Apartação

Fazenda Gruta Azul leva sete prêmios no ANCA Awards

Super premiada, Fazenda Gruta Azul é referência no mundo do cavalo e da modalidade Apartação; ANCA conferiu 10 prêmios aos melhores do ano

Publicado

⠀em

A diretoria da Associação Nacional do Cavalo de Apartação premiou os melhores do ano em 5 de dezembro. Aproveitando os intervalos das competições do Super Stakes e Super Stakes Classic ANCA 2020, entregou as placas de reconhecimento aos Melhores da ANCA 2019/2020. E a Fazenda Gruta Azul levou nada menos que sete prêmios.

Queen Boon A Lena – Cavalo do Ano Aberta 2019/2020; Kitty Delite – Cavalo do Ano Non Pro 2019/2020; Norberto Soares Leite – Proprietário e Criador do Ano 2019/2020; This Kats King – Produtor do Ano 2019/2020; KF Boon A Lena – Produtora do Ano 2019/2020; Antonio Sergio de Araújo Júnior – Competidor Profissional Mais Premiado 2019/2020.

Conversamos com Patricia Arakaki Leite Miglioli, que ao lado do pai, Norberto Soares Leite, toca a operação de sucesso que é a Fazenda Gruta Azul. Confira!

Super premiada, Fazenda Gruta Azul é referência no mundo do cavalo e da modalidade Apartação; esta sempre nos pódios ganhando prêmios
Queen Boon A Lena e Nolberto Soares Leite – Foto: Roberto Mattos

Mesmo em um ano de superação e incertezas, a Fazenda Gruta Azul concluiu 2020 com esses prêmios. Como vocês avaliam esse feito?

“Apesar de todos os obstáculos que enfrentamos no ano de 2020, não desanimamos em nenhum momento. Demos continuidade no treinamento dos animais e na nossa preparação também. Dessa forma, quando as competições voltaram, estávamos preparados e segurando a ansiedade a fim de obter bons resultados. Felizmente, fechamos o ano hípico da ANCA com vitórias, somando pontos para o Awards da Associação”.

Super premiada, Fazenda Gruta Azul é referência no mundo do cavalo e da modalidade Apartação; esta sempre nos pódios ganhando prêmios
Kitty Delite e Patricia Leite – Foto: Roberto Mattos

Os cavalos premiados e seu pai são destaques em todos os eventos, assim como você e o treinador da FGA, Juninho Araújo. A que vocês creditam o sucesso? Com toda a certeza, há investimentos.

“Sim, tudo isso é resultado de muito investimento em genética, na criação dos animais desde o nascimento, em treinamento, assim como preparação para as provas. Procuramos dar todas as condições necessárias para que os animais mostrem seu maior potencial nas pistas. Também tivemos a felicidade de adquirir um garanhão que sempre esteve acima de todas as expectativas na reprodução. This Kats King demonstra que transmite habilidade para todos os seus filhos”.

This Kats King – Foto: Jader Pacheco

E as expectativas para 2021; o Derby Gruta Azul foi adiado, correto?

“Sim, adiamos nossa prova, pois em janeiro todos os eventos estão cancelados na cidade onde se localiza a fazenda. Mas estamos na expectativa de conseguir realizá-la em março. E, além disso, continuamos a programação normal de treinamento dos potros e animais de prova. Estamos animados e nosso objetivo é ter ótimos resultados em 2021, pois a Apartação não para e é o que amamos fazer!”

KF Boon A Lena – Foto: Maria Luiza Cáceres

Também foram premiados no ANCA Awards: Filipe Rezende Barbosa – Competidor Non Pro Mais Premiado 2019/2020; Dailton Marin – Competidor Amador Mais Premiado 2019/2020; Mariana Argüello Vanni Azevedo – Competidora Principiante Mais Premiada 2019/2020. Fique por dentro: @ancacutting.

