Rédeas

Presidente da ANCR e treinador de Rédeas serão homenageados pela ABQM

Publicado

⠀em

Noite de gala dos quartistas, “Oscar do Quarto de Milha” será realizado no próximo dia 27, em São Paulo e homenageará grandes nomes que contribuíram com história da raça

Cerimônia acontecerá no dia 21 de fevereiro, na capital paulista, junto do ABQM Awards

Francisco Emílio Costa Moura, mais conhecido como Chico Moura, presidente da Associação Nacional do Cavalo de Rédeas, e o treinador da modalidade João Felipe Lacerda, estão entre os homenageados na noite em que a Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Quarto de Milha entregará os troféus do ABQM Awards e Hall da Fama.

treinador de Rédea
Francisco Moura (direita) foi homenageado no final do ano passado pela ANCR.
Foto: Adilson Silva

A ABQM irá destacar alguns nomes de associados e personagens que vêm colaborando voluntariamente e de forma significativa com a Associação. Além de competidores brasileiros que se destacam em provas com o QM dentro e fora do país. Todos receberão esta honraria em reconhecimento ao trabalho que desenvolvem para o engrandecimento da entidade e da raça no Brasil e no mundo.

Chico Moura e João Felipe Lacerda estarão no palco ao lado de Veridiana Tranjan Real, Antônio Rodrigo Nogueira (Minotauro), Wesley Oliveira da Silva (Wesley Safadão), Fernando Fakri de Assis (Sorocaba), José Walter Tenório Lopes (Mano Walter) e Nathan Queiroz.

treinador de Rédea
João Felipe Lacerda e Gunner Dun It Again. Foto: Luis Ruas/CBH

“Cada dia mais agradecido a Deus por tudo que tem nos concedido! Isso não é só meu, é de todos que fazem da modalidade Rédeas uma paixão! Uma honra receber esta homenagem e estar ao lado destas grandes personalidades!”, comentou Chico em seu Facebook. Presidente da ANCR há três gestões, ele é considerado por muitos um dos responsáveis pelo crescimento forte da modalidade nos últimos anos.

Segundo a ABQM, quando era criança, Chico tinha o sonho de ter um cavalo. Paixão que só aumentou ao longo da vida. Em 1999 iniciou sua trajetória na Rédeas e conquistou vários títulos. Em 2014, assumiu a presidência da ANCR. No ano seguinte, se tornou diretor da CBH.

Já João Felipe Lacerda emocionou a todos com sua participação nos Jogos Equestres Mundiais no ano passado. Ganhou o mundo através da modalidade. Foi seu terceiro WEG e nesse mais recente, na Carolina do Sul, Estados Unidos, terminou em quarto lugar na disputa do Individual. A final, com Gunner Dun It Again, teve direito a um desempate cheio de garra. Na ABQM, sua história começou em 1993, no Campeonato Nacional de Rédeas.

treinador de Rédea
Rodrigo Minotauro em prova de Rédeas. Foto: Divulgação

Apaixonado por cavalos, Rodrigo Minotauro também tem seu nome ligado à modalidade. Aposentou os cinturões e passou a colecionar fivelas. Escolheu a Rédeas como seu esporte western e acabou tornando-se uma espécie de embaixador. Sua dedicação nos treinos e ida à provas já lhe conferem status de referência. O atleta já comemorou importantes vitórias sob a sela de animais da raça Quarto de Milha.

Nessa noite de gala, o tapete vermelho será estendido para os mais pontuados de 2018 durante o 12º ABQM Awards, ‘o Oscar do Quarto de Milha’, no Espaço das Américas. Na mesma noite, além dos homenageados acima, o 9° Hall da Fama incluirá mais nove personagens selecionados pela Diretoria da ABQM – cinco pessoas e quatro animais – que contribuíram e ainda contribuem para a história da raça.

Além do Award aos pontuados no Ranking Geral e em cada uma das modalidades nas categorias Machos, Fêmeas, Reprodutor, Reprodutora, Puro Castrado, Competidor Aberta, Amazona, Competidor Amador, Competidor Jovem, Proprietário, Criador, nesta edição do Hall da Fama serão homenageados: Renato Eugênio de Rezende Barbosa, Sandra Leonor Pereira da Silva Navarro, Márcio Matheus Tolentino, além dos ex-presidentes Fábio Pinto da Costa e Marcelo Waldemarin Alves Ferreira.

Eles se juntarão aos outros 32 importantes criadores, atuantes associados e dedicados profissionais do cavalo, que já fazem parte dessa galeria. Já em relação aos animais, que fizeram história nas pistas e na reprodução, entram este ano para o Hall da Fama os exemplares: Country Dun It, Doc´s Gamay, Failas Ambasador e Napoleon SUS.

Colaboração: ABQM
Foto de chamada: Cedida/ABQM/Fabio Cabrera

WordPress Ads
WordPress Ads