Crioulo

ABCCC cancela 16ª Expo FICCC 2021

Evento, que seria realizado no Uruguai, já havia sido prorrogado duas vezes por conta da pandemia

Publicado

⠀em

ABCCC cancela 16ª da Expo FICCC 2021

A ABCCC – Associações Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, comunicou na última quinta-feira, que a 16ª edição da Expo FICCC 2021 – Exposição da Federação Internacional de Criadores de Cavalos Crioulos, foi cancelada. O evento seria realizado no Parque da Associação Rural do Prado, na capital uruguaia Montevidéu.

A decisão, tomada em conjunto entre os países integrantes da Federação Internacional de Criadores de Cavalos Crioulos, decidiu que em razão da pandemia de Covid-19, não é possível realizar o evento, que estava marcado para o mês de novembro de 2021, no Uruguai, sendo assim cancelada.

De acordo com a associação, a próxima edição da Expo FICCC deverá ser realizada em 2023, na Argentina. Da mesma forma, será celebrado também o centenário da ACCC – Associação dos Criadores de Cavalos Crioulos da Argentina. A entidade explica que o Uruguai voltará a ser sede do evento em 2026.

Sobre a Expo FICCC 2021

Evento internacional itinerante, a Expo FICCC é realizada a cada três anos em um dos países que integram a Federação. Sendo assim, para a 16ª edição, em 2021, o Uruguai é o país-sede. Já a última edição ocorreu em solo brasileiro, em maio de 2018, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS.

Na ocasião, houve a disputa de cinco modalidades e a participação dos quatro países do Mercosul, além da primeira visita de representantes das associações da Alemanha e da Itália – países que são sócios aderentes da Federação.

Fonte: ABCCC
Crédito da foto em destaque:
 Divulgação/ABCCC/Felipe Ulbrich

Veja mais notícias do cavalo Crioulo no portal Cavalus

Crioulo

Bagé define mais oito para a final da Morfologia do Cavalo Crioulo

Conhecida como referência em criatórios da raça, a cidade de Bagé/RS provou, mais uma vez, que é um dos berços de peso do Cavalo Crioulo

Publicado

⠀em

Com 65 animais admitidos e 9 incentivos, a Morfologia Passaporte do Núcleo de Bagé aconteceu sábado (22) e domingo (23). Como resultado, no parque da Associação Rural do município mais oito exemplares (quatro machos e quatro fêmeas) carimbaram vaga na Nacional da Morfologia.

Com toda a certeza, uma das provas mais aguardadas do Cavalo Crioulo na temporada. Promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, que acontecerá entre os dias 1º a 4 de setembro, em Esteio/RS.

Sob o julgamento do técnico da ABCCC e também criador da raça Crioula, Carlos Marques Gonçalves Neto, a qualidade dos exemplares marcou o retorno parcial das Exposições Passaportes do ciclo 2021.

De acordo com ele, um grande evento. “Um passaporte muito bom, de níveis bastante altos e filas homogêneas. Chegamos aos melhores exemplares da prova com oito representantes de forte selo racial e que representam muito bem a masculinidade e a feminilidade dos animais da nossa raça”.

Destaques

O destaque, portanto, ficou para Campana Festa (foto de chamada). A égua levou o título de Melhor Exemplar da Raça e também de Grande Campeã. Assim, liderou a fila morfológica do Grande Campeonato de Fêmeas e chamou atenção graças à sua suavidade, harmonia em suas linhas.

Classificaram-se também Basca Esmeralda II, Gap Marquesa, Ita Madalena do IOI.

Conhecida como referência em criatórios da raça, Bagé/RS provou, mais uma vez, que é um dos berços de peso do Cavalo Crioulo na Morfologia
Jacinto Cala Bassa-TE

Na categoria machos, a escarapela de Grande Campeão ficou para Jacinto Cala Bassa-TE. Ele garantiu, então, uma das vagas para a final. E, segundo o jurado, é um exemplar muito equilibrado, de boa harmonia, boa profundidade, masculinidade.

Além dele, confirmaram sua ida à Esteio ainda Campana Faço Gosto, Provinciano da Cabanha Santa Fé, Mucho Mas do Salimar.