Por Luciana Omena
Crédito da foto de chamada:  Divulgação ANCA/Adilson Silva

Veja mais notícias da modalidade Apartação no portal Cavalus

Apartação

João Renato Pereira Lara é presença constante nas provas de Apartação

Competidor e proprietários de cavalos, o mineiro é atuante ainda nos bastidores, na promoção de campeonatos e fomento da modalidade

Publicado

⠀em

Entre os títulos mais recentes, João Renato Pereira Lara sagrou-se campeão do Campeonato Mineiro 2019/2020 de Apartação na categoria Master. Aliás, o criador e competidor é um dos responsáveis pelo fomento da Apartação no Estado de Minais Gerais. Mineiro de Betim, aos 50 anos, ele continua uma paixão que começou de forma mais robusta em 1995.

“Já fiz quase todas as modalidades do Quarto de Milha em provas da ABQM: Laço de Bezerro, Rédeas, Working Cow Horse, Três Tambores. E, atualmente, pratico, além da Apartação, o Ranch Sorting e o Team Penning”. Da família, só ele faz Apartação, mas outros membros atuam em outras modalidades.

João Renato Pereira Lara toca, então, seu Haras JR, que fica em Esmeralda/MG. Tem como treinador Djair Nunes de Oliveira, profissional que prepara seus animais. No momento, são dois animais em competição, Smart Moon Keys JTR e VS Nice Tina. E eles preparam e treinam mais duas potras para o Potro do Futuro desse ano.

João Renato Pereira Lara, competidor e proprietários de cavalos mineiro, atua ainda nos bastidores, na promoção de campeonatos da modalidade
Foto: Divulgação/Fernando Ulhoa

Criação e fomento

Criador e proprietário desde 1995, João Renato Pereira Lara conta que sempre tirou poucos produtos. Hoje em dia, para a reprodução, usa o garanhão Sedution Cat TMR (filho do Metallic Cat) e o KF Bet On Sunday. E ainda garanhões de fora, como Reydiculus, Son Ofa Jay, Hollywood Gotta Gun, entre outros.

Iniciou nas provas somente em 2003. Sua primeira competição na Apartação foi em Jau/SP, cidade que era um pólo importante para o cavalo Quarto de Milha na época. Seu primeiro animal da modalidade foi um garanhão da raça Appaloosa, Jocker Plaudit.

“Acompanho as provas de Apartação há muitos anos, mas a primeira experiência em competição foi em uma prova da modalidade em Jau no ano de 2003. Também ajudo a fomentar o esporte em Minas Gerais, através dos campeonatos Mineiros da ANCA e AMCT/ABQM”, conta o competidor.

De acordo com ele, o que mais chama atenção no esporte são os movimentos do cavalos trabalhando com o boi. Por fim, para a temporada 2021, João Renato espera rever os amigos e competir em todas as provas de Apartação pela ANCA, AMCT e ABQM.

Por Luciana Omena
Crédito da foto de chamada: Divulgação ANCA/Adilson Silva 

Veja mais notícias da modalidade Apartação no portal Cavalus

Continue lendo

Apartação

Mariana Vanni Azevedo se apaixonou pela Apartação de imediato

Competidora e proprietária de cavalos da modalidade está entre os destaques da temporada 2019/2020 da ANCA

Publicado

⠀em

Mariana Argüello Vanni Azevedo, 35 anos, é natural de Campo Grande/MS. A Apartação combina muito bem com a localidade em que reside, já que a modalidade alia o trabalho do cavalo e a interação com o gado e o estado é forte nos dois quesitos. Seria natural que ela praticasse desde sempre, mas só mais recentemente ingressou no esporte.

“Fui criada na fazenda, por isso sempre tive contato com cavalos, mas nunca me interessei por praticar nenhum esporte equestre. Por influência do meu esposo, Arthur, conheci e me apaixonei pela Apartação. Acompanhava desde 2010, mas só tive oportunidade de começar a montar em 2016”, conta ela, eleita no Melhores da ANCA 2019/2020 a Competidora Principiante Mais Premiada.

