As provas dessa vez aconteceram durante o Reno Snaffle Bit Futurity, em Reno, Nevada, de 10 a 16 de setembro
O treinador Justin Wright, que foi campeão recentemente da categoria futurity open durante as provas da National Stock Horse Association, venceu mais uma. Dessa vez montando Metallic Flame ‘Tex’ somou 662.5 pontos. Filho de Metallic Cat, Metallic Flame, com três anos de idade, é de propriedade de Bill Stevenson.
Wright tinha um bom pressentimento no domingo, 16, quando marcou 220 em herd work. Ele estava liderando a prova. Tinha marcado 217.5 pontos em rein work e sua melhor prova, 225 pontos, em cow work. “Ele é muito bom no trabalho de gado, mas hoje acho que provou ser um bom cavalo de cerca também”, disse o treinador de Santa Maria, Califórnia.
Justin Wright e Metallic FlameA vitória rendeu US$ 35.000,00 de premiação. Wright monta ‘Tex’ há poucos meses. Antes ele estava sendo treinado por Tom Shelly e Nick Dowers. A primeira prova juntos foi o futurity da National Stock Horse Association, que ficaram em 16° – Wright ganhou com Scooter Kat.
“Ele foi realmente muito bom nas passadas que fizemos pela NSHA. Gostei muito do trabalho de cerca dele lá, como controlou o boi, mas não excelente. Então ele cresceu bastante nas duas últimas semanas, amadureceu muito”. Wright lembra que não ia levar para Reno os mesmos cavalos que foram para Vegas. “Mas pensei que ele poderia ter uma chance a mais de mostrar que estamos melhorando. E foi muito bom, ele tem muito coração”.
A meta é que Metallic Flame se junte a Scooter Kat como as possíveis montarias de Wright para o esperado National Reined Cow Horse Association (NRCHA) Snaffle Bit Futurity que acontecerá em outubro. Toda a preparação dos treinadores, nas provas de pré-fururity visam esse maior evento.
O segundo lugar ficou para Reykatasize e Zane Davis, que somara 654 pontos (219 herd/216.5 rein/218.5 cow). Na categoria futurity non pro, a vitória foi de Laurie Richards com Got Kisses. Elas marcaram 644 pontos (219 herd/211 rein/214 cow). Em especial, essa égua tem uma história com a família de Richards. É tataraneta da matriz do rancho, Sen’s Me. A égua que ela conhece desde pequena agora já está na sua quarta geração de filhos e sempre ganhadores.
A vitória não foi fácil. Richards e Got Kisses empataram com Hope Miller, que também somou 644 pontos, ao montar Just Call Me Earl. No entanto, o desempate não se deu na pista, mas na pontuação obtida na prova cow work. A nota de Richards foi mais alta que a de Miller e ela ficou com o título. Os planos são de ir com a égua para o NRCHA Futurity.
Laurie tem um bom retrospecto montando as descendentes de sua égua. Ela já foi segundo lugar no NRCHA Futurity Non Pro com a mãe de Got Kisses, Kiss Me A Little. E em 2015, ganhou esse prestigiado evento na sela Kiss Me A Lot, outra filha de Kiss Me A Little. Travis Mankins levou o futurity open level 1, com 1 Oakies Lil Nic. Resultados completos, clique aqui.
Por Luciana Omena