Laço Comprido

ABQM realiza 13º Congresso Brasileiro de Laço Comprido

Debaixo de chuva, em Esteio/RS, provas de Laço Comprido da ABQM foram transmitidas ao vivo pelo Youtube para seguir protocolo de distanciamento social sem público presente

Os quartistas podem comemorar. Mesmo sem poder acompanhar ao vivo as provas em diversas modalidades, o leque de opções online é imenso. Entre os eventos que estão acontecendo desde a semana passada, o 13º Congresso Brasileiro de Laço Comprido do cavalo Quarto de Milha. As provas da ABQM foram realizadas no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS, de 1° a 4 de outubro.

Sem a presença de público, a fim de cumprir as exigências do protocolo sanitário de combate a Covid-19, o evento contou ainda com a organização do Núcleo Sul do Cavalo Quarto de Milha – NSQM. De acordo com Henrique Campana, gerente de Esportes da ABQM, foram distribuídos mais de R$ 120 mil em prêmios. “O Laço Comprido é o Esporte Equestre mais praticado pelos gaúchos, que aprenderam a admirar a conformação e toda a funcionalidade do Quarto de Milha, raça que se mostra soberana nessa modalidade”, destaca.

As competições ocorreram, portanto, apenas com a presença de competidores e equipe técnica. Além disso, foram cumpridas todas as medidas de segurança, como já mencionado. Não só distanciamento, mas também o uso obrigatório de máscara e totens de álcool em gel espalhados pelo recinto da Expointer Digital. Só para ilustrar, toda a programação da famosa feira foi seguida nesses moldes.

Debaixo de chuva, em Esteio/RS, provas de Laço Comprido da ABQM foram transmitidas ao vivo pelo Youtube para seguir protocolo
Eduarda Lima foi primeiro, segundo e terceiro lugar na categoria Feminino Boi Laçado – Foto: Verônica Formigoni

Destaques

As provas de Laço Comprido foram realizadas em dois modelos. Em primeiro lugar o Laço Técnico, onde os conjuntos (cavalo e cavaleiro) são avaliados por juízes e recebem notas. E o Boi Laçado ou Armada, que não tem seus resultados definidos por nota técnica dos juízes. A conclusão da prova se dá quando resta apenas um laçador com acerto. Ou seja, a prova se desenvolve até que um conjunto apenas faça a laçada correta.

Entre os destaques no Laço Técnico, a maior nota do evento foi marcada por Filly Highlight Boon. Sob a sela de Alvadir Francisco Scapini Junior ganhou a Aberta Senior com 225 pontos. Outros dois conjuntos marcaram 224 pontos. Os campeões da Aberta Junior, Clementine Cast BCM e Edson Vanderlei Martins. Em seguida os campeões da categoria Cavalo Iniciante, Jayzabel Poco Jay e Gilson Alves dos Santos.

Enquanto que no Boi Laçado o destaque foi Eduarda Lima. Com diversos títulos conquistados, especialmente nesse evento em anos anteriores, ela levou todas as premiações da categoria Feminino. Isso mesmo, Eduarda foi primeiro, segundo e terceiro lugares. E ela montou Karin San Bell, Shining Dual, Pepto Shiners, os vencedores nessa ordem.

Resultados completos: www.seqm.com.br.

Inscrições abertas

Os próximos eventos oficiais da modalidade no Quarto de Milha, 15º Potro do Futuro e Campeonato Nacional de Laço Comprido da ABQM, estão com inscrições abertas. As provas serão realizadas de 3 a 6 de novembro, no Parque do Peão/CLC, em Campo Grande/MS. Laçadores de todo o país poderão se inscrever até o dia 27 de outubro de 2020, pelo Sistema de Esportes (SEQM). Estão previstos R$ 211 mil em prêmios e troféus. 

Fonte: ABQM
Crédito da foto de chamada: Divulgação/Jacson Castro

Veja mais notícias da modalidade Laço Comprido no portal Cavalus

X