Localizado em Ponta Grossa/PR, o Kazik Stud, de propriedade de Claudio Ribas, se destaca pela criação de cavalos da raça Puro Sangue Árabe (PSA) de origem polonesa (100% puro polonês). A história do criatório – que destina seus exemplares para as modalidades de Corrida e depois Enduro – teve início há 32 anos, em abril de 1989.
Contudo, o contato de Claudio Ribas com o mundo equestre aconteceu bem antes disso. Foi através dos cavalos da fazenda da família. “Desde criança acompanhei meu pai em seu passeio a cavalo nas manhãs de domingo. Eram cavalos que tinham sido criados para a lida com o gado e eram, basicamente, cruzamento de garanhão inglês com égua crioula. Inclusive, meu avô recebeu várias premiações na categoria Cavalo a Campo”, lembra.
Paralelo a isso, o titular do Kazik Stud sempre teve uma atração pela beleza do cavalo Árabe. Bem como pelo fato da raça ser reconhecida em todo o mundo. “Quando resolvi criar, optei pelo Árabe pelo motivo de serem de corrida, enduro e poder montá-los. O inglês é de Corrida e o crioulo de montaria. Uni as duas funções”.
Na hora de escolher o nome do criatório, Ribas resolveu homenagear um colaborar responsável pela intendência (suprimentos) dos campos de cria do seu avô. Afinal, Kazik, em polonês, é um diminutivo carinhoso de Casimiro, nome do colaborador.
“É uma homenagem à ele, uma pessoa muito querida por todos. Encantador de cavalos, grande caçador, recebeu do Instituto Butantan uma homenagem pela contribuição dada à produção de soro antiofídico”, cita Ribas.
LEIA TAMBÉM
- RG El Bak arranca vitória nos metros finais do Prêmio IFAHR
- Nos últimos metros, RG El Bak arranca vitória em páreo no JCSP
Exemplares Kazik Stud se destacam na Corrida
A criação do Kazik Stud está presente em corridas nos hipódromos de Curitiba, Ponta Grossa e São Paulo desde o início destas competições. Entre os destaques da criação há o Kobi, que foi Campeão Brasileiro em 2014, além de muitas outras premiações dos demais.
Neste ano, quatro cavalos da criação de Claudio Ribas estrearam nas corridas no Jockey Club de São Paulo. Tratam-se de RG Kemir, RG Kansas, RG Kodak e, o que já se saiu grande vitorioso, RG El Bak. “Eles iniciaram as atividades em São Paulo em 10 de novembro de 2020 com o Sr. Estanislau Petrochinski, veterinário e treinador”, cita o criador.
Antes de mais nada vale frisar que RG El Bak é filho de RG Karat, que ganhou todos os páreos em que participou. Já RG Kemir é filho de Zapal ( Campeão Brasileiro de 120 km no Enduro, tendo antes corrido nos Jockey Club de Varsóvia e Curitiba) em mãe Campanha, melhor reprodutora de Corridas em 2015.
Da Corrida para o Enduro
Além de presente nas principais de pistas de Corrida do país, os exemplares do Kazik Stud também se destacam no Enduro. “Os cavalos após o Jockey Club passam a competir nesta modalidade”, explica o titular do criatório.
Como resultado, há cavalos do Kazik Stud levados pelos seus proprietários para competir no exterior. Na França, Qatar, Omã e Emirados Árabes Unidos foram Al Abjar, Cassino, Cataguazes, Carolina e Carangola. Já no Uruguai, Caete, Komes, Komo, entre outros. “O cavalo Al Abjar pela equipe da França foi Vice Campeão Mundial e Caete Vice Campeão Panamericano”, lembra Ribas.
Por fim, o criador ainda cita os exemplares do criatório que estão disputando as provas da modalidade no Brasil. São eles: Cabo Frio; Camboriu; Kalif, Kniaz, Krab, Krach, Kumir, Kreta, Kamil, Koral e Kares.
Por Natália de Oliveira
Crédito da foto em destaque: RG El Bak
Crédito das foto: Divulgação/JCSP