Assessoria

Programa do Cavalo Árabe traz novidades para os amantes dos esportes com a raça

A edição 24 da atração contará com a estreia do quadro ‘Cavalo Árabe News’, com informações sobre as modalidades equestres praticadas pela raça no Brasil e no mundo

Publicado

⠀em

Programa do Cavalo Árabe traz novidades para os amantes dos esportes com a raça

Os amantes do Cavalo Árabe, principalmente aqueles que praticam esportes com a raça, não vão querer perder a próxima edição do Programa do Cavalo Árabe. A atração será exibida na próxima terça-feira (29), a partir das 20h, pelo canal no YouTube da ZRTV.

Sob o comando de Dudu Vaz, a edição de número 24 contará com a estreia do “Cavalo Árabe News”. Trata-se de um quadro especial que reunirá todas as informações sobre as modalidades equestres praticadas pela raça no Brasil e no mundo.

Ou seja, a partir do Programa do Cavalo Árabe você ficará a par do desempenho de exemplares Árabes no Hipismo, Enduro, Corrida, Três Tambores, Perfomance e muito mais. Além disso, a atração trará todas as informações de como foi o primeiro semestre das provas que pontuaram para o Arabian Cup, programa de incentivo ao esporte da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA).

Antes de mais nada vale destacar que neste ano o Arabian Cup irá distribuir um total de R$ 215.000,00 em prêmios, além dos valores destinados a cada campeonato das respectivas modalidades. Sem dúvida, um programa imperdível para os amantes do cavalo Árabe destinados ao esporte.

Como assistir o Programa do Cavalo Árabe?

Para acompanhar o Programa do Cavalo Árabe na próxima terça-feira, basta acessar a partir das 20h o canal no YouTube da ZRTV.

Já para os amantes da raça que não conseguirem acompanhar o programa via internet, é possível acompanhar pela TV MilAgro Brasil via parabólica através da frequência 3665 H. Neste caso, o horário de exibição da edição inédita é aos sábados, às 14h. Depois, as reprises ocorrem nos seguintes dias e horários:

  • Domingo: às 8h e às 23h;
  • Segunda-feira: às 7h30 e às 17h;
  • Terça-feira: às 14h e 23h;
  • Quarta-feira: às 17h;
  • Quinta-feira: às 14h e 23h;
  • Sexta-feira: às 17h.

Outras notícias sobre o cavalo Árabe você encontra acessando www.abcca.com.br e nas redes sociais da ABCCA, através do @abccarabe.

Serviço

Programa do Cavalo Árabe
Exibição: dia 29 de junho, a partir das 20h
Transmissão: pelo canal no YouTube da ZRTV e da ABCCA
Retransmissão: via parabólica pelo canal TV MilAgro Brasil

Veja mais notícias do Cavalo Árabe no portal Cavalus

ABTB

Conheça os premiados de Seis Balizas no 14º ABQM Awards

Nesta edição, a Associação irá premiar o Competidor Amador, bem como o animal macho e fêmea, que obtiveram a maior soma de pontos nas temporadas de 2020 e 2020/2021

Publicado

⠀em

O Oscar do Quarto de Milha vem aí! Trata-se da 14ª edição do ABQM Awards, que será realizado no dia 21 de janeiro, em São Paulo. Na ocasião, o treinador de Seis Balizas, bem como os animais, mais pontuados da raça mas temporadas de 2020 (01/01 a 30/06/2020) e 2020/2021 (01/07/2020 a 30/06/2021) receberam troféus exclusivos.

Entre eles, destaque absoluto para Elvislei José Manzatti, que irá subir ao palco no total de quatro vezes. A princípio, para receber dois troféus do Competidor Aberta de Seis Baliza mais pontuado, levando em consideração as suas temporadas.

“É uma satisfação muito grande receber esses prêmios, pois é uma modalidade sensacional, apesar de hoje não ter muitos praticantes. É de uma técnica muito apurada. Não é nada fácil ganhar uma prova de Baliza”, conta Elvislei.

Além dos dois prêmios de Competidor Aberta, ele também irá receber, duas vezes, o trófeu do macho mais pontuado da modalidade, com Splash Shady Leo. “É uma sensação indescritível pois, além de eu cuidar cuidar dele desde os 12 meses de vida, ele já ganhou em 2017, 2019 também. E já está liderando o ranking de 2022”.

Animais pontuados de Seis Balizas

Já a fêmea mais pontuado do ano de 2020 será Estrela King MAV, que é de propriedade de Josilene Alves dos Santos Campos. Enquanto que da temporada 2020/2021 a fêmea mais pontuada é B2B Karoline Tux, de propriedade do B2B Ranch.

Entre os Puros Castrados, Zevi Gamay HED, de João Antônio Dias Prato, foi o animal mais pontuado na temporada 2020. Por fim, na temporada 2020/2021, Lionel Beaver 3D, de Matheus Franca Perrout, que receberá o maior prêmio da raça Quarto de Milha.