Apoio

Por fim, Fausto Costa, presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Bagé, comemorou o evento que classificou como de sucesso em todos os quesitos. 

“A exposição foi de fantástico nível. E esse evento só foi possível graças à Vigilância Sanitária com apoio da Prefeitura Municipal, aliada ao protocolo de distanciamento social da ABCCC. Seguindo este protocolo nós finalizamos com sucesso essa Passaporte. Seguiremos trabalhando para que as provas sigam acontecendo dentro do Núcleo de Bagé ”, enfatiza o presidente.

Próxima etapa da Exposição Passaporte para a Morfologia acontece dias 28 e 29 de maio em Uruguaiana/RS. Informações adicionais no site oficial da ABCCC.

Colaboração: Assessoria de Imprensa
Crédito das fotos: Divulgação/Leandro Vieira

Veja mais notícias do cavalo Crioulo no portal Cavalus

Continue lendo

Crioulo

Cavalo Crioulo segue agenda movimentada em diversas cidades

Bagé, Esteio e Ponta Grossa reuniram mais de 370 animais em provas no final de semana; Bagé receberá etapa de Exposição Passaporte para a Morfologia

Publicado

⠀em

Para os apaixonados pelo cavalo Crioulo, o final de semana foi de encher os olhos. E, claro, as pistas. Entre Morfologia, Credenciadoras ao Freio de Ouro, Freio Jovem, Freio do Proprietário e Paleteadas, mesmo sem público, 373 animais da raça deram um show nos estados do Rio Grande do Sul e Paraná.

A ABCCC destaca, sobretudo, que os Núcleos de criadores promoveram essas atividades. São todos núcleos, acima de tudo, ativos e focados na continuidade da seleção do cavalo Crioulo.

Só para ilustrar, dos 373 animais, 203 passaram pelo evento Rainha da Fronteira, do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Bagé/RS. O evento marcou a retomada das provas funcionais no município, que sediou duas credenciadoras, além de Freio Jovem, Proprietário e Paleteadas.

O presidente Fausto Costa destaca a qualidade do gado para a Paleteada e o engajamento de todos para o sucesso do evento. “A nossa diretoria debutou em uma prova funcional dessa magnitude. E essa retomada foi fantástica”.

Já no Parque Assis Brasil, em Esteio/RS, com o apoio da ABCCC, o Núcleo da 6ª região reuniu 110 exemplares em pista, entre Morfologia, Credenciadora Mista e Freio do Proprietário. “Evento perfeito, com atenção total da ABCCC. Uma parceria com nota dez. Em meio a uma pandemia, acredito que fizemos um evento perfeito”, atesta o residente, Gilberto Conte Maia.

Promovidas pelo Núcleo Caminho das Tropas em Ponta Grossa/PR, as atividades do Freio do Proprietário e Freio Jovem não só trouxeram o cavalo Crioulo aos holofotes na região, mas também marcaram dados históricos.

A modalidade dos Proprietários, antes de mais nada, a cada ano apresenta expressivo crescimento. Foram 14 jovens e 46 proprietários nas disputas. Um total de 60 conjuntos em pista. O presidente Felipe Beckert: “O evento para nós foi de uma significância muito grande.”

Cavalo Crioulo: Bagé, Esteio e Ponta Grossa reuniram mais de 370 animais em provas no final de semana; Bagé receberá etapa da Passaporte

Bagé recebe etapa de Exposição Passaporte para a Morfologia

Logo depois de retomar as atividades no final de semana passado, o Núcleo de Bagé volta para mais um evento e espera grande participação. De 21 a 23 de maio, no Parque da Associação Rural, o município recebe mais uma etapa de Exposições Passaporte do cavalo Crioulo. Resultados classificam exemplares da raça para a Nacional da Morfologia.

Dessa forma, na ocasião, mais oito animais, quatro machos e quatro fêmeas, devem garantir a vaga para Esteio/RS em setembro. “No final de semana passado, tivemos grande engajamento de voluntários na organização e todos os protocolos de segurança cumpridos com êxito”, atesta o presidente Fausto Costa. Assim, tem a tranqüilidade para a Passaporte.

