Team Penning

Confraternização e entrega de prêmios das Oficializadas da Liga

Publicado

⠀em

O começo de outubro foi de festa e confraternização para os participantes das raças Quarto de Milha, Paint Horse e Crioulo na Liga Leste

Nada mais justo que um momento de confraternização para comemorar o sucesso desse ano. A festa, portanto, com direito a entrega da premiação aos campeões de 2019 aconteceu no dia 5 de outubro, no Haras Terra Nova, em Holambra/SP.

A temporada 2019 das Provas Oficializadas de Team Penning e Ranch Sorting da Liga Leste Paulista concluiu com sucesso o sexto ano em que as raças Quarto de Milha, Paint Horse e Crioulo fazem campeonatos em parceria com a Liga.

Confraternização e entrega de prêmios das Oficializadas da Liga
Nessa foto, o presidente da Paint Performance, Sr. Aderbal Cunha Bergo. Na foto de chamada, o grupo Paint Performance, responsáveis pela premiação do Paint no campeonato
Representantes da ABCPaint

Entretanto, para que tudo ficasse do melhor jeito, o diretor das Provas Oficializadas, Thomas Eysink, contou que as negociações e formatação de regulamento começam cerca de seis meses antes de o campeonato dar início.

Veja mais conteúdo sobre todas as raças no portal Cavalus

Com um trabalho feito por essa diretoria e, inegavelmente, parcerias mais sólidas do que nunca com as três raças, a temporada proporcionou premiação fixa, divulgação do regulamento com antecedência e ai foi um sucesso atrás do outro.

Confraternização e entrega de prêmios das Oficializadas da Liga
Susana Maldonado (Liga Leste), representantes da ABCCC do cavalo Crioulo, Thomas Eysink (Liga Leste)

Sendo assim, as provas aconteceram em março, abril e julho. Conforme balanço da Liga foram mais de 1200 inscrições ao todo, um sucesso total! Thomas lembra que mantiveram uma média superior às expectativas em todas as etapas esse ano, sempre com a entrada de novos adeptos.

Entretanto, a diretoria vai mudar para o ano que vem. Thomas  passará o bastão para outra pessoa. Porém, com toda sua experiência de mais de 20 anos atuando no Team Penning e no Ranch Sorting, continuará contribuindo.

Confraternização e entrega de prêmios das Oficializadas da Liga
Premiação do Quarto de Milha categoria Aberta

Confira os campeões da temporada

Destacamos, principalmente, os que somaram maior número de pontos. Resultados completos no www.ligaleste.com.br

Quarto de Milha ABQM Team Penning Aberta Feminina – Cancioneira Streak/ Paula Eysink, Gun Powder Jaybee/ Juliana Vieira Salles Varallo Leite, Xerife Kid/Jaine Fernandes Amaro – 148 pontos;

Quarto de Milha ABQM Team Penning Amador Master – Cancioneira Streak/ Thomas Eysink, Luck Shine/ Mário Marcos de Souza Pinto, Sweety Choice/Salvador Mollo Neto – 148 pontos;

Diretoria 2020 da Liga Leste

Quarto de Milha ABQM Ranch Sorting Aberta Feminina – Gun Powder Jaybee/ Juliana Vieira Salles Varallo Leite e Xerife Kid/Jaine Fernandes Amaro – 144 pontos;

Paint Horse ABCPaint Team Penning Jovem -Bodee Reys/ Gabreil Leite Varallo, Stylish Oak/ Gustavo Mollo, Gay Bar Pep HRM/Lucas Matiello Valim – 150 pontos;

Paint Horse ABCPaint Ranch Sorting Amador Light – Mascarada Winnin HJM/ Leandro Gustavo Guilhen Marquezi e Speak Easy Navajo Dun It ACB/Aderbal da Cunha Bergo – 150 pontos;

Confraternização para comemorar o sucesso da temporada

Crioulo ABCCC Team Penning Aberta Feminina – Herança da Grama/ Juliana Helena Pinto Maldonado, Bom Retiro Quero-Quero/Thais Campos Silveira, Mapuche Huron/Jessika Helisa Zulian – 143 pontos;

Crioulo ABCCC Ranch Sorting Amador – Ganacho do Canto Porto/ Iremar Sabino de Souza e Jalisco da Tamareira/Juliana Vieira Salles Varallo Leite – 140 pontos.

Fonte: Liga Leste Paulista
Fotos: Giselle Ribeiro Vieira

Team Penning

Bryan Eysink tem orgulho de sua trajetória no Team Penning

De família tradicional no cavalo, sempre nos pódios de provas e atuando no fomento da modalidade, o jovem é um apaixonado pelo meio equestre

Publicado

⠀em

Bryan Eysink tem orgulho de sua trajetória no Team Penning

Natural de Mogi Mirim/SP, o teampenneiro Bryan Eysink tem sua carreira no cavalo ligada à cidade de Holambra/SP, onde mora atualmente com a esposa, Clara, e seu filho Otto. Quem está no esporte há mais tempo, certamente conhece a família Eysink. Aliás, quem entrou mais recentemente também, já que eles continuam ativos não só no Team Penning como também no Ranch Sorting.

“Eu posso dizer que nasci, praticamente, em cima dos cavalos. Meu pai, sempre teve cavalos e ele quem iniciou o local onde temos o haras. Graças a ele e minha mãe que eu tenho essa paixão toda por esses animais”, conta Bryan Eysink.

