Três Tambores & Seis Balizas

Pará mostra a força do estado nos Três Tambores

Proprietários e criadores do estado vem investindo nas melhores genéticas para o esporte; paralelo a isso, a ATBPA dá todo o suporte ao promover o maior campeonato do Norte/Nordeste

O estado do Pará vem mostrando a cada ano sua força dentro da modalidade de Três Tambores. Inevitavelmente, a Associação Paraense de Tambor e Baliza (ATBPA) tem um papel fundamental em todo esse processo.

Tanto que o Campeonato Paraense de Três Tambores encerrou sua oitava temporada com números expressivos. Foram, sobretudo, ao todo mais de 3.5 mil inscrições, mais de R$ 425 mil em prêmio foram distribuídos e uma média de 150 animais participantes em cada etapa. 

Antes de mais nada vale destacar que, atualmente, o estado conta com 12 pistas que são realizadas provas, sendo, dessas, três cobertas. Sem dúvidas, a estrutura e a melhora no preparo do solo das pistas vem trazendo bons resultados aos competidores.

Competidora paraense no top 5 do Ranking Hípico SGP

Por exemplo, podemos citar a competidora Letícia Bernadete, que, pelo segundo ano consecutivo, está no top 5 no Ranking Hípico SGP. Em 2018, ficou em 5º lugar e agora, no de 2019, em 2º lugar com a soma de ganhos de R$ 30.932,00.

Entretanto, vale ressaltar que as provas que ela participa são 95% da ATBPA, ou provas de outros núcleos do estado.

“Me sinto orgulhoso como pai, sei que não é fácil pelas poucas provas que temos no estado do Pará se comparado ao Sul e Sudeste. Parabenizo a Letícia, pois sei da sua dedicação nos treinos. E também parabenizo o Juscelino, seu treinador, pelo seu empenho e toda equipe da A&L Rancho”, expõe o criador e proprietário Luciano Lima, do A&L Rancho.

Investimento em genética

Ademais, outro fator importante para o crescimento do esporte no Pará é o investimento em genética das melhores linhagens de Trabalho e Velocidade. Sem dúvidas, criadores e proprietários têm feito uma seleção criteriosa dos cruzamentos.

Consequentemente, hoje, o Pará conta com a genética de alguns consagrados garanhões da raça Quarto de Milha. São eles: Fishers Fly; Aim Ta Fame; Dash Ta Fame; Brisco Country Jr; Tux N Rolls; Shady King Times; Osíris Jay Bee Dee; Designer Red; Mr Ta Fame; Tres Seis; Streak Of Moon, entre outras.

Bem como nos criatórios do estado há atletas de destaque. Como, por exemplo, ST Zé Pereira, Savana Failas TSP, Purely James, Spoletta Ta Fame e Jiggs Bee Dee.

“O mercado dos Três Tambores está em uma grande crescente no Pará. Tanto como no aumento de competidores, pistas e compra e venda de animais. Isso a gente se vê a cada ano que se passa os números só aumentando”, ressalta Luciano Lima.

ATBPA dá todo o suporte ao esporte

Paralelo a isso, a ATBPA faz parte da construção dessa história. Sobretudo, contribuindo no que é necessário na organização das provas com qualidade e boas premiações, incentivando os competidores, proprietários e criadores.

“É muito gratificante vê o crescimento do esporte em nosso estado. Tanto que o Pará deu um salto enorme, isso mostra o grande potencial que temos e o excelente trabalho desenvolvido nesses últimos anos”, expõe Breno Santos, presidente ATBPA..

E, por fim, ainda acrescenta: “É com muito orgulho que temos Letícia Bernadete entre as jovens mais pontuadas do nosso país fazendo parte da ATBPA. É um estímulo para tantos outros jovens e crianças, parabenizo todo empenho e dedicação da equipe A&L Rancho por mais essa conquista”, finaliza.

Saiba mais sobre a ATBPA acessando www.atbpa.com.br e siga a entidade nas redes sociais @atbpaoficial

Fonte: ATBPA
Legenda da foto: Leticia Bernadete top 5 entre as jovens rankinh hipico SGP
Crédito das fotos: Divulgação/ATBPA

Veja mais notícias da modalidade Três Tambores no portal Cavalus

 

X