“Estimamos cerca de 90 participações de animais marcados”, projeta. O responsável pelas avaliações no evento da tradicional região que conta com grandes criatórios da raça Crioula será o jurado Carlos Marques Gonçalves Neto.

Confira a programação no site oficial da ABCCC e os resultados dos eventos acima nas redes sociais de cada Núcleo.

Colaboração: Assessoria de Imprensa
Crédito das fotos: Divulgação/Fagner Almeida e Leandro Vieira

Veja mais notícias do cavalo Crioulo no portal Cavalus

Continue lendo

Crioulo

Outonal habilita os oito primeiros exemplares à Morfologia

A ABCCC concluiu ainda as Credenciadoras de Inéditos e Aberta ao Freio de Ouro 2021 das Regiões 5, 7 e 8

Publicado

⠀em

A primeira prova da semana passada no Parque de Exposições Assis Brasil a revelar seus campeões foi a Morfologia Outonal. Como resultado, oito animais estão com suas vagas garantidas para a Final Morfológica do cavalo Crioulo durante a Expointer 2021.

Com 62 animais confirmados e 12 incentivos, a Expo-Outonal realizou sua seletiva na quarta (5) em Esteio/RS. Contou com transmissão ao vivo nos canais oficiais da ABCCC. Assim, garantiu os primeiros cavalos (quatro machos e quatro fêmeas) em prova que abrirá as disputas de conformação da raça Crioula em agosto.

De acordo com o jurado Darlei Hess, a qualidade dos exemplares marcou a primeira etapa morfológica do ciclo. E quem chamou mais a atenção foi PP Zara da Renascer-TE (foto de chamada). Uma potranca que, conforme o profissional, surpreendeu com suas andaduras consideradas ‘nota cheia’.

Além disso, a égua mostrou boas angulações, bom nível de aprumos, boa estrutura óssea, pescoço leve; bem como bons garrões, garupa e mais uma leva de adjetivos dedicados à essa. Não é à toa que a égua zaina levou as escarapelas de Campeã Potranca Maior, Grande Campeã e Melhor Exemplar da Raça. 

Nos machos, RZ No Me Toques II da Carapuça conquistou a escarapela de Potranco Menor e Grande Campeão. 

Além da Morfologia Outonal, a ABCCC concluiu ainda as Credenciadoras de Inéditos e Aberta ao Freio de Ouro 2021 das Regiões 5, 7 e 8
Evita do Purunã – Foto: Divulgação ABCCC/Felipe Ulbrich

Credenciadora de Inéditos e Credenciadora Aberta 

A ABCCC concluiu no mesmo evento as Credenciadoras de Inéditos e Aberta ao Freio de Ouro 2021 das Regiões 5, 7 e 8.  Juntas, as etapas marcaram a retomada do ciclo do Cavalo Crioulo e, portanto, das atividades da raça no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. 

Ao todo, habilitaram-se 20 animais às semifinais, sendo 11 inéditos e nove competidores da Aberta.

Na Credenciadora de Inéditos, a fêmea Evita do Purunã se manteve no topo da disputa desde a primeira etapa funcional (Andaduras, Figura, Volta Sobre Patas e Esbarrada). Desse modo, liderou até o final, somando ao todo 19,428 de média, montada por Milton Castro.

Já nos machos, a liderança foi mais alternada. Mas logo após a prova de Campo II, Original do Ouriço garantiu média 18,901, conduzido pelo ginete Lindor Collares.

Em seguida, foram conhecidos os vencedores da Credenciadora Aberta. Lideraram Jotace Zelosa e Jotace Vale Tudo, média final de 19,009 e 19,322, respectivamente. Ambos credenciados com o mesmo ginete. 

Fonte: ABCCC
Crédito da foto de chamada: Divulgação ABCCC/Fernando Spolavori

Veja mais notícias do cavalo Crioulo no portal Cavalus

Continue lendo

Crioulo

Com acesso restrito, provas do cavalo Crioulo voltam em Esteio

Outonal e Credenciadoras ao Freio de Ouro, de Inéditos e Aberta, serão transmitidas ao vivo

Publicado

⠀em

A agenda da semana está cheia para os crioulistas. Com o retorno das atividades de acordo com novo protocolo de flexibilização do Governo do Rio Grande do Sul, as provas do cavalo Crioulo voltam a acontecer em Esteio, no Parque de Exposições Assis Brasil.

