Esportes

Campeonato Brasileiro Virtual de Equitação de Trabalho concluído com sucesso

Em julho, a ABET modificou o rumo da temporada, que parecia perdida, com a I Batalha Virtual; conseguiu ainda realizar a Copa Brasil e os campeonatos regionais, culminando com o Brasileiro

Publicado

⠀em

A Associação Brasileira de Equitação de Trabalho encerrou 2020 com sucesso total. O Campeonato Brasileiro Virtual aconteceu de 1° a 5 de nov

A Associação Brasileira de Equitação de Trabalho encerrou 2020 com sucesso total. O Campeonato Brasileiro Virtual de Equitação de Trabalho aconteceu de 1° a 5 de dezembro e o feedback foi totalmente positivo.

Antes de mais nada, a competição manteve o mesmo formato da Batalha Virtual e da Copa Brasil: divulgação dos croquis, inscrição, envio de vídeos, julgamentos e divulgação dos resultados. Portanto, para concorrer ao título brasileiro, os conjuntos inscritos tiveram algumas regras. Entre elas, se participou de pelo menos duas etapas das três anteriores da Copa Brasil.

Assim, o Campeonato Brasileiro Virtual de Equitação de Trabalho foi uma prova única, todos contra todos, em cada categoria. Os que não atenderam o critério de participação prévia, também participaram. Entretanto, a performance deles não contou para a planilha final de resultados. Valia os títulos nacionais de 2020 e o percurso ofereceu dificuldade aos conjuntos.

A Associação Brasileira de Equitação de Trabalho encerrou 2020 com sucesso total. O Campeonato Brasileiro Virtual aconteceu de 1° a 5 de nov
Benedito Torres Macedo e Artemis da SASA JE, conjunto campeão da Principal (Lusitano)

Avaliação

De acordo com Ney Messi, presidente da ABET, foi um desfio para toda a diretoria. “Nenhum de nós, até março desse ano, quando fizemos a primeira etapa, e ainda não se falava em pandemia, nunca tínhamos nos visto em uma situação dessa. Acima de tudo, achávamos que seria impossível fazer uma prova virtual de Equitação de Trabalho”.

Contudo, a ABET precisou voltar de alguma forma. Foi aí que elaboraram a I Batalha Virtual, através das redes sociais da Associação. “Foi uma espécie de brincadeira, com o intuito de movimentar a modalidade e animar os competidores, que estavam a meses sem provas, já que em julho tudo ainda estava fechado”, reforça Messi.

Em outras palavras, a diretoria descobriu que sim, havia uma forma de adaptar o julgamento para a fase de Maneabilidade e fazer uma prova em formato virtual. “Um dos maiores ganhos de tudo isso, que culminou com o Brasileiro, foi o fato dos competidores poderem gravar os vídeos quantas vezes necessário até enviar. Dessa forma, houve um ganho grande em performance, já que repetiram o percurso diversas vezes até considerar que estava bom para o julgamento”.

Por outro lado, o virtual permitiu que muito mais pessoas tivessem acesso à modalidade. Os vídeos disponíveis no youtube da associação foram vistos e revistos no período que estavam à disposição do julgamento. Então, além de treinar bastante a sua própria apresentação, os competidores acompanharam melhor, por exemplo, a prova de nível avançado. “Aprendizado de todos os lados. Esse, sem duvida, foi o grande sucesso dessa temporada 2020”.

Fabio Rogerio Lombardo e Arun de Maripá, conjunto campeão da Preliminar (Marchador)

Destaques

Segundo Ney Messi, a ABET recebeu relatos até de pessoa de fora do Brasil. “Um dos grandes destaques foi o acesso à modalidade. Não apenas de todo o Brasil, como também de fora. Tivemos contatos de pessoas de Portugal e Espanha, por exemplo. Outro caso foi um amigo do Maranhão, simpatizante da Equitação de Trabalho, que conseguiu participar com esse formato virtual”.

Para alguns, de fato, seria impossível fazer uma prova valendo de Equitação de Trabalho. Imagine levar um cavalo do Maranhão para uma das regiões centrais do Brasil onde ocorrem as provas. Com toda a certeza, inviável do ponto de vista financeiro. “Então, esse alcance foi sensacional. Desde julho para cá, além dos estados que já realizamos campeonatos, São Paulo, Minas Gerais, Brasília, Goiás, recebemos vídeos de pessoas do Nordeste, Norte e Sul”.

Outro ponto de destaque citado pelo dirigente foi a visibilidade que a Equitação de Trabalho conseguiu. “Todo mundo falando da modalidade, comentando e participando em massa. As etapas da Copa Brasil e dos regionais tiveram, em média, 150 inscrições, um recorde. Para o Brasileiro, como havia regras de participação e o receio de alguns pelo percurso ser mais difícil, esse número caiu um pouco. Mas já esperávamos, já que no presencial acontece da mesma forma”.