Seu início nas competições foi aos 4 anos de idade. “Lógico, que com muitas limitações, mas meu pai sempre nos incentivou muito a participar, eu e meus irmãos. Além de ser uma competição equestre, também um ensinamento da vida. Um dia você poderá ser ganhador e no outro perdedor, mas nunca poderá desistir”.

Há muito tempo nesse meio, Bryan Eysink coleciona um bocado de lembranças boas. “Me recordo de uma vez minha égua pulou comigo dentro da arena e eu cai. Meu pai, imediatamente, ‘pulou’ dentro da arena, me colocou novamente em cima da égua. Ele me mandou continuar, a fim de que aquilo não virasse um trauma, e no final deu tudo certo. Ainda nessa mesma prova, fomos campeões”.

E por falar em títulos, sua estante é recheada de troféus. “Difícil falar as principais vitórias, mas tenho em competições como Congresso, Nacional, Copa dos Campeões e Potro do Futuro da ABQM em destaque. Assim como os títulos de campeão dos rodeios de Jaguariúna e Americana, 3 colocado da Festa de Peão de Barretos, e algumas fivelas no campeonato da Liga Leste Paulista de Team Penning.

De família tradicional no cavalo, sempre nos pódios de provas e atuando no fomento da modalidade, Bryan Eysink é apaixonado pelo meio equestre
Bryan, esposa e filho

Avaliando a trajetória

Com a Liga Leste Paulista de Team Penning, da qual foi vice-presidente em 2020, Bryan Eysink tem uma ligação antiga. Seu pai, Thomas, foi um dos fundadores. A saber, a Liga Leste é o campeonato mais antigo do Brasil, responsável pelo grande fomento da modalidade.

“Não tem como avaliar a minha trajetória até aqui como outra coisa senão muito boa. Confesso que acho que já fui melhor do que sou hoje (risos), devido ao tempo de treinamento e a quantidade de provas que eu ia”. E toda carreira de sucesso tem cavalos que são especiais. No caso dele, a Ety Par C. “Uma égua alazã, forte e bonita. Não só me marcou, como também marcou quem conheceu ela. Foi a Ety Par C que ‘fez’ nosso nome no meio equestre”.

Bryan Eysink não esquece os feitos da égua. “Simplesmente, um fenômeno das pistas. Ganhadora de inúmeras modalidades como Laço Pé, Tambor, Baliza, Team Penning, Ranch Sorting e Cinco Tambores. Era uma égua e tanto!”. E tem prova marcante para ele também. “O rodeio de Jaguariúna de 2007 foi especial. Eu tinha apenas 14 anos e fui consagrado campeão, vice-campeão e terceiro colocado da categoria Aberta”.

Em sua opinião, o cavalo significa amizade e reciprocidade. “O cavalo sente se você está em um dia legal, se está nervoso ou se está calmo. Existe uma ligação muito forte entre o cavaleiro e o cavalo. Por isso é uma relação tão bonita de ver e sentir”.

Atualmente, com mais responsabilidades extra pista, ele deu um tempo das provas. “Parei por realmente priorizar um momento importante da minha vida pessoal e não conseguir me dedicar tanto ao esporte. Mas eu vou voltar, com toda a certeza.”

Por Luciana Omena
Crédito da foto: Arquivo Pessoal

Veja mais notícias da modalidade Team Penning no portal Cavalus

Continue lendo

Team Penning

6º Team Penning do Bem terá 100% de arrecadação em prol do Hospital de Amor

Em 2021, evento fará parte do Grand Slam já que as duas provas estavam marcadas para o mesmo local

Publicado

⠀em

A princípio programada para o início de março, a 6ª Prova Team Penning do Bem acontecerá entre os dias 18 e 21 do mesmo mês. O Parque do Peão de Barretos receberá os competidores em evento integrado à programação do Grand Slam.

As provas, portanto, acontecerão nos mesmos dias. Os trios inscritos no Grand Slam terão a opção aderir à solidariedade, já que pelo sexto ano o 6º Team Penning do Bem tem arrecadação em prol do Hospital de Amor.

O Grand Slam é um evento reconhecido, que reúne competidores de todo o Brasil. Por outro lado, oferece uma das maiores premiações da América Latina na modalidade. Assim, os organizadores das duas competições se reuniram.

Tomaram a decisão de somar forças para viabilizar um maior número de inscritos na prova solidária. 100% de arrecadação em prol do Hospital de Amor. Então, aos tempeneiros resta prepararem-se para essas duas importantes competições. 

“A união de forças foi necessária, principalmente neste momento de pandemia. Os competidores que estarão num evento grandioso, poderão colaborar com a Prova do Bem. Acreditamos que foi a melhor forma dos teampeneiros estarem unidos e ajudando o próximo”, explica Pedro Cossulin, idealizador da Prova do Bem.

Em 2021, 6° Team Penning do Bem fará parte do Grand Slam já que as duas provas estavam marcadas para o mesmo local e para a mesma data

6º Team Penning do Bem

As disputas na 6ª Prova do Bem seguirão o regulamento do Grand Slam. Haverá premiação para os handcaps 3 e 10, e também ao melhor trio feminino. Já inscritos no Grand Slam, os competidores que desejarem contribuir para o Hospital de Amor, pagarão R$ 300,00 a mais no valor da inscrição.