A retomada das atividades da raça, portanto, conta com a Morfologia Outonal e Credenciadoras de Inéditos e Aberta em uma única semana.

Contudo, ainda sob o protocolo sanitário e de distanciamento social desenvolvido para combater a proliferação do Coronavírus, haverá transmissão ao vivo de todas as etapas das provas. Vetada a participação do público no local.

Liberados somente um veterinário (com CRMV), um tratador, um ginete e expositor por animal. A ABCCC informa ainda liberar pessoas com a segunda dose da vacina há mais de 30 dias mediante comprovação.

A transmissão completa das atividades inicia às 8 horas da manhã de quarta-feira (5) e vai até o domingo (9). O comando será da apresentadora e jornalista Estela Facchin, com comentários do técnico Alexandre Suñé. Para acompanhar, basta acessar o site da ABCCC ou o YouTube do Cavalo Crioulo Oficial.

provas do cavalo Crioulo, Outonal e Credenciadoras, voltam a Esteio/SP; serão transmitidas ao vivo e com acesso restrito ao público
Morforlogia – Foto: Divulgação ABCCC/Felipe Ulbrich

Dentro da pista

O responsável pelas avaliações das filas morfológica será Darlei Hess, nome definido pelo Conselho Deliberativo Técnico (CDT) e convidado através do Colégio de Jurados. Enquanto que para a Credenciadora de Inéditos, haverá um trio responsável pelo julgamento.

Julgarão a Credenciadora de Inéditos, então, Álvaro Dumoncel, Leonardo Rodrigues Teixeira e Pedro da Silva Farias. Por fim, para avaliar a disputa da Credenciadora Aberta, Carlos Marques Gonçalves Neto, Luiz Rodolfo Machado e Thiago Orlando assumem o comando.

Programação completa dessa agitada semana de provas do cavalo Crioulo no site da ABCCC.

Fonte: ABCCC
Crédito da foto de chamada: Divulgação ABCCC/Leandro Vieira

Veja mais notícias do cavalo Crioulo no portal Cavalus

Continue lendo

Crioulo

Pista oficial do cavalo Crioulo em Esteio/RS passa por revitalização

Objetivo das reformas, segundo a ABCCC, é proporcionar melhor ambiente aos animais envolvidos nas atividades

Publicado

⠀em

A fim de atender melhor os amantes da raça, a pista oficial do cavalo Crioulo, localizada no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS, passou por uma revitalização completa. Desde o ano passado, a pista tem recebido todas as provas oficias da raça devido ao calendário adaptado em decorrência da pandemia.

Dessa forma, para dar início às atividades do ciclo 202, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) optou por fazer reformas no local. Como resultado, a pista oficial do cavalo Crioulo ganhou recuperação completa do solo/piso até a superfície. Além disso, ainda foram feitas reformas importantes em sua estrutura geral.

Conforme a ABCCC, as obras no local duraram sete dias. O responsável pela estruturação de pistas, Sérgio Tadashi Ishibe, recuperou não só a área principal, mas também a que contempla o aquecimento dos animais, mangueira de alojamento do gado, locais de acesso e espaços de trânsito dos cavalos.

Sérgio explica que a recuperação aconteceu sobre as três camadas que formam o piso, sendo elas a argila, o saibro e a areia. Possibilitando, assim, a estabilidade do solo em diferentes climas e, por consequência, muita segurança aos conjuntos em prova.

“O saibro filtra muito mais a água do que se estivesse só na argila. Assim o cavalo debaixo de chuva não vai escorregar, por isso é uma pista tão segura. E com o tempo bom você só tem que ter um manejo maior para que ela fique mais macia”, conta o profissional. Sérgio é especialista no assunto há mais de sete anos, trabalhando com pistas de diversas modalidades, como rédeas, tambor e outras – fixas ou itinerantes.

“Melhor ambiente a todos”

A iniciativa, segundo o vice-presidente executivo de Eventos da ABCCC, Eduardo Neto de Azevedo, veio a partir da troca de ideia com os ginetes por meio da comissão que reúne esses profissionais. E, claro, da intenção de proporcionar o melhor ambiente possível a todos os animais envolvidos nas atividades – do cavalo ao gado – na premissa do bem-estar animal.