O saldo, afinal, foi totalmente positivo na avaliação da ABET. “O retorno direto dos competidores, toda a informação que chegou pra gente, em sua totalidade, foi altamente favorável. Tivemos alguns desconfortos, mas causados pela confusão dos participantes quanto as regras e o formato virtual, que foi algo novo para todos”, reforça Messi.

A Associação Brasileira de Equitação de Trabalho encerrou 2020 com sucesso total. O Campeonato Brasileiro Virtual aconteceu de 1° a 5 de nov
Resultados

Expectativas da Equitação de Trabalho para 2021

Primeiramente, toda temporada normal da modalidade só começa de março em diante. Então, a ABET tem um tempo bom para resolver todas as questões e aguardar o desdobramento referente à crise importa pelo novo coronavírus. “Sempre tivemos reuniões de definição do calendário, entre outros assuntos, em dezembro. Entretanto, marcamos para a segunda quinzena de janeiro, a fim de aguardar os próximos acontecimentos no Brasil e no mundo”.

A ABET não possui recursos em abundância para realizar as provas presenciais seguindo todos os protocolos sanitários exigidos. Em outras palavras, o mais sensato é aguardar e esperar que até março a situação do País esteja melhor . “Não temos como programar sem saber o rumo que as coisas vão tomar. Nossa expectativa é abrir a temporada 2021 no final”.

Todavia, Ney Messi afirma: “as provas virtuais não sairão do calendário da ABET. Manteremos as etapas virtuais para o ano que vem, com o intuito de manter a visibilidade da modalidade e o alcancee de todos ao nosso esporte.” Todas as informações: abetequitacaodetrabalho.wordpress.com | @abet_brasil_et_oficial.

Resultados

Por Luciana Omena
Crédito das fotos: Divulgação/Ney Messi
Na foto de chamada: Roberto Rahu e Artemis da SASA JE, conjunto campeão da Intermediária

Veja mais notícias no Portal Cavalus

Hipismo

Doda Miranda com DTC Dinozo Un Prince fatura GP5*, a 1.55m, no SHP Open

Medalhista olímpico agora disputa o GP Internacional em Curitiba, válido pela 2ª Etapa do ranking brasileiro top e como qualificativa olímpica, e na sequência decide se vai à Europa

Publicado

⠀em

Doda Miranda com DTC Dinozo Un Prince fatura GP5, a 1.55m, no SHP Open

No último domingo (14), o GP Troféu Nelson Pessoa Filho, a 1.55m, encerrou com chave de ouro o Concurso de Salto Nacional 5* SHP Open, que chegou sua 8ª edição, na Sociedade Hípica Paulista. Sagrou-se campeão, o medalhista olímpico Doda Miranda com DTC Dinozo un Prince, dupla campeã brasileira Sênior Top e do GP Internacional Indoor em 2023.

Largaram na 1ª passagem, 33 conjuntos e quatro zeraram os dois percursos do GP, válido como observatória olímpica e, conforme a regra, os 12 melhores foram para 2ª e decisiva passagem, entre os quais quatro sem faltas. Doda Miranda com DTC Dinozo un Prince, por ter sido o mais rápido na 1ª volta, foi o último conjunto a largar e cumpriu sua missão: com mais um percurso limpo em 50s37 garantiu o título levantando a torcida na Sociedade Hípica Paulista.

Já o 3º posto coube a Felipe Juares de Lima montando Nina Blue M Marathon, que também zerou as duas passagens, em 54s84. Completou a rodada dos quatro conjuntos sem faltas nas duas passagens, Remo Tellini com Allana Semili, em 54s95.

Preparação Doda Miranda

Agora Doda Miranda se prepara para o Internacional de Saltos em Curitiba entre 24 e 28/4 e, em seguida, avalia se vai para Europa na reta final de preparação para Olimpíada. “Estou muito feliz. Fiquei praticamente quatro meses sem saltar com Dinozo, ele terminou o ano muito bem, foi campeão brasileiro, do GP do Indoor e depois fomos ao Pan (reserva) e finalizamos a temporada no Top Riders aqui na Hípica Paulista. Então eu entendi que ele precisava dessa pausa. Treinei muito pouco em casa e ele cresceu dentro SHP Open, fez quatro percursos limpos, é um cavalo maravilhoso”, pontuou Doda. “Eu tinha planejado iniciar o ano no Brasil para ver como eu ia começar. Hoje demos um grande passo, agora vou para Curitiba e decidimos como ficam os planos.”

A 2ª Etapa do ranking brasileiro senior top será o GP Internacional de Curitiba, em 28/4. Ao todo são 10 as etapas do ranking com premiação mínima cada de 250 mil, totalizando R$ 2,5 milhões na temporada 2024.