A ABTB parabeniza a todos os premiados pela conquista!


ABQM AWARDS 2020 (01/01/2020 a 30/06/2020)

  • Machos: SPLASH SHADY LEO – ELVISLEI JOSÉ MANZATTI
  • Fêmeas: ESTRELA KING MAV – JOSILENE ALVES DOS SANTOS CAMPOS
  • Puro Castrado: ZEVI GAMAY HED – JOÃO ANTONIO DIAS PRATO
  • Competidor Aberta: ELVISLEI JOSÉ MANZATTI
  • Reprodutor: EL SHADY LEO – RICARDO ANTÔNIO PEETZ
  • Reprodutora: SMACK LAKE – RICARDO ANTÔNIO PEETZ
  • Amazona: ISADORA KRUGEL STOCCO, LIDIANE DE CASSIA ROSINA MARCHIORI e RENATA NAKASHIMA IGNACIO
  • Competidor Amador: LIDIANE DE CASSIA ROSINA MARCHIORI
  • Competidor Jovem: ISADORA KRUGEL STOCCO ISADORA KRUGEL STOCCO
  • Proprietário: ELVISLEI JOSÉ MANZATTI ELVISLEI JOSÉ MANZATTI
  • Criador: RICARDO ANTÔNIO PEETZ RICARDO ANTÔNIO PEETZ

ABQM AWARDS 2021 (01/07/2020 a 30/06/2021)

  • Machos: SPLASH SHADY LEO – ELVISLEI JOSÉ MANZATTI
  • Fêmeas: B2B KAROLINE TUX – B2B RANCH
  • Puro Castrado: LIONEL BEAVER 3D – MATHEUS FRANÇA PERROUT
  • Competidor Aberta: ELVISLEI JOSÉ MANZATTI
  • Reprodutor: ANGOLANO BEAVER CV – DURVAL FERNANDES DE SOUZA FILHO
  • Reprodutora: SMACK LAKE – RICARDO ANTÔNIO PEETZ
  • Amazona: MARIA IZABEL DE CASTILHO DINIZ
  • Competidor Amador: MARIA IZABEL DE CASTILHO DINIZ
  • Competidor Jovem: GABRIEL PINTO DA COSTA GABRIEL PINTO DA COSTA e LORENA SOLIS FARHA LORENA SOLIS FARHA
  • Proprietário: DURVAL FERNANDES DE SOUZA FILHO

Por Cavalus Comunicação Equestre
Crédito da foto: Divulgação/Elvislei José Manzatti

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Vetnil

Longines Xtreme Teams Challenge colocou em pista equipes do mais alto nível de Salto

Novo modelo de competições chegou ao Brasil em 2019 com desafios em equipes, onde competem juntos amadores e atletas profissionais

Publicado

⠀em

Com o intuito do fomento ao esporte e da valorização dos principais cavaleiros, amazonas e cavalos, o Longines XTC chegou ao Brasil em 2019. O novo modelo de competições de Salto é realizado através de desafios em equipes, porém com um diferencial: amadores e atletas profissionais competem juntos.

O Longines XTC foi criado e é organizado pelo cavaleiro olímpico Álvaro Affonso de Miranda Neto, o Doda, pelo diretor executivo André Beck, pela diretora de marketing Denize Severo de Miranda e Julian Benatti, sócios de Doda na competição.

“A competição garante um espaço importante para que novos talentos possam competir lado a lado com as grandes estrelas do hipismo brasileiro”, afirmou Doda. O Longines XTC contou com oito etapas e uma playoff em 2021.

Neste ano, o Longines XTC contou com um total de R$ 2,145 milhões em premiação. O formato, que valoriza a constância no treinamento e nos cuidados com os animais ao longo do ano, contou com disputas acirradas com atletas e animais de alto nível.

Pela playoff as equipes que se destacaram foram Imperium, Artem e Exitum. Já na final, Imperium foi quem conquistou o primeiro lugar, seguida das equipes Exitum em segundo, e Artem em terceiro.

A Vetnil, líder no segmento veterinário, também esteve presente no evento e vem dando o nome nas competições de Salto. Como patrocinadora oficial, a empresa esteve presente em todas as etapas com suporte da equipe técnica e premiando cada final das etapas XTC Longines. Além disso, houve o Pit Stop, com oferecimento de água aos atletas, organizadores e público, uma ação que já é conhecida pelos atletas.

