Rédeas

Jefferson Abbud é agraciado com o Hall da Fama da ABQM

Além de destaque como criador, o quartista também fica em evidência como proprietário e competidor

Um ícone da Rédeas no Brasil, sem dúvida. Aos 60 anos de idade, o paulista Jefferson Butti Abbud tornou-se um nome de referência quando o assunto é a modalidade. Titular do Haras Sacramento, em Avaré/SP, deu início a sua criação de Quarto de Milha por volta de 1980. Desse modo, adquiriu cinco fêmeas mestiças em um leilão oficial da ABQM, realizado no Parque da Água Branca, na capital paulista.

Seu haras teve sua primeira conquista esportiva com o cavalo Top Three PH. Além do incentivo pela vitória e um bom planejamento, o empresário da área de construção civil começou a investir mais na raça.

Expoentes

Assim, em viagem ao Texas, pensando em unir pedigree, performance, beleza e genética de alto padrão, Jefferson Abbud focou no garanhão Peppy Lee San, ganhador de US$ 130 mil dólares em Apartação.

No Brasil, esse animal produziu vários destaques, entre eles, o campeão Mega Jac Peppy. Mas Jefferson quis atingir vôos mais altos. Dessa forma, trouxe ao país, em março de 1995, outro expoente de ponta e que marcou seu nome na história da raça: Melodys Dun It.

Premiadíssimo em Rédeas, filho de Hollywood Dun It, Melodys se tornou líder das estatísticas de reprodução. Em 2014, inclusive, entrou para o seleto grupo do Hall da Fama ABQM. Segundo o criador, na época em que adquiriu o garanhão, ele já era um consagrado campeão de Rédeas nas mãos de Tim McQuay. Por isso foi grande a expectativa da sua vinda ao Brasil.

Sem dúvida, até hoje, o Melodys é um grande ícone da história dos 40 anos do Haras Sacramento.

Jefferson Abbud é agraciado com o Hall da Fama da ABQM Além de destaque como criador, o quartista também fica em evidência como proprietário e competidor
Jefferson Abbud – Foto: Cedida ABQM/Adilson Silva

Trajetória

Em seguida, o criatório importou também outros destaques, como: Chicnic (2000), Heza Genuine Whiz (2001), Helluva Chex (2004), Shine N Shoot (2009), Gunner Boy (2007) e Small Load (2011).

Além de todos esses garanhões, Jefferson Abbud possui nas cocheiras do Haras Sacramento matrizes de alta qualidade, produtoras de campeões em várias modalidades. De fato, que lhe proporciona ser destaque como criador, proprietário e competidor, tanto no esporte como no mercado da raça. Acima de tudo, através de leilões, ocupando altas posições entre os melhores de cada ano.

Ele também colaborou na condução da raça, sendo por 16 anos vice-presidente e por seis temporadas membro do Conselho de Administração da ABQM, além de 16 anos como vice-presidente da ANCR.

Jefferson Abbud é um dos criadores que mais contribuíram para o crescimento da Rédeas e de outras modalidades no Brasil. Por sua história, o criador e proprietário do Haras Sacramento entrou em 2020 para o Hall da Fama ABQM, em seu décimo ano de indicações.

Colaboração: ABQM
Crédito da foto de chamada: Cedida HS/Fabio Cabrera

Veja mais notícias da modalidade Rédeas no portal Cavalus

X