Pódio GP Troféu Nelson Pessoa Filho

Por Assessoria de Imprensa SHP e CBH
Fotos: Divulgação/Felippe Saad

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Rodeio

Ekip Rozeta leva Cutiano de volta a Expolondrina após 17 anos

Competição faz parte do calendário da Copa Rozeta Cutiano e marcará a volta da modalidade Cutiano na Expolondrina

Publicado

⠀em

Ekip Rozeta leva Cutiano de volta a Expolondrina após 17 anos

Nos dias 10 e 11 de abril acontece uma edição especial do Titanium Cowboy Cutiano da Ekip Rozeta, abrindo as competições da ExpoLondrina 2024. A competição faz parte do calendário da Copa Rozeta Cutiano e marcará a volta da modalidade Cutiano, o estilo de Montaria em Cavalos tipicamente brasileiro a arena da ExpoLondrina após 17 anos de ausência.

“Este ano recebemos a missão de levar a modalidade Cutiano de volta a ExpoLondrina após quase duas décadas sem ela ser realizada nesta que é uma das arenas mais tradicionais do Brasil. A modalidade Cutiano vem em uma crescente muito forte nos últimos anos e temos a responsabilidade de fazer uma competição de altíssimo nível para este público que esperou por tanto tempo,” disse Enrique Moraes, presidente da Ekip Rozeta.

Ele explica que o Titanium Cowboy é uma competição em formato diferenciado, que reúne somente os melhores competidores do ranking e animais selecionados a dedo para que cada montaria leve emoção para o público e o faça vibrar. Serão dois dias em formato eliminatório, onde os melhores pontuados vão avançando de fase até restar somente os dois melhores competidores para a disputa do título.

“Iniciaremos a competição com 16 competidores na quarta-feira, onde cada um faz uma montaria com um animal definido por sorteio e os oito melhores desta noite avançam para a fase seguinte, enquanto os demais serão eliminados. Os oito que avançarem de fase realizam mais uma montaria na quinta-feira, de onde somente os dois melhores na somatória de notas permanecem na disputa do título,” acrescentou.

A competição em formato especial deve ser um atrativo a mais para o público vibrante e apaixonado que frequenta a ExpoLondrina, considerada a maior Exposição Agropecuária da América Latina e que teve início há quase 70 anos. O evento foi um dos primeiros do país a realizar competições de Rodeio no formato que conhecemos hoje, com registros da modalidade Cutiano ainda nos anos 60.

TITANIUM COWBOY CUTIANO – EDIÇÃO EXPOLONDRINA

Serão dois dias de competições em formato eliminatório. Na quarta-feira montam 16 competidores e os oito que obtiverem as melhores notas avançando para o dia seguinte, enquanto os outros oito serão eliminados. Na quinta-feira os oito classificados fazem mais uma montaria e após a somatória das notas das duas noites, os dois melhores competidores fazem um duelo final montando em mais uma animal cada um, onde quem obtiver a maior nota vence a competição.

O principal destaque da competição é o jovem talento Matheus Lima (Pirapora do Bom Jesus-SP), que venceu a edição do Titanium Cowboy realizada no Jaguariúna Rodeo Festival em setembro do ano passado. O paulista que foi o Competidor Revelação da Copa Rozeta Cutiano na temporada passada, chega a Londrina como um dos primeiros colocados do ranking depois de excelentes desempenhos nas etapas recentes, se mantendo como favorito a vitória.

Também entre os principais destaques do ranking desta temporada estão os experientes Alessandro Vieira (Bocaiúva-MG) e Adilton Rodrigues (Mineiros-GO), que vem de importantes resultados nas últimas semanas e chegam ao Titanium Cowboy da ExpoLondrina entre os favoritos. Completam os destaques do ranking, Luiz Augusto de Morais (Ibiporã-PR) que representa cidade vizinha e compete praticamente “dentro de casa” e Felipe Mariano (Deodápolis-MS), um dos principais nomes da nova geração da modalidade.

Ainda fazem parte da lista o atual Campeão Nacional da Copa Rozeta Cutiano, João Victor Gimenez (Deodápolis-MS), outros jovens destaques como Luís Henrique de Almeida (Piracicaba-SP), Kaio Henrique Barros (Tietê-SP), Luiz Henrique Calejuri (Mirassol-SP). Completam a lista o super campeão Pablo Bertolin (Mirassol-SP), Ronaldo Lemes (Iaciara-GO), Jeferson Caldeira (Deodápolis-MS), Luiz Fernando Anástácio (Promissão-SP), o veterano prata- da-casa Edson da Silva (Londrina-PR), e os paranaenses Marcelo Pedro da Silva (Jardim Alegre-PR) e Clóvis Palassi (Cruzeiro do Oeste-PR).

Os competidores irão enfrentar os animais da Tropa JR/BBR, de propriedade de José Ricardo Mazetto e Breno Remédio, uma das mais premiadas do país. Entre os animais de destaques do plantel estão Canastra, Rio Pequeno, Namorada Reserva, Crime Perfeito, Violeira, entre outros. A competição também contará com um seleto time de profissionais atuando na arena.