“Para a Vetnil, fazer parte do Longines XTC ao longo dessa temporada foi gratificante. O Salto é um esporte de base sólida e que vem em uma crescente, com atletas de alto nível competitivo. O formato do campeonato proporciona uma bela apresentação com a participação de competidores de vários níveis. O investimento da empresa no esporte é por acreditar e ver toda sua evolução, em especial o XTC promovido por um dos maiores atletas da história da modalidade no Brasil”, expõe Cristiano Sá, Diretor de marketing Vetnil

Saiba mais sobre as ações e evento Vetnil www.vetnil.com.br /@vetnilequinosoficial

Por: Equipe Cavalus Comunicação

Fotos: Divulgação

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Cutter Jeans

Retrospectiva 2021: 7 fatos que marcaram a Cutter Jeans neste ano

Neste ano, a marca completou 5 anos de fundação e, assim, promoveu várias ações especiais em comemoração ao aniversário

Publicado

⠀em

Estamos chegando àquela época do ano em que a gente puxa na memória todos os fatos que nos marcaram ao decorrer dos últimos 12 anos. Com a Cutter Jeans não será diferente. Afinal, 2021, apesar de ainda bastante desafiador por conta da pandemia da Covid-19, foi bastante especial para a marca, em vários sentidos.

Por isso, resolvemos fazer uma retrospectiva 2021 da Cutter Jeans, com os 7 fatos que marcaram a marca neste ano. “Foi um ano de muitas conquistas e recordes batidos, todos eventos batemos a meta e a meta anual também foi batida um mês antes de acabar o ano. Nossas produções tiveram um aumento devido a demanda, foi tudo ótimo”, disse Caroline Rugolo, idealizadora da marca.

Não perca tempo e confire abaixo os 7 fatos que marcaram a Cutter Jeans em 2021.

1- Cutter Jeans internacional

A Cutter Jeans começou o ano com o pé direito, já que atravessou as fronteiras do Brasil. Desde o dia 14 de janeiro, as peças e os produtos da marca passaram a ficar à disposição dos amantes do estilo country nos Estados Unidos, no Dallas Market Center, na Paty Cowgirl Bootique, em Dallas, Texas.

2- Aniversário de 5 anos da marca

A Cutter Jeans completou 5 anos de fundação neste ano. Período de muitos desafios, mas, sobretudo, alegrias. Através de um trabalho diferenciado das outras empresas e com um valor agregado maior das peças, a marca se tornou sucesso entre as mulheres. Em comemoração ao aniversário, a Cutter Jeans promoveu uma série de ações especiais, entre elas uma exposição mostrando a trajetória da marca nas redes sociais e o lançamento da coleção Into The Art, apresentando ao mercado mais do que peças de roupas, mas verdadeiras obras de artes.

3- De exclusiva a sustentável

Trazendo um conceito de sustentabilidade ao mundo dos cavalos, onde a valorização ao meio ambiente e ao planeta está ainda mais presente, a Cutter Jeans mais uma vez inovou ao lançar a coleção cápsula “Into The Nature”. Trata-se de uma linha alinhada a uma moda consciente, onde foram empregadas mudanças em vários processos de produção das peças a fim de minimizar os impactos ambientais. Paralelo a isso, a marca ainda participou neste ano de mais uma edição da Semana Fashion Revolution, um evento que tem como objetivo mobilizar a sociedade por uma indústria da moda limpa, segura, justa, transparente e responsável.

4- Nova plataforma de e-commerce

A fim de atender seus clientes de forma mais segura e rápida, a Cutter Jeans lançou em março deste ano a sua nova plataforma de e-commerce. O novo site de venda on-line da marca foi totalmente remodelado, ganhou novo layout, funcionalidades e, acima de tudo, facilidades para os clientes efetuarem suas compras de peças exclusivas como nenhuma outra.

5- Coleção Five Star

No mês de julho, a Cutter lançou uma nova coleção. A liberdade do ir e vir, à vontade, sem restrições e medo, nunca fez tanta falta como no período de pandemia. E foi esse conceito de nostalgia da pré-pandemia que virou inspiração para a coleção Five Star, que agregou um pouco de tudo que as clientes da marca amam usar nas provas e eventos, e um pouco de cada coleção já lançada nesses 5 anos.

6- I Grand Slam Cutter

Como a Cutter Jeans e o mundo das competições equestres sempre tiveram entrelaçados, a marca promoveu neste ano, no mês de novembro, a sua primeira prova. Trata-se do I Grand Slam Cutter, que seguiu a mesma premissa da marca, de ser exclusiva como nenhuma outra e, assim, se firmou, definitivamente, dentro do calendário de provas nacionais de Três Tambores. Entre os diferencias da prova, podemos destacar a Butique Três Tambores – com a oferta de selecionados animais -, podcast exclusivo durante as disputas, premiação de mais de R$ 250 mil, como valorização aos amadores, e muito mais.

7- Participação em feira de moda

Encerrando os trabalhos do ano, a Cutter Jeans, através da estilista da marca, Camila Valério de Oliveira, marcou presença na 6ª edição do ONDM – O Negócio da Moda. O evento contou com palestras e apresentações de cases, bem como com a presença de renomados palestrantes e profissionais da moda.

Por: Equipe Cavalus Comunicação

Fotos: Divulgação

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Assessoria

Seis Tres Parca apoia os Três Tambores

Garanhão é patrocinador oficial da categoria Feminina do VS Festival Indoor, uma das maiores competições de Três Tambores do Brasil

Publicado

⠀em

O ano está chegando ao fim, e agora as competições também dão uma pausa. Mas, antes das ‘férias’, é chegado o momento do tão esperado VS Festival Indoor, o maior Tira Teima do Brasil.