Sobre sua primeira prova, Mariana Vanni Azevedo diz que não teve um bom desempenho. “Foi um desastre (risos). Eu era muito inexperiente e fiquei muito nervosa. Mas a sensação foi de euforia e entusiasmo”. Em contrapartida, conseguiu vencer esse começo e constrói uma história na Apartação.

Mariana Vanni Azevedo ,competidora e proprietária de cavalos da modalidade, está entre os destaques da temporada 2019/2020 da ANCA
Premiação da ANCA – Foto: Adilson Silva

De acordo com o site da ANCA, entre outros títulos, foi campeã Nacional Principiante 2017/2018, entre outros pódios, todos no Campeonato Sul Matogrossense de Apartação. Ela também já pontua na categoria Amador.

Melhor Principiante e investimentos

Durante o Super Stakes ANCA, Mariana Vanni Azevedo recebeu a placa do ANCA Awards de Competidora Principiante Mais Premiada da temporada 2019/2020. “Tomara que seja o primeiro prêmio de muitos! Mas, o mais importante, é que eu continue montando, fazendo o que amo e encontrando meus amigos”, afirma.

Mariana Vanni Azevedo ,competidora e proprietária de cavalos da modalidade, está entre os destaques da temporada 2019/2020 da ANCA
Foto: Roberto Mattos

Aliás, quesitos que a competidora e proprietária de cavalos de Apartação sentiu falta no ano passado. “Foi uma temporada muito atípica, muitas provas canceladas por conta da pandemia. Gostaria de ter ido em mais provas, encontrado os amigos e feito mais o que mais gosto atualmente”.

Segunda ela, a Apartação é uma competição entre o competidor e o cavalo contra o boi. “Sendo assim, considero como conquista quando eu consigo escutar os rebatedores em pista e fazer o que eles me pedem. Às vezes, fico mais satisfeita em prova, mesmo quando não tenho resultado nenhum, mas consigo montar o animal da melhor maneira possível”.

Mariana Vanni Azevedo ,competidora e proprietária de cavalos da modalidade, está entre os destaques da temporada 2019/2020 da ANCA

Para estar perto dos cavalos e competir, afirma que teve a sorte de conhecer a Apartação no JCR Ranch, também sediado em Campo Grande. Segundo a competidora, algo que facilitou muito para pudesse treinar. “Além disso, é um local onde me sinto em casa e que tenho o maior prazer em estar”.

Por fim, Mariana comenta sobre os investimentos que fez para a prática do esporte. “Tive que comprar um cavalo. Mas como estava começando, procurei um que atendesse a minha necessidade naquele momento. Durante meu percurso, tiver oportunidade de monta uma égua de um amigo, que é a minha paixão, a Cat Peppy HMR. E agora tenho os meus três companheiros de pista Metallic Jazz, A Dream Solution e This Kitty Style.”

Por Luciana Omena
Crédito da foto de chamada: Roberto Mattos

Veja mais notícias da modalidade Apartação no portal Cavalus

Continue lendo

Apartação

Super Stakes ANCA encerra o ano da Apartação

Modalidade realizou três eventos nas últimas semanas em três estados diferentes

Publicado

⠀em

Depois de modificar todo o seu calendário por conta da pandemia da Covid-19, a ANCA conseguiu finalizar 2020 realizando seus dois principais eventos do segundo semestre. Primeiro foi o Potro do Futuro e Campeonato Nacional, entre final de outubro e começo de dezembro.

Agora foi a vez do Super Stakes ANCA. O evento aconteceu em Araçatuba/SP, de 3 a 6 de dezembro. Com premiação total de R$ 198 mil, e 184 inscrições, contou com Super Stakes (cavalos de cinco anos hípicos) e o Super Stakes Classic (cavalos de seis anos hípicos ou mais). Além disso, do total da premiação, incentivos da ABQM aos melhores Quartos de Milha e do fundo de incentivo Millionaire.