“As principais provas estão vindo para cá e nesse ano mais ainda, porque vamos realizar as credenciadoras. A gente precisa de um solo bom para evitar qualquer tipo de lesão nos cavalos”, enfatizou Azevedo.

A pista de aquecimento, por exemplo, conta agora com o mesmo material da pista principal que possui medida de 180 por 50 metros, assim como os acessos a ela. No alojamento dos bovinos, por sua vez, todo sistema de drenagem foi pensado para que o descanso e a alimentação seja em um local seco e adequado.

“Trocamos o material presente nas mangueiras de aparte e descanso do gado. Foi feito um trabalho de nivelamento para evitar o acúmulo da água das chuvas no local. Proporcionando assim um local seguro e cômodo para que o gado, quando permaneça no parque, esteja em boas condições. Refletindo positivamente no andamento das provas”, explicou o gerente do setor de Provas Funcionais, Morfológicas e Expansão da ABCCC, Gérson de Medeiros.

Demais mudanças na pista oficial do cavalo Crioulo

Outra mudança na área do Cavalo Crioulo é a estrutura “em volta”, como o brete, para a saída do boi nas paleteadas e provas de campo. Com melhor visibilidade nas laterais, o contato entre os ginetes para solicitar a largada do gado ficou ainda mais eficiente.

Além disso, a mudança também auxilia na percepção dos movimentos do bovino prestes a correr. A altura da cerca, assim como amadeiramento de algumas partes específicas que envolvem a pista principal, também foram trocados.

Fonte: ABCCC
Crédito da foto: Divulgação/ABCCC

Veja mais notícias do cavalo Crioulo no portal Cavalus

Continue lendo

Crioulo

Do Brasil para o mundo: criadores estrangeiros investem na raça Crioula

Leilão virtual Crioulos JA & + 1 realizou vendas para países da América do Sul e Europa

Publicado

⠀em

A criação nacional de cavalo Crioulo vive um ótimo momento. Além de estar expandindo para outros estados brasileiro, criadores estrangeiros também estão investindo na raça. Afinal, vendas para o exterior e pista limpa foram destaques no Leilão virtual Crioulos JA & + 1, da Cabanha Mais Um

O evento foi realizado na noite d quarta-feira (21), sob o comando da Trajano Silva Remates. De acordo com a leiloeira, a qualidade dos animais chamou a atenção de criadores estrangeiros. Haja vista que a apresentação de cada lote exigiu muita explanação sobre a performance dos exemplares.

Conforme o diretor da leiloeira e responsável pela batida do martelo, Marcelo Silva, foram comercializados quatro cavalos para criadores estrangeiros. Sendo, portanto, dois cavalos Crioulos para o Uruguai, um para Espanha e um para a Itália.

Além disso, ele salientou que dentro do conjunto do remate ficou em evidência a valorização alcançada pelas filhas do Equador de Santa Edwiges. “Foi um leilão muito bom, com a oferta de muitos lotes e a excelente qualidade dos animais”, afirmou.

Antes de mais nada vale destacar que o lote mais valorizado da noite foi a égua Mais Uma Paloma-TE, vendida por R$ 150 mil para a Estância Carapuça. Por fim, a média do leilão foi de R$ 41,77 mil.

Por Equipe Cavalus
Fonte: AgroEffective
Crédito da foto: Lucas Lau/Divulgação

Veja mais notícias do cavalo Crioulo no portal Cavalus

Continue lendo

Crioulo

Raça Crioula conquista novos investidores no Mato Grosso

Segundo a ABCCC, cinco novos investidores no Mato Grosso foram registrados para a raça

Publicado

⠀em

Inegavelmente, a expansão da raça Crioula para outros estados brasileiros é um dos desafios da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Nesta busca, a entidade obteve recentemente resultados positivos. Afinal, a raça Crioula conquistou novos investidores no Mato Grosso.

De acordo com a ABCCC, são cinco novos investidores da raça no estado. Eles foram visitados por técnicos da entidade, que percorreram 3,5 mil quilômetros pelo Mato Grosso, visitando um total de 13 criadores.