A competição, que começou no dia 29 de novembro, no Haras Raphaela, em Tietê (SP), conta com diversas novidades e é promovida em parceria entre o maior competidor da história do esporte, Vagner Simionato e a família Rugolo, uma das maiores organizadoras de provas do Brasil.

Além da categoria Tira Teima, que é considerada a maior da competição, seguimos também com os olhos atentos na categoria Feminino. E, como forma de incentivar o esporte nessa categoria, o garanhão, Seis Tres Parca (Tres Seis x Miss Fortunes Fool), é o patrocinador oficial da categoria nesta edição.

Então, além da premiação, as competidoras que ficarem no Top 10, receberão um brinde exclusivo do garanhão. Mas, as supressas não param por aí, Marcella Cavalcante, proprietária do tordilho, decidiu premiar também a primeira colocada com uma cobertura do Seis Tres Parca. Ou seja, além da premiação em dinheiro, a competidora poderá levar para a casa uma amostra de uma genética campeã do parceiro que você precisa ter no seu plantel.

“Somos em três mulheres em casa e essa é uma categoria bastante disputada, bem legal de acompanhar. Além do mais, é importante incentivar o esporte, e a mulher competidora, por isso, decidimos entrar com essa parceria”, comenta Marcella.

Então, com uma parceria de peso como essa, e com uma premiação que faz jus a essa genética, com a cobertura de Seis Tres Parca, que vem escrevendo uma história campeã, é quase impossível não sentir a vontade de colocar uma bota, subir em um cavalo e competir nos Três Tambores.

“God is good!”

Por: Equipe Portal Cavalus

Fotos: Divulgação

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Vetnil

Dia Nacional do Criador de Cavalos celebra a todos do meio equestre

Comemorada desde 2009, esta data foi instituída para homenagear os responsáveis pelo mercado do cavalo

Publicado

⠀em

Celebrado no dia 24 de novembro, o Dia Nacional do Criador de Cavalos foi instituído através de um Projeto de Lei que recebeu parecer favorável na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal.

A proposta surgiu com o intuito de valorizar e homenagear todos aqueles que estão envolvidos com os cavalos, sejam eles criadores, tratadores, competidores, treinadores e até os veterinários. Assim, temos um dia em que podemos reconhecer, ainda mais, a importância da equideocultura, que se faz cada vez mais forte e necessária.

Vale considerar que o universo do cavalo é único, pelo qual todos se apaixonam, até mesmo aqueles que não nascem nesse meio. É o caso de Diogo Zopone, proprietário do Haras Zopone. Ele conta que soube, desde sempre, que seria um criador. “Como minha família não é do mundo do cavalo, comecei apenas montando em uma escolinha de Três Tambores. Com o tempo, a paixão aumentou e ganhei minha primeira égua própria”, compartilha.

Diogo, cujo haras é a casa da bi recordista mundial dos Três Tambores Rollin In The Fame, comenta ainda que o surgimento do seu criatório se deu com a aquisição de algumas éguas, que pedia aos seus pais. “Queria elas para correr, mas já vislumbrando que um dia poderia criar alguns potros. Aos poucos, essas éguas de competição se tornaram minhas matrizes, tudo aumentou, e agora estamos aqui”, ressalta.

Os veterinários também desempenham um papel fundamental neste meio, auxiliando na garantia do bem-estar animal, na reprodução, e até no gerenciamento de criatórios, como no caso do médico-veterinário Filipe Fedozzi, gerente do Haras Raphaela, que é o maior complexo de provas particular do Brasil.

Filipe, que tem especialização em reprodução, conta que, nos últimos cinco anos, tem visto uma evolução muito grande nas tecnologias aplicadas a reprodução dos equinos. A adoção da ICSI – injeção intracitoplasmática de espermatozoides -, técnica de fertilização in vitro, é feita não só por grandes, mas por médios criadores.

“Essa era uma tecnologia muito bem difundida nos bovinos e ovinos e agora ela chegou para os pequenos, médios e grandes criadores – de cavalos, havendo uma diminuição dos custos e uma melhora significativa dos resultados. Então isso aí tem feito perdurar a utilização de sêmen e genética importante para todas as raças”, completa.

Já como gerente, Filipe fala sobre o que considera essencial para um criador de equinos, independente da raça: o foco deve ser a organização e o planejamento. “O que mais a gente vê são novos investidores, novos criadores que entram no mercado com muita ânsia, com muita paixão e acabam não tendo planejamento. Isso causa prejuízos e perdas muito grandes”, reforça.

O gerente do Haras Raphaela explica que as consequências da falta de organização e planejamento acabam fazendo os novos criadores desanimarem, já que eles acabam buscando resultados muito rápidos, e não é dessa forma que uma criação de qualidade caminha.

