Em 1876, quando a ferrovia chegou à cidade, tornou-a um ponto importante para o transporte de gado. Antenados e um novo modo de ganhar a vida, estabeleceram a Union Stockyards e o negócio chamou atenção de pessoas importantes. O dono da Union Stockyards Company, porém, teve que encontrar investidores para melhorar a empresa, pois não tinha dinheiro para comprar gado suficiente. A ideia era atrair fazendeiros da região e expandir os frigoríficos.
O presidente Mike C. Hurley convidou um rico empresário de Boston, Greenleif Simpson, para Fort Worth, com a esperança de que ele iria investir. Simpson chegou e encontrou os currais cheios de gado e decidiu que Fort Worth representava um bom mercado, fazendo planos para investir. Mas ele não sabia que o normal não era esse. Os currais estavam cheios devido as fortes chuvas e uma greve ferroviária.
Em abril de 1893, Simpson comprou a Union Stockyards por mais de US$ 100.000,00 e mudou o nome para Fort Worth Stockyards Company. Em pouco tempo, se tornou evidente que, em vez do transporte para outros mercados para processar o gado, seria muito mais desejável manter o negócio fortalecido em Fort Worth. Simpson convidou outro amigo seu de Boston, que já atuava no mercado de gado e carnes, para juntar-se a ela e investir também. A atividade começou a atrair, por volta de 1900, grandes frigoríficos para a cidade.
Fort Worth deixou de ser uma cidade onde os boiadeiros passavam ou paravam para descansar, para ser ponto final e processar o gado para venda. A atividade moldou tudo que a cidade é hoje. Sem nunca perder o clima de Velho Oeste, desde as roupas que as pessoas usam no dia a dia, para ir à farmácia, por exemplo, até ao famoso desfile que acontece semanalmente. Nos dias de hoje, o transporte do gado Longhorne pelas ruas da cidade é um acontecimento que fomenta o turismo local e reproduz o trajeto antigo, extamente como era feito há mais de 150 anos.
Fort Worth é a sexta maior cidade do Texas e seu nome foi estabelecido quando o local se tornou um forte para proteção dos ataques indígenas. Quando já tinha se tornado uma cidade, passou a ser o trajeto para o transporte de gado, transformando-se no centro das movimentações de gado, e mais tarde, em um centro industrial pecuário.
Durante o dia as movimentações do gado agitavam a cidade, e a noite, seus saloons ficavam lotados ao som de música e caubóis de todos os lugares. E ainda hoje é assim. Uma dica de local para se sentir ainda mais no velho estilo western americano e visitar o mundialmente conhecido Billy Bobs Texas, que fica no centro histórico de Fort Worth. Restaurante e casa de shows, oferece sempre entretenimento da melhor qualidade e promove shows com os maiores nomes da country music. Além de oferecer aulas da dança e exibição de montarias em touro ao vivo.
Mais tarde, a estrada de ferro transformou Fort Worth em um centro de negócios de gado de elite, com leilões e exposições. A cidade preserva até hoje seus símbolos históricos, como antigos edifícios e o jeito texano de ser. Pode ser considerada a rival de Dallas na luta pelo título de ser o símbolo do Velho Oeste.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Fazemos isso para melhorar a experiência de navegação e exibir anúncios personalizados. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.