Ademais, o trio não terá acréscimo de passadas para a disputa da prova solidária. Apesar de ser a primeira vez desta união, a expectativa de Cossulin é de grande sucesso. Todos os anos, os competidores fazem questão de estar na Prova do Bem.

Além disso, o auxilio vai direto para instituição, que tem sede em Barretos/SP, e um déficit de quase R$ 30 milhões. Referência no tratamento oncológico, o Hospital de Amor atua no trabalho de tratamento e prevenção do câncer.  

“Nosso agradecimentos ao Neto Soares, que nos procurou para esta parceria. E também, desde já, a todos organizadores do Grand Slam pela oportunidade de fazermos parte deste evento”, finaliza Pedro, que tem ao seu lado na organização Fábio Melo e Sandra Mendiela.

Fique por dentro: @provadobem.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Crédito das fotos: Divulgação

Veja mais notícias da modalidade Team Penning no portal Cavalus

Continue lendo

Team Penning

Team Penning: crianças vencem prova e desbancam competidores adultos

A terceira etapa do campeonato União dos Ranchos, em Romaria/MG, aconteceu dias 28 e 29 de novembro

Publicado

⠀em

Duas crianças, de 10 e 8 anos, venceram uma prova do campeonato União dos Ranchos de Team Penning no último final de semana. A terceira etapa, portanto, aconteceu em Romaria/MG e o resultado surpreendentemente alegrou a todos. Maria Clara e Amanda alcançaram o lugar mais alto do pódio em meio a trios formados somente por competidores adultos.

Só para ilustrar, a prova contou com 544 inscrições. Ademais, foram 60 passadas de semifinal em dois dias, e mais 60 passadas na final, sendo duas baterias de 30 trios. O resultado final se deu pela soma de tempos para as categorias #soma3 e #soma9.

De acordo com os organizadores, Maria Clara, Amanda e seus parceiros de trio levaram o primeiro e segundo lugares, respectivamente, em meio a diversos competidores profissionais de alto nível no Team Penning. A saber, ganhadores de caminhonetes, carros, trailer e motos.

A terceira etapa do campeonato União dos Ranchos de Team Penning, em Romaria/MG, aconteceu dias 28 e 29 de novembro com mais de 500 inscritos
Eliria, Netinho e Amanda

Maria Clara, 10 anos, foi a campeã do mega bolão em trio com Adriano Bem Vindo e Loirinho  (foto). A soma dos tempos deles foi 35015. Enquanto Amanda, 8 anos, em trio a sua mamãe Eliria e Netinho, ficaram como reservados campeões, 35s778.

“Foi, sem dúvida, um momento histórico e muito emocionante. Registrar esse momento, acima de tudo, é muito importante para o Team Penning, pois ajuda a incentivar outras crianças no esporte”, comenta o locutor da prova Welber Freitas, que contou a história para nós. “Parabéns aos envolvidos e, principalmente, para as crianças que abrilhantaram a prova!”

Fique por dentro: @teampenningbrasil.

Por Equipe Cavalus
Crédito das fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal

Veja mais notícias da modalidade Team Penning no portal Cavalus

Continue lendo

Team Penning

Team Penning realiza live em formato inédito

Publicado

⠀em

Team Penning realiza live em formato inédito. Evento foi promovido pela Liga Leste Paulista de Team Penning no começo de julho

Evento foi promovido pela Liga Leste Paulista de Team Penning no começo de julho

São mais de três meses sem uma prova oficial. Dessa forma, uma live foi promovida em formato inédito, no começo de julho, pela Liga Leste Paulista de Team Penning. Poder falar um pouco da modalidade, regras e técnicas, foi a forma que atual diretoria da encontrou de reunir os apaixonados pelo esporte, mesmo que de forma virtual. Foram seguidas todas as normas de segurança, como distanciamento social e um número reduzido de pessoas no local.

“Em nossas decisões prevalece sempre a vontade da maioria através de votação, por isso em uma reunião foi levantada a ideia de live e partimos para a execução. A proposta surgiu em uma reunião mensal nossa e, cada um na sua função, saiu para providenciar o necessário. Também definimos a instituição a ser ajudada”, relata Paulo de Morais, presidente da Liga.

Antes de mais nada, foi feito um plano de ação, onde cada diretor envolvido ficou responsável por uma parte. “Fizemos uma pesquisa e chegamos a equipe de filmagem, parte importante para que tudo desse certo. A Live On nos auxiliou em tudo, principalmente no quesito técnico, condução das filmagens, edição, para que tudo desse certo”.

E porque formato inédito? Durante a live que durou pouco mais de quatro horas, os convidados falaram sobre o Team Penning de forma geral, tiraram dúvidas dos internautas e analisaram vídeo de passadas ao vivo pelo YouTube. “Repassamos diversas vezes o material que iria ser apresentado e nos reunimos duas vezes para fechar o roteiro. O grande diferencial da nossa live, sobretudo, foi a interação e espontaneidade, não só dos convidados como também dos que participaram pelas redes sociais”, reforça Paulo.

Team Penning realiza live em formato inédito. Evento foi promovido pela Liga Leste Paulista de Team Penning no começo de julho

Avaliação

Com a apresentação de Natanael Pizetta, comentários de Orlando Cesquim Filho, a live de Team Penning teve como convidados João Salla, Jonatas Barroca e Rafael Cruz. Ajudaram na avaliação das passadas e nos comentários também sobre a modalidade, respondendo pergunta dos internautas de assuntos diversos. A live foi em prol da Camid, entidade de São João da Boa Vista/SP, que cuida de crianças. As pessoas puderam fazer doações em espécie ou material durante o evento.