“As pessoas querem comparar muito, mas esses grandes criadores estão há 30, 40, 50 anos na criação e eles passaram por uma evolução. Então esses novos criadores têm que ter planejamento, tem que ter uma organização. Os técnicos estão se especializando, hoje você tem muito mais acesso às informações, graças à internet. Para o sucesso do resultado que ele deseja é preciso muito planejamento e organização”, finaliza.

Dessa forma, a Vetnil espera que todos os criadores, sejam os que estão começando ou que estão no meio do cavalo há muito tempo, alcancem os seus objetivos de forma ética e em acordo com o bem-estar animal. A empresa parabeniza a todos que contribuíram e continuam a colaborar com o fortalecimento da equideocultura.

Sobre a Vetnil

Fundada em 1994 pelo Médico Veterinário Dr. João Carlos Ribeiro, a Vetnil, empresa 100% nacional, atua em pesquisas e no desenvolvimento de produtos para a saúde animal. Está entre as líderes do mercado nacional nos segmentos Equinos e Pets, áreas foco de atuação. A companhia disponibiliza suas soluções para mais de 15 países e lança no mercado produtos de alta tecnologia, com reconhecida excelência em qualidade. Dentre estes, destaca-se a linha Super Premium JCR, desenvolvida especialmente para cavalos de alta performance.

Por: Equipe Portal Cavalus

Fotos: Divulgação

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Cavalo Árabe

Confira os Campeões no Halter da 40ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe

Evento ainda recebeu as disputas da modalidade válidas pela Copa Brasil, uma competição paralela da Nacional

Publicado

⠀em

Toda a beleza e a conformação do cavalo Árabe, bem como o alto investimento e trabalho de seleção dos criadores brasileiros, foram colocados à prova recentemente durante as disputas de Halter da 40ª edição da Exposição Nacional da raça. O evento – promovido pela Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA) – foi realizado de 10 a 14 de novembro no Helvetia Riding Center, em Indaiatuba/SP.

A Arena HVP Arabian & Royal Arabians foi palco das apresentações dos exemplares da raça, machos e fêmeas, nas diferentes categorias do Halter. Entre elas: Mirim Fêmea, Mirim Macho, Junior Fêmea, Junior Macho, Potranca Jovem, Potro Jovem, Potranca, Potro, até chegarem aos grandes campeonatos, jovem e adulto, de Égua e Cavalo.

No período da noite da sexta-feira (12) foram realizadas as finais Égua Jovem e Cavalo Jovem. De criação do Rach Stud e propriedade da Ilha da Chapada, PREFERIDA RACH, (BANDIT SRA x PERSEPHONE) foi a Campeã Nacional Ouro Égua Jovem. Na sequência, FELMA LA (MASHOOR AL MOHAMADIA x BELA LA) conquistou o título de Campeã Nacional Prata Égua Jovem. Ela é de propriedade de Cristiane Guardia, do Haras Pin, e Leandro Aguiar, do Haras Cruzeiro.

O Cavalo Jovem que subiu no lugar mais alto do pódio no evento, levando pra casa o título de Campeão Nacional Ouro, foi EKS FAROUK (IBN FARID x SR AFHRODITE). O animal é de criação de MR W BROWN e propriedade de Leandro de Aguiar. Por fim, o Campeão Nacional Prata Cavalo Jovem foi CASH DEL TINO JM (EL TINO x STIG JUSTHINE), de criação e propriedade do Haras JM.

Já a Grande Campeã Nacional Ouro Égua da 40ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe foi FT SOFIA EL BOGART (BOGART EL PERSEUS x SULTANA CMC), de criação e exposição de Flavia Maria Ramalho Torres, do Haras Quatro Estações. ONLY SERONDELLA (AAS ELISHAHH x JELABIE SERONDELLA), de criação e exposição de Fábio Alberto Amorosino, do Haras Serondella, foi a Campeã Nacional Prata Égua.

Por fim, finalizando as disputas de Halter do evento, se apresentaram na Arena HVP Arabian & Royal Arabians os exemplares do Campeonato Cavalo. FUAD (MASHOOR AL MOHAMADIA x DOD FIORELLA) foi o Grande Campeão Nacional Ouro Cavalo da 40ª Exposição Nacional. O animal é de criação do Haras DOD Arabians, de Mauro Luiz Barbosa Dodero, e exposição do Haras Imagem, de Marco Túlio Dias Lopes.

O título de Campeão Nacional Prata Cavalo ficou com AAS ELISHAHH (EDEN C x SEMPRE), de criação de Golden Foxx Arabians LLC e exposição da Fazenda Floresta, de Luciana de Andrade Fasano.

Copa Brasil

Além das disputas de Halter válidas pela 40ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe, também fizeram parte da programação provas válidas pela Copa Brasil, uma competiação paralela da Nacional. De acordo com a ABCCA, a competição registrou cerca de 60 inscrições, entre machos e fêmeas, que apresentaram em pista toda a beleza e tipo da raça Árabe.