Portanto, no Parque Clibas de Almeida Prado, sem a presença do público, os apartadores disputaram os títulos nas categorias Aberta, Aberta Limitada, Non Pro e Amador.

Pelo Super Stakes ANCA, foram campeões: Little Jewel Cat – Antônio Sergio de Araújo Júnior – Aberta – 74 pontos (conjunto campeão do Potro do Futuro mês passado); Pepto Blue Fancy – Matheus -Bittencourt – Aberta Limitada – 75 pontos; Kit Kat Rey – Filipe Rezende Barbosa – Non Pro – 73 pontos; All Shook Up ARS – Flavio de Vuono Junior –Amador – 73 pontos.

Enquanto que pelo Super Stakes Classic, subiram ao lugar mais alto do pódio: Simply Cat – Antonio Sergio de Araújo – Aberta – 74 pontos; Metalic Pep – Glauber Alan de Sousa – Aberta Limitada – 75 pontos; Beccalicat – Filipe Rezende Barbosa – Non Pro – 73 pontos; Shine Cutting – Relson Dias Caetano – Amador – 73 pontos.

Aberta Limitada/SS Classic – Foto: Adilson Silva

Palavra do Presidente ANCA

“Nossas expectativas foram superadas”, afirma Fernando Latufe, presidente da ANCA. “Se no ano passado fizemos um ótimo Super Stakes, esse ano conseguimos ir um pouco mais além. O aumento das inscrições em 12% foi um detalhe para nós. O que nos deixou contente mesmo foi o sorriso de satisfação no rosto de cada competidor que esteve apresentando seu cavalo”.

De acordo com ele, “pista, gado, juiz, infraestrutura, restaurante, enfim, tudo estava muito bem preparado e correspondeu para que pudéssemos fazer um evento agradável, onde todos se divertiram”. Latufe aproveita para agradecer aos colaboradores: “Justiça seja feita, sem o empenho dos colaboradores da ANCA, equipes de comunicação e manejo, nada teria sido possível. Somado a isso, ainda tivemos o super patrocínio do Laredo Blue, que viabilizou a fomentação do evento. A ANCA passa por momentos gloriosos graças a harmonia entre todos os envolvidos.”

Non Pro/NPCA – Foto: Adilson Silva

Campeonato Paulista NPCA

Na mesma data e local, o Núcleo Paulista do Cavalo de Apartação realizou a primeira etapa do campeonato paulista 2020/2021, com 228 inscritos. A fim de otimizar o tempo de prova, algumas categoria correram junto com o Super Stakes ANCA. Dessa forma, os eventos e, SP foram julgados por Grant Ogilvie do Texas. Ingrid Jerry e João Paulo Ferreira Mello foram campeões da Aberta Junior com a nota 75. Pela Aberta Classic, vitória de Shine Cutting e Aroldo José Marcelino, nota 74,5.

Assim também, Aroldo ainda venceu a Aberta Livre, com Kat Rey e a nota 76. Já na Aberta Limitada, vitória para Akira Rode Cat DMFR e Lucas Gabriel de Araújo, 76 pontos. Hard Silver Bingo YM e Felipe Simões Zica foram os campeões da Non Pro com 76 pontos. Os três, sobretudo, marcando a maior nota do final de semana. Little Jewel Cat voltou a vencer com seu co-proprietário Fernando Latufe, nota 74.

Por fim, vitória para Black Power Baby NSA e Juliano dos Santos Tosta, 73 pontos, na Master; Smooth As Bagonia e Thomaz Paião, 74 pontos, na Jovem; e Smooth N Cattacular e Isadora Holzhausen, 73 pontos, na Principiante.