De acordo com Paulo, o formato desenvolvido pela Liga Lesta Paulista de Team Penning para movimentar a modalidade foi um sucesso. “Tínhamos o receio não conseguir tempo suficiente para que os treinadores convidados fizessem seus comentários de forma satisfatória. Mas a forma que tudo transcorreu foi mais que excelente. Os convidados interagiram bem com os vídeos das passadas que foram apresentados e ainda na reposta das dúvidas que chegaram através das redes sociais, uma presença massiva dos amantes do Team Penning.

Se você perdeu ou quer rever, clique aqui.

Temporada 2020

Ainda no mês de julho, a diretoria da Liga Leste de Team Penning anunciou que a temporada 2020 está encerrada. Acima de tudo, devido a pandemia e a impossibilidade da realização das provas dentro do ano hípico e as incertezas ainda para a liberação na região onde a Liga realiza os eventos. Em comunicado oficial, a entidade avisou aos competidores que valerá os resultados das duas etapas realizadas esse ano para a definição dos campeões. Nomes que serão divulgados em breve.

Fique por dentro: www.facebook.com/ligalestepaulista.

Por Equipe Cavalus

Veja mais notícias da modalidade Team Penning no portal Cavalus

Continue lendo

Team Penning

Você sabe quais são as funções de um juiz de Team Penning?

Publicado

⠀em

Você sabe quais são as funções de um juiz de Team Penning

Fomos conversar com o Zé Mario, que atua na Liga Leste Paulista de Team Penning há mais de 20 anos, para entender melhor o assunto

O Team Penning, antes de mais nada, é um esporte equestre que evoluiu do trabalho comum da fazenda de separar o gado em currais para identificação de marcas, medicamentos ou transporte. Para a competição consiste, um trio de cavalo/cavaleiro precisa separar três bois de um lote no fundo da arena e colocá-los no curral no menor tempo possível. Tudo sob a supervisão de um juiz.

Esse, que assegura não só que as regras sejam cumpridas, bem como atesta o bem-estar de animais (cavalos e bois) e competidores. Fomos conversar com Jose Mário Rodrigues de Souza, que é juiz da Liga Leste Paulista de Team Penning a mais de 20 anos, para entender melhor as funções e responsabilidade do cargo.

“A primeira prova de Team Penning no Brasil em 1996 fui eu que julguei. Aconteceu no Clube do Cavalo de Espírito Santo do Pinhal/SP. Logo depois, veio a Liga Leste. Entramos agora em 2020 no 21° campeonato e eu trabalho com eles durante todo esse tempo. Também julgo as provas da modalidade no famoso rodeio de Barretos há 16 anos”, conta Zé Mario.

Confira!

Regras

“Precisamos conhecer a fundo as regras do campeonato ou prova que vamos julgar. Para estar de acordo com o que pede a comissão organizadora ou o organizador. Contudo, basicamente, é importante prestar bastante atenção nas penalidades impostas os trios. Já que é algo que pode desclassificar e mudar todo o resultado final da categoria. Como por exemplo, existem provas que o competidor pode jogar o chapéu para cima. Mas em 90% dos eventos não é permitido”.

Responsabilidade

“Acredito que, em primeiro lugar, o juiz do evento deve ser neutro. Não favorecendo ou prejudicando qualquer competidor. Seja ele quem for. Devendo, sobretudo, aplicar o regulamento da prova em todos, sem distinção. Em seguida, é dever do juiz também observar a boiada, se está sadia e apta para a prova. Zelar, de fato, pelo bem-estar dos animais, bois e cavalos, e competidores.

Durante todo esse tempo em que estou, eventualmente, na Liga Lesta Paulista, aprendi e também ensinei muito. No começo, era complicado, por exemplo, a boiada não era muito parelha, diversas raças misturadas. Dificultava muito, não só para o juiz, mas também para os competidores. E o gado ainda era identificado por fitas coloridas, que não ajudava”.

Legado

“Acompanhei toda a evolução dos competidores de Team Penning e da modalidade em si. Os atletas hoje sabem que é preciso conhecer bem o regulamento e os critérios de julgamento. A relação interpessoal também é importante, pois se os competidores conhecem como o juiz trabalha, entendem o regulamento, sempre haverá um respeito muito grande de ambas as partes.

Todo mundo nesse meio investe bastante para estar em condições competitivas. Quando eles chegam na prova, querem saber que podem contar inteiramente com o juiz, mesários, bandeira, manejo, secretaria e locutor.

É uma grande responsabilidade a nossa, sem dúvida. Quer seja por deixar a pista em condições favoráveis para a competição, assegurando acima de tudo o bem-estar animal, quer seja para que o regulamento do campeonato seja cumprido com justiça a todos”.

Por Luciana Omena
Colaboração: Paulo de Morais
Crédito da foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

Veja mais notícias da modalidade Team Penning no portal Cavalus

Continue lendo

Team Penning

Prova abre 21° Campeonato da Liga Leste Paulista

Publicado

⠀em

Prova abre 21° Campeonato da Liga Leste Paulista

Seguindo as inovações da diretoria anterior, primeira prova ‘sob nova direção’ marca mais um sucesso para o Team Penning

Tudo que é bom sempre pode melhorar! Acima de tudo, quando existem pessoas apaixonadas pelo que fazem. Sem dúvida, a diretoria e organização da Liga Leste Paulista de Team Penning ‘vestem a camisa’.