Transmissão ao vivo

As competições terão transmissão ao vivo e gratuita através do Canal da Ekip Rozeta e do Brasil Rural TV no YouTube. A programação e o horário de cada noite podem ser confirmados através das redes sociais.

Mais Rozeta

Nos dias 11, 12, 13 e 14 de abril a ExpoLondrina também recebe a Final Nacional do Campeonato de Montaria em Touros da Ekip Rozeta, onde será coroado o Campeão Nacional da temporada. A etapa decisiva da temporada tem uma premiação total que supera os R$ 200 mil e contará com a participação de 25 competidores selecionados pelo ranking após 84 etapas realizadas em seis estados diferentes.

Por Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação/Ekip Rozeta

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Team Penning

Centro Hípico Boa Vista: o epicentro do Ranch Sorting e Team Penning

Família Alberti recebe amigos e competidores para a 1a. etapa das Copas CHBV de Ranch Sorting e Team Penning

Publicado

⠀em

Centro Hípico Boa Vista O Epicentro do Ranch Sorting e Team Penning

No coração de São João da Boa Vista, o Centro Hípico Boa Vista se estabeleceu como o epicentro do Ranch Sorting e Team Penning, no último final de semana oferecendo uma atmosfera vibrante e apaixonada para os amantes dos cavalos. Com um ano e meio de funcionamento, o CHBV vem se tornando já o lar da família do Ranch Sorting e Team Penning proporcionando um espaço acolhedor para competições emocionantes e momentos de lazer.

Centro Hípico Boa Vista

No último fim de semana, nos dias 06 e 07 de abril, o centro sediou a primeira etapa da 2ª Copa CHBV de Ranch Sorting e a 1ª etapa da 1ª Copa CHBV de Team Penning. Com a participação de mais de 1000 pessoas, entre competidores e publico. E um numero expressivo de mais de 800 inscrições oficializadas pela ABQM, nas duas modalidades, números expressivos que consagraram o sucesso do evento.

A Família Alberti, idealizadora do Centro Hípico Boa Vista, tem se dedicado incansavelmente a tornar o local o ponto de encontro por excelência dos entusiastas do Ranch Sorting e Team Penning, e apaixonados por cavalos.

A cada etapa, competidores de todas as partes do Brasil se reúnem, trazendo consigo paixão e habilidade para essas modalidades tão cativantes que congregam a família, os amigos e amantes dos esportes equestres.

Durante o evento, não faltaram momentos memoráveis e de muita emoção. Os competidores demonstram seu vínculo com os cavalos, elevando o nível da competição para novos patamares.

Entre os grandes destaques, os campeões da Copa foram celebrados e fotografados, imortalizando suas conquistas e dedicação ao esporte equestre.

O Centro Hípico Boa Vista não é apenas um espaço para competições, mas sim uma expressão do amor e dedicação ao cavalo.

Idealizado pela Família Alberti, proprietária do Grupo L. Alberti Agronegócios, o centro é fruto de mais de quatro décadas de trabalho no agronegócio e na criação da raça Quarto de Milha. Com uma história enraizada na paixão pelos animais, o Centro Hípico Boa Vista representa o compromisso em preservar e promover a tradição equestre na região.

Desde a sua inauguração, o Centro tem sido um ponto de encontro para amigos, famílias e entusiastas do mundo equestre, proporcionando momentos de lazer e diversão com cavalos. Para a Família Alberti, cada equipe que se apresenta e cada sorriso inspirado é a síntese da realização de seu compromisso.

Os resultados podem ser conferidos através do Seqm.

Por Assessoria de Imprensa
Fotos: Reprodução/Internet

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Hipismo

Sociedade Hípica Paulista será palco do 8º SHP Open e o 1º Concurso de Salto Nacional 5*

Evento abrirá a temporada de 2024, sendo a primeira prova 5* (nível máximo), do ano

Publicado

⠀em

Sociedade Hípica Paulista será palco do 8º SHP Open e o 1º Concurso de Salto Nacional 5*

Nesta quarta-feira (10), a Sociedade Hípica Paulista iniciou as disputas do Concurso de Salto Nacional 5* 8º SHP Open. O evento, que acontece até o domingo (14), é o primeiro evento 5* (nível máximo) na temporada 2024.

8º SHP Open e o 1º Concurso de Salto Nacional 5*

A disputa culmina com a 1ª Etapa do Circuito Sênior Top, válida como 1ª observatória olímpica em solo nacional e a largada dos importantes Circuitos CBH de Cavalos Novos 6, 7 e 8 anos e Amadores em 2024.

A premiação total do 8º SHP Open e o 1º Concurso de Salto Nacional 5* é de 479 mil reais e ao todo serão disputadas 32 provas de 1.10 a 1.55m. A armação dos percursos está em ótimas mãos com Gabriel Malfatti, na pista de areia Eduardo de Moraes Dantas, e Rafael Ribeiro Ferrarez na pista de grama Gianni Samaja.