Assim, a Campeã da Copa Brasil Ouro Égua foi KARENINA EL MADAN (EL TINO x TM JAMILI), animal que tem como criador o Haras El Madan, de Iperó/SP, e expositor Viana Arabian Horse, de Artur Nogueira/SP.

Já o Campeão da Copa Brasil Ouro Cavalo foi DARTIST YPARADISE JM ( YPARADISE JM x FRANGELIKA BHF), que é de criação e exposição do Haras JM, de Monte Mor/SP, que é de propriedade de José Alves Filho.

Para conferir o resultado completo das disputas de Halter, tanto da 40ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe quanto da Copa Brasil, acesse o link a seguir: https://expo.abcca.com.br/pdf/expo/resultados/expo_765.pdf

Por: Equipe Cavalus

Crédito das fotos: Divulgação/André Shiwa

Outras notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Cavalo Árabe

40ª Nacional do Cavalo Árabe registra aumento no número de inscrições nas provas funcionais

Além do Halter e Performance, raça ainda exibiu toda a sua funcionalidade em outras cinco modalidades

Publicado

⠀em

O que define um cavalo Árabe? Muitos dirão que é a beleza em decorrência das suas características físicas únicas, como pescoço longo, cabeça chanfrada e calda mais curta. Mas foram outras traços da raça – como resistência, inteligência e funcionalidade – que a tornaram tão apreciada pelas tribos nômades de beduínos na península Árabe há cerca de três mil anos e, nos dias atuais, a coloca como a escolha ideal para a disputa de diferentes modalidades equestres.

Tamanha é aptidão esportiva da raça que a Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA) tem registrado um aumento significativo no número de inscrições nas provas funcionais. E foi exatamente o que aconteceu durante o maior evento da raça, a 40ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe, realizada de 10 a 14 de novembro no Helvetia Riding Center, em Indaiatuba/SP.

Durante o evento, além do Halter e da Performance, a raça exibiu toda a sua funcionalidade em outras cinco modalidades: Três Tambores, Seis Balizas, Cross Country, Hipismo Rural e Salto. De acordo com a ABCCA, as cinco modalidades registraram, juntas, 300 inscrições, número maior do que na edição do ano passado do evento. Foram mais de 480 passadas e 90 cavalos no recinto de exposições durante a Nacional.

Bruno Zanotta, presidente da Associação Nacional do Cavalo Árabe Funcional (ANCAF), fez o seu balanço sobre o evento. “Tivemos uma quantidade de passadas acima do esperado, premiação com duas motos, um pessoal do Rio Grande do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Rio de Janeiro vindo para as provas, o que chamou a atenção. Tivemos mesmo uma grande procura pelo cavalo Árabe montado, isso acima e mostra que em 2022 esse número será maior ainda”.

Ao término do evento, Rodrigo Forte, presidente da ABCCA, fez questão de agradecer a participação de todos. “Quero agradecer a todos que participaram do evento, sejam eles expositores, criadores, associados, parceiros e funcionários da Associação. Essa edição da Nacional foi muito especial e agora espero vê-los em julho do ano que vem para a 41ª edição. Até lá”.

Raça mostrou toda a sua versatilidade nas provas de Cross Country

Para conferir os resultados das provas funcionais do cavalo Árabe durante a 40ª Exposição Nacional, acesse o Instagram oficial da ABCCA: @abccarabe.

Por: Equipe Portal Cavalus

Crédito das fotos: Divulgação

Leia outras notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Cavalo Árabe

Edição histórica: 40ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe comprova evolução e solidez da raça

Com aumento de 80% no número de inscritos nas provas funcionais, o evento distribuiu mais de R$ 350 mil em prêmios, e ainda gerou uma movimentação de comercialização de animais de mais de R$5 milhões

Publicado

⠀em

Tipo, beleza, funcionalidade, inteligência e resistência. Foram essas características únicas do cavalo Árabe que foram testadas durante o maior evento da raça no Brasil e na América Latina. Trata-se da 40ª Exposição Nacional da raça, uma edição histórica de aniversário, que chegou ao fim na terça-feira (16), após seis dias de programação intensa, reunindo os apaixonados pelo Cavalo Árabe no Helvetia Riding Center, em Indaiatuba/SP, em total clima de celebração.

De acordo com a Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA) – entidade promotora da exposição -, o evento em celebração aos 40 anos reuniu 431 cavalos, entre as provas de Halter, Perfomance e as funcionais, com total de 632 inscrições. E ainda distribuiu mais de R$ 350 mil em prêmios.

A ABCCA registrou ainda a participação de 73 expositores diferentes no evento, oriundos de oito estados brasileiros: São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Além disso, a Exposição Nacional contou com a presença de expositores de outros países, como Estados Unidos, Uruguai, Arábia Saudita e Qatar.

Vale destacar que os juízes oficiais da Nacional foram: Christine Jamar, da Bélgica; Jerzy Bialobok, da Polônia; John Rannenberg, dos Estados Unidos; Leonardo P. Machado, do Brasil; Mohamed Machmoum, do Marrocos; Scott Brumfield, dos Estados Unidos; Guilherme F. Santos, Vet-Check do Brasil e Juan Stuckey, Ring Master, dos Estados Unidos. Já os juízes da Copa Brasil foram os brasileiros Guilherme Távora, Gustavo Vibian, João Henrique Netto, Marcelo Jubran e Saul Borsari.