A primeira etapa da 21ª temporada aconteceu no dia 15 de fevereiro na SL Barreiro, em Tapiratiba/SP. De acordo com os organizadores, foram no total 508 passadas, sendo 478 inscrições. Número superior, portanto, a abertura da temporada passada.

“Foi uma grande prova! Onde, graças a Deus, correu perfeitamente. Tivemos, sobretudo, um aumento visível de inscrições. E uma prova igualada, onde todos tiveram chances. Esperamos ter agradado a todos”, comenta o presidente Paulo Morais.

Prova abre 21° Campeonato da Liga Leste Paulista
HC 10

Para a premiação, no Handicaps 6 e 10: 1° lugar – 2 motos; 2° lugar – 1 moto; 3° lugar – R$ 2 mil; 4° lugar – R$ 1 mil; e 5° lugar – R$ 800 reais. Mirim e Master tiveram 80% e 60%, respectivamente, do valor das inscrições.

Mantiveram-se as categorias HC 6, HC 10 e Mirim, como no campeonato passado. Voltando a Master, um pedido dos team penneiros. No entanto, o destaque total foi para a criançada. “Tivemos aumento de inscrições na categoria Mirim. Foram 48 passadas”, reforça Paulo.

Contando ainda que a secretaria registrou a entrada de novos adeptos à Liga. “Uma das coisas legais dessa prova foi a entrada de novos competidores, especial mente de outras regiões, como Batatais e Ribeirão Preto.”

Prova abre 21° Campeonato da Liga Leste Paulista
HC 6

Resultados

No HC 10, Leandro Miranda, Maria Elisa Miranda e Gervasio Baptista levaram o primeiro prêmio ao fazer na final 15s119. Segundo lugar para Luiz Augusto (Guto), Julio Minussi e Copinho, 15s869.

Enquanto no HC 6, vitória para Junior Arcanjo, Diego Caron e Mauricio Aguiar com 12s630. Tendo em segundo o trio Felipe Dias, Gabriel Miranda e Leandro Miranda, que marcaram na final 14s072.

Bia Fernandes, Gabriel Miranda e Maria Fernanda Dias foi o trio campeão do Mirim (foto) com o tempo de 20s782 na final. Em seguida, Digo Pissinati, Maria Fernanda Dias e Alice Costa foram o trio segundo lugar, 23s903.

Master

Por fim, na Master, vitoria para José Tobias, Xuxa Itapira e Iremar Sabino de Souza, 17s573. Resultados completos e demais informações: www.ligalestepaulista.com.br |  @teampenningligaleste. Próxima etapa em abril.

Por Luciana Omena
Fotos: Cedidas/Liga Leste

Veja mais notícias da modalidade Team Penning no portal Cavalus

Continue lendo

Crioulo

Liga Leste dá inicio ao seu campeonato de provas Oficializadas

Publicado

⠀em

Liga Leste dá inicio ao seu campeonato de provas Oficializadas

Pelo sétimo ano, as raças Quarto de Milha, Paint Horse e Crioulo fazem campeonatos em parceria com a Liga

 De acordo com balanço da diretoria da Liga Leste Paulista de Team Penning, a primeira etapa das Provas Oficializadas de Team Penning e Ranch Sorting realizadas nas raças Quarto de Milha, Paint Horse e Crioulo superou as expectativas.

Em dois dias de prova, 1° e 2 de fevereiro, no Haras Luana, em Rio Claro/SP, mais de 420 passadas. É o que conta o presidente da Liga Leste para 2020, Paulo Morais. “Esta primeira etapa foi concluída com sucesso e expectativa superada”.

De fato, houve um aumento de competidores e animais. A média do ano passado era de 350 passadas. “Também recebemos novos competidores e público para essa etapa. É muito importante essa entrada de novos adeptos a Liga”, reforça Paulo.

O trabalho que vem sendo feito nas diretorias anteriores, de fortalecimento não só das modalidades, mas também da parceria com as três raças, certamente ainda dará muitos frutos. “Estamos satisfeitos, ocorreu tudo certo, e finalizamos a prova com sucesso total”.

Paulo lembra ainda que somadas as premiações, foram distribuídas 12 motos e mais premiação em dinheiro.

Liga Leste dá inicio ao seu campeonato de provas Oficializadas

Quarto de Milha

As provas do Quarto de Milha valendo para a ABQM contaram com nove categorias. 2020 está sendo o sétimo ano de parceria da ABQM no Team Penning e o sexto no Ranch Sorting. Para as categorias Potro do futuro e Cavalo Iniciante, o segundo campeonato.

O destaque no Team Penning pela ABQM foi o trio formado por Luiza Junqueira, Natanael Valdecir Pizetta e Renato Dos Santos Leite Varallo. Marcaram o menor tempo da prova, 20s480 (3 bois), montando – respectivamente – Lady Smart Pistol, Atos Indian Jewl OFC e High Light Rey. Dessa forma, ficando com o título na categoria Derby Amador.