A principal disputa é o GP, a 1.55m, no domingo, que é válido como observatória olímpica e 1ª de 10 Etapa do ranking brasileiro Sênior Top 2024, a partir das 15h, com 200 mil reais em jogo. No sábado (13), o sempre muito bem disputado Clássico, a 1.45m, é o centro das atenções a partir das 16h.

Estarão a postos nas principais disputas, entre muitos outros, Doda Miranda, atual campeão brasileiro Sênior Top, José Roberto Reynoso Fernandez Filho, José Luiz Guimarães de Carvalho, Luiz Felipe Pimenta Alves, Cesar Almeida, Thiago Mesquita, Stephanie Macieira e Bernardo Braga Albuquerque.

Circuitos diferenciados: Cavalos Novos, Amadores e Sênior Top

Cavalos Novos – Destaque também para a 1ª Etapa do Circuito CBH, ABCCH e Haras Agromen de Cavalos Novos – disputado em nove etapas nas categorias 6, 7 e 8 anos e em cinco para cavalos novos de 4 e 5 anos ao longo de 2024 – e que estabelece novo recorde de premiação de mais R$ 900 mil reais. Na temporada 2024 tem novidade quanto às idades hípicas dos cavalos.

Para cavalos nascidos no hemisfério sul é facultativo o benefício da World Breeding Federation of Sport Horses, que considera o ano hípico a partir de 1 de agosto do ano de nascimento do animal até o dia 31 de julho do ano seguinte. Os cavalos nascidos no hemisfério norte têm a idade de nascimento considerada em 1 de janeiro.

Em 2024, o critério de definição da idade para cavalo que participam de competições exclusivas para Cavalos Novos é facultativo: a decisão será do atleta/proprietário.

Amadores – No 8º SHP Open também rola a 1ª das sete Etapas do Circuito de Amadores que ainda vai contemplar os resultados Campeonato Brasileiro com om premiação inédita de R$127 mil distribuída entre as cinco categorias. Fique atento às atualizações para a temporada de 2024.

Sênior Top – Em 2024, o circuito da categoria de mais alto rendimento na modalidade conta com 10 etapas e premiação mínima de 2,5 milhões (250k por etapa). Além disso, os participantes vão concorrer a passagens para o atleta, cavalo e tratador no Winter Equestrian Festival 2024 em Palm Beach, na Flórida (EUA), um carro 0KM e a isenção de inscrição e estabulagem para todas as etapas do circuito em 2025.

Serviço 8º SHP Open e o 1º Concurso de Salto Nacional 5*
8º CSN5* SHP Open
10 a 14/4
Sociedade Hípica Paulista
Rua Quintana, 206 – Brooklin Novo (SP)
Vallet: R$ 50

Por Assessoria de Imprensa CBH
Fotos: Divulgação/Felippe Saad

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Hipismo

Comitê Olímpico do Brasil lança documentário sobre a vida e a carreira de Baloubet du Rouet

Produção traz detalhes e bastidores inéditos dos principais momentos da parceria do cavalo com Rodrigo Pessoa

Publicado

⠀em

Comitê Olímpico do Brasil lança documentário sobre a vida e a carreira de Baloubet du Rouet

Um cavalo que se tornou ídolo do esporte brasileiro. Responsável por duas medalhas olímpicas, mas também por uma das maiores frustrações da história do país nos Jogos. Uma lenda do hipismo. Este é Baloubet du Rouet, que tem a sua história contada no documentário “Baloubet: drama e glória de um gladiador”, mais uma produção original do Comitê Olímpico do Brasil.

Documentário Baloubet du Rouet

A obra audiovisual terá sua premiére para convidados na quarta-feira, 10, durante o Prêmio Hipismo Brasil 2023, no Clube Hípico de Santo Amaro, em São Paulo. O evento contará com a presença do cavaleiro Rodrigo Pessoa, campeão olímpico e de três Copas do Mundo montando Baloubet du Rouet, entre diversas outras conquistas. Na quinta-feira (11), o documentário estará disponível no YouTube do Time Brasil e no Canal Olímpico do Brasil.

Dirigido, produzido e roteirizado pelos jornalistas Fabricio Crepaldi e Ugo Soares Araújo, o documentário tem cerca de uma hora e vinte minutos de duração, contando detalhes inéditos e bastidores de todas as fases da vida e da carreira de Baloubet du Rouet: a chegada à família Pessoa, as grandes conquistas, a decepção mundial com a refugada em Sidney 2000, a volta por cima com o ouro olímpico em Atenas 2004, a vida de aposentado em Portugal e muito mais.

“É muito importante para o COB preservar e exaltar a memória do esporte olímpico do Brasil. Já fizemos isso muito bem com o documentário sobre Vanderlei Cordeiro de Lima, e agora com Baloubet du Rouet não é diferente. Ao lado de Rodrigo Pessoa, ele teve inúmeras conquistas e se tornou um ídolo do país. É uma homenagem justa e merecida a um campeão olímpico”, disse Paulo Wanderley, Presidente do COB.