E foram eles os responsáveis por avaliar toda beleza e conformação do cavalo Árabe, bem como o alto investimento e trabalho de seleção dos criadores brasileiros e internacionais, durantes as disputas de Halter. Como resultado, José Alves Filho, do Haras JM, foi o melhor criador da Copa Brasil, enquanto que o melhor criador Nacional foi Fábio Amorosino, do Haras Serondella.

Jantar de gala, homenagens, presença ilustre

A fim de celebrar os 40 anos da Exposição Nacional do Cavalo Árabe, a ABCCA organizou dentro da programação do evento um jantar especial. A belíssima Vila Trombini foi palco deste momento de celebração entre os amantes da raça, onde a Associação aproveitou também para homenagear um grupo de pessoas – entre criadores, treinadores, veterinários, juízes, etc. – que marcaram, de alguma forma, a história do cavalo Árabe no Brasil.

Outro ponto alto do evento foi a presença ilustre do biólogo Richard Rasmussen, que ficou conhecido nacionalmente por apresentar programas de TV sobre a fauna e a flora brasileira. Na ocasião, ele pode fazer a cobertura da Exposição Nacional através das suas redes sociais, fomentando ainda mais a raça entre seus seguidores. Posteriormente, ele irá exibir um programa especial sobre o evento em seu canal no YouTube.

Para encerrar com chave de ouro essa edição histórica, a ABCCA ainda promoveu durante o evento o “Special Presentation”, um leilão realizado no Helvetia Riding Center, e, ainda, duas edições do Farm Tours. Neste último, o Haras Vila dos Pinheiros, em Indaiatuba/SP, e o Haras das Faias, em Cotia/SP, abriram as porteiras de seus criatórios para receber os amantes da raça para fazer bons negócios. De acordo com a ABCCA, os três eventos comercializaram com uma receita total de R$ 5 milhões.

Aumento de inscritos nas Provas Funcionais

Destaque nessa edição a todo trabalho de fomento para o cavalo Árabe de esporte. Com a apresentação durante a Nacional de cinco modalidades: Três Tambores, Seis Balizas, Cross Country, Hipismo Rural e Salto, além do Enduro realizado duas semanas antes fazendo parte do calendário da Nacional.

De acordo com a ABCCA, juntas registaram 380 inscrições, número 80% maior do que na edição do ano passado do evento.

Para Bruno Zanotta, da Associação Brasileira do Cavalo Árabe Funcional (ANCAF), foi um evento histórico em número de participantes, em especial com uma forte equipe do Rio Grande Sul, que vieram com 20 animais para a Nacional.

“Foi um evento ímpar, aumentamos o número de participantes e animais, congregando competidores de vários estados em pista. Uma boa premiação, na qual incluiu duas motos. Acredito que estamos no caminho certo. Agradeço a toda diretoria ABCCA pela atenção e fomento ao cavalo funcional”.

Rodrigo Forte, presidente da ABCCA, finaliza agradecendo a todos os envolvidos. “Finalizamos a 40 Exposição Nacional do Cavalo Árabe, o evento mais importante da raça e da América Latina. Na sua edição mais especial de todas, uma semana de muito trabalho, muita celebração e muitos ganhadores em várias modalidades. Queria agradecer a todos vocês, expositores, criadores, associados, parceiros, funcionários, foi uma festa maravilhosa. Espero que todos tenham gostado muito. Agora vamos nos ver em março, na Interestadual do cavalo Árabe e depois na 41ª Nacional, que voltará a ser realizada em julho no ano que vem. Então, em poucos meses teremos mais um grande evento. Espero vê-los novamente lá”.

Para saber mais sobre o cavalo Árabe, acompanhe as redes sociais da ABCCA: 

Instagram: @abccarabe | Facebook: ABCCÁrabe | YouTube: ABCCArabe

Por: Equipe Portal Cavalus

Fotos: Divulgação

Mais notícias sobre o Cavalo Árabe no portal Cavalus

Continue lendo

Vetnil

Calçada da Fama Vetnil homenageou os líderes da temporada do Jockey Club de Sorocaba

Evento foi retomado neste ano celebrando os melhores do turfe de 2019

Publicado

⠀em

Inaugurada em 2011, a Calçada da Fama Vetnil foi criada com o intuito de registrar a história do turfe através de seus campeões. Comemorar as suas conquistas é valorizar os sonhos, a partir dos quais a história de todo campeão começou.

Em 2020, devido à pandemia, o tradicional evento do meio do cavalo não foi realizado e, por isso, a Calçada da Fama retorna em sua 10ª edição, consagrando os líderes de estatística da temporada 2019.