No Ranch Sorting, venceram a Amador Principiante com o menor tempo da prova – 20s815 (10 bois) – Paulo Marnelito Streit, com Iron Lena Cat, e Thiago João Costa, com Atos Indian Jewl OFC. Resultados completos, clique aqui.

Paint Horse

Inegavelmente, através da forte parceria como grupo Paint Performance, a raça realizou a abertura de mais um campeonato junto com a Liga Leste. As categorias disputadas foram Aberta, Amador, Feminino, Master e Principiante.

Homero Mollo Jr, com Fuscão Adelta Dixie, Rafael Grilo, com Crazy Nurse Pep HSA, e Mario Cunha, com Yoko Boon Ca SZ, fizeram 19s928 e ficaram com o título da categoria Aberta no Team Penning. O menor tempo dessa prova para a raça.

Enquanto no Ranch Sorting da Paint, menor tempo para João Lucas Borsoi e Matheus Secco. Em 43s228 apartaram os dez bois. Montando, respectivamente, Roma San Chica KB e Double Billie.

Liga Leste dá inicio ao seu campeonato de provas Oficializadas

Crioulo

Ao lado da ABCCC, a Liga Leste realiza as provas de Team Penning e Ranch Sorting do Cavalo Crioulo. Assim sendo, o Analista de Expansão da Associação, Lucas Lau, acompanhou de perto as provas. “As duas modalidades são muito fortes na região”z.

Para ele, o destaque do evento foi o trio que registrou o melhor tempo entre todas as categorias do Team Penning: Companheiro 33 da Quinta, Feitiço Bertolini e HD Minuano. Em 17s068 fecharam os três bois para ganhar a Aberta. Foram apresentados por Byan Eysink, Guto Tranquilini e Julio Cesar Minussi.

Por fim, no Ranch Sorting do cavalo Crioulo, destaque para TCP El Temprangro e TCP Fiorentina. Com 35s602 apartaram os dez bois sendo montados por Julio Cesar Minussi e João Salla, vitoriosos na categoria Aberta. Todos os resultados, clique aqui.

Por Luciana Omena
Fotos: Divulgação/Facebook Liga Leste

 Veja mais notícias de Ranch Sorting no portal Cavalus

Continue lendo

Team Penning

Nova diretoria assume Liga Leste Paulista de Team Penning

Publicado

⠀em

Nova diretoria assume Liga Leste Paulista de Team Penning

A temporada 2020 promete ser ainda melhor do que anterior pelo empenho de todos os envolvidos

Como já é de praxe, uma nova diretoria assumiu a Liga Leste Paulista de Team Penning para tocar o próximo campeonato. O presidente é Paulo Angelo de Morais, tendo como vice Bryan Eysink.

Dessa forma, ainda compõem a diretoria: Diretor de Provas Oficiais – Luiz Claudio Correa; Diretor de Marketing – Matheus Bertazzo Secco; 1° Tesoureiro – Natanael Valdecir Pizetta; 2° Tesoureiro – Ricardo Jose Schimidt; 1° Secretario – Felipe Carvalho de Araujo; 2° Secretario – João Salla Neto.

“Quando me pediram para assumir a Liga, concordei desde que tivesse ao lado pessoas que eu acreditasse na capacidade e responsabilidade”, conta Paulo. “Acredito muito no esporte e quero sempre lutar pelo certo. Nossa ideia é inovar, renovar e trazer para Liga atrativos para os competidores”.

O presidente reforça que a premiação é um dos destaques para atrair os competidores, sem dúvida. Por outro lado, novidades também devem fazer com que todos permaneçam e ainda entrem novos adeptos.

“Essa é a primeira vez que assumo um cargo tão importante. E pretendo sempre agir em consenso com a opinião de todos. Queremos reforçar a premiação, reduzir custos e fomentar o esporte. Agradecemos de antemão a todos que acreditam que nós podemos fazer um grande campeonato para 2020. Estamos trabalhando para isso!”

Portanto, a principal meta é dar mais visibilidade ainda para a Lista Leste. A fim de que ela assuma de volta o posto do mais importante campeonato de Team Penning do Brasil. Além disso, valorizar os competidores.

Paulo Morais

Temporada 2020

Uma das mudanças do campeonato 2019 de Team Penning que fica foi a redução das categorias. Permanecendo HC 10 e HC 6, e ainda Mirim. “Foi um sucesso, então optamos em manter e melhorar a premiação por etapa. Assim como manter o mesmo formato de prova, com eliminatória e final”, explica Paulo.

Para as duas Somatórias, HC 10 e HC 6, serão premiados portanto de primeiro a quinto lugares em cada etapa. Serão realizadas cinco etapas e mais a final, com as datas já definidas. Para quem quiser se programar, 15/02, 25/04, 27/06, 01/08 e 02/08. Locais e todas as informações adicionais estão no site oficial da Liga.

A premiação também está definida por etapa: campeão – duas motos ‘zero’ no valor de R$ 3.000,00 cada; segundo lugar uma moto ‘zero’ no valor de R$ 3.000,00; 3° lugar – R$ 2.000,00; 4° lugar – R$ 1.000,00; 5° lugar – R$ 800,00. Mirim, rateio.

A cada etapa, dez trios fazem uma final. E desses, os cinco melhores em cada somatória garantem vaga na etapa de encerramento e definição dos campeões da temporada. Para validar a vaga, o trio deverá estar fidelizado e ter ido a pelo menos três etapas do campeonato.

