Confira os campeões 2025 da Divinaexpo

Um dos únicos rodeios 100% completo no Brasil, a Divinaexpo aconteceu de 23 de maio a 1° de junho, em Divinópolis

Qualquer atleta de rodeio quer competir em Divinópolis (MG). Com 53 anos de tradição, a Divinaexpo segue encantando multidões e se consagra como o maior rodeio completo do Brasil. Fundado em 1972, o evento reúne atletas de rodeio de todo o Brasil, os maiores artistas do cenário nacional e da música sertaneja. É o combo perfeito, quando tudo isso é aliado à animação do público.

Divinópolis, cidade acostumada a virar a capital do rodeio por 10 dias, está localizada próxima à região metropolitana de Belo Horizonte, considerada a capital do Centro-Oeste de Minas Gerais, distante a cerca de 110 quilômetros da capital.

Um dos únicos rodeios 100% completo no Brasil, a Divinaexpo aconteceu de 23 de maio a 1° de junho, em Divinópolis
Campeões Divinaexpo: Touro Ekip Rozeta

Campeões da 1ª semana da Divinaexpo

O primeiro final de semana de disputas recebeu no chão sagrado da Divinaexpo, o Campeonato Nacional de Montarias em Touros ‘EKIP ROZETA 2025/2026’. O campeão, após três noites de montarias foi Maciel Santana, de Ibirataia (BA). Ele somou 267,75 pontos para ficar com a fivela e a premiação.

Em entrevista a Eugênio José, o campeão contou sua história e um pouco de sua trajetória no rodeio. Natural de uma região sem tradição para o segmento, Maciel foi seguindo as oportunidades que se apresentavam e encarando todas elas. Às vezes com medo, tentou até fugir uma vez, mas se manteve firme.

Assim que as conquistas começaram a chegar, ele se animou a continuar. Pediu demissão e saiu da Bahia rumo a Minas Gerais, em 2007. De lá para cá, não parou mais. Esse ano, na Divinaexpo, Maciel selou a vitória com 92 pontos em cima de Ancião (Cia Marcelo de Castro).

A segunda colocação ficou para Rafael Wermond Lopes, de Tangará da Serra (MT), com 266,25. Em terceiro, Elzisclay Rodrigues, de Campo Alegre de Goiás (GO), com 261,25 pontos. Clique aqui e confira o resultado completo.

Na primeira semana também aconteceram disputas no Team Penning.

Um dos únicos rodeios 100% completo no Brasil, a Divinaexpo aconteceu de 23 de maio a 1° de junho, em Divinópolis
Campeões Divinaexpo: Touro PBR Brazil e Cutiano

Campeões da 2ª semana da Divinaexpo

O rodeio completo foi a atração esportiva da Divinaexpo no segundo final de semana. A começar pela Montaria em Touros, no formato ‘Last Cowboy Standing’ da PBR Brazil. Esse sistema de disputa, importado da PBR americana, leva emoção e prova a resistência dos competidores.

Como o nome já diz: o último cowboy em pé, o chaveamento vai acontecendo, quem para continua montando até sobrar apenas um vencedor. Quando acontece dos dois caírem, passa quem permaneceu mais tempo em cima do touro.

Riquelme dos Santos, mato-grossense de Bom Jesus do Araguaia, foi o grande campeão da edição 2025 em Divinópolis, faturando R$ 125.000,00 pela vitória. De acordo com Eugênio José, ano passado ele precisou desistir do título em Minas Gerais por uma lesão. Nesse sábado, passou por uma provação após uma montaria, mas conseguiu continuar até a vitória.

Foram seis rodadas até a decisão. Riquelme caiu uma vez e parou em cinco touros; a vitória lhe deu a vice-liderança do ranking nacional. O segundo melhor foi Sandro Batista, com duas quedas e quatro paradas. Seguido por Miguel de Jesus, também com duas quedas e quatro paradas, porém somatória de notas menor que Sandro. Resultado completo.

A modalidade mais tradicional do rodeio brasileiro, o Cutiano, contou com os atletas da SBC – Seleção Brasileiro do Cutiano, que corresponderam a todas as expectativas. O título ficou com experiente Sidinei Pereira Brito, de Santópolis do Aguapei (SP).  Aos 50 anos de idade e 30 de rodeio, o paulista somou 179,50 pontos. Resultado completo.

Um dos únicos rodeios 100% completo no Brasil, a Divinaexpo aconteceu de 23 de maio a 1° de junho, em Divinópolis
Campeões Divinaexpo: Laço Individual, Laço em Dupla, Breakaway

Quem estava por lá, inclusive os especialistas no segmento, como o colunista Eugênio José, destacaram a qualidade técnica dos competidores das Provas Cronometradas desse ano na Divinaexpo. Outro destaque foi para o número alto de inscritos por modalidade, um sucesso.

Um dos maiores campeões da modalidade Laço Individual do Brasil, Kenny Cunha deu sua primeira volta da vitória em Divinópolis. “Me faltavam dois títulos. Um era aqui, e estou muito feliz por essa conquista”. Kenny, de Itaberá (SP). fez sua laçada final em 8s53 e somou no total 25s19. O segundo lugar ficou para Lucas Peres, de Mandaguari (PR), com 25s83.

No Laço em Dupla, a vitória foi de Caio Proença e João Pedro Honorato, com 15s16. Os irmãos Athos e Diego Barone ficaram em segundo, com 15s61. Em outra modalidade de laço, o Breakaway, título para Tânia Alves, de Formiga (MG), somando 128s69, com Mariana Florentino em segundo, 138s71.

Um dos únicos rodeios 100% completo no Brasil, a Divinaexpo aconteceu de 23 de maio a 1° de junho, em Divinópolis
Campeões Divinaexpo: Bulldog, Três Tambores Feminino e Mirim

O Bulldog teve Matheus Castro de Souza, mineiro de Cláudio, como campeão ao somar 14s17. O experiente Nivio Daldegan, natural de Divinópolis, ficou com o vice esse ano, por pouco, 14s85.

Os Três Tambores foi disputado em duas categorias. Na Mirim, título para Ana Julia Rodrigues de Faria, de Socorro (SP), somando 50s354 e deixando Barbara Vilani com a segunda colocação (50s056). Roberta Fornazari Marin, de Penápolis (SP) foi a grande campeã da Feminino, 49s482, com Eduarda Cavalcante em segundo (49s705).

Cada competidor nas cronometradas teve três tempos de classificação: eliminatória, semifinal e final. Confira os resultados completos.

Colaboração: Eugênio José
Fotos: Alberto Gonzaga (Touro), Eugenio José (Cutiano), Rodolfo Lesse (Cronometradas)
Leia mais notícias aqui