Appaloosa

Top Vantage é o maior produtor e raçador do Appaloosa no Brasil

Publicado

⠀em

Garanhão revolucionou a genética na Conformação e também em outras modalidades

Acima de tudo, é difícil colocar em palavras a importância de Top Vantage para a construção do Appaloosa no Brasil. No entanto, é possível dizer que ele disseminou-se através de seus filhos de uma maneira grandiosa e irrestrita, sendo modelo de excelência quando se pensa em cavalos esportistas.

Em primeiro lugar é possível destacar que a sua mãe, Joker’s Bluff tem toda a grandiosidade do projeto de seleção do texano Carl Miles. Afinal, foi pautado na linha de criação do Joker B (um eclético e numeroso grupo de éguas para gerar campeões de corrida e cavalos de gado/performance). Dessa forma, a Joker’s Bluff foi National Appaloosa Champion Reining Junior Open com três anos de idade em 1967.

De acordo com a página Appaloosa Glic, em editorial da Revista Appaloosa em 2013, o Américo Ribeiro Neto (cavaleiro bastante pontuado na ANCR) apontou o Top Vantage como fundamental para o início da carreira dele como cavaleiro de Rédeas.

Tanto que isto ficava bem claro na criação do Haras Arapongas com acasalamentos do Top com éguas campeãs de Rédeas. Como é o caso da Miss Mighty Froll e a Ezee’s Top Gal.

Portanto, é inegável que Top Vantage é sinônimo de prestígio, pois ele emplacou campeões de gado e velocidade. Além, é claro, cavalos construtores de legados e marcas em criatórios diversos.

Top Vantage – Foto: Divulgação/Leandro Nascimento

Marca Arapongas com Top Vantage

Ainda de acordo com a página Appaloosa Glic, no processo de criação da raça Appaloosa no Brasil dos anos 90 era imprescindível ter um animal com a marca “Arapongas” (quase homônimo para filhos de Top Vantage). Para, assim, alçar envergadura de excelência, sendo que vários plantéis foram concebidos assim.

Por exemplo, o Haras Delchiaro e seu multi campeão de tambor/baliza Arapongas Top Diamond. A partir desse sucesso absoluto, eles foram pioneiros em introduzem provas próprias realizadas no seu rancho com premiação especial para modalidade. As famosas “Copas de Tambor & Baliza”.

Por fim, a The Horses Agro Comercial comprou boa parte das éguas campeãs de corrida para montar a linha própria da carta de monta do seu craque Arapongas Top Flash.

O Jorge Ismael Biasi Filho, titular do JBF Ranch, confessou para a página do Appaloosa Glic ter tido mais de 15 éguas matrizes filhas do Top Vantage para sua seleção de trabalho, muitas campeãs de rédeas.

Partindo do Ceará, o Top Vantage virou sinônimo de cavalos atletas de vaquejadas superiores e dominantes nas melhores festas de gado do Nordeste. Entre tantos outros casos.

Fonte: Appaloosa Glic
Crédito das fotos: Reprodução/Appaloosa Glic

Veja mais notícias sobre o cavalo Appaloosa no portal Cavalus

WordPress Ads
WordPress Ads