Os campeões da temporada no HC 10 e HC 6 ganham um carro ‘zero’ km (cada trio).

Acesse mais conteúdo de Team Penning no portal Cavalus

Nova diretoria assume Liga Leste Paulista de Team Penning
Nova diretoria da Liga

Novidades

A novidade é o retorno da categoria Master, em um novo formato. “Irá correr junto com o HC 6. Contudo, o trio formado por competidores Master farão uma passada, valendo para as duas categorias na mesma inscrição”.

Paulo informa, no entanto, que a maior mudança será na Provas Oficializadas da Liga. “Conseguiremos dar uma mega premiação por raça. As provas também serão separadas por raça, para um maior entendimento do público. Queremos dessa forma valorizar ainda mais os animais e os competidores”.

A Oficializadas da Liga Leste são em parceira com a ABQM (Quarto de Milha), ABCPaint (Paint Horse) e ABCCC (Crioulo). Datas das provas: 1° e 2/02, 14 e 15/03, 16 e 17/05, 14/11.

Na premiação por etapa, para Ranch Sorting e Team Penning ABQM – uma moto ‘zero’ em cada modalidade para o campeão da Aberta e outra para o da Amador. Da mesma forma no Ranch Sorting e Team Penning ABCCC – ABQM – uma moto ‘zero’ em cada modalidade para o campeão da Aberta e outra para o da Amador.

Por fim, o presidente da temporada 2019, Ricardo Teixeira, fez questão de deixar seus votos para a nova diretoria. “Sei o quanto é trabalhoso estar à frente da Liga. Espero quê dêem continuidade ao que foi feito e aprimorem ainda mais o campeonato de 2020. Desejo sucesso a todos.”

Fique por dentro: www.ligalestepaulista.com.br.

 Por Luciana Omena
Fotos: Cedidas

Continue lendo

Team Penning

Sorocaba e Bruna Viola participam do Team Penning do Bem

Publicado

⠀em

Sorocaba e Bruna Viola participam do Team Penning do Bem

Será a quinta edição do Team Penning do Bem, esse ano de casa nova, com renda revertida ao Hospital de Amor

Nos próximos dias 30 de novembro e 1º de dezembro o 5º Team Penning do Bem movimenta o recinto da Festa do Peão de Americana. A programação inclui, portanto, competições, participação de celebridades como os cantores Sorocaba (foto) e Bruna Viola e muitos shows, tudo em prol do Hospital de Amor.

A princípio, o evento já se tornou uma das competições solidárias mais esperadas do ano.  Sobretudo pelo diferencial de contar com a participação de celebridades como os cantores Sorocaba e Bruna Viola em pista.

Com a finalidade de fazer o bem, tornou-se uma grande confraternização dos apaixonados pelo cavalo que fazem questão de ajudar o Hospital de Amor. Novo nome do Hospital de Câncer de Barretos, a instituição possui um déficit mensal superior a R$ 20 milhões.

De casa nova, o 5° Team Penning do Bem será realizado no recinto da Festa do Peão de Americana, através de parceria firmada com o Clube dos Cavaleiros de Americana. Tradicional no meio equestre, o CCA se colocou à disposição para colaborar. Os ingressos já estão à venda.

Sorocaba e Bruna Viola participam do Team Penning do Bem
Bruna Viola

As competições têm início no sábado, 30, a partir das 10 horas da manhã. Na programação as provas classificatórias de Team Penning nos Handcaps 6, 10 e Feminino. A expectativa é grande, inegavelmente, já que há sempre uma grande adesão de teampeneiros de todo o pais.

As atividades só serão encerradas, contudo, quando todos os finalistas tiveram definidos. A entrada de sábado é franca.

Muitas atrações no domingo

No domingo, 1º, os portões do recinto serão abertos às 9h30, para dar início à programação que começa com as finais de cada categoria junto à premiação.

Como já vem acontecendo nos últimos dois anos, várias celebridades são convidadas a integrar os trios da Prova das Celebridades. Já estão confirmadas, portanto, as presenças dos cantores Sorocaba e Bruna Viola.

Assim como a do recordista de títulos da modalidade Sela Americana, Leandro Baldissera; e o ‘Cavaleiro das Américas’ Filipe Leite. Engajados com o evento eles participam pelo terceiro ano seguido do Team Penning do Bem.

Sorocaba e Bruna Viola participam do Team Penning do Bem
Leandro Baldissera (de camisa vermelha)

Aliás, além do local, outra novidade para essa edição, visando atrair um público maior e arrecadar mais verba para o Hospital de Amor. O evento terá uma grade musical intensa.

Os shows terão início a partir do meio dia e a programação inclui: Fiduma& Jeca; Juliano Cezar; Durval & Davi, Gabriel Gadelha, Márcio & Humberto; Lucas Firme & Eduardo; Andreza Lemes; Bruno & Marcus; Edy& Maicon; Marcos &Michell; Madu& Serrano; e Gabriel (ex-Zé Henrique & Gabriel).

Haverá Praça de Alimentação, também com arrecadação solidária e o ingresso para domingo custa R$ 20,00.   Você pode garantir sua participação antecipadamente clicando aqui. Demais informações: @provadobem | fb.com/provadobem | (19) 98129-5597 com Pedro. A prova tem o apoio do Canal Rural e Vox 90.