Outro destaque do documentário é a relação de conflitos que existia entre Rodrigo Pessoa e Diogo Pereira Coutinho, empresário português que era proprietário do cavalo. A obra conta em detalhes como as desavenças tiveram impacto no sentimento de Rodrigo por Baloubet.

“A parceria entre Baloubet du Rouet e Rodrigo Pessoa marcou a história do esporte brasileiro pelas conquistas e, sobretudo, pela capacidade de voltar ao topo depois do drama nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000. Nada mais justo do que contar sobre as façanhas da dupla de uma maneira mais profunda e com detalhes inéditos, exatamente no ano em que o ouro de ambos em Atenas 2004 completa 20 anos”, disse Paulo Conde, diretor de Comunicação do COB.

“Baloubet: drama e glória de um gladiador” é mais dos documentários originais produzidos pelo COB. Em setembro do ano passado, a entidade também lançou “Vanderlei: Pernas, Cabeça e Coração”, contando a história de Vanderlei Cordeiro de Lima, único brasileiro a ser agraciado com a medalha Pierre de Coubertin, a maior honraria do Comitê Olímpico Internacional. A obra é finalista do AIPS Sport Media Awards 2023, prêmio internacional de jornalismo oferecido pela Associação Internacional de Jornalismo Esportivo (AIPS), na categoria perfil de atleta.

Por Assessoria de Imprensa Comitê Olímpico do Brasil
Foto de chamada: Divulgação/Washington Alves/COB

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Hipismo

Conjunto 100% brasileiro conquista a vitória em Miami

Dupla demonstrou maestria e precisão ao zerar a prova, conseguindo o topo mais alto do pódio, trazendo a vitória para o Brasil

Publicado

⠀em

Conjunto 100% brasileiro conquista a vitória em Miami

Na última quinta-feira (04), o Brasil brilhou no cenário internacional da equitação com a vitória de Luiz Francisco de Azevedo no Longines Global Champions Tour em Miami. Montando “HFG Quaman”, o talentoso cavaleiro superou uma competição acirrada e conquistou o primeiro lugar na prova 1.40m em duas fases.

Conjunto brasileiro

O conjunto formado por Luiz Francisco de Azevedo e o BH “HFG Quaman” demonstrou maestria e precisão ao zerar a prova em duas fases com um impressionante tempo de 24s56, deixando para trás outros 44 concorrentes de alto nível.

“HFG Quaman”, um exemplar do cruzamento entre Diamant de Semilly e Quidam´s Rubin, criação do Haras FG, mostrou sua habilidade e agilidade sob a montaria de Luiz Francisco de Azevedo. De premiação o conjunto recebeu 2.500,00 EUR

O Longines Global Champions Tour é conhecido por atrair os melhores cavaleiros e cavalos do mundo, proporcionando um ambiente de competição de alto nível em diversos locais ao redor do globo.

Por Assessoria de Imprensa ABCCH
Fotos: Divulgação/Natalie Sutto

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Hipismo

Prêmio Hipismo Brasil 2023 terá o lançamento do documentário Baloubet du Rouet

Evento será realizado no Clube Hípico de Santo Amaro, e irá premiar os melhores em sete modalidades

Publicado

⠀em

Prêmio Hipismo Brasil 2023 terá o lançamento do documentário Baloubet du Rouet

Na quarta-feira (10), a Confederação Brasileira de Hipismo irá promover o prêmio Hipismo Brasil, que condecora os melhores do ano de 2023 em sete modalidades na capital paulista, no Clube Hípico de Santo Amaro. Em paralelo, como de costume, não vão faltar homenagens aos destaques como os medalhistas do Pan-americano 2023 e personalidades que construíram e constroem a história do Hipismo brasileiro.

De acordo com a CBH, esse ano, a festa do Prêmio Hipismo Brasil será especial com a presença do campeão olímpico Rodrigo Pessoa, a convite do Comitê Olímpico Brasileiro, que lança o documentário: “Baloubet, drama e glória de um gladiador”, com direito a estreia na noite da premiação.

Foi montando Baloubet, que Rodrigo – após a inesperada eliminação na Olimpíada de Sidney 2000 – conquistou o inédito ouro em Atenas 2004. Entre os títulos da mais premiada dupla do Hipismo brasileiro no circuito mundial também está o tricampeonato da Copa do Mundo 1998/1999/2000.

Baloubet du Rouet, garanhão sela francês que faleceu aos 28 anos em 2017, segue vivo no sangue de diversas gerações de cavalos de salto de ponta no hipismo mundial. Mas a história da formação desse campeão – conhecido pelo seu gênio forte – é mesmo digna de filme e parte da família Pessoa.

Foi Nelson Pessoa Filho, o Neco, hoje com 88 anos, que iniciou a carreira de Baloubet e mais tarde veio a consagrar seu filho Rodrigo como primeiro e até hoje único campeão olímpico do Hipismo brasileiro. Ao lado de outros atletas de ponta, Rodrigo está entre os candidatos ao Time Brasil de Salto em Paris 2024, nessa que pode vir a ser a oitava Olimpíada do cavaleiro.