O analista de expansão da ABCCC, Lucas Lau cita que a cada ano é notado um crescimento exponencial da raça nesta região. “No Centro Oeste temos os criadores já consolidados investindo mais, tendo retorno em animais de qualidade. Além disso, muitos usuários aderindo ao cavalo Crioulo, especialmente no laço comprido”, destaca.

Sem a realização de eventos com frequência devido à pandemia, a aposta da ABCCC vem sendo nestas atividades de visitas de técnicos. A fim de conquistar ainda mais novos investidores no Mato Grosso.

Lau relembra que ainda em 2020, eventos realizados na região tiveram grande sucesso. “Tivemos uma prova oficial com 150 laçadores no total do evento. E no crioulaço com 50 duplas e 100 animais confirmados. Isto mostra como o Cavalo Crioulo está na região”, observa.

Visita técnica no Mato Grosso

Antes de mais nada vale citar que a visita técnica no Mato Grosso começou em Itiquira, localizado no bioma do Pantanal. Dali a comitiva saiu em direção à região mais alta, de Campo Verde, Primavera do Leste, Santo Antônio do Leste, de grande plantio de soja e algodão.

Por fim, também foram contemplados os municípios de Nova Xavantina, Querência, Ribeirão Cascalheira e Bom Jesus do Araguaia, na região do Xingu e Araguaia.

Por Equipe Cavalus
Fonte: AgroEffective
Crédito da foto: Lucas Lau/Divulgação

Veja mais notícias do cavalo Crioulo no portal Cavalus

Continue lendo

Crioulo

Raça Crioula registra vendas para Espanha e valorização de exemplares

Comercialização ocorreu através do Leilão Mancha Crioula, realizado na sexta-feira (9), que fechou com média de R$ 30,97 mil

Publicado

⠀em

Recentemente, o Cavalo Crioulo registrou valorização de exemplares e vendas para a Espanha durante o Leilão Mancha Crioula. O remate foi realizado na sexta-feira (9) de forma virtual. Afinal, o evento acabou cancelado devido ao agravamento da pandemia no país.

De acordo com o diretor da Trajano Silva Remates, Marcelo Silva, apesar das mudanças o evento registrou números expressivos, com média de R$ 30,97 mil. Além disso, abriu novos mercado para o Cavalo Crioulo.

“Foi a edição onde vendemos mais rápido, vendemos tudo, com o maior preço e a melhor média. Os machos se valorizaram de uma maneira diferenciada que fizeram uma média excepcional. O leilão correspondeu muito mais do que a expectativa”, observou.

Destaques do remate

Por mim, vale frisar que entre os destaques do leilão estão à venda de três lotes para um brasileiro radicado em Barcelona, na Espanha. Além disso, dois exemplares entraram na lista dos animais valorizados em mais de R$ 1 milhão.

O cavalo Marconi Xerife teve uma cota de 10% vendida a R$ 140 mi. O que torna o valor de mercado do cavalo em R$ 1,4 milhão. Já o garanhão Monarca da Bela Esperança teve duas cotas de 5% comercializadas a R$ 60 mil. Uma valorização de mercado em R$ 1,2 milhão.

Fonte: AgroEffective
Crédito da foto: Divulgação/JG Martini

Veja mais notícias do cavalo Crioulo no portal Cavalus

Continue lendo

Crioulo

Crioulaço ganha novas categorias oficiais para 2022

Além disso, a ABCCC divulgou mudanças no regulamento da modalidade exclusiva da raça

Publicado

⠀em

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Crioulo (ABCCC) divulgou nesta segunda-feira (05) mudanças na prática de uma das modalidades da raça para o ciclo 2022. Trata-se do Crioulaço que ganha novas categorias oficiais. Além disso, a entidade fez alterações no regulamento da prova.

Nas mudanças, a modalidade contará com as novas categorias oficiais, como  Laço Prenda e Potro de Ouro. Assim como a nova Força C do Laço Criador. Ademais, as rodadas das grandes finais do Crioulaço também foram modificadas.

De acordo com o Coordenador da Subcomissão de Crioulaço, Marcelo da Cruz Corrêa, as mudanças vão ao encontro do constante crescimento da modalidade na raça Crioula. Além, ainda, de incluir os desejos de quem pratica a prova de laço comprido.

