Só existem dois caras na história da Rédeas que alcançaram cinco milhões de dólares em ganhos, Shawn Flarida e Andrea Fappani

Em dezembro de 2017, Andrea Fappani alcançou o posto de NRHA Five Million Dollar Rider. O segundo atleta na história da Rédeas a chegar a essa marca. Pouco mais de dez anos antes, o astro da modalidade havia ultrapassado a marca de um milhão em ganhos. De 2006 para cá, veio construindo sua carreira sólida, ganhando prêmios e galgando degraus importantes. Com 33 anos, o mais jovem da história, já tinha passado dos dois milhões em ganhos.

Nascido e criado na Itália, seguiu seu sonho de se tornar um dos principais treinadores de Rédeas do mundo. Seu foco e excelência não só o colocaram nas listas mais prestigiadas e no topo dos rankings mais importantes, como também o fizeram um grande mentor e professor. Aos quatro anos de idade praticava Salto, na Itália, onde nasceu. Com cinco anos, participou de sua primeira aula de Rédeas.

Chic Dreamin

Sua primeira prova na modalidade Fappani fez aos nove anos de idade e, até os 20, competia na categoria Amador. Quando escolheu a Rédeas como profissão, ainda na Itália, desenvolveu uma filosofia de treinamento. Nada menos do que obter animais de alta performance. Sempre buscou aprimorar sua técnica. Depois de algumas idas aos Estados Unidos para fazer clínicas, resolveu mudar de país.

Cromed Out Mercedes

Foi nos Estados Unidos que a Rédeas nasceu e onde estão os melhores do mundo. Era um sonho para ele, mesmo quando nem pensava ainda em se tornar profissional. Quando tudo mudou em sua vida, se instalou com Todd Bergen para trabalhar como seu assistente. O desejo de Fappani em se sobressair como um cavaleiro Amador, depois como aluno de um treinador experiente, foi o que lhe permitiu desenvolver um sucesso tão precoce em sua carreira.

Custom Legend

Quando se sentiu pronto para seguir sozinho, com o aval do já amigo Bergen, ele deu início a sua carreira como profissional. Nunca esperou nada menos do que ter sucesso e ser um entre os melhores. Isso foi o que sempre o motivou. E também procurar entender como seus cavalos pensam e sentem. Fazer as coisas de maneira a deixá-los confortáveis e com prazer de realizar as manobras, de trabalhar.

Lil Joe Cash

São muitas as provas em 22 anos de carreira, entre elas, três títulos da mais importante do calendário. Em 2001, seu primeiro NRHA Futurity ele venceu com RR Star; depois, em 2011, a vitória foi com Lil Joe Cash – esse ano ele também foi co-reservado campeão, com Spook Off Sparks; o mais recente em 2016, com Spooky Whiz.

SG Frozen Enterprize

Fappani também tem quatro títulos do National Reining Breeders Classic, a segunda prova mais importante para os redieiros. Seu primeiro título do NRBC foi em 2007, montando Custom Legend; depois venceu em 2009, com Cromed Out Mercedes; o título de 2015 foi conquistado com SG Frozen Enterprize; e o mais recente, em 2017, com Chic Dreamin.

Spooky Whiz

Em 2011, ele também foi campeão do NRHA Derby com Tinker With Guns. Sem contar os inúmeros títulos em outras provas de destaque, como Cactus Reining Classic, High Roller Reining Classic, Flórida Classic, Tulsa Classic, Reining By The Bay, entre outras.

Fappani tem 42 anos, é casado com Tish desde 2002 e trabalham juntos nos negócios do centro de treinamento. Ela cuida da parte administrativa, mas também compete, na categoria Non Pro. Os dois são pais de Luca, que já deu seus primeiros passos na Rédeas, e Jeremy. O Fappani Performance Horses fica em Scottsdale, Arizona.

Fonte: NRHA e Website Official
Fotos: Waltenbery

Escreva um comentário