Prêmio Hipismo Brasil 2023

Ao todo serão condecorados no Prêmio Hipismo Brasil mais de 120 cavaleiros e amazonas em sete modalidades: Salto, Adestramento, Hipismo Completo, Paradestramento, Enduro, Volteio, Tambor. Além das homenagens especiais aos medalhistas pan-americanos em Santiago 2023, a CBH destaca, entre outros, o legado de importantes personalidades como Coronel Renyldo Guimarães Ferreira e Lucia Faria Simões.

Cel Renyldo, integrante da primeira equipe de ouro no Pan-americano, foi cavaleiro de quatro Olimpíadas e responsável pela formação de gerações de campeões como, entre outros, o medalhista olímpico Doda Miranda, atual campeão brasileiro sênior top. Coronel Renyldo faleceu em faleceu aos 99 anos em 28 de abril de 2023.

Lucia Faria Simões, primeira mulher 12ª colocada e melhor representante das Américas no México 1968, dona de diversos internacionais, armadora de percursos e treinadora, faleceu aos 78 anos, em 29 de janeiro de 2024.

Fernando Sperb, presidente da CBH no ciclo olímpico Paris 2024, é o grande anfitrião da noite com presença de representantes das 21 federações e Comissão de Desportos do Exército, da nata e nova geração do esporte. Paulo Wanderley, presidente do COB, e Mizael Conrado, presidente do CPB, ao lado de outras dirigentes esportivos, também prometem prestigiar a premiação.

“Receber a comunidade e família do Hipismo brasileiro, dirigentes e amigos em nossa premiação anual é sempre um prazer. Desde já, parabenizo a todos pelo brilhante desempenho em 2023 com votos de muito sucesso em 2024, ano de muitos desafios, especialmente com os Jogos Olímpicos de Paris”, destaca Fernando Sperb. “Com o empenho dos nossos atletas, proprietários, criadores e dirigentes, o nosso esporte cresce e fica mais forte a cada ano fazendo jus à importância da criação e indústria do cavalo no Brasil.”

Por Assessoria de Imprensa CBH
Fotos: Reprodução/Internet

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Hipismo

Eduardo Menezes junto com H5 Elvaro vence GP a 1.50m nos EUA

Medalhista pan-americano foi quem levou a melhor na disputa que tem o maior e mais longo circuito de início da temporada

Publicado

⠀em

Eduardo Menezes junto com H5 Elvaro vence GP a 1.50m nos EUA

Nó último domingo (31), fechando a 12ª e última da semana do Winter Equestrian Festival – Wellington Internacional, na Flórida, que é considerado o maior e mais longo circuito do mundo que acontece a cada início de temporada, deu Brasil no pódio do GP2*BluCreeq Spirits, a 1.50 metro.

Eduardo Menezes

Quem garantiu a melhor foi o medalhista pan-americano Eduardo Menezes, que levou seu H5 Elvaro à vitória superando os demais quatros conjuntos no desempate sem faltas, em 35s118. O espanhol Diego Perez Bilbao com Cenmietta PS foi vice, pista limpa, 35s443.

A disputa contou com a participação de 38 conjuntos, além de Eduardo, também representando o Brasil, esteve Celso Luis Camargo Ariano com Jipn van´t T&LZ, que emplacou na 6ª colocação com apenas um ponto perdido na 1ª passagem. A disputa distribuiu U$ 50 mil.

O principal desafio da última semana foi o GP5* Rolex, a 1.60m, dotado em U$ 500 mil, no sábado (30), com vitória do alemão Christian Kukuk montando Checker 47. Rodrigo Pessoa competiu com seu Major Tom fechando com apenas uma falta.

Por Assessoria de Imprensa CBH
Fotos: Divulgação/Luís Ruas

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Três Tambores & Seis Balizas

Inscrições abertas para os Programas de Incentivo da Associação do Cavalo de Baliza e Tambor (ACBT) no 33° Congresso ABQM

Apenas os filhos dos garanhões participantes do programa podem se inscrever no ‘Future Cash Stallions’ e ‘Super Stakes’ e concorrer a R$ 60 mil em premiações

Publicado

⠀em

Inscrições abertas para os Programas de Incentivo da Associação do Cavalo de Baliza e Tambor (ACBT) no 33° Congresso ABQM.

Para os criadores e proprietários de animais Quarto de Milha dos Três Tambores e Seis Balizas, a participação em programas de incentivo, como o ‘Super Stakes’ e ‘Future Cast Stallions’ criados pela Associação do Cavalo de Baliza e Tambor (ACBT), proporcionam a oportunidade de se destacar ainda mais no mundo equino com premiações extras.