Acesse mais conteúdo de Team Penning no portal Cavalus

Colaboração: Assessoria de Imprensa
Fotos: Cedidas

Continue lendo

Team Penning

Liga Leste Paulista de Team Penning finalizou campeonato

Publicado

⠀em

Após final de semana de emoções, campeões da temporada 2019 foram revelados

O 20° Campeonato da Liga Leste Paulista de Team Penning foi finalizado nos dias 14 e 15 de setembro no Haras 3 Amigos em Cosmópolis/SP. No sábado, 14, foi realizada a quinta etapa no formato repescagem, onde somente os competidores que não se classificaram através das quatro etapas anteriores puderam competir, segundo regulamento.

Dessa repescagem, mais cinco trios de cada categoria, Handicap 6 e Handcap 10, garantiram vaga para a grande final. Os trios campeões da repescagem foram Ricardo Teixeira, Guto Tranquilini e Rafael Hernandes no HC10; e Thais Campos, Jéssica Zulian e Claudio Ferreira Sivana no HC6. A final da categoria, também no sábado, foi disputada por dez trios, tendo como campeões da temporada Henrique Silva, Kauan Giglioli e João Vitor Archanjo.

Campeões da 5 etapa no HC10
Campeões da 5 etapa no HC6

A premiação para os team penneiros mirins foram três quadriciclos. As passadas que definiram os títulos de 2019 no HC6 e HC10 aconteceram no domingo, 15. Respectivamente, estiveram na disputa 20 trios e 23 trios decidindo o campeonato. Segundo regulamento, cada trio deu três passadas, descartando o maior tempo e somando os dois melhores tempos.

Foram campeões os trios que tiveram a menor soma dos tempos. Pelo Handicap 6, subiram ao lugar mais alto do pódio Karina Mollo, Fabio Moreira e Renata Cardoso – 28s375; seguidos por José Renato Sierra, Matheus Caetano e Francisco Ribeiro em segundo lugar – 29s031; Bethânia Cardoso, Gabriel Miranda e Leandro Miranda em terceiro – 31s116.

Campeões do Campeonato no Mirim

No Handicap 10, os campeões da temporada foram Bethânia Cardoso, Gabriel Calicchio e Julio Rodrigues – 27s488; seguidos por Felipe Carvalho, Mario Henrique e Lucas Matiello em segundo – 27s895; e Matheus Secco, Jhonatas Barrocas e Paulo Moraes em terceiro – 28s329. O primeiro lugar de cada handicap recebeu R$ 30 mil de premiação, o segundo R$ 10 mil, e terceiro R$ 5 mil, totalizando R$ 90 mil para as duas categorias.

Segundo o presidente da Liga Leste para o ano de 2019, Ricardo Teixeira, os destaques da final ficaram por conta do trio campeão da categoria Mirim, que obteve o menor tempo do final de semana entre todas as categorias, 12s389. E também para competidora Bethânia Cardoso, que levou duas premiações.

Campeões do Campeonato no HC6

Depois das finais, foi realizada uma confraternização entre os competidores e convidados. Foram entregues as premiações da temporada em clima totalmente descontraído e de amizade. Sentimentos que permearam todas as etapas. Os presentes além de dançar ao som de uma banda de country music, puderam saborear uma costela de chão e chopp à vontade.

O feedback, tanto presencial como no grupo de Liga no Whatsapp, foi totalmente positivo. “A diretoria da Liga Leste fica muito lisonjeada com a manifestação de contentamento dos competidores. Todos fizeram questão de agradecer pela organização do campeonato e pela festa realizada”, comentou Ricardo Teixeira.

Campeões do Campeonato no HC10

Em nome da toda diretoria, ele fala da felicidade com o resultado obtido nesse campeonato. “A Liga Leste de Team Penning conseguiu nessa temporada mais de 180 competidores, com uma média de 350 inscrições por etapa e mais de R$ 200 mil em prêmios durante o ano. Em nome de todos, quero fazer um agradecimento especial aos competidores, que acreditaram no nosso projeto e prestigiaram o campeonato”.

Ricardo também faz questão de agradecer a toda diretoria, colaboradores e patrocinadores. No começo de outubro, haverá eleições para compor a diretoria que tocará a temporada 2020. “Desde já, desejo a nova diretoria muito sucesso! Assumimos fazer para esse ano um campeonato totalmente diferente do que vínhamos fazendo. E espero que na sucessão, consigam dar continuidade e aprimorar ainda mais”, finalizou o presidente.

Presidente com a equipe de mesários, juíz, bandeira, locutor, que trabalharam durante o campeonato 2019
Ricardo Teixeira com a esposa Ana Maria sendo homenageado com uma fivela da Liga Leste 2019

A temporada começou com a novidade de redução das categorias, que deu super certo. Na avaliação, o número de inscrições estava caindo, então decidiram mudar o formato. Outra mudança foi no número de etapas e a forma de classificação para a final.

A temporada 2019 contou com quatro etapas, repescagem e final; e ainda três etapas das Oficializadas em Team Penning e Ranch Sorting para as raças Quarto de Milha, Paint e Crioulo.

Fique por dentro: ligalestepaulista.com.br | facebook.com/ligalestepaulista | instagram.com/teampenningligaleste.

A Banda Sound American animou a festa de confraternização da temporada

Por Luciana Omena
Fotos: Giselle Ribeiro Vieira

Continue lendo