Quartistas

Ruy Moraes Terra deixa legado no Quarto de Milha

Pecuarista foi um dos fundadores do Rancho Quarto de Milha e responsável pela cobertura da arena, sendo uma das primeiras cobertas do país e considerada uma das maiores da América Latina

Publicado

⠀em

Ruy Moraes Terra deixa legado no Quarto de Milha

Faleceu na tarde de ontem, quarta-feira (14), o pecuarista e quartista, Ruy Moraes Terra, aos 92 anos de idade, em Presidente Prudente (SP). Nascido em Itapetininga (SP), deixa a esposa Silvia Dolpon Terra e quatro filhos, Denise, Silvana, Renata e Ruy.

Ruy Moraes Terra foi o primeiro presidente do Rancho Quarto de Milha, em Presidente Prudente, berço do Laço no Brasil. Sobretudo, foi também o responsável pela cobertura da arena, umas das primeiras cobertas do país, sendo uma das maiores da América Latina.

Titular do Haras Terra, teve o primeiro cavalo registrado no Brasil, Uirapuru, filho Caracolito, que rendeu inúmeras vitórias, especialmente nas modalidades de Conformação e Corrida, em eventos oficiais da ABQM, por todo o Brasil.

O pecuarista também foi o responsável pela construção do tattersall, onde ocorreram os primeiros leilões da raça. Grande incentivador dos esportes equestres, Ruy Moraes Terra construiu o seu legado no agronegócio: a pecuária de corte; a seleção de bovinos da raça nelore mocho; e a equinocultura das raças Quarto de Milha e, logo depois, Paint Horse.

Hall da Fama

Homenageado no 8º Hall da Fama, em 2018, Ruy Terra fez escolha pelo Quarto de Milha graças à King Ranch, a introdutora da raça no Brasil. Os animais chamaram a sua atenção pela qualidade, docilidade, beleza, conformação e agilidade.

Em sua 7ª edição, a revista Roper’s Sports trouxe um conteúdo especial, com a história do Rancho Quarto de Milha e, consequente, uma entrevista com o quartista, que você pode conferir em nosso site.

Por fim, em nota, a ABQM destaca a importância de Ruy Terra para o legado do Quarto de Milha no país. “A ABQM agradece por toda a sua dedicação à raça Quarto de Milha e incentivo aos Esportes Equestres e se solidariza com os familiares e amigos”, finaliza.

Por Heloisa Alves
Fonte: ABQM/O Imparcial
Crédito imagem: Divulgação/Roper’s Sports

Veja mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo
WordPress Ads
WordPress Ads