Saiba como participar dos programas de incentivo da ACBT

Para o ‘Future Cash Stallions’, os interessados devem fazer a inscrição padrão pelo SEQM (Sistema de Esportes ABQM). Depois, entrar em contato através do telefone (11) 98791-6415 para inscrever o potro no programa. A taxa de inscrição é paga diretamente para a ACBT, que então habilita a inscrição no SEQM, sem custos adicionais.

No caso do ‘Super Stakes’, basta acessar o SEQM e realizar a inscrição do animal na categoria desejada. Nas categorias válidas para o programa, uma opção específica estará disponível para participação. Ao selecionar essa opção, o participante deverá pagar a taxa de inscrição da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) juntamente com a taxa equivalente ao ‘Super Stakes’, que é o mesmo valor da inscrição padrão da ABQM.

Em situações em que o animal não esteja habilitado ou ocorram problemas no sistema, é importante entrar em contato com a ACBT para solucionar.

Premiações exclusivas nos eventos oficiais da ABQM

As premiações dos programas de incentivo são concedidas exclusivamente durante os eventos oficiais da ABQM, incluindo o Congresso Brasileiro, Campeonato Nacional e Potro do Futuro, elevando ainda mais o prestígio e a competitividade do programa.

Para o Congresso Brasileiro, que acontece nos dias 10 a 21/04, a premiação é de R$ 60 mil e é válida para filhos dos garanhões inscritos na ACBT. Os interessados em participar no Congresso do ‘Super Stakes’ e ‘Future Cash Stallions’ devem se inscrever até o dia 01/04 pelo SEQM.

Acesse www.acbt.com.br e confira o regulamento completo e os benefícios oferecidos pela entidade. Já para se inscrever no Congresso Brasileiro e participar dos programas, acesse www.seqm.com.br.

Por Giovanna Catanho/Agência Cavalus
Fotos: Divulgação/Batata Bueno

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Corrida

Make Me é a grande campeã da final do GP Torneio Início no Jockey Club de Sorocaba

No total, seis páreos foram disputados no hipódromo no último sábado (23), onde reuniu exemplares do Quarto de Milha em corridas emocionantes

Publicado

⠀em

Make Me é a grande campeã da final do GP Torneio Início no Jockey Club de Sorocaba

No último sábado (23), o Jockey Club de Sorocaba (SP), foi palco de seis páreos com disputas acirradas. Foram três páreos de classificatórias do GP Super Sprint – Fernando Muniz de Souza, páreo Haras Maria Clara, páreo 6º Leilão Haras Brasil e a final do GP Jockey Club de Sorocaba – Torneio Início.

GP Super Sprint

Os três primeiros páreos do sábado foram os responsáveis por classificar os finalistas do GP Super Sprint – Fernando Muniz de Souza, uma disputa nos 301 metros. Foxy Vista (Hez Our Secret x Birthday Blues) foi a primeira a garantir uma vaga na final. Com uma boa largada, a tordilha superou os adversários com o tempo de 16s813, sendo conduzida pelo jóquei L S Pereira.

Foxy Vista

Já na segunda classificatória, foi a vez de Aura Special JQM (Desirio x Dashing Montain MRL) levar a melhor. Conduzida por C Medina, a alazã, apesar de um deslize na largada, conseguiu sua vaga na final com a marca de 16s848.

Aura Special JQM

Na terceira e última classificatória, quem levou a melhor foi Dinastia Load HW (Lock To Load x Blues Girl On Fire). Sendo a única fêmea no páreo, a égua de pelagem castanho chegou na frente com 16s856, conduzida D Soares.

Dinastia Load HW

Final GP Torneio Início

Com uma boa disputa, a tarde do sábado foi marcada pela final do GP Torneio Início, uma disputa nos 275 metros, com dotação de R$ 225 mil. E subindo no topo mais alto do pódio, a alazã Make Me (Coronado Cartel x Jess Because).

Make Me

A alazã, que foi a mais veloz nas classificatórias, liderou a disputa até cruzar o disco final com vantagem de um pescoço, marcando 15s351. De propriedade de Érico Braga, Make Me foi conduzida pelo jóquei E B Melo.

Demais páreos

Ainda no sábado, houve as disputas de outros dois páreos: o páreo Haras Maria Clara, uma disputa nos 275 metros, com bolsa de R$ 6 mil, onde o vencedor foi o alazão Aleksei JQM (Corona For Me x Miss Racy Fire), com 15s597, guiado pelo jóquei C Medina.

Aleksei JQM

E por fim, o páreo 6º Leilão Haras Brasil, com vitória de Go Granite HJS (Granite Lake x Chick Filly MRL). Na disputa nos 275 metros, com bolsa de R$ 7.500 mil, o zaino levou a melhor com a condução do jóquei J Cruz, conseguindo o primeiro lugar com o tempo de 15s757.

Go Granite HJS

Por Heloísa Alves/Portal Cavalus
Fotos: Divulgação/Jockey Club de Sorocaba

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo
WordPress Ads
WordPress Ads