Sendo assim, no último sábado (06), no Jockey Club de Sorocaba, foram eternizados os campeões que escreveram seu nome na história do turfe na temporada.

Vale destacar que além de eternizar os campeões, a premiação enaltece o trabalho realizado durante anos por criadores, proprietários e os treinadores.

Para o presidente do Jockey Club de Sorocaba, Érico Braga, a inciativa da Vetnil em homenagear as lendas do turfe é algo muito importante. “A Vetnil é uma grande parceira do Jockey Club. E a Calçada da Fama valoriza e prestigia a nossa raça, principalmente os participantes, proprietários e criadores de cavalos de corrida. É, sem dúvida, uma grande vitrine, que destaca o nosso trabalho”, ressalta.

O presidente ainda destaca que a Vetnil contribuiu para uma maior visibilidade do Jockey, com presença em todos os eventos realizado pelo mesmo. “Essa parceria é fundamental para o Jockey Club”.

Premiados

Os premiados da Calçada Fama Vetnil são os líderes das estatísticas de cada categoria, e nessa 10ª edição juntaram-se aos nomes já consagrados, os destaques de 2019:

  • Melhor Animal – Baby Fantastic (Fantastic Corona JR x Hustled) de propriedade do Condomínio Fantastic Corona JR;
  • Melhor Criador – Érico Braga, que pelo segundo ano consecutivo tem seu nome gravado na Calçada da Fama;
  • Melhor Proprietário – Stud dos Amigos;
  • Melhor Treinador – Luís Levir Pereira de Melo.

Para um dos proprietários do zaino Baby Fantastic, consagrado como melhor animal da temporada 2019, essa é uma grande alegria. “O filho do Fantastic Corona JR é um cavalo que nos deu muita alegria, onde tenho que parabenizar o seu criador Érico Braga, que fez e continua fazendo um ótimo trabalho, além, é claro, a Vetnil, por esse grande projeto”, comenta Eugênio Nunes.

Créditos: Equipe Cavalus Comunicação

Fotos: Divulgação

Acompanhe mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Haras Império

3º Leilão Revolution Team Roping terá a participação do Haras Império

Para o evento, o haras selecionou dois potros, sendo um filho do garanhão negro do criatório Shiney Bit O Ebony em mãe Reydiculous e o outro filho de Real Gun e a matriz Freckled Leo Cat

Publicado

⠀em

3º Leilão Revolution Team Roping terá a participação do Haras Império

O Haras Império é um dos convidados do 3º Leilão Revolution Team Roping, que acontece nesta sexta-feira (05), às 20h, direto do Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba/SP. O remate – que faz parte da programação do Revolution Week – reúne a melhor genética do Quarto de Milha da linhagem de trabalho do Brasil.

Lotes Haras Império

Assim, para o remate o Haras Império selecionou dois lotes. O primeiro deles é LOTE 09 – BIT EBONY REY CF30, potro de pelagem rosilho filho do garanhão negro do criatório, SHINEY BIT O EBONY, importado ganhador de U$ 5.508,42 pela NRHA e Campeão Arizona Reinning Horse Futurity Open e Int Open. Como reprodutor, teve a sua primeira geração estreiando em pista em 2019 e produziu PANTERA DEL RANCHO, Finalista Potro Futuro ABQM 2019 Laço Pé Ab; 3o.L Potro Futuro AQHA 2019 Laço Pé Ab e SHINEY WHIZ GUN, Pontuada em Ranch Sorting.

Já a mãe do potro à venda é Debra Rey LLB, filha do Reydiculous, pai de vários campeões, com ganhos de R$ 437.229,00 e 584,5 pts ANCA, R$ 41.350,00 ANCR e 1.996 pts ABQM. Vale citar que BIT EBONY REY CF30 foi iniciado no Laço Cabeça, sendo PF Trabalho 2022 e PF Vaquejada 2023.

O outro lote disponibilizado pelo Haras Império no 3º Leilão Revolution Team Roping é LOTE 19 – BRENK CAT GUN CF30. Esse potro de pelagem tordilho é filho de Real Gun, ganhador de U$ 50.899,00 e 473 pts AQHA em 10 eventos. Já sua mãe é a matriz do Haras Império Freckled Leo Cat, filha do fenômeno High Brown Cat. BRENK CAT GUN CF30 Ele foi iniciado no Laço Cabeça, sendo PF Trabalho 2022 e PF Vaquejada 2024.

Brenk Cat Gun CF30
Divulgação/Haras Império

Se interessou? Então, entre em contato com a assessoria do 3º Leilão Revolution Team Roping e não perca essa oportunidade: Rafael Leão (19) 99770-2277 | Gustavo (19) 99636-2422

Serviço

3º Leilão Revolution Team Roping
Dia: 05/11/21
Horário: a partir das 20h
Local: Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba/SP

Colaboração: Cavalus Comunicação Equestre
Crédito e legenda da foto: Bit Ebony Rey CF30/Divulgação/Haras Império

Veja mais notícias sobre Leilões no portal Cavalus

Continue lendo