Apartação

Sucesso por onde passou

Sinônimo de campeã em nove modalidades diferentes, Mônica Ribeiro nos contou um pouco sobre sua história de sucesso na raça Quarto de Milha

Publicado

⠀em

Mãe de Rodrigo e Daniel, avó de Romeu e Eduarda, casada com Marcelo de Castro Cunha, Jornalista de formação, agropecuarista, mulher e ainda uma cowgirl completa, atuando em 9 modalidades diferentes. Essa é a grande Mônica Ribeiro.

Pasmem: essa super mulher encontra tempo para ser tudo isso e ainda competir nas modalidades de Apartação, Working Cow Horse, Conformação, Rédeas, Western Pleasure, Três Tambores, Seis Balizas, Ranch Sorting e Team Penning!

“Adoro um desafio, talvez por isso eu quis me desafiar em várias modalidades. Cada modalidade me ensinou uma coisa diferente. Esse dom que eu nasci, eu acho que puxei do meu pai, juntamente com a minha determinação e garra”, comenta Mônica.

E não para por ai: Mônica ainda é conselheira da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), sendo nessa última eleição a conselheira mais votada da entidade.

“Fiquei muito feliz, acho que é um sinal de que a minha conduta dentro da raça Quarto de Milha sempre foi muito clara e honesta com todos, e isso me deixa muito feliz”, enfatiza.

O começo de tudo

Guiada por seu pai, Geraldo Ribeiro de Souza – um dos pioneiros da raça no Brasil, criador dos animais com o sufixo GR, e um dos fundadores do Rancho Quarto de Milha na cidade berço da raça no país, Presidente Prudente (SP) -, Mônica sempre foi apaixonada pelos cavalos.

“Meu pai observou que desde pequenininha eu tinha aptidão, jeito para a coisa e ele me incentivou a começar com o Tambor e Baliza, que era o que existia na época”, relembra.

A jovem amazona começou a competir nas modalidades nas cidades de Presidente Prudente, Bauru e Ourinhos (SP), onde começaram as etapas. “Fui praticamente campeã nacional da época, pois era só ali que existiam as provas. Fui me motivando, compramos uma tropa muito boa importada de trabalho e Apartação, e com isso, eu comecei a montar e fui me sobressaindo. Fiquei muito tempo no Tambor e Baliza e depois passei para a Apartação”, comenta Mônica.

Novidade no Brasil

Quando Mônica começou na Apartação, a modalidade era nova no país. “Fui a primeira mulher a praticar a modalidade no Brasil e para me especializar, fui para os Estados Unidos para fazer alguns cursos com os campeões mundial de Apartação Mike Mowery e Lindy Burch”.

Neste período, Mônica teve oportunidade de participar do Potro do Futuro de Working Cow Horse em Waco, Texas.

Nesta temporada nos Estados Unidos, Mônica aproveitou e, além de estudar sobre a nova modalidade, fez cursos de Reprodução e Inseminação na Universidade de Fort Collins, no Colorado, sempre com o apoio de seu pai.

E a temporada nos Estados Unidos deu muito certo. Mônica voltou ao país e competindo na Apartação, venceu vários campeonatos da ABQM.

Campeã por onde passou

Mônica é uma presença constante nos pódios de todas as modalidades que passa: Apartação, Working Cow Horse, Conformação, Rédeas, Western Pleasure, Três Tambores, Seis Balizas, Ranch Sorting e Team Penning.

Na Apartação, Mônica foi a primeira mulher a vencer um Potro do Futuro do realizado pela Associação Nacional de Cavalos de Apartação (ANCA).

E uma curiosidade impressionante sobre Mônica é que ela sempre compete duas modalidades ao mesmo tempo, pois segundo ela melhora seu foco, concentração.

“Sempre pratico outra modalidade com a Apartação. Nunca deixo a Apartação, mas gosto de novos desafios então sempre adiciono outra modalidade”, afirma.

Apoio da família

Mônica afirma que o apoio incondicional de seu marido, Marcelo de Castro Cunha foi muito importante para que ela conseguisse chegar onde chegou. “Ele é um super parceiro meu, uma pessoa maravilhosa que está sempre junto comigo nos eventos e essa parceria com o marido é muito importante”, afirma.

É por todas essas aptidões que Mônica Ribeiro marcou seu nome na história da raça Quarto de Milha e hoje é reconhecida como uma cowgirl completa.

Por: Camila Pedroso

Fotos: Arquivo pessoal

Mais notícias no portal Cavalus

WordPress Ads
WordPress Ads