“Nós criamos mais uma modalidade de laço e Potro Ouro depois de inúmeros pedidos de quem já pratica o esporte e sempre teve vontade de participar das competições. A força C e o Laço Prenda vão abraçar inúmeros criadores de várias faixas etárias, tornando o nosso esporte ainda mais inclusivo”.

E ainda acrescentou: “Nas outras alterações nós sempre tivemos o cuidado de seguir o padrão já pré-estabelecido pela associação. Deixando a prova ainda mais consistente e profissional, o que auxilia no crescimento da modalidade”, finaliza. Corrêa.

Por fim, para conferir todas as adições e alterações no regulamento da modalidade, basta acessar o site da ABCCC. No documento as novas medidas estão destacadas pela cor vermelha, informou a entidade.

Fonte: ABCCC
Crédito da foto: Divulgação/Leandro Vieira

Veja mais notícias do cavalo Crioulo no portal Cavalus

Continue lendo

Crioulo

Conheça os seis primeiros classificados ao Freio de Ouro 2021

Conquista da vaga para a final aconteceu durante etapa da modalidade na Argentina, realizada no último fim de semana; veja o resultado completo

Publicado

⠀em

A cidade de Tandiil, na Argentina, recebeu de quinta-feira (25)  a sábado (27), a primeira etapa classificatória para o Freio de Ouro 2021. Como resultado do evento, saíram os seis primeiros classificados para a final da modalidade, que, aliás, está prevista para outubro.

De acordo com a Asociación Criadores de Caballos Criollos (ACCC), conquistaram as vagas dois animais na categoria Fêmeas, bem como quatro na categoria Machos. Resultando, assim, nos seis primeiros classificados à final.

Ainda conforme a ACCC, o evento contou com a participação de 48 animais no total. Sendo, portanto, 26 fêmeas e 22 machos que passaram pelo julgamento do trio de jurados. Este que foi composto pelos avaliadores argentinos Carlos Cattani, Federico Arguelles e Leandro Decotto.

Sobretudo, os amantes da modalidade puderam acompanhar as disputas ao vivo pela internet. Haja vista que a ACCC fez a transmissão através de seu canal no Youtube.

Por fim, vale mencionar que a Argentina realizou o evento seguindo um rigoroso protocolo sanitário em decorrência da pandemia. Ou seja, com distanciamento social, uso de máscara e sem a presença de público.

Conheça os seis primeiros classificados:

FÊMEAS

1º lugar
TAÑIDO VISTOSA
Expositor BALLESTER FELIPE JUAN – LA SERENA
Ginete: German Barale. Nota: 18,368

2º lugar
MELIDEO ANTORCHA
Expositor EL SOCORRO SOCIEDAD CIVIEL – SOCORRO
Ginete: Michel Chaise Dal Bosco. Nota: 18,058

MACHOS

1º lugar
CHARQUE SABIHONDO
Expositor SUC. JULIO ALBERTO BALLESTER, AMORENA, RAMIRO VIGIL – EL CAMPITO
Ginete: Ramón Eduardo Diaz. Nota: 19,429

2º lugar
SIETE PACTO E SANGRE
Expositor RAUL J.P. MONETA – LA REPUBLICA
Ginete: Pedro Garziera. Nota: 18,770

3º lugar
CRUZ DIABLO EL PAGOGAUCHO
Expositor MARCELO EDUARDO IRAOLA – SANTA MARIA
Ginete: Osvaldo Marcelo Gimenez. Nota: 18,653

4º lugar
ENTRERRIANO FIESTA LARGA
Expositor CAB. LA ENTRERRIANA S.R.L.- LA ENTRERRIANA
Ginete: Hugo Ricardo Noguera. Nota: 18,547

Foto: ADV Fotografias/ACCC/Divulgação
Texto: Redação ABCCC

Fonte: AgroEffective
Foto: Divulgação/ADV Fotografias/ACCC

Veja mais notícias do cavalo Crioulo no portal Cavalus

Continue lendo

Cadastre seu e-mail e receba gratuitamente
as novidades
do Portal Cavalus.

Cadastre seu e-mail e receba gratuitamente
as novidades
do Portal Cavalus.