Evento em município do Estado de Mato Grosso classificou Cavalos Crioulos para a Morfologia na Expointer

Na cidade grande produtora de algodão, um tempo seco e muito quente. Em pista, homens com vestimentas características do centro-oeste do País conduzindo animais diferenciados. Este foi o cenário da última Morfologia Passaporte do ciclo 2019. Foram 34 admitidos em Campo Verde/MT, sendo um deles, incentivo.

Entre os oito passaporteados, o primeiro exemplar da raça nascido no estado do Mato Grosso do Sul a conquistar uma vaga na final morfológica de Esteio – mostrando que a expansão do Crioulo vem crescendo pelo País.

Também se deslocaram até o Mato Grosso, animais do Rio Grande do Sul e do Paraná. Para o Presidente do Núcleo Matogrossense de Criadores de Cavalos Crioulos, Alexandro Panosso, é uma satisfação muito grande poder receber criadores e amigos de outros estados. Além da Morfologia Passaporte, a cidade recebe, no mesmo final de semana, provas de Crioulaço e Ranch Sorting.

ciclo de Exposições Passaportes 2019 do Crioulo
Favorito do Barrozo. Fotos: Fagner Almeida ABCCC/Divulgação

“É importante trazer essas provas para Campo Verde para que possamos difundir a raça Crioula em suas diversas modalidades e agregar, além dos que trazem os animais, nossas famílias também”, disse.

O ex-vice-presidente da ABCCC, Luiz Martins Bastos Neto, foi o jurado da prova Morfológica. Para ele, entre os oito passaporteados se encontram potrancas modernas, femininas, com características que a raça procura. O número expressivo de éguas prenhes – 16 animais -, também foi lembrado por Neto, que destacou pelo menos sete com ótimas características. O número de machos foi pequeno, porém relevante, segundo a experiência o jurado.

KT Destreza (foto) foi consagrada a melhor exemplar da raça. No evento, a égua havia conquistado as escarapelas de Campeã Potranca Menor, Grande Campeã. A posse da Gateada é dividida entre Éder Ricardo Salgueiro e a família Tellechea, em uma parceria gerada em leilão da última Expointer. Nos machos, o campeão foi Favorito do Barrozo.

ciclo de Exposições Passaportes 2019 do Crioulo
Oliveira II da Matarazzo. Foto: Felipe Ulbrich ABCCC/Divulgação

Brasília

No mesmo final de semana, 48 animais marcados e três da categoria incentivo, fizeram a Exposição Passaporte de Brasília/DF. A penúltima do ciclo organizado pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos se desenrolou em uma das pistas do Parque de Exposições da Granja do Torto. Local é sede da Associação de Criadores de Cavalos Crioulos do Distrito Federal (ACCCDF). A admissão foi realizada no dia 11 de julho, sob supervisão técnica de Heitor Cheuiche Coelho.

A exposição em si aconteceu em um único dia, na sexta-feira, 12 de julho, com avaliação da jurada Christina Freitas Bandeira de Mello. Julgou pela primeira vez na Capital Federal e elogiou o que viu. “Um excelente nível! É uma região relativamente nova dentro do Crioulo, mas não no cavalo, Brasília tem uma tradição enorme em cavalo. E eu fiquei muito feliz porque eles estão no caminho certo. Estão empolgados, motivados e os cavalos jovens ganharam. Isso é uma característica que vem acontecendo, a evolução da raça é muito importante”, avaliou.

A Passaporte teve a participação de exemplares de sete Estados brasileiros, além do Distrito Federal, o que demonstrou a força do Cavalo Crioulo, como apontou o presidente da ABCCC, Francisco Fleck. “É mais uma Passaporte aqui em Brasília, que já é um acontecimento tradicional com muitos criadores de todo o Brasil. Os quatro machos e as quatro fêmeas são de muito boa qualidade. Uma potranca que se destacou Grande Campeã realmente muito bonita, demonstrando então que a qualidade vem crescendo e os criadores buscando essa vaga para participar da Expointer”.

ciclo de Exposições Passaportes 2019 do Crioulo
PO Lindo Pingo. Foto: Felipe Ulbrich ABCCC/Divulgação

Os resultados finais da exposição foram celebrados pelo presidente da ACCCDF, Wesley Raminez Barreto. “Para nós é um evento importantíssimo. Nós estamos no Centro-Oeste, uma área de fomento e somos hoje, junto ao Núcleo, 32 criadores. Foi uma prova maravilhosa, o que tinha de melhor estava na pista. Os melhores exemplares são maravilhosos, vão a Esteio (e vão competir de igual para igual com os animais que lá estarão”, projetou.

A Melhor Exemplar da Raça e Grande Campeã foi Oliveira II da Matarazzo. Enquanto nos machos, o Grande Campeão foi PO Lindo Pingo. Resultados completos das duas Passaportes e demais informações: www.abccc.com.br.

Colaboração: Assessoria de Imprensa

Escreva um comentário