Super Stakes ANCA encerra temporada da Apartação; Modalidade realizou três eventos nas últimas semanas em três estados diferentes
Pódio Aberta do PF ABTCA

Campeonato Sul-matogrossense NSMCA

O Rancho TR, em Campo Grande, recebeu os apartadores dias 20 e 21 de novembro para a primeira etapa do Campeonato Sul-matogrossense  NSMCA2020/2021. Juninho Araújo vlevou dois prêmios para casa. Venceu a Aberta Junior com This Kittyware, 76 pontos; e a Aberta Classic com Dual Smart Boon, 74 pontos. Desse modo, Aroldo Marcelino levou Spots Rey ao pódio ao marcar 75 pontos.

Spots Rey foi campeão da Aberta Limitada também com Graziela Araujo Pereira, nota 74. Curly Rey DMFR e Olavo Coutinho Nogueira venceram a Non Pro, 74 pontos. Enquanto André Joliace Araújo ficou com o título da Amador ao apresentar Smart Jazzy Lena, nota 73. De volta ao pódio, Curly Rey DMFR, dessa vez com Pedro Henrique da Silva Nascimento, campeões da Jovem, nota 74. E, por fim, pela Principiante, vitória de Metallic Big Cat e Jordana Prata Volpon, 73 pontos.

Na oportunidade, a associação dos treinadores de Apartação realizou o Potro do Futuro ABTCA, com mais de 100 inscritos e mais de R$ 100 mil em prêmios. Fulla Blue e Aroldo José Marcelino receberam 74 do juiz e levaram o prêmio na Aberta. Mais um pódio para Olavo Coutinho, só que com Adria Pepto Cat na Aberta Limitada, nota 74. Sues Lil Kitty e Norberto Soares Leite marcaram 74 para ficar com o título da Non Pro. Em seguida, This Kittyware e Letícia Schmidt Abath levaram a Amador, nota 73.

Super Stakes ANCA encerra temporada da Apartação; Modalidade realizou três eventos nas últimas semanas em três estados diferentes
Gerson Almeida dos Santos ‘Mano’ – Foto: Fernando Ulhôa

Campeonato Mineiro ANCA

No mesmo final de semana, dias 21 e 22 de novembro, aconteceu na Fazenda Santa Helena SZ, em Matozinhos, a primeira etapa do Campeonato Mineiro 2020/2021. De acordo com a ANCA, 107 inscrições concorrendo a R$20.000,00 de premiação em dinheiro. Gerson Almeida dos Santos foi primeiro e segundo na Aberta Junior. Marcou 73 com Miss Pepto Made e 71 com Cat Yellow Pistol. Do mesmo modo José Carlos Rodrigues Filho, campeão e reservado da Aberta Classic. Com Fantastic Cat marcou 74 e com Secret Cats RHF, sua nota foi 73.

Ficou para João Manoel Dias do Valle a vitória na Aberta Livre, 73 pontos, com Luma Tina Cat. Cristiano de Souza Nunes venceu a Aberta Limitada com Cajuina Gray Cat ARG e a nota 73. Stanalena e Grace Magalhães Santos foram os campeões da Non Pro ao marcar 74 pontos. Ao passo que Toy Smooth Boon DMFR e Carlos Eduardo Lopes Cury ficaram com o título na Amador, 73 pontos.

Conjunto acostumado ao pódio, Dualena Smart JTR e Felipe Simões Zica foram campeões da Master com 73 pontos. Robert Souza de Mendonça reinou sozinho no pódio da Jovem, levando primeiro, segundo e terceiro lugares. Foi campeão, portanto, com Roxy Fortune TLM, e a nota 73. Em conclusão, pela Principiante, vitória de Gustavo Alves Porto com Toy Smooth Boon DMFR, 73 pontos. Resultados completos de todas as provas, clique aqui.

Por Equipe Cavalus
Crédito das fotos: Divulgação/Adilson Silva

Veja mais notícias da modalidade Apartação no portal Cavalus

Continue lendo
X
X